Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Dia de chuva com trovoada.
Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’, trovoada e vento forte antes da bonança: mau tempo vai manter-se nestas regiões

Antes da melhoria do tempo, algumas regiões ainda vão enfrentar chuva por vezes forte, trovoada, vento intenso e mar agitado

06:00 20 Maio, 2026 09:52 19 Maio, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A quarta-feira, 20 de maio, deverá marcar uma viragem clara no estado do tempo em Portugal continental, com subida acentuada da temperatura máxima e céu pouco nublado ou limpo em grande parte do território. Ainda assim, o país não terá um cenário uniforme: enquanto o continente entra numa fase mais quente, os Açores continuam sob instabilidade, com chuva por vezes forte, trovoada, vento intenso e mar agitado.

De acordo com a previsão do IPMA para Portugal continental, assinada pelo meteorologista Bruno Café, o dia será marcado por céu pouco nublado ou limpo, embora com mais nebulosidade até ao meio da manhã em várias zonas a norte do Baixo Alentejo. Poderá ainda persistir alguma nebulosidade em locais da faixa costeira a norte do Cabo Carvoeiro ao longo do dia.

Continente com subida acentuada da temperatura

A nota dominante no continente será a subida da temperatura máxima. Segundo o IPMA, o vento deverá ser em geral fraco, de vários rumos, predominando do quadrante leste nas terras altas e do quadrante norte na faixa costeira ocidental. A temperatura mínima deverá subir ligeiramente no interior Centro e na região Sul, enquanto a máxima terá uma subida acentuada.

A manhã poderá começar ainda com neblina ou nevoeiro em vários locais, em especial nas regiões Norte e Centro. Depois, a tendência será para um dia mais aberto, seco e progressivamente mais quente.

Neblina matinal antes do calor

Apesar da subida das temperaturas, as primeiras horas do dia poderão apresentar visibilidade reduzida em algumas zonas.

O IPMA prevê neblina ou nevoeiro matinal, sobretudo no Norte e Centro, antes de o céu abrir de forma mais evidente. Esta combinação entre nevoeiro ao início da manhã e calor durante a tarde traduz uma mudança rápida no ambiente sentido ao longo do dia.

Grande Lisboa com subida acentuada da máxima

Na Grande Lisboa, o céu deverá estar pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao início da manhã. Há possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal junto ao rio Tejo. O vento será em geral fraco do quadrante norte.

A temperatura mínima deverá registar uma pequena subida, mas será a máxima a destacar-se, com uma subida acentuada prevista para a região.

Grande Porto com nevoeiro e mais nuvens junto à costa

No Grande Porto, o céu deverá apresentar-se pouco nublado ou limpo, embora com períodos de maior nebulosidade até ao meio da manhã.

Essa nebulosidade poderá persistir junto à faixa costeira ao longo do dia. O vento será em geral fraco, de vários rumos, predominando de norte ou noroeste durante a tarde. A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal e subida da temperatura máxima.

Mar calmo no Sul, mais agitado na costa ocidental

Na costa ocidental, o IPMA prevê ondas de noroeste com 1,5 a 2,5 metros. A temperatura da água do mar deverá variar entre 15 e 17 graus. Na costa sul, as ondas serão inferiores a 1 metro, com temperatura da água entre 16 e 17 graus.

Açores com chuva forte e trovoada

Nos Açores, o cenário será mais instável. A previsão do IPMA para o arquipélago é assinada pelos meteorologistas Costa, Mota e Viegas.

No grupo Ocidental, estão previstos períodos de céu muito nublado com abertas e aguaceiros mais frequentes durante a manhã. O vento soprará de sudoeste, fresco a muito fresco, entre 30 e 50 km/h, com rajadas até 70 km/h na madrugada, rodando depois para oeste e tornando-se moderado.

No grupo Central, o céu deverá apresentar períodos de muita nebulosidade com abertas, acompanhados de aguaceiros. O vento será de sudoeste, fresco, entre 30 e 40 km/h, com rajadas até 60 km/h, rodando para oeste e tornando-se moderado.

Grupo Oriental será o mais afetado

O grupo Oriental deverá concentrar o pior do tempo nos Açores. O IPMA prevê céu muito nublado, com abertas a partir da manhã. Haverá períodos de chuva por vezes forte, passando a aguaceiros a partir da manhã, e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

O vento soprará de sudoeste, fresco a muito fresco, entre 30 e 50 km/h, com rajadas até 60 km/h, rodando depois para oeste e tornando-se moderado.

Mar grosso nos Açores

O estado do mar também deverá exigir atenção no arquipélago. No grupo Ocidental, o mar estará cavado a grosso, tornando-se de pequena vaga, com ondas de oeste de 3 a 4 metros. No grupo Central, o mar estará cavado, com ondas de sudoeste de 2 a 3 metros, passando a oeste.

No grupo Oriental, o mar estará grosso, tornando-se cavado, com ondas de sudoeste de 2 a 3 metros, passando também a oeste.

As temperaturas previstas variam entre 14 e 18 graus em Santa Cruz das Flores, 14 e 19 graus na Horta, 14 e 19 graus em Angra do Heroísmo e 15 e 19 graus em Ponta Delgada.

Madeira com possibilidade de aguaceiros fracos

Na Madeira, o céu deverá estar geralmente muito nublado. O IPMA prevê possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos. O vento será fraco a moderado, até 25 km/h, do quadrante leste, rodando para norte ou nordeste a partir do meio da tarde.

No conjunto, a quarta-feira será marcada por contrastes. Portugal continental terá uma subida acentuada da temperatura máxima e tempo mais estável, enquanto os Açores continuam a enfrentar chuva por vezes forte, trovoada, rajadas até 70 km/h e mar agitado.

Leia também: Vem aí chuva em força e trovoada: mau tempo chega neste dia e esta será a região mais ‘castigada’

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: o condomínio tem de pagar?

13:30 19 Maio, 2026 00:58 20 Maio, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar, quem assume a instalação e como evitar conflitos na conta da luz

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Algarve

Sismo registado a sudoeste de Faro

06:10 20 Maio, 2026 01:38 20 Maio, 2026 | João Luís

O IPMA indica que o epicentro deste sismo ficou a cerca de 45 quilómetros a sudoeste da cidade de Faro

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’, trovoada e vento forte antes da bonança: mau tempo vai manter-se nestas regiões

06:00 20 Maio, 2026 09:52 19 Maio, 2026 | João Luís

Antes da melhoria do tempo, algumas regiões ainda vão enfrentar chuva por vezes forte, trovoada, vento intenso e mar agitado

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘dilúvio’: chuva intensa e ventos fortes atingem Portugal nesta data e esta será a região mais afetada

13:00 19 Maio, 2026 22:28 18 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com as previsões do IPMA, o arquipélago dos Açores vai ser a região mais afetada do país, com muita chuva e rajadas de vento fortes

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um carro anterior a esta data? Fiscalização aperta e pode ficar impedido de conduzir nestas zonas

16:30 19 Maio, 2026 18:48 19 Maio, 2026 | João Luís

Carros anteriores a certas datas podem estar impedidos de circular. Com a fiscalização automática a apertar, saiba que áreas deve evitar

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Já é oficial: Mercadona abre a primeira loja no Algarve nesta data e está a recrutar

16:00 19 Maio, 2026 15:03 19 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Mercadona vai abrir a primeira loja em Faro em novembro. A cadeia já tem vagas disponíveis, com contratos sem termo e formação remunerada

Mulher a preparar dieta. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem couves, nem legumes: nutricionistas garantem que ‘a solução’ para o colesterol está neste alimento

09:00 19 Maio, 2026 08:59 19 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um alimento banal pode ajudar a baixar o colesterol e surpreender até quem acha que já sabe tudo sobre nutrição

Dalaman na Turquia. Crédito: Foto DR
Europa Vida & Lazer

Britânicos elegem esta vila ‘escondida’ com praias paradisíacas e temperaturas altas como a melhor da Europa para férias

19:40 19 Maio, 2026 18:53 19 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Estudo citado pelos britânicos realçou esta vila de praia como um destino a considerar para férias em família pelas temperaturas altas, entre outros fatores

Algarve

Projeto de central solar em Olhão alvo de críticas ambientais de Alexandre Pereira

08:00 19 Maio, 2026 07:58 19 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Engenheiro do Ambiente denuncia o que considera ser “um verdadeiro crime ambiental e ecológico” em curso na zona do Cerro Azul, em Olhão

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 16 Maio, 2026 17:28 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor serão proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Trabalhador despedido durante baixa médica consegue cerca de 380 mil euros: empresa suspeitava que trabalhava para outros e tribunal teve a palavra final

19:30 19 Maio, 2026 00:54 20 Maio, 2026 | João Luís

Despedido durante uma baixa médica prolongada, o trabalhador conseguiu uma compensação elevada: tribunal inglês decidiu

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensionistas inscritos na Segurança Social antes desta data podem ter um aumento na reforma e poucos sabem

17:00 17 Maio, 2026 16:34 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Algarve

Silves suspende licenciamento de obras em Armação de Pêra durante o verão

19:10 19 Maio, 2026 19:00 19 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A medida pretende garantir melhores condições de circulação e acessibilidade em Armação de Pêra durante os meses de verão

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia aperta regras para carros e Portugal também será abrangido: saiba o que muda

20:00 19 Maio, 2026 01:14 20 Maio, 2026 | João Luís

As regras da União Europeia para estes avançam para uma nova fase. Saiba que novidades podem chegar e a partir de que data

Passadiços de Altura.
Algarve Vida & Lazer

Vem aí um novo passadiço para o Algarve e a primeira pedra está lançada: conheça a data de conclusão da obra e a localização do projeto

11:40 16 Maio, 2026 10:54 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Nova ligação pedonal entre duas praias do Sotavento está a ganhar forma no Algarve e a obra vai ficar concluída ainda este verão

Árvores com fitas. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Já viu árvores com fitas vermelhas ou amarelas? Conheça o seu significado e saiba o que deve fazer

19:00 19 Maio, 2026 17:58 19 Maio, 2026 | Daniel Fallows

É importante saber como deve agir caso veja árvores marcadas, pois a cor da fita nem sempre tem o mesmo significado

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: o condomínio tem de pagar?

13:30 19 Maio, 2026 00:58 20 Maio, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar, quem assume a instalação e como evitar conflitos na conta da luz

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Algarve

Sismo registado a sudoeste de Faro

06:10 20 Maio, 2026 01:38 20 Maio, 2026 | João Luís

O IPMA indica que o epicentro deste sismo ficou a cerca de 45 quilómetros a sudoeste da cidade de Faro

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’, trovoada e vento forte antes da bonança: mau tempo vai manter-se nestas regiões

06:00 20 Maio, 2026 09:52 19 Maio, 2026 | João Luís

Antes da melhoria do tempo, algumas regiões ainda vão enfrentar chuva por vezes forte, trovoada, vento intenso e mar agitado

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘dilúvio’: chuva intensa e ventos fortes atingem Portugal nesta data e esta será a região mais afetada

13:00 19 Maio, 2026 22:28 18 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com as previsões do IPMA, o arquipélago dos Açores vai ser a região mais afetada do país, com muita chuva e rajadas de vento fortes

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um carro anterior a esta data? Fiscalização aperta e pode ficar impedido de conduzir nestas zonas

16:30 19 Maio, 2026 18:48 19 Maio, 2026 | João Luís

Carros anteriores a certas datas podem estar impedidos de circular. Com a fiscalização automática a apertar, saiba que áreas deve evitar

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Já é oficial: Mercadona abre a primeira loja no Algarve nesta data e está a recrutar

16:00 19 Maio, 2026 15:03 19 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Mercadona vai abrir a primeira loja em Faro em novembro. A cadeia já tem vagas disponíveis, com contratos sem termo e formação remunerada

Mulher a preparar dieta. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem couves, nem legumes: nutricionistas garantem que ‘a solução’ para o colesterol está neste alimento

09:00 19 Maio, 2026 08:59 19 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um alimento banal pode ajudar a baixar o colesterol e surpreender até quem acha que já sabe tudo sobre nutrição

Dalaman na Turquia. Crédito: Foto DR
Europa, Vida & Lazer

Britânicos elegem esta vila ‘escondida’ com praias paradisíacas e temperaturas altas como a melhor da Europa para férias

19:40 19 Maio, 2026 18:53 19 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Estudo citado pelos britânicos realçou esta vila de praia como um destino a considerar para férias em família pelas temperaturas altas, entre outros fatores

Algarve

Projeto de central solar em Olhão alvo de críticas ambientais de Alexandre Pereira

08:00 19 Maio, 2026 07:58 19 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Engenheiro do Ambiente denuncia o que considera ser “um verdadeiro crime ambiental e ecológico” em curso na zona do Cerro Azul, em Olhão

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 16 Maio, 2026 17:28 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor serão proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Trabalhador despedido durante baixa médica consegue cerca de 380 mil euros: empresa suspeitava que trabalhava para outros e tribunal teve a palavra final

19:30 19 Maio, 2026 00:54 20 Maio, 2026 | João Luís

Despedido durante uma baixa médica prolongada, o trabalhador conseguiu uma compensação elevada: tribunal inglês decidiu

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensionistas inscritos na Segurança Social antes desta data podem ter um aumento na reforma e poucos sabem

17:00 17 Maio, 2026 16:34 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Algarve

Silves suspende licenciamento de obras em Armação de Pêra durante o verão

19:10 19 Maio, 2026 19:00 19 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A medida pretende garantir melhores condições de circulação e acessibilidade em Armação de Pêra durante os meses de verão

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia aperta regras para carros e Portugal também será abrangido: saiba o que muda

20:00 19 Maio, 2026 01:14 20 Maio, 2026 | João Luís

As regras da União Europeia para estes avançam para uma nova fase. Saiba que novidades podem chegar e a partir de que data

Passadiços de Altura.
Algarve, Vida & Lazer

Vem aí um novo passadiço para o Algarve e a primeira pedra está lançada: conheça a data de conclusão da obra e a localização do projeto

11:40 16 Maio, 2026 10:54 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Nova ligação pedonal entre duas praias do Sotavento está a ganhar forma no Algarve e a obra vai ficar concluída ainda este verão

Árvores com fitas. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Já viu árvores com fitas vermelhas ou amarelas? Conheça o seu significado e saiba o que deve fazer

19:00 19 Maio, 2026 17:58 19 Maio, 2026 | Daniel Fallows

É importante saber como deve agir caso veja árvores marcadas, pois a cor da fita nem sempre tem o mesmo significado

Últimas Notícias

  • Sismo registado a sudoeste de Faro
    Sismo registado a sudoeste de Faro
  • Vem aí chuva ‘a potes’, trovoada e vento forte antes da bonança: mau tempo vai manter-se nestas regiões
    Vem aí chuva ‘a potes’, trovoada e vento forte antes da bonança: mau tempo vai manter-se nestas regiões
  • União Europeia aperta regras para carros e Portugal também será abrangido: saiba o que muda
    União Europeia aperta regras para carros e Portugal também será abrangido: saiba o que muda
  • Britânicos elegem esta vila ‘escondida’ com praias paradisíacas e temperaturas altas como a melhor da Europa para férias
    Britânicos elegem esta vila ‘escondida’ com praias paradisíacas e temperaturas altas como a melhor da Europa para férias
  • Trabalhador despedido durante baixa médica consegue cerca de 380 mil euros: empresa suspeitava que trabalhava para outros e tribunal teve a palavra final
    Trabalhador despedido durante baixa médica consegue cerca de 380 mil euros: empresa suspeitava que trabalhava para outros e tribunal teve a palavra final
  • Silves suspende licenciamento de obras em Armação de Pêra durante o verão
    Silves suspende licenciamento de obras em Armação de Pêra durante o verão

Opinião

  • Carga fiscal sobre o trabalho baixa desde 2023 mas continua acima do pré-Troika e da média da OCDE
    Carga fiscal sobre o trabalho baixa desde 2023 mas continua acima do pré-Troika e da média da OCDE
  • Bilhete Postal: Uma vida salva | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Uma vida salva | Por Eduardo Costa
  • Olhão e o direito à tranquilidade: A insegurança que já não pode ser ignorada | Por Nélia Alfarrobinha
    Olhão e o direito à tranquilidade: A insegurança que já não pode ser ignorada | Por Nélia Alfarrobinha
  • Economia portuguesa está exposta. Reforma precisa-se! | Por Tiago Manuel
    Economia portuguesa está exposta. Reforma precisa-se! | Por Tiago Manuel
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • União Europeia aperta regras para carros e Portugal também será abrangido: saiba o que muda
    União Europeia aperta regras para carros e Portugal também será abrangido: saiba o que muda
  • Algarve investe mais de 3 milhões na musealização do rio Arade
    Algarve investe mais de 3 milhões na musealização do rio Arade
  • União Europeia, a reforma da governação, do governing ao governance | Por António Covas
    União Europeia, a reforma da governação, do governing ao governance | Por António Covas
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal