As reservas que acabam em mesas vazias estão a levar alguns restaurantes espanhóis a adotar novas medidas. Laura Crujeiras explica que no Lume são pedidos os dados do cartão e existe uma garantia de 20 euros por pessoa para reduzir as faltas sem aviso.
Reservar uma mesa e depois não aparecer pode parecer apenas uma mudança de planos para o cliente, mas para um restaurante pode significar perder uma parte importante do serviço desse dia. O problema está a levar alguns estabelecimentos a pedir garantias no momento da reserva.
É o que acontece no Lume, em Santiago de Compostela, onde Laura Crujeiras, chefe de sala, explica que o restaurante solicita os dados do cartão de crédito aos clientes que fazem uma reserva.
A garantia estabelecida é de 20 euros por pessoa. Assim, numa reserva para quatro clientes, estão em causa 80 euros.
O objetivo não é cobrar um valor adicional a quem vai efetivamente ao restaurante, mas proteger o estabelecimento das reservas em que os clientes não aparecem nem cancelam dentro das condições estabelecidas.
Restaurante pede cartão para confirmar a reserva
Os chamados no-shows acontecem quando um cliente faz uma reserva num restaurante, mas acaba por não aparecer. O problema também pode ocorrer quando a desistência é comunicada tão perto da hora marcada que já não existe tempo para encontrar outros clientes para aquela mesa.
Laura Crujeiras conta que a utilização do cartão como garantia teve efeitos no comportamento dos clientes do Lume.
“É muito raro que as pessoas não apareçam ou cancelem à última hora se não for por um motivo de força maior”, explicou, citada pelo El Español, num testemunho originalmente divulgado pela Antena 3.
No caso deste estabelecimento, são pedidos os dados do cartão no momento da reserva e a garantia é de 20 euros por cada pessoa.
Se o cliente comparecer e consumir normalmente, o montante não representa necessariamente um custo adicional, podendo ser descontado no valor final da refeição, de acordo com as condições aplicadas pelo restaurante.
Três mesas vazias podem fazer diferença
O impacto dos no-shows torna-se particularmente evidente nos restaurantes de pequenas dimensões.
Brisa Medina, responsável pelo Benedita Elisa, explica que o seu estabelecimento dispõe de apenas nove mesas. Perder várias reservas no mesmo serviço representa, por isso, uma parte significativa da capacidade disponível.
“Somos um restaurante de apenas nove mesas e, se nos faltam três ou quatro mesas num serviço, imagine o prejuízo que isso nos causa”, explica.
O problema não está apenas no dinheiro que aqueles clientes deixariam na caixa. Uma mesa marcada deixa de estar disponível para outras pessoas que tentem reservar para a mesma hora.
O restaurante pode ainda organizar previamente os funcionários, preparar produtos e planear todo o serviço com base no número de clientes esperado.
“Nós vivemos disto”
Brisa Medina defende que os clientes podem naturalmente ter imprevistos e precisar de cancelar uma refeição. O ponto essencial, na sua perspetiva, é avisar o estabelecimento com antecedência suficiente.
Dessa forma, o restaurante consegue voltar a disponibilizar a mesa e tentar encontrar outros clientes.
“Creio que é preciso um pouco mais de empatia e respeito pelo nosso trabalho, porque nós vivemos disto”, afirma.
Num espaço com nove mesas, três ou quatro grupos que não aparecem podem deixar uma parte considerável do restaurante vazia apesar de, horas antes, o estabelecimento poder ter recusado outras reservas por falta de lugares.
Garantia de quatro pessoas chega aos 80 euros
É precisamente para reduzir este risco que alguns restaurantes passaram a recorrer aos dados do cartão bancário ou a pagamentos antecipados.
No caso explicado por Laura, os 20 euros são calculados por pessoa. Uma reserva para duas pessoas corresponde, portanto, a uma garantia de 40 euros, enquanto quatro pessoas representam 80 euros.
As condições não são iguais em todos os estabelecimentos. Cada restaurante pode definir a sua própria política de reservas e cancelamentos, devendo o cliente ser previamente informado sobre as condições aplicáveis.
A utilização destas garantias procura sobretudo evitar que uma mesa permaneça bloqueada durante horas para um grupo que depois não aparece.
No Lume, Laura Crujeiras diz que a experiência tem produzido resultados: depois da introdução da medida, tornou-se raro haver clientes que simplesmente não compareçam ou façam cancelamentos de última hora sem um motivo de força maior.















