Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí ‘chuva de lama’? Mau tempo traz trovoada, chuva, poeiras e vento forte e estas serão as regiões mais afetadas

Poeiras em suspensão, chuva, trovoada e vento forte marcam a previsão: saiba quais as regiões mais afetadas

09:30 22 Maio, 2026 12:40 24 Maio, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal continental deverá ter uma sexta-feira, 22 de maio, marcada por poeiras em suspensão, pequena subida da temperatura e alguma instabilidade no Norte. A possibilidade de aguaceiros dispersos, acompanhados de trovoada, poderá juntar-se à presença de poeiras no ar, criando condições para precipitação com resíduos em algumas zonas.

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), assinada pelas meteorologistas Alexandra Fonseca e Cristina Simões, o céu deverá estar geralmente pouco nublado no continente, mas com mais nebulosidade no Norte e Centro a partir da tarde. O vento será em geral fraco, embora possa soprar por vezes forte nas serras algarvias até ao final da manhã.

Poeiras em suspensão no continente

A presença de poeiras em suspensão será uma das notas principais da previsão para Portugal continental. O IPMA prevê céu geralmente pouco nublado, mas com períodos de maior nebulosidade a partir da tarde nas regiões Norte e Centro. Esta nebulosidade poderá ser mais relevante no Norte, onde há possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos.

Quando existe precipitação num cenário de poeiras em suspensão, pode formar-se a chamada “chuva de lama”, expressão usada para descrever a deposição de partículas de poeira em superfícies como carros, janelas, varandas ou pavimentos. Ainda assim, a previsão do IPMA aponta apenas para possibilidade de aguaceiros dispersos no Norte, não para chuva generalizada.

Norte será a região com maior risco de trovoada

A região Norte deverá concentrar o maior risco de instabilidade durante a tarde. Segundo o IPMA, os aguaceiros dispersos poderão ocorrer a partir da tarde e ser acompanhados de trovoada. A previsão não aponta para mau tempo generalizado em todo o continente, mas o Norte será a região onde a combinação entre nebulosidade, aguaceiros e trovoada terá maior probabilidade.

No Centro, o céu também deverá apresentar mais nebulosidade a partir da tarde, embora a possibilidade de precipitação seja destacada sobretudo para a região Norte.

Vento forte nas serras algarvias

O vento será outro elemento a acompanhar, sobretudo no Algarve. No continente, o vento deverá ser em geral fraco, predominando do quadrante leste. Ainda assim, o IPMA prevê vento moderado de sueste no Algarve, até 25 km/h, e vento por vezes forte, até 40 km/h, nas serras algarvias até ao final da manhã.

Na faixa costeira ocidental, o vento deverá soprar de noroeste a partir da tarde, também em regime fraco a moderado.

Grande Lisboa com poeiras e mais nuvens à tarde

Na Grande Lisboa, o céu deverá estar geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade a partir da tarde.

O vento será em geral fraco, predominando do quadrante leste, tornando-se fraco a moderado de noroeste a partir da tarde, com intensidade até 25 km/h. A previsão aponta ainda para poeiras em suspensão e pequena subida da temperatura.

Grande Porto também terá poeiras

Já no Grande Porto, o cenário será semelhante, embora com maior proximidade à instabilidade prevista para o Norte.

O céu deverá estar geralmente pouco nublado durante boa parte do dia, mas com períodos de maior nebulosidade a partir da tarde. O vento será em geral fraco, predominando do quadrante leste, tornando-se fraco a moderado de noroeste durante a tarde. Também no Grande Porto estão previstas poeiras em suspensão e pequena subida da temperatura.

Mar com ondas até 2 metros na costa ocidental

Na costa ocidental, o IPMA prevê ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros, aumentando gradualmente para 1,5 a 2 metros.

A temperatura da água do mar deverá variar entre 16 e 17 graus. Na costa sul, estão previstas ondas de sueste com 1 a 1,5 metros, com temperatura da água entre 17 e 18 graus.

Açores com chuva, neblinas e céu muito nublado

Nos Açores, a previsão para sexta-feira, 22 de maio, assinada pelos meteorologistas Vieira e Costa, aponta para um quadro mais húmido em parte do arquipélago. No grupo Ocidental, deverão ocorrer períodos de céu muito nublado com boas abertas. O vento será de nordeste, fraco a bonançoso, rodando para sudoeste.

Já no grupo Central, o céu estará geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca ou chuvisco e condições favoráveis à formação de neblinas ou nevoeiro. O vento será de sudoeste, bonançoso, enfraquecendo ao longo do dia. No grupo Oriental, o céu deverá estar geralmente muito nublado, com períodos de chuva e condições favoráveis à formação de neblinas. O vento será de sudoeste, bonançoso a moderado.

Madeira com tempo mais estável

O IPMA aponta, na Madeira, para céu em geral pouco nublado e vento fraco a moderado de norte. Nas terras altas da ilha da Madeira, está prevista uma pequena subida da temperatura máxima. Na região do Funchal, o céu deverá estar em geral pouco nublado, com vento fraco, inferior a 15 km/h.

Na costa norte, as ondas deverão ser de noroeste com 1 a 1,5 metros, aumentando para 1,5 a 2 metros no final do dia. Na costa sul, as ondas serão do quadrante sul com 1 a 1,5 metros. A temperatura da água do mar deverá variar entre 19 e 20 graus.

Sexta-feira com contrastes

A sexta-feira deverá trazer uma mistura de elementos meteorológicos em Portugal. No continente, o destaque vai para as poeiras em suspensão, a pequena subida da temperatura, o vento por vezes forte nas serras algarvias e a possibilidade de aguaceiros com trovoada no Norte. Nos Açores, o tempo será mais húmido, com chuva fraca ou períodos de chuva em algumas ilhas. Já a Madeira deverá manter um cenário mais estável.

A expressão “chuva de lama” faz sentido como possibilidade localizada, sobretudo onde houver aguaceiros e poeiras em suspensão ao mesmo tempo. Mas o fenómeno não deverá ser generalizado, de acordo com a previsão disponível do IPMA.

Leia também: Vem aí chuva ‘a potes’, trovoada e vento forte antes da bonança: mau tempo vai manter-se nestas regiões

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez

12:12 2 Julho, 2026 12:00 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após uma auditoria interna ligada a um alegado esquema fraudulento em Benavente, a Segurança Social suspendeu 182 pensões por invalidez

Algarve Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Algarve Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 08:59 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Casal recebe a chave da nova casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Amortizar o crédito habitação antes do prazo? Saiba o que pode pagar e que regras tem de cumprir

17:27 2 Julho, 2026 17:27 2 Julho, 2026 | João Luís

Crédito habitação pode ser amortizado antes do prazo, mas há regras, prazos de aviso e comissões a considerar antes de avançar

Ensino Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Economia Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Europa Vida & Lazer

Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

16:40 1 Julho, 2026 16:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mallorca está a ser apontada como um destino alternativo a Ibiza para quem procura praias de areia fina, águas cristalinas, história e uma oferta turística mais acessível

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Alpes suiços. Crédito: Magnific
Economia Europa

Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

18:30 1 Julho, 2026 18:04 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos maiores complexos hidroelétricos da Áustria vai ser ampliado com um novo lago artificial nos Alpes. A megaconstrução vai ser a maior da Europa

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez

12:12 2 Julho, 2026 12:00 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após uma auditoria interna ligada a um alegado esquema fraudulento em Benavente, a Segurança Social suspendeu 182 pensões por invalidez

Algarve, Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Algarve, Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 08:59 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve, Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Casal recebe a chave da nova casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Amortizar o crédito habitação antes do prazo? Saiba o que pode pagar e que regras tem de cumprir

17:27 2 Julho, 2026 17:27 2 Julho, 2026 | João Luís

Crédito habitação pode ser amortizado antes do prazo, mas há regras, prazos de aviso e comissões a considerar antes de avançar

Ensino, Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Economia, Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Europa, Vida & Lazer

Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

16:40 1 Julho, 2026 16:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mallorca está a ser apontada como um destino alternativo a Ibiza para quem procura praias de areia fina, águas cristalinas, história e uma oferta turística mais acessível

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Alpes suiços. Crédito: Magnific
Economia, Europa

Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

18:30 1 Julho, 2026 18:04 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos maiores complexos hidroelétricos da Áustria vai ser ampliado com um novo lago artificial nos Alpes. A megaconstrução vai ser a maior da Europa

Últimas Notícias

  • Estudantes de Enfermagem da UAlg desenvolvem trabalho comunitário em Faro
    Estudantes de Enfermagem da UAlg desenvolvem trabalho comunitário em Faro
  • Afogamento infantil motiva nova campanha de sensibilização da GNR e da APSI
    Afogamento infantil motiva nova campanha de sensibilização da GNR e da APSI
  • Ameixial volta a receber festival de música eletrónica no Espelho de Água
    Ameixial volta a receber festival de música eletrónica no Espelho de Água
  • Equipa do Flamengo já está no Algarve a preparar o jogo com o Benfica e o hotel eleito tem dois campos de futebol e vista para o mar
    Equipa do Flamengo já está no Algarve a preparar o jogo com o Benfica e o hotel eleito tem dois campos de futebol e vista para o mar
  • Amortizar o crédito habitação antes do prazo? Saiba o que pode pagar e que regras tem de cumprir
    Amortizar o crédito habitação antes do prazo? Saiba o que pode pagar e que regras tem de cumprir

Opinião

  • O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire
    O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
    NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal