Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Homem reformado. Crédito: Foto AI
Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Manuel, enfermeiro reformado com 43 anos de descontos, considera a sua pensão injusta: “Fui castigado e não mereço”

Ex-enfermeiro espanhol considera valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 euros para “toda a vida”, após reformar-se seis meses antes da idade legal

14:00 19 Setembro, 2026 13:52 19 Setembro, 2026
Gonçalo ViegasGonçalo ViegasContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Durante 27 anos, Manuel dividiu os dias entre um hospital público e uma clínica privada. Quando decidiu reformar-se, faltavam seis meses para atingir a idade legal. Segundo conta, esses meses custaram-lhe uma redução de 50 euros na pensão que não desapareceu quando chegou à idade da reforma.

Manuel Guarino Nuño, enfermeiro reformado de Málaga, em Espanha, tinha 71 anos quando o seu caso foi divulgado pelo jornal digital espanhol Noticias Trabajo. Depois de 43 anos de contribuições, lançou uma petição para pedir o fim das penalizações nas pensões de trabalhadores com carreiras longas.

Uma vida de trabalho entre dois empregos

De acordo com a publicação espanhola, Manuel trabalhou durante 43 anos num hospital público. Durante 27 desses anos, acumulou essa atividade com um emprego a tempo parcial numa clínica privada.

O mesmo comparou o esforço acumulado a cerca de 60 anos dedicados aos doentes. Trata-se, porém, de uma estimativa pessoal da carga de trabalho: exercer duas atividades em simultâneo não transforma automaticamente esses períodos em anos adicionais de carreira contributiva.

Corte que continuou depois da idade legal

O antigo enfermeiro afirma que a antecipação de apenas seis meses resultou numa redução mensal de 50 euros. A sua contestação prende-se sobretudo com a duração dessa penalização, que continuou a afetar a prestação depois de atingir a idade normal.

“Parece que o sistema penaliza mais os meses que faltam para atingir a idade legal do que todos os anos que trabalhámos e descontámos”, afirmou. O relato não inclui a decisão de atribuição da pensão nem os elementos necessários para reconstituir o cálculo.

Petição pede mudanças para carreiras longas

Segundo a notícia, atualizada em agosto, a campanha já tinha ultrapassado as 35 mil assinaturas. O pedido foi dirigido ao Ministério da Inclusão, Segurança Social e Migrações espanhol.

Manuel pretende que sejam eliminados os coeficientes redutores para trabalhadores com carreiras contributivas extensas. Na sua argumentação, destaca quem deixa de trabalhar mais cedo devido a problemas de saúde, desgaste físico ou perda do emprego na fase final da vida profissional.

O que conta nas regras espanholas

A legislação espanhola distingue a reforma antecipada voluntária da antecipação por causas não imputáveis ao trabalhador. Os artigos 207.º e 208.º da Lei Geral da Segurança Social preveem condições diferentes para cada modalidade, incluindo requisitos contributivos e limites à antecipação.

Os cortes dependem dos meses antecipados e da duração da carreira contributiva. Assim, a lei considera os anos de descontos, mas ter mais de 40 ou 45 anos de contribuições não elimina automaticamente a penalização. No caso de Manuel, seria necessário conhecer também a legislação aplicável quando se reformou para confirmar a redução concreta.

Em Portugal, os anos de descontos podem antecipar a reforma sem cortes

Em Portugal, a idade normal de acesso à pensão de velhice é de 66 anos e nove meses em 2026, conforme estabelece a Portaria n.º 358/2024/1. Contudo, esta não é necessariamente a idade de referência para todos os trabalhadores.

O regime prevê uma idade pessoal de reforma: por cada ano de descontos acima dos 40, retiram-se quatro meses à idade normal. Para aceder à antecipação ao abrigo do atual regime de flexibilização, é necessário ter pelo menos 60 anos e completar 40 anos de descontos enquanto ainda se tem essa idade, além das restantes condições legais. As regras constam do Decreto-Lei n.º 187/2007.

Seis meses de antecipação nem sempre significam penalização

Num exemplo português em 2026, 43 anos completos de descontos reduziriam a idade pessoal para 65 anos e nove meses. Sair seis meses antes da idade normal, aos 66 anos e três meses, já seria sair depois dessa idade pessoal, sem corte por antecipação, reunidas as condições aplicáveis.

Se a saída ocorresse seis meses antes da própria idade pessoal, a redução seria de 3%, à taxa de 0,5% por mês. Nesse regime, o corte integra o cálculo da pensão e não desaparece automaticamente ao atingir a idade normal.

Por isso, o resultado português depende da idade pessoal e do regime aplicável, não apenas dos meses que faltam para a idade geral.

Leia também: Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve Cultura Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Algarve Cultura Desporto

Cortelha celebra São Martinho com caminhada e magusto na Serra do Caldeirão

18:50 4 Novembro, 2026 18:49 4 Novembro, 2026

Passeio de São Martinho regressa à Cortelha a 8 de novembro, com caminhada pela serra e magusto de castanhas, batata-doce e produtos tradicionais

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Beatriz Godinho. Crédito: IMDb
Economia Nacional

Beatriz Godinho paga 700 euros por um quarto e vive com outras sete pessoas: “Sacrifício com retorno zero”

19:00 4 Novembro, 2026 13:59 4 Novembro, 2026

Atriz Beatriz Godinho revelou quanto paga por um quarto em Lisboa e respondeu às críticas à sua participação nos protestos pelo direito à habitação

Algarve

Movimento pede demissão de Rui Cristina da Águas do Algarve após embargo da dessalinizadora

11:40 4 Novembro, 2026 19:44 4 Novembro, 2026

Presidente da Câmara de Albufeira integra a administração da empresa responsável pela dessalinizadora, cujas obras mandou embargar a 30 de outubro

Ciência Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Europa Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Dia chuvoso em Portugal. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva a potes e vento forte a caminho de Portugal: depressão de 988 hPa pode trazer vários dias de mau tempo

18:30 3 Novembro, 2026 15:31 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva persistente, vento forte e agitação marítima durante vários dias

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve, Cultura, Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve, Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Algarve, Cultura, Desporto

Cortelha celebra São Martinho com caminhada e magusto na Serra do Caldeirão

18:50 4 Novembro, 2026 18:49 4 Novembro, 2026

Passeio de São Martinho regressa à Cortelha a 8 de novembro, com caminhada pela serra e magusto de castanhas, batata-doce e produtos tradicionais

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Beatriz Godinho. Crédito: IMDb
Economia, Nacional

Beatriz Godinho paga 700 euros por um quarto e vive com outras sete pessoas: “Sacrifício com retorno zero”

19:00 4 Novembro, 2026 13:59 4 Novembro, 2026

Atriz Beatriz Godinho revelou quanto paga por um quarto em Lisboa e respondeu às críticas à sua participação nos protestos pelo direito à habitação

Algarve

Movimento pede demissão de Rui Cristina da Águas do Algarve após embargo da dessalinizadora

11:40 4 Novembro, 2026 19:44 4 Novembro, 2026

Presidente da Câmara de Albufeira integra a administração da empresa responsável pela dessalinizadora, cujas obras mandou embargar a 30 de outubro

Ciência, Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Europa, Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Dia chuvoso em Portugal. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva a potes e vento forte a caminho de Portugal: depressão de 988 hPa pode trazer vários dias de mau tempo

18:30 3 Novembro, 2026 15:31 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva persistente, vento forte e agitação marítima durante vários dias

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Últimas Notícias

  • Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
    Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
  • Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
    Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
  • Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
    Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas
    Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas

Opinião

  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
  • Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
    Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
  • O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves
    O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal