Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Streaming. Crédito: Freepik
Streaming. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Nacional, Tech

Tem canais ‘pirata’? União Europeia prepara regras mais duras e IPTV ilegal pode ser bloqueada em 30 minutos

União Europeia está a estudar uma nova abordagem para travar as transmissões ilegais de eventos desportivos através de IPTV

14:10 11 Agosto, 2026 19:56 12 Agosto, 2026 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A União Europeia está a estudar uma nova abordagem para travar as transmissões ilegais de eventos desportivos através de IPTV e outras plataformas de streaming. Depois de vários países terem adotado sistemas de bloqueio com resultados desiguais, um estudo apresentado ao Parlamento Europeu defende que as atuais medidas voluntárias podem não ser suficientes.

O documento propõe a criação de regras vinculativas que permitam bloquear uma transmissão ilegal num prazo máximo de 30 minutos, alargando a obrigação de intervenção a vários intervenientes da infraestrutura da Internet. A proposta ainda terá de ser analisada e, nesta fase, não significa que exista já uma nova lei europeia em vigor.

Bloqueios podem deixar de depender apenas das operadoras

Uma das principais alterações sugeridas é o alargamento do número de entidades chamadas a atuar. Atualmente, muitas das medidas contra a IPTV ilegal passam pelos operadores de telecomunicações, que recebem ordens para impedir o acesso a determinados endereços ou domínios.

O novo modelo pretende ir mais longe. Entre os serviços que poderiam ser abrangidos estão fornecedores de DNS, redes de distribuição de conteúdos (CDN), empresas de alojamento e até serviços de VPN.

A ideia é reduzir drasticamente o tempo entre a deteção de uma transmissão sem autorização e o respetivo bloqueio. Esta rapidez é especialmente relevante no caso do futebol e de outros eventos desportivos em direto, porque uma intervenção realizada várias horas depois tem pouco efeito quando o jogo já terminou.

Modelo aproxima-se do sistema utilizado em Itália

A proposta inspira-se em parte no Piracy Shield, sistema adotado em Itália para acelerar o bloqueio de transmissões ilegais. O mecanismo permite identificar determinados endereços e ordenar rapidamente o seu bloqueio durante eventos protegidos por direitos de transmissão.

Para aplicar uma solução semelhante a nível europeu, cada Estado-membro poderia ter de criar ou designar uma autoridade com competências para acompanhar estes casos e emitir ordens de bloqueio de forma célere.

O objetivo seria criar um processo coordenado e suficientemente rápido para impedir que uma transmissão ilegal continue disponível durante grande parte de um jogo ou competição.

Bloquear depressa também aumenta o risco de erros

A rapidez levanta, contudo, problemas técnicos. Um mesmo endereço IP ou infraestrutura digital pode servir simultaneamente vários serviços, pelo que bloquear um determinado recurso pode acabar por afetar páginas e plataformas que nada têm que ver com pirataria.

Experiências realizadas noutros países já mostraram esse risco. Sistemas mais agressivos de bloqueio podem provocar indisponibilidades temporárias de serviços legítimos quando existe partilha de infraestrutura, nomeadamente através de serviços cloud ou redes de distribuição de conteúdos. Por esse motivo, o estudo defende a introdução de salvaguardas destinadas a reduzir os chamados bloqueios excessivos.

Bloqueio teria de terminar quando acabasse o evento

Entre as soluções analisadas está a obrigação de retirar o bloqueio assim que terminasse o evento desportivo que lhe deu origem. Uma transmissão ilegal de um jogo, por exemplo, não justificaria manter indefinidamente inacessível o endereço utilizado.

O documento coloca ainda a hipótese de existir responsabilidade financeira dos titulares dos direitos quando uma ordem incorreta provoque danos em serviços perfeitamente legais. Este ponto procura equilibrar dois interesses diferentes: permitir uma atuação muito rápida contra transmissões sem autorização e, ao mesmo tempo, evitar que essa rapidez cause danos injustificados a terceiros.

Preço das subscrições também entra na discussão

A análise não coloca toda a responsabilidade pela pirataria na tecnologia. O documento chama igualmente a atenção para a fragmentação dos conteúdos entre diferentes plataformas e para o preço das subscrições, fatores que podem contribuir para a procura de serviços ilegais.

Um consumidor que pretenda acompanhar várias competições pode precisar atualmente de contratar diferentes serviços, acumulando mensalidades. Essa dispersão é apontada como um dos problemas que o combate exclusivamente técnico não consegue resolver.

Assim, além de mecanismos de bloqueio mais rápidos, o estudo considera que ofertas legais mais simples e acessíveis podem desempenhar um papel na redução da procura por alternativas piratas.

Para já, o bloqueio em 30 minutos é uma proposta em análise e não uma regra europeia já aplicada. Caso avance para legislação vinculativa, representaria uma mudança significativa no combate à IPTV ilegal, sobretudo por envolver um número muito maior de empresas e serviços da infraestrutura digital.

Leia também: Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução: conheça a idade máxima para continuar a conduzir estas categorias

16:30 13 Setembro, 2026 17:29 13 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas categorias da carta de condução deixam de poder ser revalidadas aos 67 anos, enquanto noutras passam a existir limitações no peso dos veículos permitidos

Algarve

Tony Carreira interrompe concerto no Algarve e ‘deixou recado’ a espetadora: “Deixe o lugar a uma pessoa que goste”

16:10 13 Setembro, 2026 17:26 13 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto feito por uma espetadora na primeira fila levou Tony Carreira a interromper o concerto e a deixar um recado diretamente do palco

Padeiro em serviço.
Economia Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Dia nublado e com vento
Tempo

Vem aí descida das temperaturas e muito vento: mudança atmosférica chega a Portugal neste dia

17:40 13 Setembro, 2026 17:00 13 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteored, a descida das temperaturas deverá chegar acompanhada por uma mudança na circulação atmosférica e por um reforço do vento

Camionista em serviço.
Europa

Sheila é camionista há 23 anos e fala das dificuldades do seu trabalho: “São muitas horas e isso sente-se na família, faço 150.000 km por ano”

13:00 13 Setembro, 2026 00:29 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 47 anos e 2 filhos, a camionista espanhola relatou em entrevista as dificuldades do seu trabalho, pelo qual tem grande estima

Rolo de papel higiénico no frigorífico.
Vida & Lazer

Viu um rolo de papel higiénico dentro do frigorífico? Saiba para que serve e por que se recomenda que o coloque

18:40 13 Setembro, 2026 01:16 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhóis recomendam colocação de um rolo de papel higiénico no frigorífico com objetivo de combater odores

Mercado de Olhão.
Algarve

“Adaptámo-nos rapidamente”: francesa que já viveu na China elegeu esta cidade no Algarve para um novo capítulo com a família

15:50 13 Setembro, 2026 16:09 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre o padel, os passeios à Armona e novos contactos, Maya, natural de França, encontrou em Olhão uma vida diferente

Salário. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Aumentos do salário em Portugal devem rondar os 3,2% em 2027 mas empresas vão ser mais seletivas

08:00 13 Setembro, 2026 13:08 9 Setembro, 2026 | João Luís

Os orçamentos destinados a aumentos de salário nas empresas em Portugal deverão passar de 3% em 2026 para 3,2% em 2027

Algarve Cultura Edição Papel Gastronomia

Loulé recebe FAVA com entrada gratuita mais de 100 expositores

08:50 13 Setembro, 2026 19:03 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sétima edição da FAVA prevê servir cinco mil refeições vegetais e junta gastronomia, 100 atividades e um mercado de trocas no Parque Municipal de Loulé

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Homem de negócios.
Economia Europa Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Ajudou o vizinho durante 15 anos porque lhe prometeu as terras mas no fim recebeu apenas 5.000€: tribunal acabou por decidir

18:20 13 Setembro, 2026 17:44 13 Setembro, 2026 | Luís Santos

A promessa feita pelo vizinho sobre o futuro das terras acabou por dar origem a uma disputa que chegou aos tribunais irlandeses

Tapete húmido na casa de banho. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Parece limpo mas a humidade conta outra história: especialistas explicam com que frequência deve lavar o tapete da casa de banho

17:10 13 Setembro, 2026 14:16 13 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Especialistas explicam com que frequência deve lavar o tapete da casa de banho e em que situações convém antecipar a lavagem

Homem de 79 anos vítima de homicídio em Lagos. Foto: DR
Algarve

Prisão preventiva para caseiro de 45 anos suspeito de matar patrões em Lagos

22:21 12 Setembro, 2026 22:42 12 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Decisão foi tomada após interrogatório judicial em Portimão. PJ investiga os homicídios em Lagos e a eventual existência de outras pessoas envolvidas

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução: conheça a idade máxima para continuar a conduzir estas categorias

16:30 13 Setembro, 2026 17:29 13 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas categorias da carta de condução deixam de poder ser revalidadas aos 67 anos, enquanto noutras passam a existir limitações no peso dos veículos permitidos

Algarve

Tony Carreira interrompe concerto no Algarve e ‘deixou recado’ a espetadora: “Deixe o lugar a uma pessoa que goste”

16:10 13 Setembro, 2026 17:26 13 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto feito por uma espetadora na primeira fila levou Tony Carreira a interromper o concerto e a deixar um recado diretamente do palco

Padeiro em serviço.
Economia, Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Dia nublado e com vento
Tempo

Vem aí descida das temperaturas e muito vento: mudança atmosférica chega a Portugal neste dia

17:40 13 Setembro, 2026 17:00 13 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteored, a descida das temperaturas deverá chegar acompanhada por uma mudança na circulação atmosférica e por um reforço do vento

Camionista em serviço.
Europa

Sheila é camionista há 23 anos e fala das dificuldades do seu trabalho: “São muitas horas e isso sente-se na família, faço 150.000 km por ano”

13:00 13 Setembro, 2026 00:29 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 47 anos e 2 filhos, a camionista espanhola relatou em entrevista as dificuldades do seu trabalho, pelo qual tem grande estima

Rolo de papel higiénico no frigorífico.
Vida & Lazer

Viu um rolo de papel higiénico dentro do frigorífico? Saiba para que serve e por que se recomenda que o coloque

18:40 13 Setembro, 2026 01:16 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhóis recomendam colocação de um rolo de papel higiénico no frigorífico com objetivo de combater odores

Mercado de Olhão.
Algarve

“Adaptámo-nos rapidamente”: francesa que já viveu na China elegeu esta cidade no Algarve para um novo capítulo com a família

15:50 13 Setembro, 2026 16:09 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre o padel, os passeios à Armona e novos contactos, Maya, natural de França, encontrou em Olhão uma vida diferente

Salário. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Aumentos do salário em Portugal devem rondar os 3,2% em 2027 mas empresas vão ser mais seletivas

08:00 13 Setembro, 2026 13:08 9 Setembro, 2026 | João Luís

Os orçamentos destinados a aumentos de salário nas empresas em Portugal deverão passar de 3% em 2026 para 3,2% em 2027

Algarve, Cultura, Edição Papel, Gastronomia

Loulé recebe FAVA com entrada gratuita mais de 100 expositores

08:50 13 Setembro, 2026 19:03 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sétima edição da FAVA prevê servir cinco mil refeições vegetais e junta gastronomia, 100 atividades e um mercado de trocas no Parque Municipal de Loulé

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Homem de negócios.
Economia, Europa, Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Ajudou o vizinho durante 15 anos porque lhe prometeu as terras mas no fim recebeu apenas 5.000€: tribunal acabou por decidir

18:20 13 Setembro, 2026 17:44 13 Setembro, 2026 | Luís Santos

A promessa feita pelo vizinho sobre o futuro das terras acabou por dar origem a uma disputa que chegou aos tribunais irlandeses

Tapete húmido na casa de banho. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Parece limpo mas a humidade conta outra história: especialistas explicam com que frequência deve lavar o tapete da casa de banho

17:10 13 Setembro, 2026 14:16 13 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Especialistas explicam com que frequência deve lavar o tapete da casa de banho e em que situações convém antecipar a lavagem

Homem de 79 anos vítima de homicídio em Lagos. Foto: DR
Algarve

Prisão preventiva para caseiro de 45 anos suspeito de matar patrões em Lagos

22:21 12 Setembro, 2026 22:42 12 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Decisão foi tomada após interrogatório judicial em Portimão. PJ investiga os homicídios em Lagos e a eventual existência de outras pessoas envolvidas

Últimas Notícias

  • Se o seu carro passou na inspeção, atenção: não significa que esteja tudo legal e este é o detalhe que muitos confundem
    Se o seu carro passou na inspeção, atenção: não significa que esteja tudo legal e este é o detalhe que muitos confundem
  • Tem emprego e filhos? Pode receber dinheiro da Segurança Social todos os meses mesmo trabalhando
    Tem emprego e filhos? Pode receber dinheiro da Segurança Social todos os meses mesmo trabalhando
  • Viu um rolo de papel higiénico dentro do frigorífico? Saiba para que serve e por que se recomenda que o coloque
    Viu um rolo de papel higiénico dentro do frigorífico? Saiba para que serve e por que se recomenda que o coloque
  • Ajudou o vizinho durante 15 anos porque lhe prometeu as terras mas no fim recebeu apenas 5.000€: tribunal acabou por decidir
    Ajudou o vizinho durante 15 anos porque lhe prometeu as terras mas no fim recebeu apenas 5.000€: tribunal acabou por decidir
  • Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”
    Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

Opinião

  • Fernando Alexandre pode ser o ministro que a Educação esperava há décadas | Por Henrique Dias Freire
    Fernando Alexandre pode ser o ministro que a Educação esperava há décadas | Por Henrique Dias Freire
  • Tempus fugit (o tempo foge): Florbela Espanca no Algarve e as infelicidades da poetisa | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): Florbela Espanca no Algarve e as infelicidades da poetisa | Por Óscar Caeiro Pinto
  • A Democracia que se cuide | Por Miguel Freitas
    A Democracia que se cuide | Por Miguel Freitas

Europe Direct Algarve

  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
  • Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
    Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento