Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Pensionistas que recebem esta prestação da Segurança Social podem perdê-la se deixarem de cumprir este requisito

Esta prestação da Segurança Social exige aos beneficiários a permanência em território nacional durante um período de tempo obrigatório

17:30 24 Agosto, 2026 16:52 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Passar vários meses no estrangeiro pode ter consequências para quem recebe determinados apoios da Segurança Social. No caso do Complemento Solidário para Idosos (CSI), a lei exige uma permanência mínima anual em Portugal, mesmo quando o beneficiário mantém cá a sua morada.

O limite resulta do Decreto-Lei n.º 232/2005, que obriga os beneficiários do CSI a permanecer em território nacional durante, pelo menos, 270 dias em cada ano civil.

CSI não é uma pensão de reforma

O CSI é um apoio mensal destinado a pensionistas com baixos rendimentos. Não substitui a pensão de reforma, funcionando como um complemento calculado de acordo com os recursos do beneficiário e do respetivo agregado familiar.

De acordo com o guia da Segurança Social, também pode abranger pensionistas de invalidez que não recebam a Prestação Social para a Inclusão (PSI). O pagamento mantém-se apenas enquanto continuarem reunidas todas as condições de atribuição.

Beneficiário tem de permanecer 270 dias por ano em Portugal

Para efeitos do CSI, são considerados residentes legais os cidadãos nacionais, os estrangeiros com título válido de residência, os refugiados e os apátridas com proteção temporária que permaneçam em Portugal durante, pelo menos, 270 dias por ano.

Num ano com 365 dias, esta regra permite ao beneficiário permanecer no estrangeiro até 95 dias. Num ano bissexto, com 366 dias, a ausência poderá chegar aos 96 dias, desde que sejam cumpridos os 270 dias em Portugal.

O cálculo deve considerar todas as ausências realizadas ao longo do mesmo ano civil. Assim, o limite pode ser ultrapassado através de uma única permanência prolongada no estrangeiro ou pela soma de várias viagens mais curtas.

Permanência fora do país pode suspender pagamento

Quando o beneficiário não cumpre a condição de residência, a Segurança Social pode suspender o CSI. Segundo o artigo 11.º do referido diploma, a suspensão produz efeitos a partir do mês seguinte àquele em que ocorreu o incumprimento.

A lei estabelece ainda que a decisão de suspensão não está sujeita a audiência prévia. Depois de conhecer os factos, a entidade responsável dispõe de 30 dias úteis para notificar o beneficiário e, se for necessário, exigir a devolução dos pagamentos indevidos.

O CSI pode voltar a ser pago no mês seguinte àquele em que deixem de existir as circunstâncias que provocaram a suspensão. Contudo, a retoma depende de o beneficiário voltar a reunir as condições exigidas e de a situação ser reconhecida pela Segurança Social.

Suspensão durante dois anos termina com o direito ao CSI

A suspensão não corresponde imediatamente ao fim definitivo do apoio. No entanto, se a situação se prolongar durante dois anos, o direito ao Complemento Solidário para Idosos cessa. Os valores pagos depois do momento em que a prestação deveria ter sido suspensa são considerados indevidos. A Segurança Social pode exigir a sua restituição, mesmo que o beneficiário tenha continuado a receber normalmente durante vários meses.

Além do incumprimento da regra dos 270 dias, o CSI também pode ser suspenso quando deixam de estar reunidas as condições económicas ou quando o beneficiário não cumpre os deveres de informação previstos na lei.

Nem todas as viagens têm de ser comunicadas

A legislação não determina que todas as férias ou viagens de curta duração tenham de ser comunicadas previamente. O beneficiário deve, porém, controlar o número total de dias passados fora do território nacional para não ficar abaixo dos 270 dias de permanência anual.

O que tem obrigatoriamente de ser comunicado é qualquer alteração de residência ou da composição do agregado familiar. Esta informação deve ser transmitida à Segurança Social no prazo de 15 dias úteis após a mudança.

O beneficiário também deve apresentar os documentos solicitados para confirmar a sua residência e a situação patrimonial, financeira ou familiar. As falsas declarações e as omissões podem levar à devolução dos valores recebidos e ao apuramento de responsabilidade contraordenacional ou penal.

Leia também: Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já recebe reforma? Pode ter direito a uma segunda pensão (mas tem um prazo para o fazer sem perder dinheiro)

07:00 24 Agosto, 2026 17:11 23 Agosto, 2026 | João Luís

Recebe reforma? Em determinadas situações pode acumular outra pensão, mas deixar passar o prazo pode significar perder pagamentos

Praia da Bordeira.
Algarve

Luís Figo tem casa em Albufeira mas descobriu esta praia a 80 km para estender a toalha e ter sossego

10:20 24 Agosto, 2026 10:13 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Por um dia, Luís Figo e Helen Svedin trocaram a zona de Albufeira pela Costa Vicentina e descobriram uma praia onde o espaço não falta

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte, trovoada e rajadas até 70 km/h: mau tempo em Portugal não dá tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 24 Agosto, 2026 17:42 23 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva poderá ser por vezes intensa em várias regiões e o vento vai ganhar força. Açores e Madeira também terão períodos de precipitação

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

18:20 23 Agosto, 2026 16:37 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Teto máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor no próximo ano

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e frio fora de época: estas serão as regiões afetadas e podem ter 150 mm e rajadas de 70 km/h

06:30 24 Agosto, 2026 16:59 23 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal prepara-se para uma última semana de agosto marcada por chuva intensa, rajadas até 70 km/h e uma forte descida das temperaturas. No Minho, a precipitação acumulada poderá superar os 150 mm

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Tem mais de 55 anos? Saiba quem tem direito à pre-reforma em 2026

15:30 24 Agosto, 2026 15:08 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

É possível reduzir o horário de trabalho perto da idade da reforma. A pré-reforma permite fazê-lo sem perder o salário. Conheça as condições

Algarve Vida & Lazer

Mariza dá voz ao Réveillon 2027 em Vilamoura

11:54 24 Agosto, 2026 11:54 24 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Vilamoura recebe um Réveillon com concerto de Mariza, jantar de gala, bar aberto, fogo de artifício e ceia no Centro de Congressos

Algarve Saúde

Albufeira vai receber nova clínica de hemodiálise junto à EN125

11:13 24 Agosto, 2026 11:15 24 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Nova unidade de hemodiálise ficará numa zona central de Albufeira e deverá servir também doentes de Loulé, Silves e de férias no Algarve

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Tech

Quer ganhar dinheiro mais depressa? A inteligência artificial diz que este pode ser o negócio mais rápido para ganhar dinheiro

11:30 24 Agosto, 2026 12:06 24 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

A resposta pode surpreender muitos empreendedores. Há uma área que combina baixos custos, forte procura e potencial de crescimento

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Gerente com 34 anos de casa despedida da Mercadona por fazer descontos a um vizinho: tribunal ‘julgou’ o caso e deu razão à empresa

17:20 23 Agosto, 2026 16:25 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este caso, no qual uma gerente da Mercadona com 34 anos de casa foi despedida por fazer descontos a um vizinho, foi resolvido pelo tribunal espanhol

Algarve Economia Edição Papel Opinião

Portugal não está preparado para a crise turística que se aproxima | Editorial de Henrique Dias Freire

07:30 22 Agosto, 2026 11:11 24 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

"Um destino não é sustentável porque recebe turistas durante todo o ano. É sustentável quando quem lá vive consegue continuar a viver lá"

Sapatos no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tira os sapatos quando entra em casa? Médico explica se está a fazer a escolha certa (ou não)

15:30 23 Agosto, 2026 11:56 23 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem o faça por hábito e quem nunca pense nisso. Um médico explica os riscos e os benefícios desta escolha ao chegar a casa

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Nacional

Segurança Social confirma: estes são os anos que tem de descontar para receber a reforma sem penalizações em 2026

18:00 24 Agosto, 2026 17:17 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba quantos anos de descontos são necessários em 2026 e quais as regras da Segurança Social para a reforma

Algarve

Albufeira e Loulé: GNR detém 16 pessoas em operações noturnas

17:55 24 Agosto, 2026 17:54 24 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Fiscalizações da GNR resultaram em 16 detenções, droga apreendida e 37 autos; outra ação levou à apreensão de sete motociclos

Autódromo de Portimão.
Algarve

Acordo assinado: mega evento vai chegar em 2027 a esta “montanha-russa” no Algarve e trará 200.000 visitantes em 3 dias

17:50 24 Agosto, 2026 16:23 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai voltar a receber a Fórmula 1 em 2027 e 2028, com o circuito de Portimão a substituir Zandvoort

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já recebe reforma? Pode ter direito a uma segunda pensão (mas tem um prazo para o fazer sem perder dinheiro)

07:00 24 Agosto, 2026 17:11 23 Agosto, 2026 | João Luís

Recebe reforma? Em determinadas situações pode acumular outra pensão, mas deixar passar o prazo pode significar perder pagamentos

Praia da Bordeira.
Algarve

Luís Figo tem casa em Albufeira mas descobriu esta praia a 80 km para estender a toalha e ter sossego

10:20 24 Agosto, 2026 10:13 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Por um dia, Luís Figo e Helen Svedin trocaram a zona de Albufeira pela Costa Vicentina e descobriram uma praia onde o espaço não falta

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte, trovoada e rajadas até 70 km/h: mau tempo em Portugal não dá tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 24 Agosto, 2026 17:42 23 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva poderá ser por vezes intensa em várias regiões e o vento vai ganhar força. Açores e Madeira também terão períodos de precipitação

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

18:20 23 Agosto, 2026 16:37 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Teto máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor no próximo ano

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e frio fora de época: estas serão as regiões afetadas e podem ter 150 mm e rajadas de 70 km/h

06:30 24 Agosto, 2026 16:59 23 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal prepara-se para uma última semana de agosto marcada por chuva intensa, rajadas até 70 km/h e uma forte descida das temperaturas. No Minho, a precipitação acumulada poderá superar os 150 mm

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Tem mais de 55 anos? Saiba quem tem direito à pre-reforma em 2026

15:30 24 Agosto, 2026 15:08 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

É possível reduzir o horário de trabalho perto da idade da reforma. A pré-reforma permite fazê-lo sem perder o salário. Conheça as condições

Algarve, Vida & Lazer

Mariza dá voz ao Réveillon 2027 em Vilamoura

11:54 24 Agosto, 2026 11:54 24 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Vilamoura recebe um Réveillon com concerto de Mariza, jantar de gala, bar aberto, fogo de artifício e ceia no Centro de Congressos

Algarve, Saúde

Albufeira vai receber nova clínica de hemodiálise junto à EN125

11:13 24 Agosto, 2026 11:15 24 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Nova unidade de hemodiálise ficará numa zona central de Albufeira e deverá servir também doentes de Loulé, Silves e de férias no Algarve

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Quer ganhar dinheiro mais depressa? A inteligência artificial diz que este pode ser o negócio mais rápido para ganhar dinheiro

11:30 24 Agosto, 2026 12:06 24 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

A resposta pode surpreender muitos empreendedores. Há uma área que combina baixos custos, forte procura e potencial de crescimento

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Gerente com 34 anos de casa despedida da Mercadona por fazer descontos a um vizinho: tribunal ‘julgou’ o caso e deu razão à empresa

17:20 23 Agosto, 2026 16:25 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este caso, no qual uma gerente da Mercadona com 34 anos de casa foi despedida por fazer descontos a um vizinho, foi resolvido pelo tribunal espanhol

Algarve, Economia, Edição Papel, Opinião

Portugal não está preparado para a crise turística que se aproxima | Editorial de Henrique Dias Freire

07:30 22 Agosto, 2026 11:11 24 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

"Um destino não é sustentável porque recebe turistas durante todo o ano. É sustentável quando quem lá vive consegue continuar a viver lá"

Sapatos no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tira os sapatos quando entra em casa? Médico explica se está a fazer a escolha certa (ou não)

15:30 23 Agosto, 2026 11:56 23 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem o faça por hábito e quem nunca pense nisso. Um médico explica os riscos e os benefícios desta escolha ao chegar a casa

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Nacional

Segurança Social confirma: estes são os anos que tem de descontar para receber a reforma sem penalizações em 2026

18:00 24 Agosto, 2026 17:17 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba quantos anos de descontos são necessários em 2026 e quais as regras da Segurança Social para a reforma

Algarve

Albufeira e Loulé: GNR detém 16 pessoas em operações noturnas

17:55 24 Agosto, 2026 17:54 24 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Fiscalizações da GNR resultaram em 16 detenções, droga apreendida e 37 autos; outra ação levou à apreensão de sete motociclos

Autódromo de Portimão.
Algarve

Acordo assinado: mega evento vai chegar em 2027 a esta “montanha-russa” no Algarve e trará 200.000 visitantes em 3 dias

17:50 24 Agosto, 2026 16:23 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai voltar a receber a Fórmula 1 em 2027 e 2028, com o circuito de Portimão a substituir Zandvoort

Últimas Notícias

  • “Merece mais atenção”: visitantes destacam este restaurante no Algarve em que a carne é ‘rainha’ e onde se come por menos de 20€
    “Merece mais atenção”: visitantes destacam este restaurante no Algarve em que a carne é ‘rainha’ e onde se come por menos de 20€
  • “De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho
    “De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho
  • Segurança Social confirma: estes são os anos que tem de descontar para receber a reforma sem penalizações em 2026
    Segurança Social confirma: estes são os anos que tem de descontar para receber a reforma sem penalizações em 2026
  • Albufeira e Loulé: GNR detém 16 pessoas em operações noturnas
    Albufeira e Loulé: GNR detém 16 pessoas em operações noturnas
  • Acordo assinado: mega evento vai chegar em 2027 a esta “montanha-russa” no Algarve e trará 200.000 visitantes em 3 dias
    Acordo assinado: mega evento vai chegar em 2027 a esta “montanha-russa” no Algarve e trará 200.000 visitantes em 3 dias

Opinião

  • A pequena magia das coisas | Por Ana Alexandra Resende
    A pequena magia das coisas | Por Ana Alexandra Resende
  • Desigualdade no acesso ao ensino superior persiste: afinal, o que aprendemos até aqui? | Por Henrique Dias Freire
    Desigualdade no acesso ao ensino superior persiste: afinal, o que aprendemos até aqui? | Por Henrique Dias Freire
  • Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

Europe Direct Algarve

  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento