Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação

Um detalhe aparentemente inofensivo numa caixa Multibanco pode esconder riscos. Saiba quais os sinais que exigem atenção imediata

18:30 17 Setembro, 2026 17:01 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um cartão que fica preso, uma pessoa que se aproxima para ajudar sem ser solicitada ou até um objeto estranho na ranhura da caixa Multibanco podem ser sinais de alerta que merecem atenção. Embora nem todas estas situações indiquem uma tentativa de fraude, especialistas e autoridades recomendam que os utilizadores adotem alguns cuidados imediatos para proteger as suas contas bancárias.

A presença de uma simples tira de fita-cola, por exemplo, não significa necessariamente que está em curso uma burla. No entanto, qualquer elemento estranho junto à entrada do cartão deve ser encarado com prudência. Antes de continuar a operação, o mais seguro é interromper a utilização da máquina e verificar se existe alguma anomalia.

A Polícia Judiciária aconselha os utilizadores a observarem atentamente os terminais antes de os utilizarem. Peças soltas no teclado, alterações na ranhura do cartão, componentes desalinhados ou outros sinais de manipulação podem indicar que o equipamento foi adulterado. Nestes casos, o aconselhável é não utilizar a máquina e comunicar a situação ao banco ou às autoridades.

Como funciona a retenção fraudulenta do cartão

Uma das técnicas mais conhecidas consiste na instalação de dispositivos que impedem a saída do cartão após a operação. Quando o cliente abandona o local, os criminosos regressam para recuperar o cartão retido.

As autoridades alertam ainda para outro comportamento frequente: a aproximação de desconhecidos que se oferecem para ajudar quando surge um problema no terminal. Em alguns casos, esta abordagem pode servir para distrair a vítima enquanto os burlões tentam obter informações sensíveis.

Apesar disso, um cartão retido não significa automaticamente que foi alvo de fraude. O problema pode resultar de erros repetidos na introdução do código PIN, danos físicos no cartão ou até do fim do seu prazo de validade. É por isso importante contactar rapidamente a instituição bancária para perceber o que aconteceu.

O PIN continua a ser uma das principais vulnerabilidades

Além da retenção do cartão, os criminosos recorrem frequentemente a métodos destinados a descobrir o código PIN. Entre as técnicas utilizadas estão microcâmaras escondidas ou observação direta enquanto o utilizador introduz os números.

Por esse motivo, as autoridades recomendam que o teclado seja sempre tapado com a mão durante a operação, mesmo quando não existem aparentes riscos nas imediações. O Banco de Portugal também realça a importância de manter o PIN absolutamente confidencial e de garantir condições de privacidade durante a sua utilização.

O que fazer se o cartão ficar preso

Caso o cartão seja retido pela máquina, o primeiro passo deve ser contactar imediatamente o banco emissor. Sempre que possível, essa comunicação deve ser feita ainda junto ao terminal, desde que o local ofereça condições de segurança.

Se existir suspeita de fraude, o cartão deve ser bloqueado ou cancelado sem demora. Atualmente, muitas instituições permitem realizar este procedimento através da aplicação móvel ou dos serviços de banca online.

A SIBS disponibiliza ainda apoio permanente através dos números 217 918 780 e 808 201 251, disponíveis 24 horas por dia. Em situações suspeitas, a entidade recomenda contactar de imediato o banco, a própria SIBS ou as autoridades competentes.

Importa também evitar tentar remover objetos estranhos ou desmontar qualquer componente da máquina. A verificação do equipamento deve ser feita apenas por técnicos ou entidades responsáveis.

Depois do incidente, vigie a conta bancária

Mesmo que o problema pareça resolvido, é aconselhável acompanhar atentamente os movimentos da conta nos dias seguintes. Qualquer operação desconhecida deve ser comunicada ao banco o mais rapidamente possível.

Se houver suspeitas de crime, a ocorrência deve igualmente ser reportada às autoridades. Registar a localização da caixa Multibanco e a hora aproximada do incidente poderá facilitar a investigação.

Nos locais onde exista videovigilância, essa informação também pode revelar-se útil, permitindo às autoridades avaliar a preservação das imagens relevantes para o caso.

Leia também: José Manuel, vigilante de segurança de 63 anos, esteve de baixa por problemas de saúde mental: “A incompetência esconde-se com abuso de poder. Por detrás do absentismo há causas médicas reais”

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação

18:30 17 Setembro, 2026 17:01 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Um detalhe aparentemente inofensivo numa caixa Multibanco pode esconder riscos. Saiba quais os sinais que exigem atenção imediata

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Bacalhau à Brás.
Gastronomia Saúde

Pediu bacalhau à Brás num restaurante? Se as batatas vierem assim ‘não se deixe ficar’

18:40 17 Setembro, 2026 14:18 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Uma coloração demasiado escura nas batatas fritas que vêm no bacalhau à Brás pode indicar uma confeção excessiva

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Tempo

Vem aí calor “astronómico” para a despedida do verão: Portugal terá muito sol nestes dias e estas serão as regiões mais expostas

16:30 17 Setembro, 2026 15:12 17 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

O calor será o grande destaque dos próximos dias, com a Meteored a prever muito sol e valores que poderão chegar aos 35 ou 36 ºC

Homem a ser entrevistado. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Economia Europa

José Manuel, vigilante de segurança de 63 anos, esteve de baixa por problemas de saúde mental: “A incompetência esconde-se com abuso de poder. Por detrás do absentismo há causas médicas reais”

16:40 17 Setembro, 2026 16:29 17 Setembro, 2026 | João Luís

Vigilante de segurança de 63 anos relata baixa por ansiedade e depressão e alerta para as causas médicas e laborais por detrás do absentismo

Feira da Perdiz regressa em outubro com nova data e novo recinto. Crédito: CMA
Algarve

Feira da Perdiz antecipa data e muda de recinto em Martim Longo

14:40 17 Setembro, 2026 14:40 17 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Novo recinto na Cerca da Chada recebe a Feira da Perdiz a 10 e 11 de outubro, numa edição dedicada à caça, aos produtos locais e aos saberes da serra

Notas e moedas espalhadas.
Economia Nacional

Salário mínimo pode chegar aos 1100 euros em 2027? Governo debateu tema e isto é o que está na mesa

07:00 17 Setembro, 2026 03:44 17 Setembro, 2026 | João Luís

O salário mínimo está previsto subir para 970 euros em 2027, mas a CGTP defende 1.100 euros. Governo trava revisão mas admite renegociar

Jerricãs com combustível têm estado associados ao tráfico de droga por via marítima. Crédito: GNR
Algarve

GNR apreende viatura e mais de 6.700 litros de gasolina em Vila do Bispo

17:07 17 Setembro, 2026 17:07 17 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Operação na praia de Cabanas Velhas e no porto de Sagres levou à apreensão de 269 jerricãs de gasolina. Dois indivíduos foram constituídos arguidos

Rita Blanco e Ruy de Carvalho participam na celebração da reabertura. Crédito: Teatro Nacional D. Maria II
Cultura Nacional

Ruy de Carvalho e Rita Blanco celebram reabertura do D. Maria II no Rossio

18:20 17 Setembro, 2026 18:13 17 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Estreia de “Macbeth”, visitas, projeções e música marcam a reabertura do teatro, com três dias de programação gratuita, de 18 a 20 de setembro

Jovem a trabalhar num bar
Economia Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Algarve Vídeo

“Do Volta ao 3D”: Mateus tem 8 anos e quer chegar a uma impressora 3D com sete mil embalagens [vídeos]

17:30 16 Setembro, 2026 19:08 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipamento vai permitir a Mateus, residente em Faro, criar brinquedos, objetos sensoriais e peças destinadas a pessoas com deficiência

Mulher com infiltrações em casa. Crédito: Freepik AI
Nacional

Senhorio não faz obras na casa? Saiba se pode deixar de pagar a renda

19:00 16 Setembro, 2026 11:16 16 Setembro, 2026 | João Luís

Problemas graves numa casa arrendada podem dar direito a redução da renda, realização de reparações urgentes ou até resolução do contrato

Vladimir Putin. Crédito: DR
Europa Política

Rússia ameaça país europeu pertencente à NATO: “Deixaria de existir em dois ou três dias”

12:00 16 Setembro, 2026 02:19 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Comboio com 206 passageiros foi atingido por drone russo no dia 13 de setembro a dois quilómetros da fronteira com a Polónia, o que fez 'estalar o verniz' entre este país e a Rússia

Europe Direct Algarve

Vai às compras? Novas regras da União Europeia entram em vigor a 27 de setembro e trazem esta novidade

16:30 16 Setembro, 2026 14:52 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma das mudanças torna-se aplicável já a 27 de setembro em toda a União Europeia

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação

18:30 17 Setembro, 2026 17:01 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Um detalhe aparentemente inofensivo numa caixa Multibanco pode esconder riscos. Saiba quais os sinais que exigem atenção imediata

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Bacalhau à Brás.
Gastronomia, Saúde

Pediu bacalhau à Brás num restaurante? Se as batatas vierem assim ‘não se deixe ficar’

18:40 17 Setembro, 2026 14:18 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Uma coloração demasiado escura nas batatas fritas que vêm no bacalhau à Brás pode indicar uma confeção excessiva

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Tempo

Vem aí calor “astronómico” para a despedida do verão: Portugal terá muito sol nestes dias e estas serão as regiões mais expostas

16:30 17 Setembro, 2026 15:12 17 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

O calor será o grande destaque dos próximos dias, com a Meteored a prever muito sol e valores que poderão chegar aos 35 ou 36 ºC

Homem a ser entrevistado. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Economia, Europa

José Manuel, vigilante de segurança de 63 anos, esteve de baixa por problemas de saúde mental: “A incompetência esconde-se com abuso de poder. Por detrás do absentismo há causas médicas reais”

16:40 17 Setembro, 2026 16:29 17 Setembro, 2026 | João Luís

Vigilante de segurança de 63 anos relata baixa por ansiedade e depressão e alerta para as causas médicas e laborais por detrás do absentismo

Feira da Perdiz regressa em outubro com nova data e novo recinto. Crédito: CMA
Algarve

Feira da Perdiz antecipa data e muda de recinto em Martim Longo

14:40 17 Setembro, 2026 14:40 17 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Novo recinto na Cerca da Chada recebe a Feira da Perdiz a 10 e 11 de outubro, numa edição dedicada à caça, aos produtos locais e aos saberes da serra

Notas e moedas espalhadas.
Economia, Nacional

Salário mínimo pode chegar aos 1100 euros em 2027? Governo debateu tema e isto é o que está na mesa

07:00 17 Setembro, 2026 03:44 17 Setembro, 2026 | João Luís

O salário mínimo está previsto subir para 970 euros em 2027, mas a CGTP defende 1.100 euros. Governo trava revisão mas admite renegociar

Jerricãs com combustível têm estado associados ao tráfico de droga por via marítima. Crédito: GNR
Algarve

GNR apreende viatura e mais de 6.700 litros de gasolina em Vila do Bispo

17:07 17 Setembro, 2026 17:07 17 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Operação na praia de Cabanas Velhas e no porto de Sagres levou à apreensão de 269 jerricãs de gasolina. Dois indivíduos foram constituídos arguidos

Rita Blanco e Ruy de Carvalho participam na celebração da reabertura. Crédito: Teatro Nacional D. Maria II
Cultura, Nacional

Ruy de Carvalho e Rita Blanco celebram reabertura do D. Maria II no Rossio

18:20 17 Setembro, 2026 18:13 17 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Estreia de “Macbeth”, visitas, projeções e música marcam a reabertura do teatro, com três dias de programação gratuita, de 18 a 20 de setembro

Jovem a trabalhar num bar
Economia, Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Algarve, Vídeo

“Do Volta ao 3D”: Mateus tem 8 anos e quer chegar a uma impressora 3D com sete mil embalagens [vídeos]

17:30 16 Setembro, 2026 19:08 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipamento vai permitir a Mateus, residente em Faro, criar brinquedos, objetos sensoriais e peças destinadas a pessoas com deficiência

Mulher com infiltrações em casa. Crédito: Freepik AI
Nacional

Senhorio não faz obras na casa? Saiba se pode deixar de pagar a renda

19:00 16 Setembro, 2026 11:16 16 Setembro, 2026 | João Luís

Problemas graves numa casa arrendada podem dar direito a redução da renda, realização de reparações urgentes ou até resolução do contrato

Vladimir Putin. Crédito: DR
Europa, Política

Rússia ameaça país europeu pertencente à NATO: “Deixaria de existir em dois ou três dias”

12:00 16 Setembro, 2026 02:19 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Comboio com 206 passageiros foi atingido por drone russo no dia 13 de setembro a dois quilómetros da fronteira com a Polónia, o que fez 'estalar o verniz' entre este país e a Rússia

Europe Direct Algarve

Vai às compras? Novas regras da União Europeia entram em vigor a 27 de setembro e trazem esta novidade

16:30 16 Setembro, 2026 14:52 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma das mudanças torna-se aplicável já a 27 de setembro em toda a União Europeia

Últimas Notícias

  • “Há uma sensação de calma”: Lisa e os dois filhos trocaram Nova Iorque por esta cidade no Algarve  há mais de um ano e destacam a “paz”
    “Há uma sensação de calma”: Lisa e os dois filhos trocaram Nova Iorque por esta cidade no Algarve há mais de um ano e destacam a “paz”
  • Pediu bacalhau à Brás num restaurante? Se as batatas vierem assim ‘não se deixe ficar’
    Pediu bacalhau à Brás num restaurante? Se as batatas vierem assim ‘não se deixe ficar’
  • Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação
    Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação
  • Ruy de Carvalho e Rita Blanco celebram reabertura do D. Maria II no Rossio
    Ruy de Carvalho e Rita Blanco celebram reabertura do D. Maria II no Rossio
  • ERS suspendeu atividade de dois estabelecimentos de estética até junho
    ERS suspendeu atividade de dois estabelecimentos de estética até junho

Opinião

  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
  • Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral
    Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Produtivos em “Casos” | Por Luís Ganhão
    Produtivos em “Casos” | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
    Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
  • Novo cartão da Segurança Social na UE: estes documentos poderão passar a estar no telemóvel
    Novo cartão da Segurança Social na UE: estes documentos poderão passar a estar no telemóvel
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento