Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Sagres.
Sagres. Crédito: Freepik
Algarve, Vídeo

“O meu lugar favorito em Portugal”: turista descobriu esta vila no Algarve e foi ali que fez a melhor caminhada de toda a sua viagem

Turista elegeu Sagres como o seu lugar favorito em Portugal e destacou a caminhada que fez junto ao Atlântico

16:40 24 Setembro, 2026 14:11 24 Setembro, 2026
Miguel FrazãoMiguel FrazãoJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma viagem por Portugal levou uma turista até Sagres, no Algarve, mas foi uma caminhada entre a vila e o Cabo de São Vicente que acabou por se destacar entre todas as experiências da passagem pelo país. A visitante classificou mesmo Sagres como o seu lugar favorito em território português e destacou também as praias existentes nesta zona da costa algarvia.

A autora da conta de TikTok @heroiisa refere que Sagres foi o local de que mais gostou durante a viagem a Portugal. A turista descreveu a localidade como uma pequena vila ligada ao surf, situada no extremo sudoeste do país, e afirmou que caminhar entre Sagres e o Cabo de São Vicente foi a sua atividade preferida de toda a viagem.

Caminhada até ao extremo sudoeste

O percurso mencionado pela visitante liga dois dos locais mais associados à paisagem desta parte do Algarve. O Cabo de São Vicente encontra-se a cerca de seis quilómetros do centro de Sagres, segundo o portal informativo Algarve Portugal Tourism, numa zona marcada por falésias sobre o Atlântico e pela exposição frequente ao vento.

A mesma fonte explica que o cabo corresponde ao ponto mais a sudoeste da Europa continental. Durante séculos, a localização esteve também associada à ideia de limite do mundo conhecido, antes das grandes viagens marítimas europeias alterarem a perceção geográfica do território.

Sagres guarda marcas ligadas à expansão marítima

Muito antes de se tornar um destino associado ao surf e às caminhadas junto à costa, Sagres ficou ligada à presença do Infante D. Henrique. O infante viveu entre Lagos e Sagres e reuniu na região especialistas ligados à astronomia, cartografia, geografia e construção naval durante o período das navegações portuguesas do século XV.

Um dos testemunhos desse passado é a Fortaleza de Sagres. A estrutura sofreu danos durante um ataque comandado pelo corsário inglês Francis Drake, em 1587, e voltou a ser afetada pelo terramoto de 1755. No interior encontra-se uma rosa dos ventos com 43 metros de diâmetro, cuja utilização original continua sem estar definitivamente esclarecida.

@heroiisa

POV: You found the cutest surf town in Europe 🏄🏼‍♀️🌊🌴🌺 📍Sagres, Portugal 🏄🏼‍♀️ Sagres was my favorite place in Portugal! It’s a small surf town in the most southwestern corner of Portugal and all of Europe. It has some of the best beaches in Portugal. My favorite thing to do during my entire trip to Portugal was hiking between Sagres and Cabo de São Vicente. 🚌 How to get there: Take bus 47 from Lagos Bus Station. Round-trip tickets are about €11-12. You can get to Lagos by train from Faro or by bus from Lisbon.

♬ original sound – Iisa Hero
Vídeo: TikTok @heroiisa | DR

Cabo ficou associado ao chamado “fim do mundo”

O Cabo de São Vicente recebeu o nome ligado ao santo cujos restos mortais terão sido encontrados naquela zona antes de serem transportados para Lisboa, em 1173. A mesma fonte destaca ainda que os romanos conheciam a área como Promontorium Sacrum, designação que significa “promontório sagrado” e que poderá estar relacionada com a origem do nome Sagres.

No local encontra-se igualmente um farol construído em 1846. O equipamento tem um alcance aproximado de 95 quilómetros e as falésias naquela área podem atingir cerca de 75 metros de altura, criando uma linha costeira que acompanha parte do trajeto escolhido pela turista durante a sua passagem pelo Algarve.

Praias e surf ajudam a marcar a identidade da vila

A visitante também chamou a atenção para as praias de Sagres, que considerou entre as melhores que encontrou em Portugal. A zona é particularmente associada ao surf, atividade presente durante todo o ano através de várias escolas que disponibilizam aulas e aluguer de equipamento.

Entre as praias da localidade encontram-se a Mareta, próxima do centro da vila, a Praia do Martinhal, procurada para a prática de windsurf, a Praia do Tonel, associada ao surf, e a Praia do Beliche. De salientar que o clima de Sagres tende a ser mais ventoso e ligeiramente mais fresco do que noutras áreas algarvias.

Vila distante dos principais centros turísticos

Sagres tem cerca de 2.000 habitantes e encontra-se no extremo sul da Costa Vicentina. Trata-se de um destino frequentado sobretudo por surfistas, caminhantes, mochileiros e visitantes interessados em natureza, que contrasta com outras zonas do Algarve onde a procura turística se concentra principalmente nas férias de praia.

Foi, contudo, o percurso feito a pé que ficou na memória da turista. No vídeo publicado no TikTok, a autora da página @heroiisa não se limitou a eleger Sagres como o seu lugar favorito em Portugal: destacou especificamente a caminhada até ao Cabo de São Vicente como a experiência de que mais gostou durante toda a viagem pelo país.

Leia também: Afro Nation regressa à Praia da Rocha em junho com Davido, Rema e Fally Ipupa

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Nacional

Maria Teresa Faleiro, 81 anos, vive há 22 na mesma casa em Lisboa e recebeu ordem de despejo: “Os velhos não têm proteção alguma. Este país não é para velhos”

20:10 17 Outubro, 2026 20:06 17 Outubro, 2026

A idosa de 81 anos, Maria Teresa Faleiro, recebeu uma ordem de despejo e tem até 6 de novembro para abandonar a casa onde vive há 22 anos, em Lisboa

Ernesto Nuno Cabrita | Fotos DR
Algarve

Faro despede-se de Ernesto Cabrita, o guia que dava a conhecer a cidade

19:35 17 Outubro, 2026 19:41 17 Outubro, 2026

Autarquia, associações e amigos recordam Ernesto Cabrita, guia turístico de Faro, após o acidente mortal de mota ocorrido esta sexta-feira, em Caliços

Irmãos Cristina e Alexandre Palma com a mãe.
Algarve Edição Papel

“Criou uma união muito gira entre nós”: Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento onde até se sentam à mesa com os hóspedes

18:10 17 Outubro, 2026 13:56 12 Outubro, 2026

Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento familiar onde a proximidade com os hóspedes se tornou parte do projeto

Opinião Política

Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos

16:10 17 Outubro, 2026 16:05 17 Outubro, 2026

"Continuamos a assistir ao desfile dos que bem dominam a arte de não desagradar a ninguém. Falam sem se comprometer (...) salienta José Figueiredo Santos

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data

17:10 17 Outubro, 2026 15:13 17 Outubro, 2026

A partir de 21 de outubro, duas frentes atlânticas poderão trazer chuva a várias regiões, acompanhadas por uma descida das temperaturas

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Mulher organizou o seu funeral em vida. Crédito: DR
Mundo

“Adorava estar presente”: mulher organizou o próprio funeral aos 80 anos para ouvir as homenagens

11:20 17 Outubro, 2026 12:13 17 Outubro, 2026

Mulher reuniu cerca de 100 convidados para celebrar a vida num funeral antecipado, com discursos, um caixão e um bolo de aniversário

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Política

A curiosa cidadania dos cidadãos que não devem fazer política | Por Luís Ganhão

10:30 17 Outubro, 2026 15:47 16 Outubro, 2026

"Quando se diz que uma manifestação de cidadãos se tornou uma manifestação política, o que muitas vezes se pretende dizer é que ela se tornou incómoda"

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Bacalhau à Brás.
Gastronomia Nacional

Americanos perguntaram a 3 especialistas qual é o prato que todos devem provar em Portugal e houve um que se destacou

20:00 17 Outubro, 2026 16:11 17 Outubro, 2026

A revista norte-americana Travel + Leisure consultou três especialistas em viagens para descobrir qual o prato que os turistas não devem perder em Portugal

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve, Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Nacional

Maria Teresa Faleiro, 81 anos, vive há 22 na mesma casa em Lisboa e recebeu ordem de despejo: “Os velhos não têm proteção alguma. Este país não é para velhos”

20:10 17 Outubro, 2026 20:06 17 Outubro, 2026

A idosa de 81 anos, Maria Teresa Faleiro, recebeu uma ordem de despejo e tem até 6 de novembro para abandonar a casa onde vive há 22 anos, em Lisboa

Ernesto Nuno Cabrita | Fotos DR
Algarve

Faro despede-se de Ernesto Cabrita, o guia que dava a conhecer a cidade

19:35 17 Outubro, 2026 19:41 17 Outubro, 2026

Autarquia, associações e amigos recordam Ernesto Cabrita, guia turístico de Faro, após o acidente mortal de mota ocorrido esta sexta-feira, em Caliços

Irmãos Cristina e Alexandre Palma com a mãe.
Algarve, Edição Papel

“Criou uma união muito gira entre nós”: Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento onde até se sentam à mesa com os hóspedes

18:10 17 Outubro, 2026 13:56 12 Outubro, 2026

Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento familiar onde a proximidade com os hóspedes se tornou parte do projeto

Opinião, Política

Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos

16:10 17 Outubro, 2026 16:05 17 Outubro, 2026

"Continuamos a assistir ao desfile dos que bem dominam a arte de não desagradar a ninguém. Falam sem se comprometer (...) salienta José Figueiredo Santos

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data

17:10 17 Outubro, 2026 15:13 17 Outubro, 2026

A partir de 21 de outubro, duas frentes atlânticas poderão trazer chuva a várias regiões, acompanhadas por uma descida das temperaturas

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Mulher organizou o seu funeral em vida. Crédito: DR
Mundo

“Adorava estar presente”: mulher organizou o próprio funeral aos 80 anos para ouvir as homenagens

11:20 17 Outubro, 2026 12:13 17 Outubro, 2026

Mulher reuniu cerca de 100 convidados para celebrar a vida num funeral antecipado, com discursos, um caixão e um bolo de aniversário

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Política

A curiosa cidadania dos cidadãos que não devem fazer política | Por Luís Ganhão

10:30 17 Outubro, 2026 15:47 16 Outubro, 2026

"Quando se diz que uma manifestação de cidadãos se tornou uma manifestação política, o que muitas vezes se pretende dizer é que ela se tornou incómoda"

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde, Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Bacalhau à Brás.
Gastronomia, Nacional

Americanos perguntaram a 3 especialistas qual é o prato que todos devem provar em Portugal e houve um que se destacou

20:00 17 Outubro, 2026 16:11 17 Outubro, 2026

A revista norte-americana Travel + Leisure consultou três especialistas em viagens para descobrir qual o prato que os turistas não devem perder em Portugal

Últimas Notícias

  • Maria Teresa Faleiro, 81 anos, vive há 22 na mesma casa em Lisboa e recebeu ordem de despejo: “Os velhos não têm proteção alguma. Este país não é para velhos”
    Maria Teresa Faleiro, 81 anos, vive há 22 na mesma casa em Lisboa e recebeu ordem de despejo: “Os velhos não têm proteção alguma. Este país não é para velhos”
  • Americanos perguntaram a 3 especialistas qual é o prato que todos devem provar em Portugal e houve um que se destacou
    Americanos perguntaram a 3 especialistas qual é o prato que todos devem provar em Portugal e houve um que se destacou
  • Faro despede-se de Ernesto Cabrita, o guia que dava a conhecer a cidade
    Faro despede-se de Ernesto Cabrita, o guia que dava a conhecer a cidade
  • Passaporte com novo prazo de validade? Isto é o que precisa de saber antes de renovar
    Passaporte com novo prazo de validade? Isto é o que precisa de saber antes de renovar
  • Horário de inverno está a chegar: relógios vão mudar em Portugal nesta data
    Horário de inverno está a chegar: relógios vão mudar em Portugal nesta data

Opinião

  • Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
    Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira

Europe Direct Algarve

  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal