Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve, Saúde

Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade

Esta tecnologia, que poderá chegar aos mercados da UE em 2028, pode revolucionar o tratamento de uma doença que afeta milhões de pessoas

16:00 27 Abril, 2026 15:16 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As arritmias cardíacas continuam a preocupar médicos e doentes, sobretudo nas idades mais avançadas, porque podem surgir de forma silenciosa ou causar sintomas que afetam bastante a qualidade de vida. O tratamento desta doença, que se define por alterações do ritmo do coração, exige precisão, tecnologia especializada e equipas capazes de atuar numa das zonas mais sensíveis do organismo.

Na República Checa, está a ser testado em estudos clínicos um novo cateter concebido para tratar tecido cardíaco responsável por arritmias com impulsos de energia mais curtos e aplicados de forma mais precisa. A tecnologia, desenvolvida na Europa, está a ser avaliada no Hospital Na Homolce, em Praga, uma unidade de referência na área da cardiologia, de acordo com a Euronews.

Um problema que cresce com a idade

A fibrilhação auricular, uma das arritmias mais frequentes, torna-se mais comum com o envelhecimento. A Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) refere que a prevalência aumenta de forma clara nas faixas etárias mais velhas, podendo chegar a cerca de 10% nas pessoas com mais de 75 anos e a valores entre 10% e 17% acima dos 80 anos, o que corresponde a dezenas de milhões de pessoas, de acordo com dados da ESC e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A perceção clínica da doença é muito variável”, explica Petr Neužil, Diretor da Clínica de Cardiologia do Hospital Na Homolce, um dos principais hospitais da República Checa. “O doente pode não se aperceber de nada, pode estar completamente assintomático. Depois, pode sentir palpitações. Pode sentir-se sem fôlego. Não consegue respirar. E, muitas vezes, sente fraqueza”.

Quando é necessário intervir, uma das opções usadas pelos médicos é a ablação por cateter. Neste procedimento, tubos finos e flexíveis são introduzidos nos vasos sanguíneos e guiados até ao coração, onde ajudam a interromper ou isolar os sinais elétricos que provocam batimentos irregulares. As orientações europeias continuam a incluir a ablação por cateter entre as estratégias de controlo do ritmo cardíaco em doentes selecionados.

Objetivos deste novo cateter

A tecnologia, de acordo com o hospital checo, pretende tornar o procedimento mais rápido, reduzir manipulações dentro do coração e permitir uma recuperação mais favorável. No comunicado oficial do Hospital Na Homolce, a unidade refere que os primeiros doentes tratados no ensaio clínico receberam uma tecnologia checa baseada em ablação por campo pulsado, com potencial para encurtar o procedimento e reduzir o risco de lesão em tecidos próximos.

“Passa-se menos tempo com o cateter. Tem uma única oportunidade. Reduzimos as aplicações, as manipulações e as ferramentas necessárias para entrar”, explica Neužil, citado pela mesma fonte.

Impulsos mais curtos e expetativa de maior precisão

O cateter foi desenvolvido pela BTL Industries, empresa ligada ao setor dos dispositivos médicos. A tecnologia baseia-se na ablação por campo pulsado, conhecida pela sigla PFA, que usa impulsos elétricos muito curtos para atuar no tecido-alvo. A empresa anunciou em dezembro de 2024 o tratamento dos primeiros seis doentes num estudo de viabilidade em humanos.

“O médico coloca o cateter na veia e faz a ablação, com uma única injeção em toda a área, de uma só vez, à medida que precisa. Assim, o tempo poupado varia entre três horas e 15 minutos para a ablação”, afirma Martin Hanuliak, Diretor de Gestão de Produtos da empresa. “O procedimento é mais seguro porque aplicamos impulsos de microssegundos, ou seja, um milionésimo de segundo, que, idealmente, destroem o miocárdio e poupam os outros tecidos, pelo que o coração cicatriza mais depressa e melhor”.

A promessa da nova solução está na combinação entre rapidez e seletividade. Em vez de depender apenas de calor ou frio, como acontece em técnicas tradicionais, a ablação por campo pulsado procura atingir sobretudo as células cardíacas responsáveis pela arritmia, poupando estruturas vizinhas sempre que possível.

Um cateter mais complexo e móvel

“A principal diferença entre o cateter que estamos a desenvolver aqui e os cateteres padrão é que o nosso é muito mais complexo”, explica Jiří Dašek, gestor de produto na empresa. “Contém peças muito pequenas, com menos de um milímetro de tamanho. A segunda diferença é que o nosso cateter se move, porque, no passado, os únicos cateteres utilizados eram retos e fixos, sem quaisquer partes móveis”.

Esta capacidade de adaptação pode ser relevante porque a anatomia do coração varia de doente para doente. Segundo o Hospital Na Homolce, a possibilidade de alterar a forma do cateter pode ajudar o médico a ajustar o tratamento à anatomia cardíaca de cada pessoa.

Produção prevista na União Europeia (UE)

Se vier a ser aprovado pelas autoridades competentes, o novo cateter e a respetiva unidade de controlo deverão ser fabricados na UE. A colocação no mercado europeu depende da avaliação de conformidade e da marcação CE ao abrigo do Regulamento (UE) 2017/745, com intervenção dos organismos notificados quando aplicável.

“O nosso volume de negócios cresce normalmente 10% ou 15% em média, consoante o ano. Mas é difícil dizer quais as áreas que estão a crescer. Por vezes, a cardiologia expande-se mais rapidamente, outras vezes é a fisioterapia. Depende dos produtos. Se a empresa quiser continuar a crescer, tem de inovar”, explica Tomas Drbal, Diretor de Tecnologia.

Para já, o dispositivo continua em fase de estudos clínicos. Médicos e criadores esperam que, caso os resultados e a avaliação regulamentar sejam favoráveis, o cateter possa chegar aos mercados da UE a partir do início de 2028.

Leia também: Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Desporto Nacional

Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota

08:30 3 Julho, 2026 08:33 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Após vencer a Croácia por 2-1, Portugal assinalou no relvado um ano desde a morte de Diogo Jota e do irmão André Silva

Algarve Cultura

Afro Nation arranca em Portimão com Wizkid, Burna Boy e Tyla em destaque

07:39 3 Julho, 2026 07:41 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre até domingo na Praia da Rocha, em Portimão, com Wizkid, Burna Boy e Tyla entre os principais destaques

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro

07:57 3 Julho, 2026 08:00 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cáceres 2031 continua a promover atividades culturais abertas a todos os cidadãos, promovendo a participação e fortalecendo a ligação entre a cultura local e os valores europeus"

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve

Pesca noturna solidária angaria fundos para a Misericórdia de Albufeira

07:26 3 Julho, 2026 07:28 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Convívio de Pesca Noturno Solidário tem início às 23:00 e termina às 07:00, com oito horas de competição de praia

Algarve Cultura

Loulé celebra consagração de Lídia Jorge com o maior galardão da Lusofonia

07:00 3 Julho, 2026 06:57 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Escritora junta o Prémio Camões a distinções como o Prémio Pessoa, o Prémio Estatal Austríaco e a Medalha de Mérito Cultural

Ensino Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

José Sócrates.
Economia Nacional Política

“É um começo”: José Sócrates vai receber 15.000€ do Estado por causa das fugas de informação

12:47 2 Julho, 2026 12:17 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

José Sócrates vai ser indemnizado em 15.000€ por violação do segredo de justiça na Operação Marquês: Ministério Público já anunciou recurso

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Algarve Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Economia Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Desporto, Nacional

Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota

08:30 3 Julho, 2026 08:33 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Após vencer a Croácia por 2-1, Portugal assinalou no relvado um ano desde a morte de Diogo Jota e do irmão André Silva

Algarve, Cultura

Afro Nation arranca em Portimão com Wizkid, Burna Boy e Tyla em destaque

07:39 3 Julho, 2026 07:41 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre até domingo na Praia da Rocha, em Portimão, com Wizkid, Burna Boy e Tyla entre os principais destaques

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro

07:57 3 Julho, 2026 08:00 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cáceres 2031 continua a promover atividades culturais abertas a todos os cidadãos, promovendo a participação e fortalecendo a ligação entre a cultura local e os valores europeus"

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve

Pesca noturna solidária angaria fundos para a Misericórdia de Albufeira

07:26 3 Julho, 2026 07:28 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Convívio de Pesca Noturno Solidário tem início às 23:00 e termina às 07:00, com oito horas de competição de praia

Algarve, Cultura

Loulé celebra consagração de Lídia Jorge com o maior galardão da Lusofonia

07:00 3 Julho, 2026 06:57 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Escritora junta o Prémio Camões a distinções como o Prémio Pessoa, o Prémio Estatal Austríaco e a Medalha de Mérito Cultural

Ensino, Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

José Sócrates.
Economia, Nacional, Política

“É um começo”: José Sócrates vai receber 15.000€ do Estado por causa das fugas de informação

12:47 2 Julho, 2026 12:17 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

José Sócrates vai ser indemnizado em 15.000€ por violação do segredo de justiça na Operação Marquês: Ministério Público já anunciou recurso

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Algarve, Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Economia, Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Últimas Notícias

  • Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota
    Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota
  • Afro Nation arranca em Portimão com Wizkid, Burna Boy e Tyla em destaque
    Afro Nation arranca em Portimão com Wizkid, Burna Boy e Tyla em destaque
  • Pesca noturna solidária angaria fundos para a Misericórdia de Albufeira
    Pesca noturna solidária angaria fundos para a Misericórdia de Albufeira
  • Loulé celebra consagração de Lídia Jorge com o maior galardão da Lusofonia
    Loulé celebra consagração de Lídia Jorge com o maior galardão da Lusofonia
  • Estudantes de Enfermagem da UAlg desenvolvem trabalho comunitário em Faro
    Estudantes de Enfermagem da UAlg desenvolvem trabalho comunitário em Faro

Opinião

  • Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
  • O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire
    O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

Europe Direct Algarve

  • Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal