Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Praça Manuel Teixeira Gomes (Virgílio Machado, 2026)
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Governantes no Algarve: de reino a região transnacional | Por Virgílio Machado

ALGARVE GEOPOLÍTICO – HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de setembro

12:20 7 Agosto, 2026 20:22 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Estátuas de reis ou chefes de Estado não são neutrais. São símbolos de poder, tão mais fortes quanto se perpetuarem e resistirem a revoluções. Tendo localização espacial são geopolíticas, subjetivando e enfatizando a importância de personalidades, formas ou ações de governo num determinado local ou território.

“Reinos”, “Impérios”, “Metrópoles”, “Colónias, “Nações”, “Internacionais”, “Transnacionais”, são ordenações geopolíticas. Será a ordem política portuguesa relação entre metrópole e colónias, no desdobramento Reino de Portugal e dos Algarves? Terão as estátuas de poder, para além de uma simples implantação local, conteúdos que visam dimensões geopolíticas? Propõe-se uma viagem interpretativa da estatuária de governantes máximos de Portugal implantada no Algarve.

Numa observação, quiçá subversiva e de gira-história, propõe-se explicar passado pelo presente. Extraem-se significados geopolíticos, relacionais e internacionais das estátuas de líderes de Portugal no Algarve. Indagando-se pela sua coerência estrutural e multisecular justificativa de território histórico de estatuto particular.

VIRGÍLIO MACHADO, Professor da UAlg e autor dos livros
“Viagem ao Reino do Algarve” e “Portugal Geopolítico”

Manuel Teixeira Gomes, natural de Portimão, é personalidade invulgar. Foi empresário, poeta, escritor, viajante, diplomata, político e chefe de Estado. Assina o decreto de elevação de Portimão a cidade. Esta retribuirá. A sua efígie, discreta, num bloco laminado de mármore em fonte luminosa, olha para norte, no sentido de Lisboa e Europa, palco do seu protagonismo político e inspiração literária em viagens.

A sua vida inspira transnacionalidade que o Algarve agradecerá. Viriam de Inglaterra os pioneiros turistas que a sua diplomacia junto do Império Britânico cativou. A região inserir-se-ia numa ordem turística internacional até aos nossos dias.

Estátua do rei Sebastião (Câmara Municipal de Lagos, 2026)

Existiram sombras da sua vida. O exílio voluntário de cerca de 16 anos na Argélia onde morrerá, sabendo que a ditadura vinha a caminho. Os seus movimentos viajantes e migratórios vão do Atlântico ao Mediterrâneo. Fazem parte integrante de um ADN algarvio e português de comércio e guerras na ligação entre Europa e África. A História tem a sua força.

É um dizer que se replica na estátua do próximo governante recuado no tempo, Sebastião I em Lagos. De 1973 pela arte de João Cutileiro, retrata um Rei-menino com olhos salientes, assustado, frágil, com luvas e capacete de guerra, prostrado no chão, demasiado pesado para a sua condição física e maturidade. O desfecho militar será previsível.

Lagos foi sede de um governo militar no Algarve dos séculos XV ao XVIII. Sebastião elevá-la-ia a cidade em 1573. Para além dos Descobrimentos e do Infante Henrique, a cidade tem significado geopolítico ligado às expedições militares ao Norte de África, projeto de expansão político-militar e religioso de Portugal projetada no Reino dos Algarves de Aquém e Além-Mar, substitutiva da expressão Império que os reis portugueses nunca quiseram adotar.

O olhar de Sebastião I direciona-se para a Rua e Largo das Portas de Portugal. Toponímias que a cidade conserva daquele Reino. Alusão provável a uma metrópole da qual o rei imperial não deveria ter saído. A incapacidade de gerir bem as periferias coloniais em Alcácer Quibir deu azo a que a soberania portuguesa naufragasse dois anos depois com a União Ibérica. Tal repetir-se-ia, com uma mudança de regime político, um ano após a inauguração da estátua do rei militar vencido. O 25 de Abril poria termo a outra guerra colonial inglória. A História tem destas homologias!…

Monumento a Afonso III (Manuel Botelho, Wikipedia, 2026)

A estátua de Afonso III implanta-se no centro histórico de Faro. Assume-se a importância militar da conquista da cidade aos mouros em 1249. Mas o seu grande legado reside no Tratado de Badajoz, de 1267, celebrado com o Rei de Castela Afonso X que renunciou aos direitos de conquista no Algarve português (existindo um prévio Emirado do Algarve também em parte da Andaluzia) e cedeu-os ao filho de Afonso, Dinis, quando perfizesse sete anos. Nascia o Reino do Algarve português.

O rei tem a coroa na cabeça, ou seja, em pose cerimonial. Mas o elemento mais importante é a entrega, a outorga de uma espécie de espada-ceptro que a mão do rei sinaliza. Este é o elemento simbólico de prolongamento do braço do rei, manifestando poder e autoridade, mas também, na tradição grega, o direito de administrar a justiça.

Administração e justiça dão mãos no mundo medieval. A mão não demonstra belicosidade, mas antes positividade, construção, restauração de uma ordem, com sentido de paz, equilíbrio e concórdia entre um passado muçulmano e um futuro cristão sob a égide do Reino do Algarve.

A estátua do rei Afonso III, em Faro, capital da região, mais que um sentido local, é transversal e regional, sendo magnânima em dignificação da história política e militar dos Reinos de Portugal e do Algarve. Houve conquista, glória e sacrifício, mas também concórdia, harmonia e paz. O ceptro em sinal de entrega será representativo de uma identidade geopolítica justaposta, de justificação de soberania pela honra, de convergência institucional pela justiça, de um desígnio de consensos.

Por sua vez, a de Sancho I em Silves, a última desta viagem, tem um sentido inverso, militar, proclamatório. O rei não tem coroa. De porte pronunciado, exalta a força guerreira do rei e militar cristã. Homenageia a conquista da cidade em 1189. Num tempo em que a Terceira Cruzada internacional daria forte apoio.

Estátua de Sancho I (Wikipédia Creative Commons, 2026)

O guarda-mão da espada com maior ângulo, a cota de malha e a proteção dos pés representarão vantagens tecnológicas do sucesso. Mas o êxito foi fugaz. A cidade seria reconquistada pelos Almóadas dois anos depois. Ainda assim, o rei intitulou-se Rei de Portugal, de Silves e do Algarve em édito diplomado que é portador na sua mão esquerda.

Reino do Algarve, porquê? Pelo valor da localização favorável em comércio e transporte marítimo na ligação com portos da Andaluzia, Gibraltar, Norte de África e Europa. Ventos, água potável e madeira próximas para navegação. Conexão, interstício, movimento, relação, transnacionalidade numa travelling theory, justificarão respostas.

A coerência geopolítica do Algarve é única, justificativa das explicações da estatuária de poder na região, para além de uma dimensão local. Geopolítica pela sua inserção num constante criticismo transnacional explicativo do passado e do qual o seu futuro dependerá. Primor, laboratório, ensaio que o Portugal turístico e político deverá sempre tomar boa nota.

Virgílio Machado, autor dos livros “Viagem ao Reino do Algarve” e Portugal Geopolítico” (http:reinosdoalgarve.com).

Leia também: Algarve militar: guerra e paz no arco atlântico | Por Virgílio Machado

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução: conheça a idade máxima para continuar a conduzir estas categorias

16:30 13 Setembro, 2026 17:29 13 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas categorias da carta de condução deixam de poder ser revalidadas aos 67 anos, enquanto noutras passam a existir limitações no peso dos veículos permitidos

Algarve

Tony Carreira interrompe concerto no Algarve e ‘deixou recado’ a espetadora: “Deixe o lugar a uma pessoa que goste”

16:10 13 Setembro, 2026 17:26 13 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto feito por uma espetadora na primeira fila levou Tony Carreira a interromper o concerto e a deixar um recado diretamente do palco

Padeiro em serviço.
Economia Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Dia nublado e com vento
Tempo

Vem aí descida das temperaturas e muito vento: mudança atmosférica chega a Portugal neste dia

17:40 13 Setembro, 2026 17:00 13 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteored, a descida das temperaturas deverá chegar acompanhada por uma mudança na circulação atmosférica e por um reforço do vento

Rolo de papel higiénico no frigorífico.
Vida & Lazer

Viu um rolo de papel higiénico dentro do frigorífico? Saiba para que serve e por que se recomenda que o coloque

18:40 13 Setembro, 2026 01:16 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhóis recomendam colocação de um rolo de papel higiénico no frigorífico com objetivo de combater odores

Camionista em serviço.
Europa

Sheila é camionista há 23 anos e fala das dificuldades do seu trabalho: “São muitas horas e isso sente-se na família, faço 150.000 km por ano”

13:00 13 Setembro, 2026 00:29 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 47 anos e 2 filhos, a camionista espanhola relatou em entrevista as dificuldades do seu trabalho, pelo qual tem grande estima

Salário. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Aumentos do salário em Portugal devem rondar os 3,2% em 2027 mas empresas vão ser mais seletivas

08:00 13 Setembro, 2026 13:08 9 Setembro, 2026 | João Luís

Os orçamentos destinados a aumentos de salário nas empresas em Portugal deverão passar de 3% em 2026 para 3,2% em 2027

Mercado de Olhão.
Algarve

“Adaptámo-nos rapidamente”: francesa que já viveu na China elegeu esta cidade no Algarve para um novo capítulo com a família

15:50 13 Setembro, 2026 16:09 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre o padel, os passeios à Armona e novos contactos, Maya, natural de França, encontrou em Olhão uma vida diferente

Algarve Cultura Edição Papel Gastronomia

Loulé recebe FAVA com entrada gratuita mais de 100 expositores

08:50 13 Setembro, 2026 19:03 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sétima edição da FAVA prevê servir cinco mil refeições vegetais e junta gastronomia, 100 atividades e um mercado de trocas no Parque Municipal de Loulé

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Homem de negócios.
Economia Europa Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Oficina
Auto

Um carro usado para a vida: mecânico revela modelo popular em Portugal que custa 2.000€ e ‘nunca’ vai à oficina

22:59 10 Setembro, 2026 23:01 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com o mecânico espanhol, o motor deste carro usado só vai à oficina para a manutenção normal e "não se quer avariar"

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto

Adeus carta de condução? Caso o documento não cumpra este requisito pode ficar sem ele

09:40 10 Setembro, 2026 11:17 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos condutores desconhecem que uma carta dentro da validade pode ser apreendida se algum dos seus dados deixar de estar legível

Homem de 79 anos vítima de homicídio em Lagos. Foto: DR
Algarve

Prisão preventiva para caseiro de 45 anos suspeito de matar patrões em Lagos

22:21 12 Setembro, 2026 22:42 12 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Decisão foi tomada após interrogatório judicial em Portimão. PJ investiga os homicídios em Lagos e a eventual existência de outras pessoas envolvidas

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução: conheça a idade máxima para continuar a conduzir estas categorias

16:30 13 Setembro, 2026 17:29 13 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas categorias da carta de condução deixam de poder ser revalidadas aos 67 anos, enquanto noutras passam a existir limitações no peso dos veículos permitidos

Algarve

Tony Carreira interrompe concerto no Algarve e ‘deixou recado’ a espetadora: “Deixe o lugar a uma pessoa que goste”

16:10 13 Setembro, 2026 17:26 13 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto feito por uma espetadora na primeira fila levou Tony Carreira a interromper o concerto e a deixar um recado diretamente do palco

Padeiro em serviço.
Economia, Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Dia nublado e com vento
Tempo

Vem aí descida das temperaturas e muito vento: mudança atmosférica chega a Portugal neste dia

17:40 13 Setembro, 2026 17:00 13 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteored, a descida das temperaturas deverá chegar acompanhada por uma mudança na circulação atmosférica e por um reforço do vento

Rolo de papel higiénico no frigorífico.
Vida & Lazer

Viu um rolo de papel higiénico dentro do frigorífico? Saiba para que serve e por que se recomenda que o coloque

18:40 13 Setembro, 2026 01:16 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhóis recomendam colocação de um rolo de papel higiénico no frigorífico com objetivo de combater odores

Camionista em serviço.
Europa

Sheila é camionista há 23 anos e fala das dificuldades do seu trabalho: “São muitas horas e isso sente-se na família, faço 150.000 km por ano”

13:00 13 Setembro, 2026 00:29 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 47 anos e 2 filhos, a camionista espanhola relatou em entrevista as dificuldades do seu trabalho, pelo qual tem grande estima

Salário. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Aumentos do salário em Portugal devem rondar os 3,2% em 2027 mas empresas vão ser mais seletivas

08:00 13 Setembro, 2026 13:08 9 Setembro, 2026 | João Luís

Os orçamentos destinados a aumentos de salário nas empresas em Portugal deverão passar de 3% em 2026 para 3,2% em 2027

Mercado de Olhão.
Algarve

“Adaptámo-nos rapidamente”: francesa que já viveu na China elegeu esta cidade no Algarve para um novo capítulo com a família

15:50 13 Setembro, 2026 16:09 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre o padel, os passeios à Armona e novos contactos, Maya, natural de França, encontrou em Olhão uma vida diferente

Algarve, Cultura, Edição Papel, Gastronomia

Loulé recebe FAVA com entrada gratuita mais de 100 expositores

08:50 13 Setembro, 2026 19:03 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sétima edição da FAVA prevê servir cinco mil refeições vegetais e junta gastronomia, 100 atividades e um mercado de trocas no Parque Municipal de Loulé

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Homem de negócios.
Economia, Europa, Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Oficina
Auto

Um carro usado para a vida: mecânico revela modelo popular em Portugal que custa 2.000€ e ‘nunca’ vai à oficina

22:59 10 Setembro, 2026 23:01 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com o mecânico espanhol, o motor deste carro usado só vai à oficina para a manutenção normal e "não se quer avariar"

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto

Adeus carta de condução? Caso o documento não cumpra este requisito pode ficar sem ele

09:40 10 Setembro, 2026 11:17 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos condutores desconhecem que uma carta dentro da validade pode ser apreendida se algum dos seus dados deixar de estar legível

Homem de 79 anos vítima de homicídio em Lagos. Foto: DR
Algarve

Prisão preventiva para caseiro de 45 anos suspeito de matar patrões em Lagos

22:21 12 Setembro, 2026 22:42 12 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Decisão foi tomada após interrogatório judicial em Portimão. PJ investiga os homicídios em Lagos e a eventual existência de outras pessoas envolvidas

Últimas Notícias

  • Se o seu carro passou na inspeção, atenção: não significa que esteja tudo legal e este é o detalhe que muitos confundem
    Se o seu carro passou na inspeção, atenção: não significa que esteja tudo legal e este é o detalhe que muitos confundem
  • Tem emprego e filhos? Pode receber dinheiro da Segurança Social todos os meses mesmo trabalhando
    Tem emprego e filhos? Pode receber dinheiro da Segurança Social todos os meses mesmo trabalhando
  • Viu um rolo de papel higiénico dentro do frigorífico? Saiba para que serve e por que se recomenda que o coloque
    Viu um rolo de papel higiénico dentro do frigorífico? Saiba para que serve e por que se recomenda que o coloque
  • Ajudou o vizinho durante 15 anos porque lhe prometeu as terras mas no fim recebeu apenas 5.000€: tribunal acabou por decidir
    Ajudou o vizinho durante 15 anos porque lhe prometeu as terras mas no fim recebeu apenas 5.000€: tribunal acabou por decidir
  • Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”
    Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

Opinião

  • Fernando Alexandre pode ser o ministro que a Educação esperava há décadas | Por Henrique Dias Freire
    Fernando Alexandre pode ser o ministro que a Educação esperava há décadas | Por Henrique Dias Freire
  • Tempus fugit (o tempo foge): Florbela Espanca no Algarve e as infelicidades da poetisa | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): Florbela Espanca no Algarve e as infelicidades da poetisa | Por Óscar Caeiro Pinto
  • A Democracia que se cuide | Por Miguel Freitas
    A Democracia que se cuide | Por Miguel Freitas

Europe Direct Algarve

  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
  • Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
    Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento