Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Quando uma pessoa morre, o património que deixa passa a constituir a herança. E não estão em causa apenas casas, dinheiro ou automóveis: a herança pode incluir igualmente dívidas e outros encargos que faziam parte do património do falecido.

Se não existir testamento, também não são os familiares que escolhem livremente quem fica com os bens. A legislação estabelece uma ordem de sucessão, o que significa que determinados parentes têm prioridade sobre outros. O portal oficial Justiça.gov.pt explica quem é chamado primeiro e até onde pode chegar a sucessão quando não existem familiares mais próximos.

Esta é a ordem dos herdeiros quando não há testamento

Na ausência de testamento, são chamados em primeiro lugar o cônjuge e os descendentes, ou seja, os filhos ou, nas situações previstas, os netos da pessoa falecida. Se não existirem descendentes, seguem-se o cônjuge e os ascendentes, como os pais ou avós.

Caso também não existam familiares dessas classes, são chamados os irmãos e respetivos descendentes, onde se incluem os sobrinhos. Depois surgem outros familiares até ao quarto grau, como primos direitos, tios-avós e sobrinhos-netos. Só quando não existe nenhum herdeiro abrangido por estas categorias é que a herança acaba por passar para o Estado.

Assim, ser familiar do falecido não significa automaticamente receber parte da herança. A existência de pessoas pertencentes a uma classe anterior pode impedir que familiares mais afastados sejam chamados à sucessão.

Como saber se alguém deixou testamento?

A existência de um testamento é particularmente importante porque pode alterar o destino de parte do património, dentro dos limites impostos pela lei sucessória.

Segundo o portal Justiça.gov.pt, para saber oficialmente se existe um testamento em nome de uma pessoa falecida é necessário pedir uma certidão sobre a existência de testamento, escritura de renúncia ou repúdio de herança ou legado. O pedido pode ser feito através dos serviços do Instituto dos Registos e do Notariado. Enquanto a pessoa estiver viva, a existência de testamento só pode ser conhecida por terceiros com autorização do próprio.

Casas e dinheiro não são os únicos bens que podem ser herdados

Entre os bens que podem integrar uma herança encontram-se casas, terrenos, sepulturas e jazigos, mas também automóveis, motas, barcos, ouro, obras de arte e outros bens móveis.

Podem ainda ser transmitidos direitos de autor, contas bancárias, ações, dinheiro, quotas de empresas, estabelecimentos, títulos e certificados de dívida. Ou seja, a herança pode incluir património muito diferente daquele que normalmente associamos apenas à casa ou às poupanças deixadas pelo falecido.

Há, contudo, outro lado que não deve ser esquecido: dívidas, hipotecas, penhores, rendas e impostos também podem integrar a herança. A própria Justiça identifica estes encargos entre os elementos que podem fazer parte do património sucessório.

No caso específico de armas de fogo recebidas através de uma herança, a posse deve ser comunicada à PSP no prazo de 90 dias, contado a partir da morte do anterior proprietário ou da descoberta das armas.

Heranças indivisas também estão na mira de novas regras

Além das regras já existentes, está em curso uma alteração importante dirigida às chamadas heranças indivisas, situações em que os bens continuam a pertencer conjuntamente aos herdeiros por ainda não ter ocorrido a respetiva partilha.

O Parlamento aprovou, em votação final global a 17 de julho de 2026, uma autorização legislativa que permite ao Governo avançar com um novo Regime Legal do Processo Especial de Venda de Coisa Imóvel integrada em Herança Indivisa. O Decreto da Assembleia da República n.º 104/XVII foi publicado nos trabalhos parlamentares a 24 de julho.

A proposta apresentada pelo Governo pretende resolver situações em que um imóvel permanece durante vários anos bloqueado porque os herdeiros não chegam a acordo sobre o seu destino.

Um único herdeiro poderá iniciar o processo de venda

No modelo aprovado para a autorização legislativa, qualquer herdeiro poderá suscitar a venda de um imóvel integrado numa herança indivisa quando tenham passado dois anos desde a abertura da sucessão sem que tenha sido alcançado um acordo.

Isto não significa que um dos herdeiros possa simplesmente vender sozinho o imóvel e ignorar os restantes. O mecanismo previsto estabelece um processo próprio, com salvaguardas para todos os interessados. Entre as medidas anunciadas estão a avaliação pericial para determinar o valor do imóvel, a utilização do leilão eletrónico como regra e a atribuição de direito de remição aos herdeiros.

O Governo pretende, desta forma, reduzir os impasses que deixam imóveis durante anos sem utilização, reabilitação ou possibilidade de entrada no mercado.

Há, porém, uma distinção importante: o que o Parlamento aprovou foi uma autorização para o Governo legislar sobre este novo regime. Por isso, o mecanismo não deve ser confundido com uma regra já plenamente operacional que permita, neste momento, a qualquer herdeiro vender unilateralmente uma casa pertencente a uma herança indivisa.

Assim, perante uma morte sem testamento, o primeiro passo continua a ser perceber quem são os herdeiros chamados pela lei e quais os bens e encargos que fazem efetivamente parte da herança. A posição de cada familiar depende da ordem sucessória, e estar ligado por laços familiares ao falecido não significa necessariamente ter direito a uma parte dos bens.

Leia também: Recebeu pagamentos da Segurança Social sem ter direito? Saiba o que fazer para não ter de devolver o dinheiro

Nacional Vida & Lazer

Espanhóis destacam esta cidade alentejana para uma escapadinha económica e estes são os motivos

11:20 26 Setembro, 2026 11:15 25 Setembro, 2026 | João Luís

Imprensa espanhola destaca esta cidade alentejana para uma escapadinha económica: fique a par dos motivos mencionados

Algarve Nacional

Morreu em Faro Maria do Carmo Romão, antiga provedora da Santa Casa de Lisboa

13:08 26 Setembro, 2026 13:09 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Antiga deputada socialista tinha 89 anos. Natural de Faro, dirigiu a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entre 1996 e 2001 e exerceu funções em Macau

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR identifica suspeita de atropelamento com fuga que fez um ferido grave em Albufeira

12:54 26 Setembro, 2026 12:54 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Mulher de 50 anos foi constituída arguida por três crimes. Investigação ao atropelamento com fuga de novembro de 2025 foi conduzida pela GNR de Faro

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Tavira.
Algarve

“Apaixonei-me pelo ritmo de vida”: britânica mudou-se sozinha para esta cidade algarvia e agora quer mostrá-la a outros viajantes

10:00 26 Setembro, 2026 10:13 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de deixar o Reino Unido, Karen encontrou em Tavira uma nova casa e criou um projeto a pensar em quem viaja sozinho

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Prepare-se para dizer adeus ao verão: chuva regressa a Portugal e pode chegar em força neste período

06:30 26 Setembro, 2026 11:11 26 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva poderá regressar com força neste período, depois de várias semanas marcadas pelo calor e tempo seco

Animais Mundo

Há 100 anos que não acontecia: descoberta nova espécie de felino selvagem que pesa pouco mais de 1 quilo

14:20 26 Setembro, 2026 22:40 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Leopardus tilcayo pesa cerca de 1,3 quilos, é mais pequeno do que um gato doméstico e passou despercebido à ciência durante décadas

Cultura Nacional

Esta foi a última publicação de Jorge Palma: mensagem foi dedicada a um dos seus grandes amigos

08:20 26 Setembro, 2026 03:35 26 Setembro, 2026 | João Luís

Última publicação de Jorge Palma nas redes sociais foi dedicada a um amigo. Veja a fotografia e a mensagem que o músico deixou

Europa

Maricarmen, 87 anos, é despejada da casa onde vivia há 70 anos e leva milhares para a rua em onda de protesto

08:30 26 Setembro, 2026 22:19 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O despejo de Maricarmen, uma idosa de 87 anos que vivia desde os 17 na mesma casa em Madrid, provocou uma onda de protestos em Espanha

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Algarve Cultura Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Vacas.
Animais Europa

Está confirmada a entrada deste vírus que afeta bovinos na Península Ibéria e é transmitido desta forma

13:40 25 Setembro, 2026 10:56 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Espanha confirmou os primeiros casos na Península Ibérica e as autoridades pedem maior vigilância junto das explorações pecuárias

Economia Opinião Saúde

Turismo de saúde: a fatura não pode ficar para Portugal | Por Paulo Oliveira

07:30 23 Setembro, 2026 20:26 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal pode continuar a ser um país solidário, humano e acolhedor sem abdicar da responsabilidade na gestão dos seus recursos"

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Troca de óleo do motor. Crédito: Freepik
Auto

“É igualmente mau estar abaixo ou acima”: mecânico explica como nunca errar no nível do óleo do carro (e evitar gastos maiores)

20:30 25 Setembro, 2026 08:32 25 Setembro, 2026 | João Luís

Nem sempre basta 'encher até cima': aprenda o truque de um mecânico para acertar no nível do óleo do motor e evitar reparações caras

Nacional, Vida & Lazer

Espanhóis destacam esta cidade alentejana para uma escapadinha económica e estes são os motivos

11:20 26 Setembro, 2026 11:15 25 Setembro, 2026 | João Luís

Imprensa espanhola destaca esta cidade alentejana para uma escapadinha económica: fique a par dos motivos mencionados

Algarve, Nacional

Morreu em Faro Maria do Carmo Romão, antiga provedora da Santa Casa de Lisboa

13:08 26 Setembro, 2026 13:09 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Antiga deputada socialista tinha 89 anos. Natural de Faro, dirigiu a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entre 1996 e 2001 e exerceu funções em Macau

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR identifica suspeita de atropelamento com fuga que fez um ferido grave em Albufeira

12:54 26 Setembro, 2026 12:54 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Mulher de 50 anos foi constituída arguida por três crimes. Investigação ao atropelamento com fuga de novembro de 2025 foi conduzida pela GNR de Faro

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Tavira.
Algarve

“Apaixonei-me pelo ritmo de vida”: britânica mudou-se sozinha para esta cidade algarvia e agora quer mostrá-la a outros viajantes

10:00 26 Setembro, 2026 10:13 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de deixar o Reino Unido, Karen encontrou em Tavira uma nova casa e criou um projeto a pensar em quem viaja sozinho

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Prepare-se para dizer adeus ao verão: chuva regressa a Portugal e pode chegar em força neste período

06:30 26 Setembro, 2026 11:11 26 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva poderá regressar com força neste período, depois de várias semanas marcadas pelo calor e tempo seco

Animais, Mundo

Há 100 anos que não acontecia: descoberta nova espécie de felino selvagem que pesa pouco mais de 1 quilo

14:20 26 Setembro, 2026 22:40 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Leopardus tilcayo pesa cerca de 1,3 quilos, é mais pequeno do que um gato doméstico e passou despercebido à ciência durante décadas

Cultura, Nacional

Esta foi a última publicação de Jorge Palma: mensagem foi dedicada a um dos seus grandes amigos

08:20 26 Setembro, 2026 03:35 26 Setembro, 2026 | João Luís

Última publicação de Jorge Palma nas redes sociais foi dedicada a um amigo. Veja a fotografia e a mensagem que o músico deixou

Europa

Maricarmen, 87 anos, é despejada da casa onde vivia há 70 anos e leva milhares para a rua em onda de protesto

08:30 26 Setembro, 2026 22:19 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O despejo de Maricarmen, uma idosa de 87 anos que vivia desde os 17 na mesma casa em Madrid, provocou uma onda de protestos em Espanha

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Algarve, Cultura, Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Vacas.
Animais, Europa

Está confirmada a entrada deste vírus que afeta bovinos na Península Ibéria e é transmitido desta forma

13:40 25 Setembro, 2026 10:56 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Espanha confirmou os primeiros casos na Península Ibérica e as autoridades pedem maior vigilância junto das explorações pecuárias

Economia, Opinião, Saúde

Turismo de saúde: a fatura não pode ficar para Portugal | Por Paulo Oliveira

07:30 23 Setembro, 2026 20:26 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal pode continuar a ser um país solidário, humano e acolhedor sem abdicar da responsabilidade na gestão dos seus recursos"

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Troca de óleo do motor. Crédito: Freepik
Auto

“É igualmente mau estar abaixo ou acima”: mecânico explica como nunca errar no nível do óleo do carro (e evitar gastos maiores)

20:30 25 Setembro, 2026 08:32 25 Setembro, 2026 | João Luís

Nem sempre basta 'encher até cima': aprenda o truque de um mecânico para acertar no nível do óleo do motor e evitar reparações caras

Últimas Notícias

  • Há 100 anos que não acontecia: descoberta nova espécie de felino selvagem que pesa pouco mais de 1 quilo
    Há 100 anos que não acontecia: descoberta nova espécie de felino selvagem que pesa pouco mais de 1 quilo
  • Lucro da CUF sobe para 35,6 milhões no semestre da entrada no Algarve
    Lucro da CUF sobe para 35,6 milhões no semestre da entrada no Algarve
  • CTP defende prioridade aos turistas portugueses e destaca crescimento no Algarve
    CTP defende prioridade aos turistas portugueses e destaca crescimento no Algarve
  • Grupo Arrow quer comprar ativos do Castro Marim Golfe & Country Club
    Grupo Arrow quer comprar ativos do Castro Marim Golfe & Country Club
  • Morreu em Faro Maria do Carmo Romão, antiga provedora da Santa Casa de Lisboa
    Morreu em Faro Maria do Carmo Romão, antiga provedora da Santa Casa de Lisboa

Opinião

  • Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
    Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
  • A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
    A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
  • À Mesa com o Poder Local: Ajuste direto do presidente, fatura para os farenses | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local: Ajuste direto do presidente, fatura para os farenses | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão
    Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão
  • Arqueólogos investigam naufrágios de várias épocas no rio Arade
    Arqueólogos investigam naufrágios de várias épocas no rio Arade
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento