Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Céu avermelhado sobre o mar. Crédito: Magnific AI
Céu avermelhado sobre o mar. Crédito: Magnific AI
Tempo

Cientistas acompanham ‘fenómeno raro’ no Pacífico: o que vem aí pode sentir-se em todo o planeta

Um fenómeno climático raro continua a ganhar força no Pacífico e poderá influenciar calor, seca, chuva extrema e tempestades em várias regiões do mundo

17:30 28 Julho, 2026 15:22 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Há fenómenos climáticos que, apesar de se formarem a milhares de quilómetros de distância, têm capacidade para alterar o estado do tempo em grande parte do planeta. O El Niño é um dos mais conhecidos e também um dos mais influentes. Associado ao aquecimento anómalo das águas do Pacífico Equatorial, este fenómeno pode modificar padrões de precipitação, intensificar períodos de calor e influenciar a atividade tropical durante vários meses.

De acordo com o portal especializado em meteorologia e climatologia, Luso Meteo, o atual episódio continua a intensificar-se e as previsões mais recentes apontam para um cenário cada vez mais excecional. Os modelos climáticos têm vindo a rever em alta a intensidade prevista, aumentando a possibilidade de este se tornar um dos eventos mais marcantes desde que existem registos modernos.

Embora os impactos de um El Niño demorem frequentemente algum tempo a propagar-se pela atmosfera, começam já a ser observados sinais compatíveis com a sua influência em várias regiões do mundo. Entre eles estão temperaturas globais invulgarmente elevadas, secas persistentes em partes da Europa e alterações na distribuição da atividade ciclónica entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

Os especialistas sublinham, ainda assim, que nenhum fenómeno meteorológico pode ser explicado exclusivamente pelo El Niño. A atmosfera resulta da interação de múltiplos fatores, incluindo outros padrões de circulação atmosférica e a tendência de aquecimento global observada nas últimas décadas. Ainda assim, quando ocorre um episódio desta dimensão, a sua influência torna-se particularmente relevante na evolução do clima mundial.

Um El Niño que continua a ganhar força

As projeções mais recentes sugerem que a anomalia da temperatura da superfície do mar na região ENSO 3.4 poderá ultrapassar os 4°C durante o início de 2027. Caso se confirme, este poderá tornar-se o episódio mais intenso de que há registo.

Para efeitos de comparação, um El Niño forte é normalmente caracterizado por anomalias superiores a 1,5°C. Alguns dos eventos históricos mais significativos registaram valores muito inferiores aos que estão atualmente a ser projetados pelos modelos climáticos.

Um dos aspetos que mais tem chamado a atenção dos investigadores é a consistência da evolução das previsões. Em vez de diminuírem a intensidade esperada, as sucessivas atualizações têm reforçado a possibilidade de um fenómeno extremo, à medida que novos dados observacionais são incorporados nos modelos.

Se o cenário mais intenso vier a concretizar-se, os efeitos poderão prolongar-se muito para além do pico do fenómeno, influenciando o clima durante grande parte de 2027 e possivelmente durante os meses seguintes.

Temperaturas globais mantêm tendência de subida

Entre os sinais mais visíveis encontra-se a evolução da temperatura média global. Nos últimos dias, este indicador permaneceu acima dos 17°C, um valor raramente observado nos registos modernos e que apenas tinha sido alcançado durante os últimos anos.

Os valores registados colocam a anomalia global acima de 1,5°C relativamente ao período pré-industrial. Embora isso não signifique, por si só, que os objetivos climáticos internacionais tenham sido ultrapassados de forma definitiva, demonstra a persistência de uma fase de aquecimento excecional à escala global.

O reforço do El Niño poderá contribuir para manter as temperaturas elevadas nos próximos meses, somando-se ao impacto do aumento das concentrações de gases com efeito de estufa. À medida que os oceanos libertam mais energia para a atmosfera, aumenta também a quantidade de vapor de água disponível, criando condições favoráveis à ocorrência de episódios de precipitação intensa.

Europa enfrenta seca e calor persistente

Grande parte da Europa continua a apresentar condições de seca prolongada, sobretudo nas regiões ocidentais e centrais do continente. Em simultâneo, várias ondas de calor têm atingido diferentes países, contribuindo para o agravamento do risco de incêndio e para a degradação das condições de humidade dos solos.

Alguns destes padrões são compatíveis com aquilo que habitualmente acontece durante episódios fortes de El Niño. No entanto, os meteorologistas recordam que a circulação atmosférica atual apresenta também algumas características menos habituais, dificultando previsões mais detalhadas sobre a evolução dos próximos meses.

As projeções apontam para a possibilidade de a seca persistir durante parte do verão, antes de uma eventual mudança de padrão durante o outono. Nesse cenário, a entrada de massas de ar mais húmidas poderá favorecer períodos de instabilidade mais frequentes, acompanhados por chuva forte e localmente excessiva.

Um dos exemplos mais invulgares deste período seco está a ser observado em Londres, onde julho poderá terminar sem precipitação mensurável durante todo o mês. A confirmar-se, tratar-se-á de uma situação sem precedentes nos registos da capital britânica.

Pacífico mais ativo e Atlântico mais tranquilo

A influência do El Niño também se reflete na atividade tropical. Enquanto o Pacífico Ocidental apresenta condições favoráveis ao desenvolvimento de ciclones tropicais intensos, o Atlântico continua relativamente calmo para esta altura do ano.

O destaque dos próximos dias recai sobre o tufão Dolphin, que poderá intensificar-se rapidamente sobre águas muito quentes. Algumas projeções admitem que possa atingir uma intensidade muito elevada antes de afetar regiões da Ásia Oriental, embora a sua evolução continue a ser acompanhada com cautela.

Já no Atlântico, o aumento do cisalhamento do vento continua a dificultar a organização e intensificação dos sistemas tropicais. Apesar disso, os especialistas recordam que uma época menos ativa não elimina o risco de impactos significativos, uma vez que um único ciclone pode provocar danos consideráveis caso encontre condições favoráveis.

Segundo a mesma fonte, os próximos meses serão decisivos para perceber se as previsões mais extremas se confirmam. Para já, os indicadores continuam a apontar na mesma direção: o aquecimento das águas do Pacífico está a intensificar-se e o mundo poderá começar a sentir de forma mais evidente os seus efeitos durante o final de 2026 e o início de 2027.

Leia também: Aviso amarelo em 17 distritos: calor pode chegar aos 40 ºC em Portugal

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva em Portugal: mau tempo regressa a esta região a partir deste dia

09:00 14 Setembro, 2026 09:58 14 Setembro, 2026 | João Luís

A chuva regressa a este arquipélago neste dia: saiba onde o IPMA prevê precipitação e onde o tempo permanecerá seco

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Algarve

Duas mulheres morrem em colisão na EN122 entre Castro Marim e Monte Francisco

18:20 14 Setembro, 2026 18:24 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente envolvendo duas viaturas ligeiras provocou duas mortes e condicionou por completo a circulação na EN122

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Nacional

Recebe este apoio da Segurança Social? Pode receber a dobrar este mês

11:10 14 Setembro, 2026 11:06 14 Setembro, 2026 | João Luís

Se recebe este apoio da Segurança Social pode receber o valor a dobrar em setembro. Saiba quem tem direito e quanto pode recebe

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Nacional

Fernando recebe 540 euros de reforma e voltou a trabalhar para suportar as despesas da casa: “Descansamos quando formos para o cemitério”

16:00 12 Setembro, 2026 12:03 11 Setembro, 2026 | João Luís

“Mais de 70% do nosso orçamento vai para as despesas da casa”: Fernando voltou a trabalhar porque a pensão não chegava

Algarve Nacional

Abóbora de 905 quilos dá novo recorde nacional a agricultor de Albufeira

07:05 14 Setembro, 2026 11:14 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois da vitória nacional, o casal de Paderne prepara duas melancias que poderão aproximar-se dos 100 quilos para competir em Espanha

Garfos espetados em vasos. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por AI
Vida & Lazer

Viu garfos espetados em vasos? Saiba para que servem e como este truque simples pode ajudar a evitar um problema comum

18:30 14 Setembro, 2026 17:31 14 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Há quem coloque garfos nos vasos por um motivo específico e a razão pode surpreender quem nunca viu este truque

Algarve

Tony Carreira interrompe concerto no Algarve e ‘deixou recado’ a espetadora: “Deixe o lugar a uma pessoa que goste”

16:10 13 Setembro, 2026 17:26 13 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto feito por uma espetadora na primeira fila levou Tony Carreira a interromper o concerto e a deixar um recado diretamente do palco

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

Há um prémio do Euromilhões que continua à espera de ser reclamado e o prazo está a esgotar-se

19:50 14 Setembro, 2026 19:44 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

Bilhete com prémio do Euromilhões foi comprado em Birmingham, Inglaterra, para o sorteio de 25 de agosto, e o tempo para o vencedor o reclamar está a esgotar-se

Economia Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Padeiro em serviço.
Economia Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Homem de negócios.
Economia Europa Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Camionista em serviço.
Europa

Sheila é camionista há 23 anos e fala das dificuldades do seu trabalho: “São muitas horas e isso sente-se na família, faço 150.000 km por ano”

13:00 13 Setembro, 2026 00:29 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 47 anos e 2 filhos, a camionista espanhola relatou em entrevista as dificuldades do seu trabalho, pelo qual tem grande estima

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva em Portugal: mau tempo regressa a esta região a partir deste dia

09:00 14 Setembro, 2026 09:58 14 Setembro, 2026 | João Luís

A chuva regressa a este arquipélago neste dia: saiba onde o IPMA prevê precipitação e onde o tempo permanecerá seco

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Algarve

Duas mulheres morrem em colisão na EN122 entre Castro Marim e Monte Francisco

18:20 14 Setembro, 2026 18:24 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente envolvendo duas viaturas ligeiras provocou duas mortes e condicionou por completo a circulação na EN122

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Nacional

Recebe este apoio da Segurança Social? Pode receber a dobrar este mês

11:10 14 Setembro, 2026 11:06 14 Setembro, 2026 | João Luís

Se recebe este apoio da Segurança Social pode receber o valor a dobrar em setembro. Saiba quem tem direito e quanto pode recebe

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Nacional

Fernando recebe 540 euros de reforma e voltou a trabalhar para suportar as despesas da casa: “Descansamos quando formos para o cemitério”

16:00 12 Setembro, 2026 12:03 11 Setembro, 2026 | João Luís

“Mais de 70% do nosso orçamento vai para as despesas da casa”: Fernando voltou a trabalhar porque a pensão não chegava

Algarve, Nacional

Abóbora de 905 quilos dá novo recorde nacional a agricultor de Albufeira

07:05 14 Setembro, 2026 11:14 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois da vitória nacional, o casal de Paderne prepara duas melancias que poderão aproximar-se dos 100 quilos para competir em Espanha

Garfos espetados em vasos. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por AI
Vida & Lazer

Viu garfos espetados em vasos? Saiba para que servem e como este truque simples pode ajudar a evitar um problema comum

18:30 14 Setembro, 2026 17:31 14 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Há quem coloque garfos nos vasos por um motivo específico e a razão pode surpreender quem nunca viu este truque

Algarve

Tony Carreira interrompe concerto no Algarve e ‘deixou recado’ a espetadora: “Deixe o lugar a uma pessoa que goste”

16:10 13 Setembro, 2026 17:26 13 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto feito por uma espetadora na primeira fila levou Tony Carreira a interromper o concerto e a deixar um recado diretamente do palco

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

Há um prémio do Euromilhões que continua à espera de ser reclamado e o prazo está a esgotar-se

19:50 14 Setembro, 2026 19:44 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

Bilhete com prémio do Euromilhões foi comprado em Birmingham, Inglaterra, para o sorteio de 25 de agosto, e o tempo para o vencedor o reclamar está a esgotar-se

Economia, Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Padeiro em serviço.
Economia, Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Homem de negócios.
Economia, Europa, Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Camionista em serviço.
Europa

Sheila é camionista há 23 anos e fala das dificuldades do seu trabalho: “São muitas horas e isso sente-se na família, faço 150.000 km por ano”

13:00 13 Setembro, 2026 00:29 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 47 anos e 2 filhos, a camionista espanhola relatou em entrevista as dificuldades do seu trabalho, pelo qual tem grande estima

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Últimas Notícias

  • Aldi recomenda: bananas maduras vão durar muito mais tempo se forem armazenadas neste local
    Aldi recomenda: bananas maduras vão durar muito mais tempo se forem armazenadas neste local
  • Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”
    Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”
  • Mecânico espanhol alerta para problema difícil de detetar no carro: “Pode provocar um incêndio”
    Mecânico espanhol alerta para problema difícil de detetar no carro: “Pode provocar um incêndio”
  • Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados
    Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados
  • Vania, empregada de hotel: “Limpamos 29 quartos por dia e pagam-nos menos de 1,50€ por cada”
    Vania, empregada de hotel: “Limpamos 29 quartos por dia e pagam-nos menos de 1,50€ por cada”

Opinião

  • Trabalha todos os dias. Mas conhece os riscos que corre? | Por Susana Joaquim
    Trabalha todos os dias. Mas conhece os riscos que corre? | Por Susana Joaquim
  • Como viver até aos 110 anos: O segredo imunitário dos supercentenários | Por Isabel Duarte
    Como viver até aos 110 anos: O segredo imunitário dos supercentenários | Por Isabel Duarte
  • Como comunicamos? | Por Andrea Moura
    Como comunicamos? | Por Andrea Moura

Europe Direct Algarve

  • Ursula von der Leyen apresenta Estado da União com transmissão acompanhada em Faro
    Ursula von der Leyen apresenta Estado da União com transmissão acompanhada em Faro
  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento