Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fast Food. Crédito: Magnific
Fast Food. Crédito: Magnific
Saúde

Nem manteiga nem enchidos: especialista alerta para o ingrediente mais perigoso para o coração

Um farmacêutico espanhol alertou para um ingrediente presente em muitos ultraprocessados e fritos, defendendo que pode ser prejudicial para a saúde cardiovascular

20:00 2 Maio, 2026 17:22 2 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Muitos consumidores tentam evitar alimentos associados a riscos para a saúde, como carnes processadas, excesso de açúcar ou produtos com um tipo de ingrediente que seja muito calórico. No entanto, há ingredientes presentes em alimentos aparentemente inofensivos que também merecem atenção, sobretudo quando fazem parte da alimentação diária.

O alerta foi deixado por Sento Segarra, farmacêutico espanhol, num vídeo partilhado nas redes sociais, e citado pelo portal Mundo Deportivo. O especialista chamou a atenção para alguns óleos vegetais refinados, frequentemente usados em produtos ultraprocessados, fritos, molhos e maioneses industriais.

Segundo Segarra, estes ingredientes podem ser especialmente problemáticos para a saúde cardiovascular quando consumidos em excesso e de forma regular. O farmacêutico descreveu-os como alimentos “inflamatórios” para as artérias.

Ingrediente está em muitos ultraprocessados

De acordo com o farmacêutico, o problema não está apenas no óleo usado para cozinhar em casa, mas também nos ingredientes escondidos em produtos de supermercado.

Óleos como o de soja, milho, colza e girassol são frequentemente utilizados pela indústria alimentar, sobretudo por serem baratos, versáteis e fáceis de incorporar em diferentes produtos.

Podem estar presentes em fritos, snacks, molhos, produtos de pastelaria, refeições prontas e muitos ultraprocessados consumidos no dia a dia.

Refinamento reduz proteção natural

Sento Segarra defende que alguns destes óleos passam por processos de refinação intensos, perdendo parte dos compostos naturais que poderiam ter efeito protetor.

Segundo o farmacêutico, quando muito refinados, estes óleos ficam mais pobres em antioxidantes e podem ser mais vulneráveis à oxidação, sobretudo quando expostos a altas temperaturas.

A oxidação das gorduras é um dos pontos que preocupa vários especialistas, já que pode contribuir para a formação de compostos indesejáveis durante a confeção ou fritura.

Consumo excessivo preocupa especialistas

O risco associado a estes ingredientes depende sempre da quantidade, da frequência de consumo e do padrão alimentar global.

Um consumo ocasional não tem o mesmo impacto que uma dieta rica em ultraprocessados, fritos e produtos industriais. O problema surge quando estes alimentos substituem opções frescas e equilibradas de forma habitual.

Além disso, dietas muito ricas em óleos refinados e produtos industrializados podem contribuir para excesso calórico, aumento de peso e desequilíbrios nutricionais.

Atenção ao equilíbrio entre gorduras

Alguns óleos vegetais são ricos em ómega-6, um tipo de gordura essencial ao organismo, mas que deve existir em equilíbrio com outros nutrientes, incluindo ómega-3.

Quando a alimentação tem muito ómega-6 e pouco ómega-3, esse equilíbrio pode ficar comprometido. Por isso, os especialistas recomendam variedade e moderação no consumo de gorduras.

Mais do que eliminar todos os óleos vegetais, a recomendação passa por reduzir ultraprocessados e preferir fontes de gordura de melhor qualidade.

Azeite continua a ser uma boa opção

Em países mediterrânicos como Portugal e Espanha, o azeite virgem extra continua a ser uma das opções mais recomendadas para cozinhar e temperar.

Rico em gorduras monoinsaturadas e compostos antioxidantes, o azeite está associado à dieta mediterrânica, frequentemente apontada como uma das mais equilibradas para a saúde cardiovascular.

Ainda assim, também deve ser usado com moderação, uma vez que continua a ser uma gordura calórica.

Ler rótulos pode fazer diferença

Uma das formas mais simples de reduzir o consumo destes ingredientes é consultar a lista de ingredientes dos produtos embalados.

Se óleos refinados surgem entre os primeiros ingredientes, isso pode indicar uma presença significativa no produto.

Também convém ter atenção a alimentos que parecem saudáveis à primeira vista, mas que escondem gorduras, açúcares ou sal em excesso.

Escolhas simples protegem o coração

Para proteger a saúde cardiovascular, a alimentação deve privilegiar produtos frescos, legumes, fruta, leguminosas, cereais integrais, peixe, frutos secos e azeite.

Reduzir fritos, snacks, molhos industriais e ultraprocessados é uma medida simples que pode fazer diferença a longo prazo.

O alerta do farmacêutico serve sobretudo como lembrete: nem todos os produtos que parecem inofensivos são boas escolhas para consumo diário, e a saúde do coração começa muitas vezes nas decisões feitas no supermercado.

Leia também: Nem álcool nem Coca-Cola: milhões de pessoas consomem esta bebida diariamente mas Cristiano Ronaldo ‘nem lhe toca’

Ciência Nacional

Portugal prepara-se para eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912: saiba onde e a que horas

15:10 6 Agosto, 2026 23:06 6 Agosto, 2026 | João Luís

O fenómeno será visível em todo o país, mas apenas uma pequena zona contará com o eclipse total do Sol

Algarve Saúde

Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS

07:01 7 Agosto, 2026 07:07 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicatos denunciam falta de milhares de profissionais na região e criticam a contratação precária promovida pela ULS do Algarve

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)

06:00 7 Agosto, 2026 13:57 6 Agosto, 2026 | João Luís

Chuva e a trovoada estão de regresso, acompanhadas por poeiras vindas do Saara. A mudança chega já nos próximos dias

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas até 100 km/h: depressão vai ‘castigar’ esta região

09:30 6 Agosto, 2026 17:14 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva por vezes fortes, trovoada e rajadas até 100 km/h deverão marcar o estado do tempo num dos arquipélagos portugueses

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Algarve

Creche Salta-Pocinhas precisa de 580 mil euros para abrir em Faro

15:50 6 Agosto, 2026 16:05 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

AIPAR precisa de angariar 580 mil euros para concluir a creche Salta-Pocinhas, que terá horário noturno e aos fins de semana

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional

“Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem despedido aos 60 foi forçado a reformar‑se aos 62

21:30 6 Agosto, 2026 14:26 6 Agosto, 2026 | João Luís

Homem foi obrigado a reformar-se depois de ser despedido aos 60 com cortes na pensão: chama de “injustiça”

Algarve Cultura Gastronomia

Marisco da Ria Formosa e grandes concertos animam seis noites em Olhão

15:30 6 Agosto, 2026 15:28 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Festival do Marisco volta a celebrar a identidade marítima de Olhão, a gastronomia local e os produtos frescos da Ria Formosa

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: reformada revela o valor da pensão depois de 41 anos nos correios

20:00 5 Agosto, 2026 16:03 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de passar 41 anos nos correios, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, esta antiga carteira francesa reformou-se aos 62 anos

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

Homem de 82 anos vê Segurança Social negar-lhe o direito a pensão de velhice após 45 de descontos: tribunal teve a ‘última palavra’

19:00 5 Agosto, 2026 18:39 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem espanhol ficou sem direito a receber pensão de velhice por não ter descontado o suficiente nos 15 anos anteriores à reforma

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

“No meu tempo ganhava 150€ mas vivia melhor”: reformada compara antigo salário com pensão atual de 1.100€

16:10 5 Agosto, 2026 15:56 5 Agosto, 2026 | Luís Santos

Reformada espanhola revela como consegue gerir mensalmente uma pensão de 1.100 euros perante preços cada vez mais elevados

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Anel de diamante. Crédito: Foto AI
Ciência Nacional

“Anel de diamante”: este fenómeno raro durante o eclipse solar vai durar cerca de 26 segundos e é isto que vai acontecer

21:00 6 Agosto, 2026 18:37 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fenómeno conhecido como "anel de diamante" durará apenas cerca de 26 segundos em Portugal, durante o eclipse solar de 12 de agosto

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Ciência, Nacional

Portugal prepara-se para eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912: saiba onde e a que horas

15:10 6 Agosto, 2026 23:06 6 Agosto, 2026 | João Luís

O fenómeno será visível em todo o país, mas apenas uma pequena zona contará com o eclipse total do Sol

Algarve, Saúde

Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS

07:01 7 Agosto, 2026 07:07 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicatos denunciam falta de milhares de profissionais na região e criticam a contratação precária promovida pela ULS do Algarve

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)

06:00 7 Agosto, 2026 13:57 6 Agosto, 2026 | João Luís

Chuva e a trovoada estão de regresso, acompanhadas por poeiras vindas do Saara. A mudança chega já nos próximos dias

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas até 100 km/h: depressão vai ‘castigar’ esta região

09:30 6 Agosto, 2026 17:14 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva por vezes fortes, trovoada e rajadas até 100 km/h deverão marcar o estado do tempo num dos arquipélagos portugueses

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Algarve

Creche Salta-Pocinhas precisa de 580 mil euros para abrir em Faro

15:50 6 Agosto, 2026 16:05 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

AIPAR precisa de angariar 580 mil euros para concluir a creche Salta-Pocinhas, que terá horário noturno e aos fins de semana

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional

“Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem despedido aos 60 foi forçado a reformar‑se aos 62

21:30 6 Agosto, 2026 14:26 6 Agosto, 2026 | João Luís

Homem foi obrigado a reformar-se depois de ser despedido aos 60 com cortes na pensão: chama de “injustiça”

Algarve, Cultura, Gastronomia

Marisco da Ria Formosa e grandes concertos animam seis noites em Olhão

15:30 6 Agosto, 2026 15:28 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Festival do Marisco volta a celebrar a identidade marítima de Olhão, a gastronomia local e os produtos frescos da Ria Formosa

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: reformada revela o valor da pensão depois de 41 anos nos correios

20:00 5 Agosto, 2026 16:03 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de passar 41 anos nos correios, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, esta antiga carteira francesa reformou-se aos 62 anos

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Homem de 82 anos vê Segurança Social negar-lhe o direito a pensão de velhice após 45 de descontos: tribunal teve a ‘última palavra’

19:00 5 Agosto, 2026 18:39 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem espanhol ficou sem direito a receber pensão de velhice por não ter descontado o suficiente nos 15 anos anteriores à reforma

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“No meu tempo ganhava 150€ mas vivia melhor”: reformada compara antigo salário com pensão atual de 1.100€

16:10 5 Agosto, 2026 15:56 5 Agosto, 2026 | Luís Santos

Reformada espanhola revela como consegue gerir mensalmente uma pensão de 1.100 euros perante preços cada vez mais elevados

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Anel de diamante. Crédito: Foto AI
Ciência, Nacional

“Anel de diamante”: este fenómeno raro durante o eclipse solar vai durar cerca de 26 segundos e é isto que vai acontecer

21:00 6 Agosto, 2026 18:37 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fenómeno conhecido como "anel de diamante" durará apenas cerca de 26 segundos em Portugal, durante o eclipse solar de 12 de agosto

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve, Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Últimas Notícias

  • Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS
    Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS
  • Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)
    Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)
  • “Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem despedido aos 60 foi forçado a reformar‑se aos 62
    “Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem despedido aos 60 foi forçado a reformar‑se aos 62
  • “Anel de diamante”: este fenómeno raro durante o eclipse solar vai durar cerca de 26 segundos e é isto que vai acontecer
    “Anel de diamante”: este fenómeno raro durante o eclipse solar vai durar cerca de 26 segundos e é isto que vai acontecer
  • Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro
    Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

Opinião

  • Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
    Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
  • A Estrela da Manhã – nova saga do norueguês Karl Ove Knausgard | Por Paulo Serra
    A Estrela da Manhã – nova saga do norueguês Karl Ove Knausgard | Por Paulo Serra
  • Profissional não profissionalizada – Uma reflexão de agosto | Por Ana Alexandra Resende
    Profissional não profissionalizada – Uma reflexão de agosto | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
    Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
  • União Europeia ‘aperta’: novas regras europeias vão proibir estas embalagens e algumas entram em vigor já nesta data
    União Europeia ‘aperta’: novas regras europeias vão proibir estas embalagens e algumas entram em vigor já nesta data
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento