A vila de Armação de Pêra recebe, entre os dias 22 e 24 de maio, mais uma edição do Festival da Caldeirada e do Mar, iniciativa que celebra a gastronomia, o mar, a tradição e a sustentabilidade.
Ao longo de três dias, mais de uma dezena de restaurantes aderentes vão apresentar menus especiais inspirados nos sabores do mar e na tradição gastronómica local, proporcionando diferentes experiências aos visitantes.
Participam nesta edição os restaurantes Marisqueira Hera, Churrasqueira Balbino, O Silvense, Praia com Tempero, Estrela do Mar, O Walter, O Pelintra, Churrasqueira O Casarão, Olivalmar, Papa Restaurante, Ondas do Mar, Serol e Restaurante Davi.
Organizado pelo Município de Silves, o festival pretende valorizar os produtos locais ligados ao mar, promovendo a utilização de peixe e marisco provenientes de Armação de Pêra, com destaque para espécies ligadas ao Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado.
Festival junta gastronomia, sustentabilidade e Conferência do Mar
A apresentação pública do evento decorre na manhã de 22 de maio, no Mercado Municipal de Armação de Pêra.
Integrada na programação está também a 3.ª edição da Conferência do Mar, marcada para os dias 22 e 23 de maio.
O primeiro dia será dedicado aos alunos das escolas do concelho de Silves, através de atividades focadas na promoção da literacia oceânica e sensibilização ambiental.
Já no dia 23, especialistas, representantes do meio académico, administração pública e organizações não-governamentais vão debater o futuro programa especial do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado, bem como a importância ambiental e socioeconómica daquela área protegida.
Sessão abordará modelos de cogestão implementados no Parque do Recife do Algarve
A sessão abordará igualmente os modelos de cogestão implementados nesta zona marinha protegida, considerada a primeira criada em Portugal continental no século XXI.
Segundo o município, todas as informações relativas aos menus, restaurantes participantes, regulamento do concurso e programação da Conferência do Mar estarão disponíveis online.
A autarquia convida ainda residentes e visitantes a “celebrar os sabores do mar, com destaque para o nosso Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado, em Armação de Pêra”.
Leia também: Alcoutim decreta três dias de luto municipal pela morte de Carlos Brito
















