Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Hemodiálise. Crédito: Foto AI
Hemodiálise. Crédito: Foto AI
Algarve, Edição Papel, Saúde

Falta de profissionais condiciona hemodiálise nas férias no Algarve

Doentes renais estão a cancelar férias por falta de vagas para hemodiálise no Algarve e Alentejo, apesar de existirem unidades com qualidade clínica

05:00 9 Agosto, 2026 11:54 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A escassez de equipas especializadas está a limitar o acesso à hemodiálise de doentes renais que pretendem passar férias no Algarve e no Alentejo, alertou a Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, após receber um número crescente de queixas de pessoas obrigadas a cancelar períodos de descanso.

A Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR) esclarece que o problema não resulta da falta de unidades de diálise nem da qualidade dos serviços prestados. A dificuldade está, segundo a estrutura, na insuficiência de médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais qualificados para assegurar todas as sessões necessárias durante os meses de maior procura.

O presidente da APIR, Paulo Urbano, afirmou que, nas últimas semanas, aumentaram os relatos de insuficientes renais que não conseguiram encontrar vaga para prosseguir os tratamentos no Algarve e no Alentejo.

Há um “número crescente de queixas de insuficientes renais que são obrigados a desmarcar períodos de férias por falta de vaga para fazerem os seus tratamentos de hemodiálise no Algarve e Alentejo”, revelou.

Dificuldade em contratar reduz capacidade das unidades

A associação reconhece que a falta de recursos humanos especializados não é nova nas duas regiões, onde existem dificuldades persistentes para contratar e fixar profissionais de saúde.

O problema agrava-se no verão, quando aumenta a população presente no Algarve e no Alentejo e cresce o número de doentes que procuram realizar temporariamente os tratamentos fora da sua área habitual de residência.

“Portugal dispõe de hospitais públicos e de uma rede de clínicas altamente diferenciada e reconhecida pela excelência clínica. No entanto, a crescente dificuldade em recrutar e fixar médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais especializados está a reduzir a capacidade operacional de algumas unidades, sobretudo em períodos de maior procura, como acontece durante os meses de verão”, explicou Paulo Urbano.

A hemodiálise é um tratamento indispensável para os doentes renais que dele dependem e obriga ao cumprimento regular das sessões

prescritas. Por essa razão, qualquer deslocação para férias exige a confirmação prévia de uma vaga numa unidade próxima do destino.

Centenas procuram manter tratamentos durante o descanso

A APIR estima que existam “centenas de doentes renais” interessados em continuar os tratamentos em regiões turísticas enquanto passam alguns dias com as famílias. A ausência de equipas suficientes impede, contudo, que algumas unidades aumentem a capacidade de resposta para acompanhar a procura sazonal.

Sem uma vaga assegurada, muitos doentes acabam por desistir das férias, uma vez que falhar uma sessão pode colocar em causa a sua saúde e a própria sobrevivência. A associação considera que esta situação impede os insuficientes renais de exercerem um direito comum à restante população.

“Muitos acabam por ver inviabilizado um direito que para a maioria dos portugueses é adquirido: o direito a férias”, lamentou a APIR, defendendo que a “doença renal não pode significar uma condenação a ficar em casa”.

“Os doentes têm o mesmo direito ao descanso, ao convívio familiar e à qualidade de vida que qualquer outro cida-

dão. O tratamento não pode ser um obstáculo permanente à sua participação plena na sociedade e falhar um tratamento coloca em risco a vida do doente”, sublinhou Paulo Urbano.

Associação pede intervenção do Ministério da Saúde

Para garantir a continuidade dos tratamentos durante o verão, a APIR defende o reforço da capacidade de resposta do setor e a adoção de medidas destinadas a contratar e reter profissionais especializados em diálise.

A associação considera necessário assegurar equipas suficientes em todo o território nacional, incluindo durante os períodos de maior pressão assistencial em regiões turísticas.

A estrutura apelou ao Ministério da Saúde e às entidades responsáveis pela assistência no Algarve e no Alentejo para que analisem o problema e encontrem soluções que permitam aumentar temporariamente a capacidade das unidades.

O objetivo, sustenta a APIR, deve ser garantir que nenhum doente renal seja impedido de passar férias com a família por não conseguir aceder a um tratamento essencial à sua sobrevivência.

A.Pinto / HDF

Leia também: Tiago viveu em Castro Marim e trocou a engenharia pelos gelados artesanais da família

Vista aérea da Praia da Poça, em Cascais.
Nacional

“É o local perfeito”: britânicos consideram este lugar em Portugal um dos melhores destinos para reformados

10:30 8 Agosto, 2026 10:23 8 Agosto, 2026 | Luís Santos

Especialistas destacam um destino em Portugal pelas condições que oferece a reformados que procuram tranquilidade e acessibilidade

Hemodiálise. Crédito: Foto AI
Algarve Edição Papel Saúde

Falta de profissionais condiciona hemodiálise nas férias no Algarve

05:00 9 Agosto, 2026 11:54 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Doentes renais estão a cancelar férias por falta de vagas para hemodiálise no Algarve e Alentejo, apesar de existirem unidades com qualidade clínica

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes até 70 km/h voltam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 8 Agosto, 2026 17:55 7 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este arquipélago vai ser afetado nos próximos dias por chuva e ventos fortes

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma depressão: frente fria traz chuva, trovoadas e vento até 50 km/h a estas regiões

09:10 8 Agosto, 2026 16:48 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A aproximação de uma depressão vai trazer uma mudança do estado do tempo já neste fim de semana, com possibilidade de chuva, aguaceiros e trovoadas

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Condutores hesitantes em ultrapassar carro da GNR. Crédito: Freepik AI
Auto Europa Nacional

Se ultrapassar um carro da autoridade na autoestrada, não faça isto: agentes esclarecem erro que muitos condutores cometem e que pode valer uma multa

12:30 8 Agosto, 2026 14:44 6 Agosto, 2026 | João Luís

Muitos condutores travam ou hesitam quando veem um carro da autoridade na autoestrada. Mas há um erro comum que pode custar uma multa

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Algarve

Piloto de 28 anos morre após queda de aeronave no aeródromo de Portimão

12:36 8 Agosto, 2026 12:37 8 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Queda de aeronave durante a recolha de uma manga de publicidade matou o único ocupante. O GPIAAF vai investigar as causas do acidente

Algarve Cultura Mundo Nacional

Kanye West faz Estádio Algarve vibrar do topo de um globo

07:55 8 Agosto, 2026 07:55 8 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Milhares de fãs acompanharam Kanye West num concerto de duas horas, com efeitos visuais, fogo de artifício e a participação da filha North West

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Inspeção automóvel mudou: milhares de carros podem reprovar mesmo sem avarias visíveis

11:00 7 Agosto, 2026 14:50 6 Agosto, 2026 | João Luís

Não verificar isto antes da inspeção automóvel pode apanhar condutores de surpresa: saiba como consultar a situação e evitar reprovação

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Europa

Carpinteiro reformado de 91 anos com incapacidade vê Segurança Social recusar-lhe subida da pensão de 850€ para 1.547€: caso foi ‘parar’ a tribunal

12:30 7 Agosto, 2026 14:24 7 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Justiça espanhola recusou aumentar a pensão de um carpinteiro de 91 anos, apesar das várias cirurgias e limitações físicas

Pessoa a receber uma encomenda. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Mundo Nacional

Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar

23:00 8 Agosto, 2026 21:33 8 Agosto, 2026 | João Luís

Uma taxa criada para encomendas de baixo valor está a gerar dúvidas entre quem compra fora da União Europeia

Moeda de 2 euros. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€

22:40 8 Agosto, 2026 21:16 8 Agosto, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 2€ estão a ser vendidas por milhares. Descubra quais são as mais procuradas pelos colecionadores e quanto podem valer

Algarve Edição Papel Opinião

Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

07:30 8 Agosto, 2026 21:13 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Mais do que nunca, Albufeira carece de uma organização rigorosa da mobilidade e da logística, com regras claras, fiscalização e planeamento estratégico"

Vista aérea da Praia da Poça, em Cascais.
Nacional

“É o local perfeito”: britânicos consideram este lugar em Portugal um dos melhores destinos para reformados

10:30 8 Agosto, 2026 10:23 8 Agosto, 2026 | Luís Santos

Especialistas destacam um destino em Portugal pelas condições que oferece a reformados que procuram tranquilidade e acessibilidade

Hemodiálise. Crédito: Foto AI
Algarve, Edição Papel, Saúde

Falta de profissionais condiciona hemodiálise nas férias no Algarve

05:00 9 Agosto, 2026 11:54 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Doentes renais estão a cancelar férias por falta de vagas para hemodiálise no Algarve e Alentejo, apesar de existirem unidades com qualidade clínica

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes até 70 km/h voltam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 8 Agosto, 2026 17:55 7 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este arquipélago vai ser afetado nos próximos dias por chuva e ventos fortes

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma depressão: frente fria traz chuva, trovoadas e vento até 50 km/h a estas regiões

09:10 8 Agosto, 2026 16:48 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A aproximação de uma depressão vai trazer uma mudança do estado do tempo já neste fim de semana, com possibilidade de chuva, aguaceiros e trovoadas

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Condutores hesitantes em ultrapassar carro da GNR. Crédito: Freepik AI
Auto, Europa, Nacional

Se ultrapassar um carro da autoridade na autoestrada, não faça isto: agentes esclarecem erro que muitos condutores cometem e que pode valer uma multa

12:30 8 Agosto, 2026 14:44 6 Agosto, 2026 | João Luís

Muitos condutores travam ou hesitam quando veem um carro da autoridade na autoestrada. Mas há um erro comum que pode custar uma multa

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Algarve

Piloto de 28 anos morre após queda de aeronave no aeródromo de Portimão

12:36 8 Agosto, 2026 12:37 8 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Queda de aeronave durante a recolha de uma manga de publicidade matou o único ocupante. O GPIAAF vai investigar as causas do acidente

Algarve, Cultura, Mundo, Nacional

Kanye West faz Estádio Algarve vibrar do topo de um globo

07:55 8 Agosto, 2026 07:55 8 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Milhares de fãs acompanharam Kanye West num concerto de duas horas, com efeitos visuais, fogo de artifício e a participação da filha North West

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Inspeção automóvel mudou: milhares de carros podem reprovar mesmo sem avarias visíveis

11:00 7 Agosto, 2026 14:50 6 Agosto, 2026 | João Luís

Não verificar isto antes da inspeção automóvel pode apanhar condutores de surpresa: saiba como consultar a situação e evitar reprovação

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Europa

Carpinteiro reformado de 91 anos com incapacidade vê Segurança Social recusar-lhe subida da pensão de 850€ para 1.547€: caso foi ‘parar’ a tribunal

12:30 7 Agosto, 2026 14:24 7 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Justiça espanhola recusou aumentar a pensão de um carpinteiro de 91 anos, apesar das várias cirurgias e limitações físicas

Pessoa a receber uma encomenda. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Mundo, Nacional

Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar

23:00 8 Agosto, 2026 21:33 8 Agosto, 2026 | João Luís

Uma taxa criada para encomendas de baixo valor está a gerar dúvidas entre quem compra fora da União Europeia

Moeda de 2 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€

22:40 8 Agosto, 2026 21:16 8 Agosto, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 2€ estão a ser vendidas por milhares. Descubra quais são as mais procuradas pelos colecionadores e quanto podem valer

Algarve, Edição Papel, Opinião

Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

07:30 8 Agosto, 2026 21:13 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Mais do que nunca, Albufeira carece de uma organização rigorosa da mobilidade e da logística, com regras claras, fiscalização e planeamento estratégico"

Últimas Notícias

  • Falta de profissionais condiciona hemodiálise nas férias no Algarve
    Falta de profissionais condiciona hemodiálise nas férias no Algarve
  • Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar
    Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar
  • Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€
    Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€
  • Funcionário de aeroporto avisa: se tiver este acessório na mala esta pode “não chegar ao avião”
    Funcionário de aeroporto avisa: se tiver este acessório na mala esta pode “não chegar ao avião”
  • “Trabalha-se muito e não se ganha nada”: agricultor reformado deixa aviso sobre o campo e lamenta que “a gente jovem quer outra coisa”
    “Trabalha-se muito e não se ganha nada”: agricultor reformado deixa aviso sobre o campo e lamenta que “a gente jovem quer outra coisa”

Opinião

  • Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
    Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
  • Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega
    Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega
  • Governantes no Algarve: de reino a região transnacional | Por Virgílio Machado
    Governantes no Algarve: de reino a região transnacional | Por Virgílio Machado

Europe Direct Algarve

  • Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar
    Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar
  • Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€
    Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento