Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Auto

Inspeção Periódica Obrigatória: saiba todos os documentos de que necessita e o que deve fazer para não chumbar

Para evitar chumbar, tome nota de tudo aquilo que vai necessitar quando for fazer a sua próxima Inspeção Periódica Obrigatória

11:20 3 Junho, 2025 22:55 2 Junho, 2025 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Inspeção Periódica Obrigatória é um momento inevitável para todos os condutores e proprietários de automóveis. Garantir que o veículo está em boas condições antes dessa data pode evitar complicações, poupar dinheiro e contribuir para uma maior segurança na estrada. Com alguns cuidados simples, é possível preparar o carro de forma eficaz e evitar surpresas no centro de inspeção.

Muitas das verificações podem ser feitas em casa, com atenção e algum tempo. Outras, mais técnicas, como a suspensão ou os travões, devem ser avaliadas por um profissional. Ainda assim, há um conjunto de pontos essenciais que qualquer condutor pode rever antecipadamente, reduzindo o risco de reprovação, refere o Ekonomista.

Um dos primeiros aspetos a confirmar é a documentação. Por mais básico que pareça, é frequente haver esquecimentos. É obrigatório levar o documento único automóvel, o comprovativo do seguro em vigor e, quando aplicável, a folha da última inspeção. A ausência de algum destes documentos pode impossibilitar a realização da vistoria.

Iluminação em pleno funcionamento

No que toca à iluminação, é importante testar o sistema completo durante a noite, quando eventuais falhas são mais fáceis de detetar. As luzes de presença, de médios, de máximos, de travagem e de marcha atrás devem estar a funcionar corretamente. As luzes da matrícula, de nevoeiro e os quatro piscas também devem ser verificadas, diz ainda a mesma fonte. A intensidade e o alinhamento dos faróis da frente merecem atenção especial, pois é exigido que projetem luz uniforme e sem desvio. Diferenças entre os dois lados ou luzes fundidas podem levar a anotações negativas no relatório da inspeção.

Itens de segurança obrigatórios

Outro ponto frequentemente analisado é o estado dos limpa para-brisas. Os mesmos devem funcionar corretamente, tanto na frente como na traseira, e as escovas devem limpar de forma eficaz. O reservatório de água deve estar cheio, uma vez que a sua ausência pode ser considerada uma falha.

Espelhos retrovisores e cintos de segurança são elementos básicos mas obrigatórios. A superfície dos espelhos deve estar intacta, sem quebras, e devidamente fixa. Todos os cintos presentes no veículo devem estar operacionais e corresponder ao número de lugares aprovados no modelo em causa.

Pneus e outros elementos visuais

Os pneus são uma das causas mais frequentes de chumbo na inspeção periódica. O rasto tem de ter, no mínimo, 1,6 milímetros de profundidade. Qualquer desgaste irregular, corte ou deformação pode comprometer o resultado da inspeção. Mesmo que a profundidade esteja dentro do permitido, pneus visivelmente danificados devem ser substituídos.

É também obrigatório que o triângulo de sinalização e o colete refletor estejam presentes no veículo, dentro do habitáculo. O colete deve ser homologado e o triângulo tem de estar em condições de ser utilizado em caso de emergência.

Sinais de fugas e manchas no chão

Manchas de óleo ou de líquido de refrigeração no local onde o veículo esteve estacionado são um sinal de alerta, refere a fonte acima citada. A existência de fugas é motivo para anotação negativa na inspeção, podendo levar à reprovação. Estas situações devem ser avaliadas numa oficina antes da data marcada para a vistoria. As fugas mais comuns são difíceis de detetar em marcha, mas deixam marcas no chão após longas paragens. Caso existam, é fundamental resolver o problema previamente.

Recomendamos: Renovar a carta de condução: testes psicológicos são obrigatórios para quem?

O sistema de travagem

A travagem é avaliada em vários níveis. Se existirem fugas no sistema ou se os travões produzirem ruídos metálicos, poderá significar desgaste nas pastilhas ou nos discos. Estes sons são detetáveis durante a condução e devem motivar visita a um mecânico.

Além da resposta ao pedal, os centros de inspeção analisam a força de travagem em cada roda. Desequilíbrios graves entre rodas do mesmo eixo podem justificar uma reprovação imediata.

Direção e alinhamento

A direção é outro ponto crítico. Um teste simples pode ser feito numa estrada plana: ao segurar o volante em linha reta, o veículo deve manter o rumo. Se houver tendência para desviar, é provável que haja desalinhamento. A presença de folgas no sistema de direção também é analisada e pode motivar falha na inspeção. Neste caso, segundo a mesma fonte, a resolução do problema só pode ser feita numa oficina especializada.

Suspensão com sinais de desgaste

A suspensão, embora mais difícil de avaliar sem equipamento, pode dar sinais claros de desgaste. Comportamentos anormais ao curvar ou durante travagens suaves podem indicar problemas nos amortecedores ou noutros componentes. Nestes casos, a visita a uma oficina é aconselhada antes de apresentar o veículo ao centro de inspeção. A suspensão é responsável por grande parte da estabilidade do automóvel e qualquer anomalia é motivo para chumbo.

Inspeção como medida de segurança

Mais do que uma formalidade legal, a inspeção é um momento de verificação da segurança do automóvel. Preparar o veículo com antecedência e atenção permite detetar falhas a tempo, corrigi-las e evitar reprovações que acarretam custos adicionais e nova deslocação ao centro, segundo o Ekonomista.

Com um plano simples e a verificação dos elementos principais, é possível garantir que tudo está em ordem para que a inspeção decorra sem sobressaltos. Afinal, manter o carro em bom estado é, acima de tudo, uma questão de responsabilidade.

Leia também: Adeus chamadas suspeitas: eis como se proteger quando lhe ligam de números desconhecidos

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Algarve Nacional

Suspeitos de burla libertados em Faro após juiz declarar detenções nulas: mandados de detenção eram ilegais

11:00 1 Agosto, 2026 20:09 1 Agosto, 2026 | João Luís

Sete homens detidos saíram em liberdade depois de o Tribunal de Faro considerar que os mandados não cumpriam requisitos legais

Auto Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Milhares sem luz: vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só) este domingo e estas são as regiões afetadas

15:00 31 Julho, 2026 20:09 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-Redes anunciou novos cortes programados de luz para este domingo, 2 de agosto

Economia Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Saúde Vida & Lazer

Neurologistas alertam: este objeto inofensivo pode estar a provocar-lhe dores de cabeça em casa

09:20 1 Agosto, 2026 17:37 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O objeto que utiliza para criar um ambiente mais agradável em casa pode estar, afinal, a contribuir para as suas dores de cabeça

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode voltar “em força” a Portugal nesta data

13:40 31 Julho, 2026 13:28 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Modelos meteorológicos apontam para uma mudança do estado do tempo e para o possível regresso da chuva

Algarve Cultura

Noite Branca transforma Paderne numa aldeia encantada

08:00 1 Agosto, 2026 08:06 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música ao vivo, atuações de DJ, comes e bebes e animação pela noite dentro marcam o evento, com entrada livre e roupa branca

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Menina observa autocarro FlixBus junto à área de serviço. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

“Não sou ama”: motorista deixa menina de 11 anos que viajava para o Algarve em área de serviço na A2

09:56 30 Julho, 2026 13:36 31 Julho, 2026 | João Luís

A menina seguia sozinha de Lisboa para Faro quando o autocarro terá partido após uma paragem não prevista em Almodôvar

Idosas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pediu reforma antecipada? Saiba se a penalização acaba aos 66 anos e 9 meses

12:00 1 Agosto, 2026 10:51 1 Agosto, 2026 | João Luís

A pensão pedida antes da idade legal pode sofrer cortes permanentes, mesmo depois de o pensionista atingir a idade normal de reforma

Algarve Nacional Opinião Saúde

A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos

17:25 1 Agosto, 2026 17:23 1 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

"Talvez o SNS não esteja a gozar com os doentes. Talvez apenas tenha decidido que, se a saúde vai mal, ao menos o turismo interno não abrande"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Novo apoio da Segurança Social já tem valor definido: veja quem pode receber a Prestação Social Única

12:50 31 Julho, 2026 12:36 31 Julho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única da Segurança Social vai substituir 13 apoios sociais e terá regras próprias: fique a par

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto Economia

Fisco deixa aviso a milhares de condutores: prazo termina hoje e atraso pode dar origem a coimas

16:00 31 Julho, 2026 13:15 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Fisco deixou um aviso aos proprietários de veículos com matrícula de julho: o prazo para pagar o IUC termina esta sexta-feira

Algarve

Parque da Cássima em Loulé duplica capacidade para cerca de 400 lugares

16:30 30 Julho, 2026 16:39 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ampliação acrescentará 6000 metros quadrados ao parque e inclui sistemas fotovoltaicos, uma nova rotunda e outro arruamento urbano.

Algarve Cultura

Sofia Escobar e Diogo Morgado levam “Evita” ao Teatro das Figuras

14:15 30 Julho, 2026 12:58 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de Lisboa e Porto, “Evita” sobe ao palco em Faro com Sofia Escobar no papel de Eva Perón e Diogo Morgado como Che

Nacional, Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Algarve, Nacional

Suspeitos de burla libertados em Faro após juiz declarar detenções nulas: mandados de detenção eram ilegais

11:00 1 Agosto, 2026 20:09 1 Agosto, 2026 | João Luís

Sete homens detidos saíram em liberdade depois de o Tribunal de Faro considerar que os mandados não cumpriam requisitos legais

Auto, Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Milhares sem luz: vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só) este domingo e estas são as regiões afetadas

15:00 31 Julho, 2026 20:09 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-Redes anunciou novos cortes programados de luz para este domingo, 2 de agosto

Economia, Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Saúde, Vida & Lazer

Neurologistas alertam: este objeto inofensivo pode estar a provocar-lhe dores de cabeça em casa

09:20 1 Agosto, 2026 17:37 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O objeto que utiliza para criar um ambiente mais agradável em casa pode estar, afinal, a contribuir para as suas dores de cabeça

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode voltar “em força” a Portugal nesta data

13:40 31 Julho, 2026 13:28 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Modelos meteorológicos apontam para uma mudança do estado do tempo e para o possível regresso da chuva

Algarve, Cultura

Noite Branca transforma Paderne numa aldeia encantada

08:00 1 Agosto, 2026 08:06 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música ao vivo, atuações de DJ, comes e bebes e animação pela noite dentro marcam o evento, com entrada livre e roupa branca

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Menina observa autocarro FlixBus junto à área de serviço. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

“Não sou ama”: motorista deixa menina de 11 anos que viajava para o Algarve em área de serviço na A2

09:56 30 Julho, 2026 13:36 31 Julho, 2026 | João Luís

A menina seguia sozinha de Lisboa para Faro quando o autocarro terá partido após uma paragem não prevista em Almodôvar

Idosas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pediu reforma antecipada? Saiba se a penalização acaba aos 66 anos e 9 meses

12:00 1 Agosto, 2026 10:51 1 Agosto, 2026 | João Luís

A pensão pedida antes da idade legal pode sofrer cortes permanentes, mesmo depois de o pensionista atingir a idade normal de reforma

Algarve, Nacional, Opinião, Saúde

A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos

17:25 1 Agosto, 2026 17:23 1 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

"Talvez o SNS não esteja a gozar com os doentes. Talvez apenas tenha decidido que, se a saúde vai mal, ao menos o turismo interno não abrande"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Novo apoio da Segurança Social já tem valor definido: veja quem pode receber a Prestação Social Única

12:50 31 Julho, 2026 12:36 31 Julho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única da Segurança Social vai substituir 13 apoios sociais e terá regras próprias: fique a par

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Fisco deixa aviso a milhares de condutores: prazo termina hoje e atraso pode dar origem a coimas

16:00 31 Julho, 2026 13:15 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Fisco deixou um aviso aos proprietários de veículos com matrícula de julho: o prazo para pagar o IUC termina esta sexta-feira

Algarve

Parque da Cássima em Loulé duplica capacidade para cerca de 400 lugares

16:30 30 Julho, 2026 16:39 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ampliação acrescentará 6000 metros quadrados ao parque e inclui sistemas fotovoltaicos, uma nova rotunda e outro arruamento urbano.

Algarve, Cultura

Sofia Escobar e Diogo Morgado levam “Evita” ao Teatro das Figuras

14:15 30 Julho, 2026 12:58 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de Lisboa e Porto, “Evita” sobe ao palco em Faro com Sofia Escobar no papel de Eva Perón e Diogo Morgado como Che

Últimas Notícias

  • Quer dormir melhor no verão? Este hábito antes de dormir pode melhorar o sono no calor
    Quer dormir melhor no verão? Este hábito antes de dormir pode melhorar o sono no calor
  • Queixas sobre recall automóvel disparam 459% no primeiro semestre
    Queixas sobre recall automóvel disparam 459% no primeiro semestre
  • Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal
    Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal
  • Os primos de Naíma e milhares de subsaarianos “ouviram que abriram a fronteira” em Ceuta “e, claro, foram a correr”
    Os primos de Naíma e milhares de subsaarianos “ouviram que abriram a fronteira” em Ceuta “e, claro, foram a correr”
  • “O dinheiro da FIFA é o vosso. Não é o dinheiro do presidente da FIFA”. UEFA retira confiança a Infantino
    “O dinheiro da FIFA é o vosso. Não é o dinheiro do presidente da FIFA”. UEFA retira confiança a Infantino

Opinião

  • A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
    A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
  • Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno
    Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno
  • A censura nunca combateu a mentira. Combateu sempre a verdade | Por Luís Ganhão
    A censura nunca combateu a mentira. Combateu sempre a verdade | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
    “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
  • Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE
    Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento