Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cantina escolar. Crédito: Magnific AI
Algarve, Ensino

Greve nas cantinas escolares de Portimão adiada com promessa de contratações

Trabalhadores exigem melhores salários e mais pessoal nas escolas de Portimão após ameaça de greve nas cantinas escolares

12:45 6 Maio, 2026 06:36 7 Maio, 2026
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A greve dos funcionários das cantinas escolares em Portimão marcada para a próxima semana foi adiada para setembro, após a autarquia se comprometer a contratar pessoal e rever os salários dos assistentes operacionais, disse hoje fonte sindical.

O adiamento surge “como um sinal de boa-fé” após o executivo municipal ter assumido a contratação de novos trabalhadores, respondendo a uma das reivindicações dos funcionários, disse à Lusa Daniel Martins, do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP).

Contudo, o dirigente sindical adiantou que se mantém a greve nesta semana, até sexta-feira, dado que a mesma já estava convocada e a reunião com a Câmara de Portimão (PS) realizou-se apenas no domingo à noite, horas antes do seu início.

Daniel Martins revelou que além da admissão de pessoal, a autarquia comprometeu-se também a avaliar uma proposta de melhoria salarial para os assistentes operacionais, medida considerada “essencial” para valorizar a carreira, garantir a retenção de trabalhadores, além da realização de obras em quatro escolas do concelho.

Sindicato exige cumprimento das medidas acordadas

“O compromisso agora assumido cria condições para suspender, para já, a greve da próxima semana, mas os trabalhadores mantêm-se atentos ao cumprimento das medidas”, afirmou Daniel Martins, sublinhando que o protesto “poderá avançar em setembro caso não haja desenvolvimentos concretos”.

Contactada pela Lusa, fonte da Câmara de Portimão confirmou a reunião e reiterou o compromisso de “reforçar os recursos humanos”, reconhecendo as dificuldades sentidas nas escolas daquele concelho do distrito de Faro.

Segundo a mesma fonte, a autarquia vai contratar 43 assistentes operacionais até 30 de junho e 10 cozinheiros até julho, tendo-se comprometido também com obras de melhoria das infraestruturas escolares, o que foi assumido por escrito e com prazos concretos.

Trabalhadores apontam falta de pessoal e baixos salários

A greve dos funcionários das cantinas escolares foi convocada em protesto contra a falta de pessoal, os baixos salários e o aumento da carga laboral, fatores que, segundo os trabalhadores, têm afetado o normal funcionamento do serviço.

“Vamos aguardar que a autarquia cumpra o prometido e avaliar a implementação das medidas, pois caso isso não aconteça iremos avançar com uma greve em setembro, no início do próximo ano letivo”, conclui o dirigente do STOP.

Atualizada: 18:30-06-05-2026

Nota de redação: O POSTAL recebeu um pedido de Direito de Resposta do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (S.TO.P.), relativamente a esta notícia, que a seguir publicamos: 

Exercício do Direito de Resposta – artigo sobre greve em Portimão

Exmos. Senhores,

Nos termos do disposto na Lei de Imprensa (Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro), vem o Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (S.TO.P.) exercer o seu Direito de Resposta relativamente à notícia publicada por esse órgão de comunicação social, sob o título “Funcionários das cantinas suspendem greve após acordo com a Câmara de Portimão”.

A referida notícia contém informações inexatas e suscetíveis de induzir em erro a opinião pública, pelo que se impõe a seguinte retificação:

Não foi celebrado qualquer acordo entre o S.TO.P. e a Câmara Municipal de Portimão.
Na reunião realizada, o sindicato apresentou as necessidades e reivindicações dos profissionais de educação do concelho, tendo a autarquia indicado um conjunto de medidas que afirma pretender implementar, sem que daí resulte qualquer compromisso vinculativo ou resolução efetiva dos problemas existentes.

As conclusões dessa reunião foram apresentadas aos profissionais de educação, reunidos em plenário, tendo estes decidido manter a greve em curso até ao final da semana e trasladar a segunda semana de greve inicialmente prevista para a primeira semana de aulas em setembro, caso não se verifique uma resposta efetiva às reivindicações apresentadas.

Importa ainda esclarecer que:
– não existe qualquer acordo firmado;
– os problemas que motivaram a greve mantêm-se;
– as medidas apresentadas são, nesta fase, insuficientes face à gravidade da situação nas escolas, nomeadamente no que respeita à falta de assistentes operacionais e às condições nas cantinas e refeitórios;
– até ao momento, não houve resolução efetiva dos problemas identificados, cuja responsabilidade compete à Câmara Municipal de Portimão.

A realidade nas escolas mantém-se inalterada, continuando a verificar-se situações que colocam em causa a segurança, o acompanhamento e o bem-estar das crianças. A greve mantém-se porque os problemas persistem.

Consideramos essencial que a informação divulgada seja rigorosa e fiel aos factos, nestes termos, requer-se a publicação integral do presente texto, nos termos legais aplicáveis.

Com os melhores cumprimentos,

Ana Rita Baptista

Pela Direção do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (S.TO.P.)

Leia também: Cidade de Quarteira celebra 27 anos com programa diversificado

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Crédito: DR
Desporto Nacional

Porque é que a despedida de Cristiano Ronaldo emocionou tantos portugueses? Psicóloga explica o que está por detrás desta reação

14:40 7 Novembro, 2026 14:24 7 Novembro, 2026

Cristiano Ronaldo despediu-se da Seleção Nacional e despertou emoções entre os adeptos

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve Economia Nacional

Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

16:30 7 Novembro, 2026 16:12 7 Novembro, 2026

Continente vai abrir 14 lojas em três meses e criar mais de 500 postos de trabalho, com prioridade ao recrutamento local. Faro está entre os distritos abrangidos

Algarve Edição Papel Política

Graça Mira: Monchique admite ponderar transmissões da Assembleia nas redes sociais

17:00 7 Novembro, 2026 14:48 5 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: diálogo político e aprovação do orçamento marcam o balanço de Graça Mira

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Nacional

Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado

11:00 7 Novembro, 2026 10:54 7 Novembro, 2026

Tribunal passou a considerar o crime como homicídio simples. Homem tinha sido condenado a 25 anos em Faro e a pena já fora reduzida para 22 anos

Algarve Edição Papel Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia Nacional

Tem um filho com doença crónica ou oncológica? Segurança Social passou a pagar até 100% da remuneração de referência em alguns casos

19:40 6 Novembro, 2026 14:08 6 Novembro, 2026

Pais que têm de deixar de trabalhar para acompanhar filhos com doença crónica ou oncológica podem receber um subsídio da Segurança Social

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Crédito: DR
Desporto, Nacional

Porque é que a despedida de Cristiano Ronaldo emocionou tantos portugueses? Psicóloga explica o que está por detrás desta reação

14:40 7 Novembro, 2026 14:24 7 Novembro, 2026

Cristiano Ronaldo despediu-se da Seleção Nacional e despertou emoções entre os adeptos

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia, Nacional

Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

16:30 7 Novembro, 2026 16:12 7 Novembro, 2026

Continente vai abrir 14 lojas em três meses e criar mais de 500 postos de trabalho, com prioridade ao recrutamento local. Faro está entre os distritos abrangidos

Algarve, Edição Papel, Política

Graça Mira: Monchique admite ponderar transmissões da Assembleia nas redes sociais

17:00 7 Novembro, 2026 14:48 5 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: diálogo político e aprovação do orçamento marcam o balanço de Graça Mira

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Nacional

Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado

11:00 7 Novembro, 2026 10:54 7 Novembro, 2026

Tribunal passou a considerar o crime como homicídio simples. Homem tinha sido condenado a 25 anos em Faro e a pena já fora reduzida para 22 anos

Algarve, Edição Papel, Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve, Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa, Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Tem um filho com doença crónica ou oncológica? Segurança Social passou a pagar até 100% da remuneração de referência em alguns casos

19:40 6 Novembro, 2026 14:08 6 Novembro, 2026

Pais que têm de deixar de trabalhar para acompanhar filhos com doença crónica ou oncológica podem receber um subsídio da Segurança Social

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Últimas Notícias

  • Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira
    Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira
  • Graça Mira: Monchique admite ponderar transmissões da Assembleia nas redes sociais
    Graça Mira: Monchique admite ponderar transmissões da Assembleia nas redes sociais
  • Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses
    Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses
  • PS exige explicações a Montenegro sobre duas mortes no hospital de Portimão
    PS exige explicações a Montenegro sobre duas mortes no hospital de Portimão
  • Obras condicionam trânsito numa das ruas mais movimentadas de Faro durante quatro meses: saiba o que muda e até quando
    Obras condicionam trânsito numa das ruas mais movimentadas de Faro durante quatro meses: saiba o que muda e até quando

Opinião

  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
  • Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
    Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal