Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Agressões e facadas: gangues a definir territórios e jovens sedentos de festas na noite lisboeta

Grupos criminosos, controlo de territórios e (des)confinamento com jovens sedentos de festas são alguns motivos apontados para as agressões e facadas na noite lisboeta

13:21 23 Setembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os episódios de violência têm-se multiplicado nas últimas semanas nos principais locais de diversão noturna de Lisboa, como o Bairro Alto, Cais do Sodré e Santos. Foram já registados a morte de um homem a tiro, esfaqueamentos e muitas agressões, algumas delas registadas em vídeos que circulam nas redes sociais. A PSP tem reforçado o efetivo nestes locais da capital mas os comerciantes contactados pelo Expresso consideram que o número de operacionais não é suficiente para o grande aglomerado de pessoas que se juntam nas ruas daqueles bairros, sobretudo nas noites de sexta e sábado.

“A polícia só aparece depois da confusão já estar instalada e de os agressores terem desaparecido de circulação”, critica um empresário da noite do Bairro Alto, sob anonimato. Em todo o caso, elogia o facto de as forças de segurança já controlarem melhor as festas improvisadas, com música projetada por colunas de som no meio da rua e a venda ilegal de garrafas de álcool.

O Expresso sabe que a violência na noite de Lisboa tem sido motivo de várias reuniões e relatórios internos da PSP. Uma fonte da divisão de investigação criminal daquela polícia aponta duas causas principais para o fenómeno: a luta de pequenos gangues pelo controlo do território do tráfico de droga e de grupos criminosos que aproveitam os ajuntamentos para realizar roubos; e o facto de o desconfinamento ter levado a um grande aglomerado de pessoas nas ruas, sedentas de diversão. “Durante a pandemia muitos jovens estiveram fechados em casa muito tempo e tentam agora compensar esse tempo perdido e os ânimos por vezes exaltam-se.”

Um jovem de 18 anos que costuma frequentar estes locais de diversão noturna conta, no entanto, que também por vezes a polícia se excede na sua atuação. “Na última sexta-feira, à 1h30, em Santos, a PSP fez um cordão de segurança e começou a avançar no sentido de retirar as pessoas do largo. No final acabaram por empurrar e a dar bastonadas e um amigo meu levou com gás pimenta sem ter feito nada.” O facto de as discotecas ainda não terem aberto portas é apontado como um dos motivos que levam os mais noctívagos a ficarem em magotes nas ruas até altas horas da madrugada.

FATORES DE RISCO

Para o sociólogo Alberto Peixoto, o excesso de pessoas concentradas de forma desregulada “confere anonimato e um sentimento de impunidade”. Neste contexto “compreende-se a prevalência de comportamentos desviantes”.

Já o psicólogo clínico e forense Mauro Paulino entende que ainda que se possa admitir que o levantar das restrições resulte agora num extravasar de comportamentos, há outros fatores que contribuem para esta escalada de violência, evoluindo de agressões casuais para homicídios.

“Estamos a falar de fatores como o álcool em excesso, o consumo de estupefacientes e a idade dos envolvidos, que leva também a fenómenos grupais cuja linguagem para a afirmação ou compensação social é a violência. Só aqui temos vários dos fatores de risco para o comportamento criminal e violento.”

O psicólogo Miguel Ricou frisa que o confinamento significa, para os mais jovens, riscos acrescidos. “Ficaram mais sujeitos aos problemas psicológicos dos pais e aos problemas de adição dos mesmos, quando os havia. Estiveram mais sujeitos aos maus tratos e negligências, uma vez que a proteção da escola desapareceu ou diminuiu. O ensino não foi provavelmente tão rentável e existiram situa­ções de aumento de desemprego. Todos estes fatores são de risco, potenciam problemas emocionais que facilitam comportamentos de descompensação, como pode ser exemplo a violência.”

Miguel Basto Pereira, psicólogo do ISPA — Instituto Universitário, defende que é preciso encontrar soluções que previnam a concentração de jovens em festas de rua após o fecho dos estabelecimentos comerciais, uma vez que ao álcool, às drogas e às regras ambíguas, “junta-se uma completa falta de supervisão social, e um maior sentimento de impunidade”.

Notícia exclusiva do parceiro do jornal Postal do Algarve: Expresso

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Cabine de avião.
Europa Nacional

Regras mudam na UE: companhias aéreas já não podem cobrar taxas a quem se enganar a escrever o nome no momento da reserva

11:20 15 Junho, 2026 11:24 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Acordo político na UE poderá acabar com uma cobrança que já custou dezenas ou até centenas de euros a muitos passageiros

Algarve

Nuno Rio leva a Paris modelo digital para salvaguardar arquitetura tradicional

10:27 15 Junho, 2026 11:05 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Estudo usa coberturas tradicionais em telha canal, características do Algarve, como caso de aplicação

Algarve Cultura

Portimão recebe Feira do Livro com autores, música e atividades para famílias

07:26 15 Junho, 2026 07:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Gonçalo M. Tavares, Raul Minh’Alma, David Machado, Rita Redshoes e Inês Pedrosa estão entre os convidados

Algarve Desporto Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Foca-comum.
Algarve Animais

Foca-comum vinda do Mar do Norte passa pela Berlenga e Ericeira até chegar à Ria Formosa

07:10 15 Junho, 2026 06:38 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de apresentar alguns ferimentos, uma foca-comum percorreu centenas de quilómetros desde o Mar do Norte até à Ria Formosa

Mini gressinos.
Economia Gastronomia Nacional

Autoridade Tributária garante: aperitivo muito popular pode ser vendido em Portugal com IVA de 6%

08:00 15 Junho, 2026 09:54 13 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A Autoridade Tributária esclareceu que os mini gressinos podem beneficiar da taxa reduzida de IVA de 6% em Portugal

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Opinião

Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

09:36 15 Junho, 2026 09:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A independência da imprensa não depende apenas da liberdade de quem escreve; depende também da liberdade perante quem manda".

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Testes a motor a hidrogénio. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

17:20 14 Junho, 2026 16:16 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Motor gigante movido a hidrogénio forneceu pela primeira vez eletricidade a Espanha, numa busca contínua pelo uso de energias renováveis

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Anda a lavar toalhas e panos juntos? Pode estar a cometer um erro sem saber e há um detalhe decisivo

16:30 14 Junho, 2026 16:25 14 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Parece inofensivo, mas nem sempre deve fazê-lo. A regra muda consoante o uso e pode evitar problemas que muitos ignoram

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Nacional

IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos

19:40 14 Junho, 2026 17:41 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Os Exames Nacionais de 2026 trazem uma mudança importante no modo como os alunos devem preencher as respostas. Embora as provas continuem a ser feitas em papel, o novo modelo exige mais atenção ao local onde cada resposta é escrita, porque um erro aparentemente...

Sé do Porto.
Nacional Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

15:48 14 Junho, 2026 15:45 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com o Banco de Portugal, nestas situações específicas a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Cabine de avião.
Europa, Nacional

Regras mudam na UE: companhias aéreas já não podem cobrar taxas a quem se enganar a escrever o nome no momento da reserva

11:20 15 Junho, 2026 11:24 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Acordo político na UE poderá acabar com uma cobrança que já custou dezenas ou até centenas de euros a muitos passageiros

Algarve

Nuno Rio leva a Paris modelo digital para salvaguardar arquitetura tradicional

10:27 15 Junho, 2026 11:05 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Estudo usa coberturas tradicionais em telha canal, características do Algarve, como caso de aplicação

Algarve, Cultura

Portimão recebe Feira do Livro com autores, música e atividades para famílias

07:26 15 Junho, 2026 07:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Gonçalo M. Tavares, Raul Minh’Alma, David Machado, Rita Redshoes e Inês Pedrosa estão entre os convidados

Algarve, Desporto, Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Foca-comum.
Algarve, Animais

Foca-comum vinda do Mar do Norte passa pela Berlenga e Ericeira até chegar à Ria Formosa

07:10 15 Junho, 2026 06:38 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de apresentar alguns ferimentos, uma foca-comum percorreu centenas de quilómetros desde o Mar do Norte até à Ria Formosa

Mini gressinos.
Economia, Gastronomia, Nacional

Autoridade Tributária garante: aperitivo muito popular pode ser vendido em Portugal com IVA de 6%

08:00 15 Junho, 2026 09:54 13 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A Autoridade Tributária esclareceu que os mini gressinos podem beneficiar da taxa reduzida de IVA de 6% em Portugal

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Opinião

Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

09:36 15 Junho, 2026 09:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A independência da imprensa não depende apenas da liberdade de quem escreve; depende também da liberdade perante quem manda".

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Testes a motor a hidrogénio. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

17:20 14 Junho, 2026 16:16 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Motor gigante movido a hidrogénio forneceu pela primeira vez eletricidade a Espanha, numa busca contínua pelo uso de energias renováveis

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Anda a lavar toalhas e panos juntos? Pode estar a cometer um erro sem saber e há um detalhe decisivo

16:30 14 Junho, 2026 16:25 14 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Parece inofensivo, mas nem sempre deve fazê-lo. A regra muda consoante o uso e pode evitar problemas que muitos ignoram

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Nacional

IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos

19:40 14 Junho, 2026 17:41 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Os Exames Nacionais de 2026 trazem uma mudança importante no modo como os alunos devem preencher as respostas. Embora as provas continuem a ser feitas em papel, o novo modelo exige mais atenção ao local onde cada resposta é escrita, porque um erro aparentemente...

Sé do Porto.
Nacional, Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

15:48 14 Junho, 2026 15:45 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com o Banco de Portugal, nestas situações específicas a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Últimas Notícias

  • Regras mudam na UE: companhias aéreas já não podem cobrar taxas a quem se enganar a escrever o nome no momento da reserva
    Regras mudam na UE: companhias aéreas já não podem cobrar taxas a quem se enganar a escrever o nome no momento da reserva
  • Atletas dos Castores do Arade brilham no Europeu com títulos, medalhas e recorde
    Atletas dos Castores do Arade brilham no Europeu com títulos, medalhas e recorde
  • Nuno Rio leva a Paris modelo digital para salvaguardar arquitetura tradicional
    Nuno Rio leva a Paris modelo digital para salvaguardar arquitetura tradicional
  • Rock D’Aranha junta Ratos de Porão, Sinapse e Choque Frontal em Santo Estêvão
    Rock D’Aranha junta Ratos de Porão, Sinapse e Choque Frontal em Santo Estêvão
  • Filme “Magallães” chega ao Teatro Municipal de Tavira em antestreia
    Filme “Magallães” chega ao Teatro Municipal de Tavira em antestreia
  • Autoridade Tributária garante: aperitivo muito popular pode ser vendido em Portugal com IVA de 6%
    Autoridade Tributária garante: aperitivo muito popular pode ser vendido em Portugal com IVA de 6%

Opinião

  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
  • Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
    Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal