Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Kanye West (Ye). Crédito: Etienne Laurent | Lusa (arquivo)
Algarve, Cultura

Concerto de Kanye West no Algarve gera contestação da Comunidade Israelita

Kanye West no Algarve gera polémica e críticas devido aos discursos antissemitas associados ao artista norte-americano

08:10 6 Maio, 2026 08:04 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) apelou às câmaras municipais de Faro e Loulé e ao Governo para que não seja concedido qualquer apoio público ao concerto de Kanye West, marcado para 7 de agosto no Estádio Algarve.

O músico norte-americano, atualmente conhecido como Ye, tem estado envolvido em várias polémicas relacionadas com declarações antissemitas e elogios ao nazismo, levando a CIL a manifestar preocupação com a realização do espetáculo num equipamento público.

O presidente da Comunidade Israelita de Lisboa, David Botelho, considerou “chocante” que o Estado ou as autarquias possam conceder apoios financeiros, logísticos ou institucionais a um evento associado a um artista envolvido em discursos de ódio.

Segundo o responsável, o Estado está a “normalizar que se deem apoios públicos, sejam financeiros, logísticos, cedências de espaço, a iniciativas e indivíduos com discursos e atitudes antissemitas”.

Comunidade isrealita critica utilização de infraestrutura pública

A digressão europeia de Kanye West tem sido marcada por polémica com países, como a França ou Polónia, a oporem-se à realização de concertos e o próprio Reino Unido recusou o visto ao músico.

“Houve países que disseram claramente: esse senhor não entra”, mas, em Portugal, “não é isso que se pede, apesar de as autoridades terem poder para o fazer, pois os sinais de antissemitismo, discurso de ódio direcionado aos judeus, negação do Holocausto, elogio público a Hitler e ao nazismo por parte do indivíduo em causa serem notórios”, referiu David Botelho.

Neste caso, “o que se espera do Estado é que não haja qualquer apoio, qualquer cedência de apoios, que o Estado ao nível central, regional e local não financie nem dê apoios públicos, que não use recursos públicos, quaisquer que eles sejam, para apoiar este evento”, explicou.

Para David Botelho, o estádio do Algarve “vai acolher uma figura que tem um discurso sinistro, que outros países entenderam como inaceitável” e Portugal “disponibiliza uma infraestrutura pública para a realização de um evento com fins lucrativos”.

“É chocante que o Estado mobilize e envolva recursos para este evento”, porque “não só está a permitir a atuação de um conhecido antissemita em Portugal, como num equipamento público que é de todos”, acrescentou.

No seu entender, esta é “uma normalização inaceitável de algo que não pode ser normalizado, nomeadamente o discurso de ódio”.

Cartas enviadas às autarquias e ao Governo

No início de abril, a CIL enviou cartas aos presidentes das câmaras de Loulé e Faro, que gerem o estádio, ao ministro da Presidência e ao coordenador nacional para Combater o Antissemitismo e Promover a Vida Judaica, manifestando esta posição, mas até ao momento não obteve qualquer resposta.

Na carta às autarquias, a CIL considerou que os “recursos públicos não podem ser postos ao serviço de alguém confessadamente antissemita e misógino” e o Estado “não pode colaborar com aqueles que, usando da sua liberdade de expressão a poluem e traem com atitudes discursivas inaceitáveis e intoleráveis em sociedades que valorizam a dignidade humana”.

No documento enviado ao Governo, a CIL pede ao executivo que “sejam dadas instruções às entidades públicas sob tutela governamental para que considerem retirar o apoio – financeiro, administrativo, logístico ou de qualquer outra espécie – ao evento”.

Kanye West continua envolvido em polémicas

Kanye West tem reagido a estas polémicas, alegando que mudou de posição e invocando transtorno bipolar que o levaram a fazer declarações políticas antissemitas e pró-nazis.

O rapper americano, de 48 anos, perdeu nos últimos anos muitos fãs e vários contratos comerciais após comentários antissemitas e racistas.

Em 2023, tinha afirmado que “adorava os nazis”, colocou à venda uma t-shirt adornada com uma suástica na sua página online e lançou em maio de 2025 uma canção intitulada “Heil Hitler”, proibida pelas principais plataformas de ‘streaming’.

Leia também: Terminal de Albufeira passa a receber autocarros da FlixBus

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Verifique este valor no recibo de vencimento: um erro pode custar-lhe dinheiro na reforma

18:00 13 Julho, 2026 14:18 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma linha que passa despercebida no recibo de vencimento pode significar descontos abaixo do devido e afetar a pensão futura

Algarve Economia

Mais de 1.400 artigos contrafeitos apreendidos pela GNR no Algarve

17:09 13 Julho, 2026 17:14 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Apreensão ocorreu num período de maior procura por camisolas e artigos ligados ao Mundial de Futebol de 2026

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Gastronomia Saúde

Nem laranja nem pitaia: fruto muito produzido no Algarve ‘dá anos de vida’ e é dos que traz mais benefícios para a saúde

15:20 13 Julho, 2026 14:41 13 Julho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com inúmeros benefícios para a saúde, este fruto muito produzido no Algarve pode ser uma boa opção para as suas refeições

Autódromo Internacional do Algarve.
Algarve Desporto

Autódromo Internacional do Algarve prepara-se para acolher o Ferrari Challenge a 18 e 19 de julho

19:40 13 Julho, 2026 15:52 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Já é conhecido o programa do Ferrari Challenge, que chega ao Autódromo Internacional do Algarve a 18 e 19 de julho

Kiari Flores.
Nacional

Autor do novo hino do Benfica entre os detidos por ataque em Alvalade: chama-se Kiari Flores e é filho do cantor Paulo Flores

15:30 13 Julho, 2026 14:48 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

O autor do novo hino do Benfica e filho do músico Paulo Flores está entre os detidos pela PSP na operação que investiga ataque em Alvalade.

Radar de velocidade.
Auto Europa

“Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália

21:10 13 Julho, 2026 18:12 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de radares de velocidade foram desligados em Itália depois de entrarem em vigor novas exigências técnicas

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Economia Opinião

A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos

11:44 13 Julho, 2026 11:45 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Começo a suspeitar de que o maior empreendimento imobiliário do país possa ser a própria linguagem oficial"

Desporto Europe Direct Algarve

Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana

09:11 13 Julho, 2026 09:11 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António acolheram provas que mobilizaram atletas de várias categorias e nacionalidades

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Olhão, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 11:33 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma história improvável: um mecânico com mais de quatro décadas de experiência comprou um carro usado por menos de 600 euros e conseguiu mantê-lo a circular durante cerca de 15 anos sem qualquer avaria grave

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mulher a usar telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades

19:10 13 Julho, 2026 15:43 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Comissão Europeia prepara novas regras para limitar o acesso de crianças às redes sociais

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Verifique este valor no recibo de vencimento: um erro pode custar-lhe dinheiro na reforma

18:00 13 Julho, 2026 14:18 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma linha que passa despercebida no recibo de vencimento pode significar descontos abaixo do devido e afetar a pensão futura

Algarve, Economia

Mais de 1.400 artigos contrafeitos apreendidos pela GNR no Algarve

17:09 13 Julho, 2026 17:14 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Apreensão ocorreu num período de maior procura por camisolas e artigos ligados ao Mundial de Futebol de 2026

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Gastronomia, Saúde

Nem laranja nem pitaia: fruto muito produzido no Algarve ‘dá anos de vida’ e é dos que traz mais benefícios para a saúde

15:20 13 Julho, 2026 14:41 13 Julho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com inúmeros benefícios para a saúde, este fruto muito produzido no Algarve pode ser uma boa opção para as suas refeições

Autódromo Internacional do Algarve.
Algarve, Desporto

Autódromo Internacional do Algarve prepara-se para acolher o Ferrari Challenge a 18 e 19 de julho

19:40 13 Julho, 2026 15:52 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Já é conhecido o programa do Ferrari Challenge, que chega ao Autódromo Internacional do Algarve a 18 e 19 de julho

Kiari Flores.
Nacional

Autor do novo hino do Benfica entre os detidos por ataque em Alvalade: chama-se Kiari Flores e é filho do cantor Paulo Flores

15:30 13 Julho, 2026 14:48 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

O autor do novo hino do Benfica e filho do músico Paulo Flores está entre os detidos pela PSP na operação que investiga ataque em Alvalade.

Radar de velocidade.
Auto, Europa

“Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália

21:10 13 Julho, 2026 18:12 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de radares de velocidade foram desligados em Itália depois de entrarem em vigor novas exigências técnicas

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Economia, Opinião

A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos

11:44 13 Julho, 2026 11:45 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Começo a suspeitar de que o maior empreendimento imobiliário do país possa ser a própria linguagem oficial"

Desporto, Europe Direct Algarve

Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana

09:11 13 Julho, 2026 09:11 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António acolheram provas que mobilizaram atletas de várias categorias e nacionalidades

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Olhão, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 11:33 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma história improvável: um mecânico com mais de quatro décadas de experiência comprou um carro usado por menos de 600 euros e conseguiu mantê-lo a circular durante cerca de 15 anos sem qualquer avaria grave

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mulher a usar telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades

19:10 13 Julho, 2026 15:43 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Comissão Europeia prepara novas regras para limitar o acesso de crianças às redes sociais

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • “Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália
    “Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália
  • Autódromo Internacional do Algarve prepara-se para acolher o Ferrari Challenge a 18 e 19 de julho
    Autódromo Internacional do Algarve prepara-se para acolher o Ferrari Challenge a 18 e 19 de julho
  • Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades
    Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades
  • Equipa da Vela Solidária alcança 1.º lugar na Classe ORC e 2.º na geral
    Equipa da Vela Solidária alcança 1.º lugar na Classe ORC e 2.º na geral
  • Castores do Arade destacam-se na Taça do Mundo de Canoagem no Canadá
    Castores do Arade destacam-se na Taça do Mundo de Canoagem no Canadá

Opinião

  • “À mulher de César não basta ser honesta; tem também de parecê-lo” | Por Luís Ganhão
    “À mulher de César não basta ser honesta; tem também de parecê-lo” | Por Luís Ganhão
  • A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos
    A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos
  • Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes
    Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes

Europe Direct Algarve

  • Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades
    Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades
  • Algarve 2030 abre aviso de 20 milhões para reforçar eficiência hídrica
    Algarve 2030 abre aviso de 20 milhões para reforçar eficiência hídrica
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal