Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Idoso com carteira vazia. Crédito: Freepik
Idoso com carteira vazia.Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já há acordo: UE vai ‘apertar’ regras destes apoios da Segurança Social para quem não cumprir estes requisitos

UE chegou a um acordo político provisório para atualizar as regras de coordenação da Segurança Social

19:00 17 Maio, 2026 23:52 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A União Europeia (UE) deu um novo passo na revisão das regras de coordenação da Segurança Social, num processo que pode clarificar em que situações os Estados-Membros podem limitar o acesso a determinadas prestações sociais por parte de cidadãos europeus economicamente inativos que não cumpram as condições aplicáveis no país de residência.

A alteração faz parte de uma reforma mais ampla das normas europeias que regulam a proteção social quando uma pessoa vive, trabalha ou se desloca entre diferentes países da UE.

Segundo o Conselho da UE e o Parlamento Europeu, os colegisladores chegaram a um acordo político provisório a 22 de abril de 2026. O acordo foi depois confirmado pelos representantes dos Estados-Membros a 29 de abril e aprovado pela Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais do Parlamento Europeu a 6 de maio. O processo ainda depende da adoção formal pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho, pelo que não deve ser apresentado como uma regra já plenamente em vigor.

O que está em causa?

O objetivo da reforma é clarificar as situações em que os países podem limitar o acesso a certas prestações sociais pedidas por cidadãos europeus economicamente inativos.

Na prática, os Estados-Membros passarão a ter regras mais claras para avaliar quando uma pessoa cumpre, ou não, as condições de acesso a determinadas prestações no país onde reside.

A medida não acaba com a liberdade de circulação na UE, nem retira automaticamente direitos a todos os cidadãos comunitários que vivem noutro país. O que muda é a possibilidade de os governos aplicarem critérios mais definidos em certos apoios sociais, dentro das regras europeias.

Bruxelas quer evitar dúvidas e conflitos

A Comissão Europeia defende há vários anos a necessidade de modernizar estas regras, para reduzir conflitos entre administrações nacionais e dar mais segurança jurídica aos cidadãos e às instituições.

Atualmente, a coordenação da Segurança Social na UE assenta nos Regulamentos n.º 883/2004 e n.º 987/2009, que determinam, por exemplo, qual é o país responsável por aplicar a legislação de Segurança Social quando uma pessoa tem ligação a mais do que um Estado-Membro.

Entre os princípios gerais continuam a estar a cobertura por apenas um sistema nacional de cada vez, a igualdade de tratamento entre cidadãos abrangidos pelas regras, a possibilidade de contar períodos de trabalho, seguro ou residência noutros países e, em certos casos, a exportação de prestações.

Cidadãos sem atividade podem ser mais afetados

A mudança deverá afetar sobretudo cidadãos comunitários que residem num país da UE sem trabalhar, sem procurar emprego ativamente ou sem cumprir as condições de residência e acesso aplicáveis a certas prestações.

Nestes casos, os Estados-Membros poderão limitar determinadas prestações, sobretudo apoios de natureza assistencial ou prestações especiais não contributivas.

A reforma procura responder a uma dúvida antiga: quem deve pagar certos apoios quando a pessoa vive num país, mas não trabalha nesse Estado nem contribui para o respetivo sistema?

Nem todos os apoios ficam em causa

Apesar da alteração, a revisão não significa que qualquer prestação social possa ser recusada livremente. As regras europeias continuam a prever princípios de coordenação entre países, para evitar sobreposições, lacunas de proteção e discriminação injustificada.

A proposta também abrange outras áreas, como prestações de desemprego em situações transfronteiriças, apoios familiares e benefícios de cuidados de longa duração.

No caso do desemprego, o Parlamento Europeu refere que as novas regras clarificam a forma como são contados períodos de trabalho, seguro ou atividade por conta própria em diferentes Estados-Membros. Para trabalhadores em situação transfronteiriça, está previsto que o Estado onde a pessoa trabalhou, descontou ou esteve segurada passe a ser responsável pelo pagamento das prestações se tiver havido um período ininterrupto de pelo menos 22 semanas.

Separadamente, o acordo prevê que uma pessoa que procure emprego noutro país da UE possa continuar a receber prestações de desemprego do país anterior durante seis meses, período que poderá ser prolongado até ao fim do direito à prestação, se esse país assim o permitir.

Regras procuram acompanhar maior mobilidade

A reforma surge num contexto de maior mobilidade laboral e residencial dentro da UE. Cada vez mais cidadãos vivem num país, trabalham noutro ou acumulam períodos de contribuição em vários Estados-Membros.

Essa realidade tem criado dúvidas administrativas, sobretudo quando é necessário decidir que país deve assumir o pagamento de determinadas prestações.

Com regras mais claras, Bruxelas pretende reduzir situações de incerteza jurídica e tornar mais previsível o acesso aos apoios, tanto para os cidadãos como para as autoridades nacionais.

Ainda falta a aprovação final

Embora o acordo político represente um avanço importante, o processo legislativo ainda exige aprovações formais. Por isso, a aplicação concreta das novas regras dependerá da conclusão do procedimento europeu e da forma como forem aplicadas pelas administrações nacionais.

Até lá, os cidadãos que vivam noutro país da UE devem continuar atentos às regras nacionais de residência, trabalho, descontos e acesso a prestações sociais.

A principal mensagem da reforma é clara: a UE quer manter a proteção dos cidadãos móveis, mas também dar aos países regras mais claras para limitar certos apoios quando não exista atividade laboral, procura ativa de emprego ou cumprimento das condições aplicáveis no sistema nacional.

Leia também: Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

Jorge Palma. Crédito: Lusa
Cultura Nacional Vídeo

Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]

03:28 22 Setembro, 2026 09:35 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, deixando mais de cinco décadas de canções, discos e colaborações que marcaram várias gerações da música portuguesa

Algarve Cultura Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Algarve Ciência

Ciência sai dos laboratórios e chega ao Tavira Plaza a 25 de setembro

10:20 22 Setembro, 2026 10:20 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Noite Europeia dos Investigadores transforma o Tavira Plaza num espaço de descoberta, conhecimento e partilha científica

Algarve Economia Mundo

Missão empresarial do Grupo Timing à China esgota vagas e já prepara nova edição para 2027

11:40 22 Setembro, 2026 11:23 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarta edição está prevista para abril de 2027 e deverá voltar a integrar a participação de empresários na Canton Fair

Europe Direct Algarve Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:37 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao 'abrir horizontes' e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Nacional

Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

06:00 22 Setembro, 2026 09:44 22 Setembro, 2026 | João Luís

Cantor, compositor e pianista português Jorge Palma deixa uma carreira com mais de cinco décadas e vários temas que marcaram gerações

Economia Europe Direct Algarve Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Algarve Desporto

Surf, judo, skate e hidroginástica animam Semana Europeia do Desporto em Portimão

11:05 22 Setembro, 2026 11:05 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 23 e 30 de setembro, Portimão promove surf adaptado, fitness, judo, skate, hidroginástica e atividades ao ar livre

Algarve Saúde

ULS Algarve reforça hospitais de Faro e Portimão com 136 novos profissionais

10:42 22 Setembro, 2026 10:47 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cem enfermeiros e 36 assistentes operacionais iniciaram funções nos hospitais de Faro e Portimão, anunciou a ULS Algarve

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Jorge Palma. Crédito: Lusa
Cultura, Nacional, Vídeo

Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]

03:28 22 Setembro, 2026 09:35 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, deixando mais de cinco décadas de canções, discos e colaborações que marcaram várias gerações da música portuguesa

Algarve, Cultura, Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Algarve, Ciência

Ciência sai dos laboratórios e chega ao Tavira Plaza a 25 de setembro

10:20 22 Setembro, 2026 10:20 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Noite Europeia dos Investigadores transforma o Tavira Plaza num espaço de descoberta, conhecimento e partilha científica

Algarve, Economia, Mundo

Missão empresarial do Grupo Timing à China esgota vagas e já prepara nova edição para 2027

11:40 22 Setembro, 2026 11:23 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarta edição está prevista para abril de 2027 e deverá voltar a integrar a participação de empresários na Canton Fair

Europe Direct Algarve, Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:37 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao 'abrir horizontes' e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Nacional

Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

06:00 22 Setembro, 2026 09:44 22 Setembro, 2026 | João Luís

Cantor, compositor e pianista português Jorge Palma deixa uma carreira com mais de cinco décadas e vários temas que marcaram gerações

Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Algarve, Desporto

Surf, judo, skate e hidroginástica animam Semana Europeia do Desporto em Portimão

11:05 22 Setembro, 2026 11:05 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 23 e 30 de setembro, Portimão promove surf adaptado, fitness, judo, skate, hidroginástica e atividades ao ar livre

Algarve, Saúde

ULS Algarve reforça hospitais de Faro e Portimão com 136 novos profissionais

10:42 22 Setembro, 2026 10:47 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cem enfermeiros e 36 assistentes operacionais iniciaram funções nos hospitais de Faro e Portimão, anunciou a ULS Algarve

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Últimas Notícias

  • Missão empresarial do Grupo Timing à China esgota vagas e já prepara nova edição para 2027
    Missão empresarial do Grupo Timing à China esgota vagas e já prepara nova edição para 2027
  • Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental
    Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental
  • Surf, judo, skate e hidroginástica animam Semana Europeia do Desporto em Portimão
    Surf, judo, skate e hidroginástica animam Semana Europeia do Desporto em Portimão
  • ULS Algarve reforça hospitais de Faro e Portimão com 136 novos profissionais
    ULS Algarve reforça hospitais de Faro e Portimão com 136 novos profissionais
  • Ciência sai dos laboratórios e chega ao Tavira Plaza a 25 de setembro
    Ciência sai dos laboratórios e chega ao Tavira Plaza a 25 de setembro

Opinião

  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
  • O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
    O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento