Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Idoso com carteira vazia. Crédito: Freepik
Idoso com carteira vazia.Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já há acordo: UE vai ‘apertar’ regras destes apoios da Segurança Social para quem não cumprir estes requisitos

UE chegou a um acordo político provisório para atualizar as regras de coordenação da Segurança Social

19:00 17 Maio, 2026 23:52 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A União Europeia (UE) deu um novo passo na revisão das regras de coordenação da Segurança Social, num processo que pode clarificar em que situações os Estados-Membros podem limitar o acesso a determinadas prestações sociais por parte de cidadãos europeus economicamente inativos que não cumpram as condições aplicáveis no país de residência.

A alteração faz parte de uma reforma mais ampla das normas europeias que regulam a proteção social quando uma pessoa vive, trabalha ou se desloca entre diferentes países da UE.

Segundo o Conselho da UE e o Parlamento Europeu, os colegisladores chegaram a um acordo político provisório a 22 de abril de 2026. O acordo foi depois confirmado pelos representantes dos Estados-Membros a 29 de abril e aprovado pela Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais do Parlamento Europeu a 6 de maio. O processo ainda depende da adoção formal pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho, pelo que não deve ser apresentado como uma regra já plenamente em vigor.

O que está em causa?

O objetivo da reforma é clarificar as situações em que os países podem limitar o acesso a certas prestações sociais pedidas por cidadãos europeus economicamente inativos.

Na prática, os Estados-Membros passarão a ter regras mais claras para avaliar quando uma pessoa cumpre, ou não, as condições de acesso a determinadas prestações no país onde reside.

A medida não acaba com a liberdade de circulação na UE, nem retira automaticamente direitos a todos os cidadãos comunitários que vivem noutro país. O que muda é a possibilidade de os governos aplicarem critérios mais definidos em certos apoios sociais, dentro das regras europeias.

Bruxelas quer evitar dúvidas e conflitos

A Comissão Europeia defende há vários anos a necessidade de modernizar estas regras, para reduzir conflitos entre administrações nacionais e dar mais segurança jurídica aos cidadãos e às instituições.

Atualmente, a coordenação da Segurança Social na UE assenta nos Regulamentos n.º 883/2004 e n.º 987/2009, que determinam, por exemplo, qual é o país responsável por aplicar a legislação de Segurança Social quando uma pessoa tem ligação a mais do que um Estado-Membro.

Entre os princípios gerais continuam a estar a cobertura por apenas um sistema nacional de cada vez, a igualdade de tratamento entre cidadãos abrangidos pelas regras, a possibilidade de contar períodos de trabalho, seguro ou residência noutros países e, em certos casos, a exportação de prestações.

Cidadãos sem atividade podem ser mais afetados

A mudança deverá afetar sobretudo cidadãos comunitários que residem num país da UE sem trabalhar, sem procurar emprego ativamente ou sem cumprir as condições de residência e acesso aplicáveis a certas prestações.

Nestes casos, os Estados-Membros poderão limitar determinadas prestações, sobretudo apoios de natureza assistencial ou prestações especiais não contributivas.

A reforma procura responder a uma dúvida antiga: quem deve pagar certos apoios quando a pessoa vive num país, mas não trabalha nesse Estado nem contribui para o respetivo sistema?

Nem todos os apoios ficam em causa

Apesar da alteração, a revisão não significa que qualquer prestação social possa ser recusada livremente. As regras europeias continuam a prever princípios de coordenação entre países, para evitar sobreposições, lacunas de proteção e discriminação injustificada.

A proposta também abrange outras áreas, como prestações de desemprego em situações transfronteiriças, apoios familiares e benefícios de cuidados de longa duração.

No caso do desemprego, o Parlamento Europeu refere que as novas regras clarificam a forma como são contados períodos de trabalho, seguro ou atividade por conta própria em diferentes Estados-Membros. Para trabalhadores em situação transfronteiriça, está previsto que o Estado onde a pessoa trabalhou, descontou ou esteve segurada passe a ser responsável pelo pagamento das prestações se tiver havido um período ininterrupto de pelo menos 22 semanas.

Separadamente, o acordo prevê que uma pessoa que procure emprego noutro país da UE possa continuar a receber prestações de desemprego do país anterior durante seis meses, período que poderá ser prolongado até ao fim do direito à prestação, se esse país assim o permitir.

Regras procuram acompanhar maior mobilidade

A reforma surge num contexto de maior mobilidade laboral e residencial dentro da UE. Cada vez mais cidadãos vivem num país, trabalham noutro ou acumulam períodos de contribuição em vários Estados-Membros.

Essa realidade tem criado dúvidas administrativas, sobretudo quando é necessário decidir que país deve assumir o pagamento de determinadas prestações.

Com regras mais claras, Bruxelas pretende reduzir situações de incerteza jurídica e tornar mais previsível o acesso aos apoios, tanto para os cidadãos como para as autoridades nacionais.

Ainda falta a aprovação final

Embora o acordo político represente um avanço importante, o processo legislativo ainda exige aprovações formais. Por isso, a aplicação concreta das novas regras dependerá da conclusão do procedimento europeu e da forma como forem aplicadas pelas administrações nacionais.

Até lá, os cidadãos que vivam noutro país da UE devem continuar atentos às regras nacionais de residência, trabalho, descontos e acesso a prestações sociais.

A principal mensagem da reforma é clara: a UE quer manter a proteção dos cidadãos móveis, mas também dar aos países regras mais claras para limitar certos apoios quando não exista atividade laboral, procura ativa de emprego ou cumprimento das condições aplicáveis no sistema nacional.

Leia também: Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data

20:40 10 Agosto, 2026 19:33 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito em Portugal já no próximo mês de setembro

João Martinho, o piloto que morreu após a queda de uma aeronave em Portimão.
Algarve

João Martinho morre após queda de avioneta em Portimão: piloto era também treinador de futebol

09:40 10 Agosto, 2026 09:14 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Piloto João Martinho, de 28 anos, morreu após a queda de uma avioneta no Aeródromo de Portimão, onde era o único ocupante

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Algarve Economia

TAP revela “dados muito animadores” da rota Funchal-Faro e há uma novidade já a partir de outubro

19:40 10 Agosto, 2026 18:21 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Rota entre a Madeira e o Algarve registou 88% de ocupação e vai manter-se ativa durante todo o ano, com duas frequências semanais no inverno

Teste do balão.
Algarve Auto

Juiz de Portimão condena condutor com base em crimes de outra pessoa: tribunal recusa anular a sentença

19:20 10 Agosto, 2026 18:07 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Tribunal de Portimão reconhece erro numa sentença com factos de outro processo, mas decide manter a condenação

Carnes no churrasco. Crédito: Freepik
Economia Nacional Vida & Lazer

Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Saiba quais as situações e como evitar problemas

09:30 10 Agosto, 2026 23:07 9 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os churrascos em casa são permitidos. Conheça as regras, os riscos e as coimas que podem aplicar-se

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo

20:30 10 Agosto, 2026 15:06 10 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma funcionalidade que permite levantar dinheiro da conta de outra pessoa sem fazer uma transferência e sem ter o cartão bancário

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Idosa com expressão pensativa. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Mulher deixou de trabalhar para criar 7 filhos e vai receber 280.000€ por ano para toda a vida: tribunal teve a última palavra e confirmou pensão

19:50 10 Agosto, 2026 20:22 10 Agosto, 2026 | João Luís

A justiça analisou acordo de divórcio celebrado há mais de uma década, depois de o ex-marido de mulher espanhola tentar reduzir a pensão

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data

20:40 10 Agosto, 2026 19:33 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito em Portugal já no próximo mês de setembro

João Martinho, o piloto que morreu após a queda de uma aeronave em Portimão.
Algarve

João Martinho morre após queda de avioneta em Portimão: piloto era também treinador de futebol

09:40 10 Agosto, 2026 09:14 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Piloto João Martinho, de 28 anos, morreu após a queda de uma avioneta no Aeródromo de Portimão, onde era o único ocupante

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Algarve, Economia

TAP revela “dados muito animadores” da rota Funchal-Faro e há uma novidade já a partir de outubro

19:40 10 Agosto, 2026 18:21 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Rota entre a Madeira e o Algarve registou 88% de ocupação e vai manter-se ativa durante todo o ano, com duas frequências semanais no inverno

Teste do balão.
Algarve, Auto

Juiz de Portimão condena condutor com base em crimes de outra pessoa: tribunal recusa anular a sentença

19:20 10 Agosto, 2026 18:07 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Tribunal de Portimão reconhece erro numa sentença com factos de outro processo, mas decide manter a condenação

Carnes no churrasco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Vida & Lazer

Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Saiba quais as situações e como evitar problemas

09:30 10 Agosto, 2026 23:07 9 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os churrascos em casa são permitidos. Conheça as regras, os riscos e as coimas que podem aplicar-se

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo

20:30 10 Agosto, 2026 15:06 10 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma funcionalidade que permite levantar dinheiro da conta de outra pessoa sem fazer uma transferência e sem ter o cartão bancário

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Idosa com expressão pensativa. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Mulher deixou de trabalhar para criar 7 filhos e vai receber 280.000€ por ano para toda a vida: tribunal teve a última palavra e confirmou pensão

19:50 10 Agosto, 2026 20:22 10 Agosto, 2026 | João Luís

A justiça analisou acordo de divórcio celebrado há mais de uma década, depois de o ex-marido de mulher espanhola tentar reduzir a pensão

Últimas Notícias

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data
    Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data
  • Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo
    Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo
  • Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€
    Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€
  • Estudantes da UAlg integram campanha de arqueologia que procura necrópole exterior
    Estudantes da UAlg integram campanha de arqueologia que procura necrópole exterior

Opinião

  • Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
    Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
  • Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • Em defesa do bife minguado | Por José Figueiredo Santos
    Em defesa do bife minguado | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar (no mínimo) aos 70 anos neste país da União Europeia
    Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar (no mínimo) aos 70 anos neste país da União Europeia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento