Hoje pensei nas cápsulas do tempo. Naquelas que guardamos para que, muitos anos depois, alguém as encontre e descubra um pequeno pedaço de quem fomos.
E pensei que, para mim, as maiores cápsulas do tempo sempre foram as pessoas.
Talvez por ser professora de História, sempre tive uma necessidade quase instintiva de não deixar morrer as histórias de quem veio antes de nós. Não apenas os grandes acontecimentos que aparecem nos livros, mas sobretudo aquelas pequenas histórias que raramente chegam a ser escritas.
As histórias da Segunda Guerra Mundial contadas por quem a viveu. As dificuldades dos nossos antepassados. O racionamento de comida em Lisboa. Os meus trisavós e o moinho que tinham em Pinhel. O meu bisavô, da Marinha, que navegava no Tridente, ou talvez fosse no Barracuda, e agora já nem tenho a certeza. Os meus antepassados do Algarve, os meus antepassados de Bordeira, os meus antepassados de São Brás de Alportel, de Coimbra, Covilhã e vários outros lugares. E tantas outras histórias, nomes, lugares e episódios que fazem parte de uma História muito maior, mas que só sobrevivem porque alguém se lembrou de os contar.

Sempre gostei de ouvir essas histórias, mesmo aquelas que já tinha ouvido. Mesmo aquelas que começavam com o inevitável “no meu tempo…”. Porque percebi cedo que, por detrás dessas palavras, havia uma época inteira. Havia um mundo que já não existia.
Talvez seja também por isso que gosto tanto de árvores genealógicas. Não pelas linhas, pelos nomes ou pelas datas em si, mas porque, quando olho para uma árvore, vejo pessoas. Vejo vidas. Vejo encontros, escolhas, partidas, regressos e caminhos que se cruzaram para que, muitas décadas depois, eu pudesse estar aqui.
Tenho saudades das minhas cápsulas do tempo que já partiram.
E talvez uma das maiores tristezas seja essa: quando uma pessoa morre, não desaparece apenas ela. Desaparece também uma pequena biblioteca de memórias que só aquela pessoa possuía. Uma história que ninguém mais sabe contar exatamente da mesma maneira. Um detalhe que não ficou escrito. Uma voz. Um cheiro. Um lugar. Uma lembrança.
Talvez seja por isso que sempre quis ouvir. Porque a História não está apenas nos arquivos, nos livros ou nos museus. Às vezes, está sentada ao nosso lado, numa cadeira, a contar-nos pela décima vez como era a vida antigamente. E aquilo que um dia nos parece apenas mais uma história repetida pode, anos depois, tornar-se precisamente a história que daríamos tudo para voltar a ouvir.
Enquanto escutamos, talvez estejamos a fazer uma coisa muito simples, mas muito importante: a impedir que o tempo leve tudo consigo.
Porque algumas pessoas são, verdadeiramente, cápsulas do tempo.
E, quando partem, cabe-nos a nós guardar aquilo que nos deixaram.
Leia também: Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende















