Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Avião a voar. Crédito: Freepik AI
Avião a voar. Crédito: Freepik AI
Europa, Tech

Adeus turbulência? Nova tecnologia de aviação já está a ser testada na Europa para reduzir ‘abanões’ durante os voos

Na Alemanha, está a ser testado um novo formato de asas capaz de reduzir a turbulência e aumentar a segurança nos voos

19:00 27 Abril, 2026 16:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As asas de avião que mudam de forma durante o voo estão a ser testadas como uma possível resposta a perturbações em pleno ar, incluindo situações que exigem maior estabilidade e controlo. A tecnologia ainda está em fase experimental, mas pode vir a influenciar a forma como certas aeronaves reagem a condições variáveis durante a viagem, como a turbulência.

O Centro Aeroespacial Alemão (DLR) realizou testes de voo com uma aeronave experimental não tripulada chamada PROTEUS, de acordo com um comunicado oficial de 16 de abril deste ano.

Com estes testes, o objetivo não é necessariamente “acabar com a turbulência”, mas desenvolver asas capazes de se adaptar em tempo real a diferentes condições de voo, tornando os aviões mais eficientes, mais fáceis de controlar e potencialmente mais seguros.

Asas que se adaptam durante o voo

O projeto chama-se morphAIR, abreviatura de “Morphing Technologies & Artificial Intelligence Research Group”. Segundo a fonte acima citada, esta investigação pretende demonstrar de que forma asas que mudam de forma podem melhorar o desempenho de voo e contribuir para aumentar a eficiência das aeronaves de asa fixa.

Para testar esta tecnologia, os investigadores usaram a aeronave experimental PROTEUS no Centro Nacional de Testes Experimentais para Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas, em Cochstedt, na Alemanha. A plataforma foi testada com asas convencionais de referência e também com asas deformáveis, permitindo comparar o comportamento dos dois conceitos.

“A asa deformável pode alterar a sua forma durante o voo, permitindo adaptar-se de forma ótima a diferentes condições de voo”, explicou Martin Radestock, responsável pelo projeto no Instituto de Sistemas Leves do DLR.

O que muda face às asas tradicionais

A principal diferença está no bordo de fuga da asa, ou seja, a zona posterior da estrutura. Nas asas deformáveis testadas pelo DLR, essa área pode alterar a sua forma de maneira contínua, graças ao sistema Hyperelastic Trailing Edge Morphing, conhecido pela sigla HyTEM.

Este sistema substitui os flaps e ailerons convencionais por vários pequenos atuadores distribuídos ao longo da envergadura. Em vez de criar movimentos separados e com descontinuidades entre secções, a asa ajusta o seu perfil em dez pontos, sem abrir lacunas na superfície, de acordo com as fontes oficiais consultadas.

“O conceito HyTEM substitui os flaps e ailerons convencionais por um sistema inteligente composto por vários pequenos atuadores distribuídos ao longo da envergadura. Estes podem ajustar com precisão os perfis da asa em dez pontos sem criar lacunas entre secções”, explicou Martin Radestock.

Mais eficiência e melhor controlo

Segundo o DLR, a forma contínua da asa ajuda a reduzir o arrasto do perfil. A tecnologia também permite influenciar de forma direcionada a sustentação, o arrasto induzido e o controlo da aeronave, o que representa uma vantagem para a aerodinâmica e para a mecânica de voo.

Além da eficiência, é destacada uma possível vantagem de segurança. Como as funções de controlo podem ser distribuídas por toda a asa, a aeronave pode ficar menos dependente de uma única superfície móvel, o que pode ajudar em situações de falha ou perturbação.

Inteligência artificial no comando da asa

O projeto inclui ainda um sistema de controlo de voo assistido por inteligência artificial, desenvolvido pelo Instituto de Sistemas de Voo do DLR. Este sistema foi criado para aproveitar os movimentos específicos da asa deformável e coordenar os vários atuadores distribuídos pela estrutura.

Durante o voo, o algoritmo adaptativo deteta quando o comportamento real da aeronave se afasta do modelo previamente treinado. A partir daí, atualiza os seus modelos internos e ajusta o controlo da asa, de forma a manter o comportamento de voo o mais estável possível.

No processo de treino, os investigadores simularam cenários de dano e falhas em superfícies de controlo individuais. Assim, o sistema aprende a reconhecer alterações em voo e a usar os atuadores restantes para compensar eventuais problemas.

Sensores ajudam a perceber o estado do ar

Outro elemento importante do projeto é a reconstrução da distribuição de pressão na superfície da asa, mesmo com poucos dados de medição. Esta capacidade foi desenvolvida pelo Instituto de Aerodinâmica e Tecnologia de Escoamento do DLR para a aeronave PROTEUS.

Na prática, o sistema consegue comparar o campo de pressão reconstruído com o estado esperado e identificar desvios locais. Esses desvios podem ser interpretados como perturbações relevantes, permitindo que a aeronave ajuste a asa de forma mais informada durante o voo, de acordo com a mesma fonte.

Testes ainda são uma primeira etapa

Os ensaios iniciais serviram sobretudo para demonstrar a aeronavegabilidade básica e a integração do sistema. O DLR sublinha que estes testes são uma base para futuras campanhas de medição e novas investigações, não uma tecnologia já pronta para aviões comerciais de passageiros.

Ainda assim, o projeto mostra um caminho possível para aeronaves capazes de reagir melhor a condições variáveis. A própria página oficial do morphAIR refere que os testes em voo são importantes porque medições como consumo de combustível e alterações nas características de voo não podem ser totalmente avaliadas apenas em ensaios de solo ou túnel de vento.

O PROTEUS usado no projeto tem uma envergadura de 2,5 metros, peso máximo de descolagem aproximado de 30 quilos e velocidade máxima aproximada de 300 quilómetros por hora. O DLR refere ainda que os resultados serão aprofundados no âmbito do projeto UAdapt, centrado na adaptação de asas em aeronaves não tripuladas.

Leia também: Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Algarve Auto Desporto

Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança

19:36 3 Outubro, 2026 19:42 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Vitória por 2,2 segundos no Rali Casinos do Algarve aproxima Pedro Almeida do líder Rúben Rodrigues, que abandonou. Faltam duas provas para o fim

Nacional Saúde

Recebe CSI e não paga medicamentos? Esta regra muda já a 17 de outubro

14:30 3 Outubro, 2026 13:36 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Beneficiários do Complemento Solidário para Idosos continuam a ter comparticipação nos medicamentos, mas uma alteração entra em vigor a 17 de outubro

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Carlos Grade. Crédito: CML
Algarve Política

Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

19:19 3 Outubro, 2026 19:20 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Autarca presidiu à Junta da Tôr entre 1997 e 2013. Município de Loulé recorda a sua dedicação ao serviço público e a proximidade com os fregueses

Tavira.
Algarve Edição Papel

O Gilão, a ilha e uma varanda ‘disseram-me’ que, mais do que um destino de praia, Tavira aproxima pessoas

18:20 3 Outubro, 2026 13:40 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Viagem entre o Gilão, a ilha e uma varanda mostrou-me como Tavira também pode ser cenário para fortalecer ligações entre avó e neto

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Algarve Edição Papel Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Nacional Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Ciência Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Edição Papel Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Algarve, Auto, Desporto

Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança

19:36 3 Outubro, 2026 19:42 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Vitória por 2,2 segundos no Rali Casinos do Algarve aproxima Pedro Almeida do líder Rúben Rodrigues, que abandonou. Faltam duas provas para o fim

Nacional, Saúde

Recebe CSI e não paga medicamentos? Esta regra muda já a 17 de outubro

14:30 3 Outubro, 2026 13:36 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Beneficiários do Complemento Solidário para Idosos continuam a ter comparticipação nos medicamentos, mas uma alteração entra em vigor a 17 de outubro

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Carlos Grade. Crédito: CML
Algarve, Política

Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

19:19 3 Outubro, 2026 19:20 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Autarca presidiu à Junta da Tôr entre 1997 e 2013. Município de Loulé recorda a sua dedicação ao serviço público e a proximidade com os fregueses

Tavira.
Algarve, Edição Papel

O Gilão, a ilha e uma varanda ‘disseram-me’ que, mais do que um destino de praia, Tavira aproxima pessoas

18:20 3 Outubro, 2026 13:40 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Viagem entre o Gilão, a ilha e uma varanda mostrou-me como Tavira também pode ser cenário para fortalecer ligações entre avó e neto

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Algarve, Edição Papel, Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Nacional, Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Ciência, Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Edição Papel, Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Últimas Notícias

  • Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
    Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
  • Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%
    Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%
  • Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h
    Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h
  • Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança
    Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança
  • Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr
    Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

Opinião

  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal