Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Pessoa a beber álcool. Crédito: Freepik
Pessoa a beber álcool. Crédito: Freepik
Ciência, Saúde

Neurologista alerta: esta é a idade em que se deve mesmo parar de beber álcool

O álcool, mesmo consumido em doses tidas como seguras, afeta negativamente o funcionamento do cérebro e pode condicionar a sua saúde

14:30 1 Julho, 2025 14:10 1 Julho, 2025 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Num momento em que se multiplicam estudos sugerindo que o consumo moderado de álcool poderá até trazer benefícios, alguns especialistas apelam à cautela. Entre eles está o neurologista norte-americano Richard Restak, que alertou recentemente para os riscos que mesmo quantidades reduzidas de álcool podem representar para a saúde cerebral.

A recomendação é clara: aos 65 anos, o consumo de álcool deve ser seriamente repensado. Ou, de acordo com o especialista, completamente abandonado.

O cérebro não esquece

De acordo com o artigo assinado por Richard Restak no Daily Mail, publicado em 2023, o álcool, mesmo em doses tidas como seguras, afeta negativamente o funcionamento do cérebro. O médico defende que não existem evidências de que o álcool atinja apenas a memória, deixando incólumes as restantes capacidades cognitivas. Pelo contrário, explica, os efeitos são generalizados e podem culminar em quadros de demência.

O autor sublinha que, ao longo da vida, há uma perda progressiva de neurónios, sendo por isso sensato eliminar o consumo de álcool até aos 70 anos, no máximo. “Aos 65 anos, já perdemos uma quantidade significativa de neurónios”, justifica.

Estudos com números expressivos

Segundo a mesma fonte, uma investigação conduzida em França, que analisou mais de um milhão de diagnósticos de demência, concluiu que o consumo excessivo de álcool é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Os dados revelaram que este fator supera outros mais conhecidos, como a hipertensão ou a diabetes.

Num outro estudo, conduzido no Reino Unido com cerca de 25 mil participantes, os investigadores encontraram alterações no cérebro associadas à perda de memória e ao agravamento de casos de demência, mesmo entre quem consumia álcool de forma moderada.

Não existe dose ideal

O Hospital da Luz reforça que, para a maioria dos adultos saudáveis, existem limites máximos diários e semanais que não devem ser ultrapassados. No caso dos homens com menos de 65 anos, o máximo recomendado é de 20 gramas de álcool puro por dia, o equivalente a duas bebidas padrão, não excedendo 14 por semana. Acima dessa idade, o valor desce para metade: 10 gramas por dia, até um máximo de 7 por semana.

Nas mulheres, independentemente da idade, a recomendação mantém-se nas 10 gramas por dia, não ultrapassando 7 bebidas padrão por semana.

O risco do “binge drinking”

Mesmo quando pontual, o consumo excessivo num curto espaço de tempo pode trazer riscos significativos.

Conforme a mesma fonte, o “binge drinking”, ou consumo episódico excessivo, ocorre quando uma pessoa consome, em poucas horas, cinco ou mais bebidas padrão (50 g) no caso das mulheres; e seis ou mais (60 g) no caso dos homens, repetindo esse comportamento pelo menos duas vezes por mês. Este tipo de consumo, ainda que esporádico, não deve ser considerado seguro.

Como medir o que se bebe

Explica o Hospital da Luz que uma bebida padrão corresponde a 10 gramas de álcool puro. Na prática, isso equivale a um copo de vinho (100 mL), uma imperial (200 mL) ou meia dose de bebida destilada (50 mL). A quantidade de álcool ingerido pode ser calculada com uma fórmula simples: multiplicar o volume da bebida (em mL) pelo teor alcoólico e por 0,79 (densidade do álcool), dividindo o resultado por 100.

Por exemplo, uma lata de cerveja de 500 mL com 5,2% de teor alcoólico contém cerca de 20,5 g de álcool puro, o que equivale a duas bebidas padrão.

E quanto é demais, afinal?

Segundo a mesma fonte, qualquer valor que ultrapasse as quantidades máximas recomendadas é considerado consumo excessivo. Mesmo episódios isolados podem ter consequências. Num único dia, não se devem ultrapassar os 40 g de álcool (4 bebidas padrão) no caso das mulheres e os 50 g (5 bebidas padrão) no caso dos homens.

A resposta não é igual para todos

O hospital acrescenta que a tolerância ao álcool varia de pessoa para pessoa. O que para alguns é um consumo aparentemente inofensivo pode representar, para outros, um risco aumentado de doenças e alterações cognitivas. Estão especialmente em risco os adolescentes, grávidas, pessoas com doenças crónicas, em medicação ou com histórico de dependência.

Quando procurar ajuda

Se o consumo de álcool ultrapassa regularmente os limites recomendados ou se há sinais de perda de controlo, o melhor é procurar apoio. Conforme a mesma fonte, os sinais de alerta incluem necessidade de beber mais para obter o mesmo efeito, dificuldade em parar, sintomas indesejáveis na ausência de consumo ou impactos na vida pessoal ou profissional.

Falar com um médico é o primeiro passo para avaliar a situação e, se necessário, ser orientado para ajuda especializada.

Leia também: ‘Truque’ para hortas caseiras: esta é a planta que deve cultivar ao pé dos tomateiros para que estes cresçam mais rápido

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Ilha de Tavira. Crédito: Freepik
Algarve

“Adoro viver aqui”: casal norte-americano muda-se para esta cidade no Algarve e destaca a simpatia de quem ali mora

10:30 22 Agosto, 2026 17:52 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Casal escolheu uma cidade no Algarve para começar uma nova etapa da vida e encontrou na proximidade dos moradores razões para ficar

Cláudia e David, proprietários da Churrasqueira Imperial, em Faro.
Algarve Edição Papel Gastronomia

Na Churrasqueira Imperial em Faro Cláudia e David servem grelhados a menos de 15€ e em poucos minutos

17:50 22 Agosto, 2026 10:09 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Aberta há cerca de um ano e meio, a Churrasqueira Imperial, em Faro, é liderada por Cláudia e David e os grelhados são os 'reis' da carta

Ilha do Corvo. Crédito: Foto DR
Nacional

Esta ilha portuguesa que fica no ‘coração’ do Atlântico é a mais isolada da Europa, tem mais vacas que habitantes e ali ‘ninguém’ tranca a porta

17:30 22 Agosto, 2026 16:34 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 400 habitantes e cerca de 800 vacas, esta ilha portuguesa sem semáforos é considerada isolada por ter uma comunidade muito autónoma

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

O ‘pior’ ainda está para chegar: chuvas fortes e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas

06:00 22 Agosto, 2026 01:30 22 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Depois do calor intenso, aproxima-se uma mudança significativa. Há um dia apontado como o mais crítico e regiões sob maior vigilância

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte e vento de 80 km/h a caminho de Portugal: estas regiões serão afetadas pela tempestade e este será o pior dia

09:00 22 Agosto, 2026 14:26 21 Agosto, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica deverá mudar o tempo em Portugal, trazendo chuva, rajadas de vento que podem atingir 80 km/h

Algarve

Loulé despede-se de Luís Guedes, trabalhador e ativista ligado à história de Quarteira

18:20 22 Agosto, 2026 18:18 22 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Distinguido em 2025 com a Medalha de Mérito Municipal, Luís Guedes deixa um percurso ligado ao trabalho, ao sindicalismo e à vida cívica

António José Seguro, Presidente da República.
Economia Nacional

“As reformas em Portugal são sagradas”: Presidente da República deixa garantia aos pensionistas

22:56 22 Agosto, 2026 22:56 22 Agosto, 2026 | João Luís

Futuro das reformas voltou ao debate esta semana e António José Seguro foi confrontado por um cidadão preocupado

Arroz. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem agulha nem carolino: este arroz destacou-se por ter menos arsénio e nenhum pesticida detetado

12:07 22 Agosto, 2026 11:57 22 Agosto, 2026 | João Luís

Testes laboratoriais encontraram diferenças entre tipos de arroz e ajudam a perceber que variedade apresenta níveis inferiores de arsénio

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

20:00 21 Agosto, 2026 17:52 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de água vão afetar várias zonas do país nos próximos dias, com interrupções prolongadas que chegam às 10 horas e abrangem também o Algarve

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já está divorciado? Há uma situação em que pode ter direito à pensão do ex-cônjuge

22:45 22 Agosto, 2026 22:41 22 Agosto, 2026 | João Luís

A Segurança Social prevê pensão de sobrevivência para alguns ex-cônjuges, mas existe uma condição essencial

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Maria da Conceição. Crédito: CMSBA
Algarve

Algarvia Maria da Conceição faleceu aos 113 anos em São Brás de Alportel: era reconhecida como a pessoa mais velha de Portugal

22:30 22 Agosto, 2026 22:32 22 Agosto, 2026 | João Luís

São Brás de Alportel despede-se de Maria da Conceição, que faleceu aos 113 anos e era reconhecida como a pessoa mais velha de Portugal

Gato no corredor de casa. Crédito: Freepik AI
Animais

Quer que um gato goste de si mais depressa? Ciência revela o gesto simples que pode fazer a diferença

18:10 22 Agosto, 2026 22:23 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Ciência revela que conquistar rapidamente a confiança de um gato pode depender de um comportamento simples durante a aproximação ao animal

Auto Europa

Adeus ao amarelo intermitente nestes semáforos: mudança entra em vigor a 1 de outubro e dá multa de 200€ em Espanha

17:00 21 Agosto, 2026 13:54 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudança nos semáforos entra em vigor a 1 de outubro em Espanha e promete reforçar a segurança dos peões, com multas de 200€ para quem não cumprir

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Ilha de Tavira. Crédito: Freepik
Algarve

“Adoro viver aqui”: casal norte-americano muda-se para esta cidade no Algarve e destaca a simpatia de quem ali mora

10:30 22 Agosto, 2026 17:52 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Casal escolheu uma cidade no Algarve para começar uma nova etapa da vida e encontrou na proximidade dos moradores razões para ficar

Cláudia e David, proprietários da Churrasqueira Imperial, em Faro.
Algarve, Edição Papel, Gastronomia

Na Churrasqueira Imperial em Faro Cláudia e David servem grelhados a menos de 15€ e em poucos minutos

17:50 22 Agosto, 2026 10:09 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Aberta há cerca de um ano e meio, a Churrasqueira Imperial, em Faro, é liderada por Cláudia e David e os grelhados são os 'reis' da carta

Ilha do Corvo. Crédito: Foto DR
Nacional

Esta ilha portuguesa que fica no ‘coração’ do Atlântico é a mais isolada da Europa, tem mais vacas que habitantes e ali ‘ninguém’ tranca a porta

17:30 22 Agosto, 2026 16:34 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 400 habitantes e cerca de 800 vacas, esta ilha portuguesa sem semáforos é considerada isolada por ter uma comunidade muito autónoma

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

O ‘pior’ ainda está para chegar: chuvas fortes e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas

06:00 22 Agosto, 2026 01:30 22 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Depois do calor intenso, aproxima-se uma mudança significativa. Há um dia apontado como o mais crítico e regiões sob maior vigilância

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte e vento de 80 km/h a caminho de Portugal: estas regiões serão afetadas pela tempestade e este será o pior dia

09:00 22 Agosto, 2026 14:26 21 Agosto, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica deverá mudar o tempo em Portugal, trazendo chuva, rajadas de vento que podem atingir 80 km/h

Algarve

Loulé despede-se de Luís Guedes, trabalhador e ativista ligado à história de Quarteira

18:20 22 Agosto, 2026 18:18 22 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Distinguido em 2025 com a Medalha de Mérito Municipal, Luís Guedes deixa um percurso ligado ao trabalho, ao sindicalismo e à vida cívica

António José Seguro, Presidente da República.
Economia, Nacional

“As reformas em Portugal são sagradas”: Presidente da República deixa garantia aos pensionistas

22:56 22 Agosto, 2026 22:56 22 Agosto, 2026 | João Luís

Futuro das reformas voltou ao debate esta semana e António José Seguro foi confrontado por um cidadão preocupado

Arroz. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem agulha nem carolino: este arroz destacou-se por ter menos arsénio e nenhum pesticida detetado

12:07 22 Agosto, 2026 11:57 22 Agosto, 2026 | João Luís

Testes laboratoriais encontraram diferenças entre tipos de arroz e ajudam a perceber que variedade apresenta níveis inferiores de arsénio

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

20:00 21 Agosto, 2026 17:52 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de água vão afetar várias zonas do país nos próximos dias, com interrupções prolongadas que chegam às 10 horas e abrangem também o Algarve

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já está divorciado? Há uma situação em que pode ter direito à pensão do ex-cônjuge

22:45 22 Agosto, 2026 22:41 22 Agosto, 2026 | João Luís

A Segurança Social prevê pensão de sobrevivência para alguns ex-cônjuges, mas existe uma condição essencial

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Maria da Conceição. Crédito: CMSBA
Algarve

Algarvia Maria da Conceição faleceu aos 113 anos em São Brás de Alportel: era reconhecida como a pessoa mais velha de Portugal

22:30 22 Agosto, 2026 22:32 22 Agosto, 2026 | João Luís

São Brás de Alportel despede-se de Maria da Conceição, que faleceu aos 113 anos e era reconhecida como a pessoa mais velha de Portugal

Gato no corredor de casa. Crédito: Freepik AI
Animais

Quer que um gato goste de si mais depressa? Ciência revela o gesto simples que pode fazer a diferença

18:10 22 Agosto, 2026 22:23 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Ciência revela que conquistar rapidamente a confiança de um gato pode depender de um comportamento simples durante a aproximação ao animal

Auto, Europa

Adeus ao amarelo intermitente nestes semáforos: mudança entra em vigor a 1 de outubro e dá multa de 200€ em Espanha

17:00 21 Agosto, 2026 13:54 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudança nos semáforos entra em vigor a 1 de outubro em Espanha e promete reforçar a segurança dos peões, com multas de 200€ para quem não cumprir

Últimas Notícias

  • “As reformas em Portugal são sagradas”: Presidente da República deixa garantia aos pensionistas
    “As reformas em Portugal são sagradas”: Presidente da República deixa garantia aos pensionistas
  • Já está divorciado? Há uma situação em que pode ter direito à pensão do ex-cônjuge
    Já está divorciado? Há uma situação em que pode ter direito à pensão do ex-cônjuge
  • Algarvia Maria da Conceição faleceu aos 113 anos em São Brás de Alportel: era reconhecida como a pessoa mais velha de Portugal
    Algarvia Maria da Conceição faleceu aos 113 anos em São Brás de Alportel: era reconhecida como a pessoa mais velha de Portugal
  • Atenção pensionistas: estas são as mudanças que podem afetar a reforma de milhões de portugueses
    Atenção pensionistas: estas são as mudanças que podem afetar a reforma de milhões de portugueses
  • Conceição tem 95 anos e não recebe pensão há 9 meses: Segurança Social assumiu o erro
    Conceição tem 95 anos e não recebe pensão há 9 meses: Segurança Social assumiu o erro

Opinião

  • Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos
    Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos
  • Portugal não está preparado para a crise turística que se aproxima | Editorial de Henrique Dias Freire
    Portugal não está preparado para a crise turística que se aproxima | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão

Europe Direct Algarve

  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento