Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Idosa a olhar para preço dos combustíveis. Crédito: Foto AI
Idosa a olhar para preço dos combustíveis. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Tive de pagar mais 7.000€”: gerente de bomba de gasolina revela o que acontece quando os combustíveis sobem

Subida dos combustíveis não pesa apenas no bolso dos condutores. Gerente de duas bombas de gasolina revela o que pagou a mais por uma única cisterna de combustível

15:40 10 Agosto, 2026 14:27 10 Agosto, 2026
Rubén GonçalvesRubén GonçalvesJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Quando o preço dos combustíveis aumenta, muitos condutores assumem que as gasolineiras estão a ganhar mais dinheiro. Uma jovem gerente de duas estações de serviço explica, no entanto, que a subida também chega primeiro às empresas, que têm de pagar mais antes sequer de venderem um litro ao público.

María Yélamos, de 25 anos, gere duas bombas de gasolina familiares na província espanhola de Almería e decidiu explicar como funciona o negócio numa altura em que os preços dos combustíveis continuam a pesar no orçamento dos automobilistas.

Em declarações ao portal espanhol Noticias Trabajo, a jovem responsável garante que existe uma ideia errada entre muitos clientes: a de que as estações de serviço lucram diretamente com cada subida de preços.

Gasolineiras também compram mais caro

Segundo María, antes de o combustível chegar ao depósito de um automóvel, a própria estação já teve de pagar um valor mais elevado para encher os seus reservatórios.

A gerente explica que acompanha diariamente os níveis dos depósitos para perceber quando precisa de fazer uma nova encomenda, sendo precisamente nessa altura que sente o impacto das oscilações de preços.

Quando o combustível encarece, a estação não mantém o antigo preço de compra. Pelo contrário, também paga mais ao fornecedor pela mesma quantidade.

Um camião custou-lhe mais 7.000 euros

María dá um exemplo concreto que, segundo conta, ocorreu poucos dias depois do início da guerra a que se refere na entrevista.

Uma cisterna com cerca de 32 mil litros de combustível ficou 7.000 euros mais cara devido à subida dos preços.

O problema, explica, é que este valor tem de ser pago antecipadamente, antes mesmo de o camião chegar à estação e antes de o combustível poder começar a ser vendido aos clientes.

Cliente vê o preço, mas não vê o custo anterior

Para quem abastece, o aumento é imediatamente visível no painel da bomba. Já o valor que a estação teve de adiantar para comprar o combustível permanece fora da vista do consumidor.

É por isso que María rejeita a ideia de que as estações estejam necessariamente a beneficiar quando a gasolina ou o gasóleo ficam mais caros.

Embora reconheça que qualquer negócio precisa de margem para funcionar, garante que os ganhos no combustível são mais reduzidos do que muitos clientes imaginam.

Concorrência reduziu as margens

A gerente aponta ainda para outro fator que está a pressionar a rentabilidade das estações de serviço: o aumento da concorrência.

As chamadas gasolineiras low cost, a abertura de novos postos e a pressão sobre os preços fizeram com que a margem por litro ficasse mais distribuída.

Na sua opinião, já não se pode olhar para uma bomba de gasolina como um negócio automaticamente associado a lucros elevados.

Lojas ganham cada vez mais importância

Com as margens dos combustíveis mais apertadas, outras áreas das estações de serviço passaram a ter um peso crescente nas receitas.

María explica que o minimercado é atualmente uma das partes mais importantes do negócio e que muitas bombas procuram diferenciar-se através dos produtos vendidos em loja.

No seu caso, tenta apostar em artigos diferentes dos disponíveis noutras estações e promovê-los através das redes sociais para atrair clientes de outras zonas.

Margem pode chegar aos 30% na loja

Segundo a jovem gerente, a margem obtida nos produtos vendidos no minimercado ronda, em muitos casos, os 30%.

É uma realidade bastante diferente daquela que descreve para o combustível, onde os preços de compra elevados e a forte concorrência tornam a margem mais limitada.

O testemunho procura assim mostrar um lado menos visível das subidas dos combustíveis: antes de o condutor pagar mais na bomba, a própria estação já teve de suportar um custo superior para conseguir manter os depósitos abastecidos.

Leia também: Vem aí uma descida ‘em força’ nos preços dos combustíveis: saiba quanto pode poupar já a partir desta data

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve Cultura

Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando

16:22 5 Novembro, 2026 16:26 5 Novembro, 2026

Artistas portugueses e espanhóis levam a arte às ruas de Alcoutim, nos dias 13 e 14 de novembro, com esculturas, videomapping e teatro junto ao Guadiana

Carro a arder.
Auto Nacional

Carro elétrico incendeia-se durante carregamento em Guimarães: eis a razão para estes incêndios serem mais difíceis de combater

11:50 5 Novembro, 2026 10:31 5 Novembro, 2026

Automóvel elétrico destruído pelas chamas em Guimarães: características das baterias explicam as dificuldades no combate a estes incêndios

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve Saúde

Idoso de 87 anos morre após esperar cerca de 12 horas nas urgências do Hospital de Portimão

10:50 5 Novembro, 2026 10:59 5 Novembro, 2026

Doente foi chamado para observação médica cerca das 4:40, após quase 12 horas de espera nas urgências de Portimão, mas já estava inconsciente

Algarve Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Algarve Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Ciência Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Europe Direct Algarve

Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos

16:55 4 Novembro, 2026 16:53 4 Novembro, 2026

Investimento aprovado no âmbito do ALGARVE 2030 pretende modernizar as redes de abastecimento e reduzir o desperdício de água através da tecnologia

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve, Cultura

Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando

16:22 5 Novembro, 2026 16:26 5 Novembro, 2026

Artistas portugueses e espanhóis levam a arte às ruas de Alcoutim, nos dias 13 e 14 de novembro, com esculturas, videomapping e teatro junto ao Guadiana

Carro a arder.
Auto, Nacional

Carro elétrico incendeia-se durante carregamento em Guimarães: eis a razão para estes incêndios serem mais difíceis de combater

11:50 5 Novembro, 2026 10:31 5 Novembro, 2026

Automóvel elétrico destruído pelas chamas em Guimarães: características das baterias explicam as dificuldades no combate a estes incêndios

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve, Saúde

Idoso de 87 anos morre após esperar cerca de 12 horas nas urgências do Hospital de Portimão

10:50 5 Novembro, 2026 10:59 5 Novembro, 2026

Doente foi chamado para observação médica cerca das 4:40, após quase 12 horas de espera nas urgências de Portimão, mas já estava inconsciente

Algarve, Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião, Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Algarve, Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Ciência, Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Europe Direct Algarve

Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos

16:55 4 Novembro, 2026 16:53 4 Novembro, 2026

Investimento aprovado no âmbito do ALGARVE 2030 pretende modernizar as redes de abastecimento e reduzir o desperdício de água através da tecnologia

Últimas Notícias

  • Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando
    Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando
  • SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso
    SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso
  • Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada
    Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada
  • Carro elétrico incendeia-se durante carregamento em Guimarães: eis a razão para estes incêndios serem mais difíceis de combater
    Carro elétrico incendeia-se durante carregamento em Guimarães: eis a razão para estes incêndios serem mais difíceis de combater
  • “Será burla?”: site português AlertaFraude ajuda a reconhecer esquemas de fraude
    “Será burla?”: site português AlertaFraude ajuda a reconhecer esquemas de fraude

Opinião

  • História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
  • A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
    A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal