Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia

Município de Castro Marim lança hasta pública para arrendamento do Figueiral da Ordem

A iniciativa de arrendamento, por 15 anos, surge como um incentivo a projetos de curto/médio prazo, um estímulo à dinamização da base económica local e à instalação de empresas no concelho, bem como a promoção da autonomia empresarial e do investimento privado.

10:10 29 Junho, 2022 10:10 29 Junho, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Município de Castro Marim abriu um procedimento de hasta pública para o arrendamento do Figueiral da Ordem, situado em Sobral de Baixo.

Com um valor base de 3.000 euros anuais, as propostas poderão ser entregues até às 17:00 do dia 15 de julho, no edifício da Câmara Municipal de Castro Marim.

“O terreno é composto por duas parcelas, ambas cultivadas com pomar de sequeiro, sendo uma com cerca de 8 hectares ocupada com figueiras e outra com cerca de 2,5 hectares com amendoeiras”, explica a autarquia castromarinense.

As fruteiras tradicionais algarvias abrangem um número variado de espécies que eram, até quase ao final do século passado, parte integrante da dieta dos algarvios e da economia da região.

Entre estas espécies “temos a amendoeira, alfarrobeira, figueira e a oliveira, espécies constituintes do pomar de sequeiro algarvio. Com este enquadramento e procurando a dignificação da história do concelho e a valorização do pomar tradicional de sequeiro algarvio, a câmara municipal de Castro Marim plantou neste terreno figueiras côteas e amendoeiras”.

A variedade côtea é produtiva, semi-precoce, muito interessante na produção de vindimos para secar e era a principal variedade cultivada no Algarve.

A partir do século XV, a Comenda da Ordem de Cristo em Castro Marim integrava vários figueirais, com figueiras e outras árvores de fruto, sobretudo, na zona costeira. O figo seria a produção agrícola predominante em Castro Marim e que constituiria uma das suas principais riquezas, à imagem do ocorrido no resto da região, pois o figo tinha um papel de grande importância na economia algarvia. O figo podia ser consumido fresco ou seco, ao longo de todo o ano, para sustento das pessoas e dos animais de Castro Marim e da região, mas também para exportação.

A iniciativa de arrendamento, por 15 anos, surge como um incentivo a projetos de curto/médio prazo, um estímulo à dinamização da base económica local e à instalação de empresas no concelho, bem como a promoção da autonomia empresarial e do investimento privado.

O modelo de avaliação das propostas terá em conta não só o preço apresentado como também os anos de residência no concelho, valorizando assim quem já escolheu Castro Marim por força da sua vida familiar ou empresarial.

Toda a informação está disponível aqui.

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva em Portugal: mau tempo regressa a esta região a partir deste dia

09:00 14 Setembro, 2026 09:58 14 Setembro, 2026 | João Luís

A chuva regressa a este arquipélago neste dia: saiba onde o IPMA prevê precipitação e onde o tempo permanecerá seco

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Nacional

Recebe este apoio da Segurança Social? Pode receber a dobrar este mês

11:10 14 Setembro, 2026 11:06 14 Setembro, 2026 | João Luís

Se recebe este apoio da Segurança Social pode receber o valor a dobrar em setembro. Saiba quem tem direito e quanto pode recebe

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Algarve

Duas mulheres morrem em colisão na EN122 entre Castro Marim e Monte Francisco

18:20 14 Setembro, 2026 18:24 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente envolvendo duas viaturas ligeiras provocou duas mortes e condicionou por completo a circulação na EN122

Algarve

Loulé convida população a deixar o carro em casa e ocupar o espaço público

12:20 14 Setembro, 2026 12:15 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Lugares normalmente ocupados por automóveis serão convertidos temporariamente em áreas de convívio, lazer e participação

Economia Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Economia Europa

Maria é mãe de 5 filhas: “Gastamos mais de 8.000 euros por ano só em comida e dois litros de leite por dia”

17:00 14 Setembro, 2026 16:15 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma mãe espanhola com 5 filhas fez as contas ao orçamento familiar e revelou que só a alimentação representa mais de 8.000 euros por ano

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Padeiro em serviço.
Economia Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Algarve

Tony Carreira interrompe concerto no Algarve e ‘deixou recado’ a espetadora: “Deixe o lugar a uma pessoa que goste”

16:10 13 Setembro, 2026 17:26 13 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto feito por uma espetadora na primeira fila levou Tony Carreira a interromper o concerto e a deixar um recado diretamente do palco

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Rolo de papel higiénico no frigorífico.
Vida & Lazer

Viu um rolo de papel higiénico dentro do frigorífico? Saiba para que serve e por que se recomenda que o coloque

18:40 13 Setembro, 2026 01:16 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhóis recomendam colocação de um rolo de papel higiénico no frigorífico com objetivo de combater odores

Dia nublado e com vento
Tempo

Vem aí descida das temperaturas e muito vento: mudança atmosférica chega a Portugal neste dia

17:40 13 Setembro, 2026 17:00 13 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteored, a descida das temperaturas deverá chegar acompanhada por uma mudança na circulação atmosférica e por um reforço do vento

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva em Portugal: mau tempo regressa a esta região a partir deste dia

09:00 14 Setembro, 2026 09:58 14 Setembro, 2026 | João Luís

A chuva regressa a este arquipélago neste dia: saiba onde o IPMA prevê precipitação e onde o tempo permanecerá seco

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Nacional

Recebe este apoio da Segurança Social? Pode receber a dobrar este mês

11:10 14 Setembro, 2026 11:06 14 Setembro, 2026 | João Luís

Se recebe este apoio da Segurança Social pode receber o valor a dobrar em setembro. Saiba quem tem direito e quanto pode recebe

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Algarve

Duas mulheres morrem em colisão na EN122 entre Castro Marim e Monte Francisco

18:20 14 Setembro, 2026 18:24 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente envolvendo duas viaturas ligeiras provocou duas mortes e condicionou por completo a circulação na EN122

Algarve

Loulé convida população a deixar o carro em casa e ocupar o espaço público

12:20 14 Setembro, 2026 12:15 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Lugares normalmente ocupados por automóveis serão convertidos temporariamente em áreas de convívio, lazer e participação

Economia, Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Economia, Europa

Maria é mãe de 5 filhas: “Gastamos mais de 8.000 euros por ano só em comida e dois litros de leite por dia”

17:00 14 Setembro, 2026 16:15 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma mãe espanhola com 5 filhas fez as contas ao orçamento familiar e revelou que só a alimentação representa mais de 8.000 euros por ano

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Padeiro em serviço.
Economia, Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Algarve

Tony Carreira interrompe concerto no Algarve e ‘deixou recado’ a espetadora: “Deixe o lugar a uma pessoa que goste”

16:10 13 Setembro, 2026 17:26 13 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto feito por uma espetadora na primeira fila levou Tony Carreira a interromper o concerto e a deixar um recado diretamente do palco

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Rolo de papel higiénico no frigorífico.
Vida & Lazer

Viu um rolo de papel higiénico dentro do frigorífico? Saiba para que serve e por que se recomenda que o coloque

18:40 13 Setembro, 2026 01:16 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhóis recomendam colocação de um rolo de papel higiénico no frigorífico com objetivo de combater odores

Dia nublado e com vento
Tempo

Vem aí descida das temperaturas e muito vento: mudança atmosférica chega a Portugal neste dia

17:40 13 Setembro, 2026 17:00 13 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteored, a descida das temperaturas deverá chegar acompanhada por uma mudança na circulação atmosférica e por um reforço do vento

Últimas Notícias

  • Vem aí o outono: eis os cuidados que deve ter com a espada-de-são-jorge
    Vem aí o outono: eis os cuidados que deve ter com a espada-de-são-jorge
  • Aldi recomenda: bananas maduras vão durar muito mais tempo se forem armazenadas neste local
    Aldi recomenda: bananas maduras vão durar muito mais tempo se forem armazenadas neste local
  • Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”
    Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”
  • Mecânico espanhol alerta para problema difícil de detetar no carro: “Pode provocar um incêndio”
    Mecânico espanhol alerta para problema difícil de detetar no carro: “Pode provocar um incêndio”
  • Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados
    Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

Opinião

  • Trabalha todos os dias. Mas conhece os riscos que corre? | Por Susana Joaquim
    Trabalha todos os dias. Mas conhece os riscos que corre? | Por Susana Joaquim
  • Como viver até aos 110 anos: O segredo imunitário dos supercentenários | Por Isabel Duarte
    Como viver até aos 110 anos: O segredo imunitário dos supercentenários | Por Isabel Duarte
  • Como comunicamos? | Por Andrea Moura
    Como comunicamos? | Por Andrea Moura

Europe Direct Algarve

  • Ursula von der Leyen apresenta Estado da União com transmissão acompanhada em Faro
    Ursula von der Leyen apresenta Estado da União com transmissão acompanhada em Faro
  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento