Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Praia de Monte Gordo.
Praia de Monte Gordo. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Nesta vila algarvia onde Marcelo Rebelo de Sousa passa férias há quilómetros de praia e ali dorme-se por menos de 45€ com spa incluído

Entre passadiços, mar mais quente e hotéis com spa incluído, uma vila algarvia continua a atrair famílias pelos preços acessíveis

17:50 21 Maio, 2026 18:03 19 Maio, 2026 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Algarve continua a ser um dos destinos mais procurados pelos portugueses durante os meses mais quentes, mas há zonas da região onde ainda é possível encontrar estadias com preços abaixo da média e praias extensas preparadas para receber milhares de visitantes. Monte Gordo, no sotavento algarvio, é um desses casos, combinando hotéis próximos do mar, passadiços junto às dunas e uma das praias mais conhecidas do sul do país.

A poucos quilómetros da fronteira com Espanha, a vila onde o antigo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, passa férias, volta a entrar no radar de muitos turistas nacionais e estrangeiros, sobretudo numa altura em que começam as reservas para o verão. Além da longa faixa de areia, há também unidades hoteleiras a apostar em ofertas com spa incluído e preços promocionais para escapadinhas de fim de semana.

Praia que cresceu com o turismo

De acordo com o portal de informação turística Algarve Portugal Tourism, Monte Gordo foi um dos primeiros grandes destinos turísticos do Algarve, começando a ganhar notoriedade ainda nos anos 60 do século passado. A proximidade com Espanha ajudou a transformar a vila num ponto de encontro frequente para famílias espanholas e portuguesas durante os meses de verão.

Segundo a mesma fonte, a praia destaca-se pelo areal com cerca de 1,5 quilómetros, pela reduzida ondulação e pela ausência de rochas, características que a tornaram popular entre famílias com crianças. A água costuma também apresentar temperaturas ligeiramente superiores às registadas noutras praias algarvias mais a oeste.

Dunas, passadiços e um cenário diferente

Ao contrário de várias zonas do centro do Algarve, Monte Gordo apresenta uma paisagem marcada por dunas e uma costa plana. Conforme a mesma fonte, não existem falésias nem grutas marítimas, predominando antes extensões de areia contínuas acompanhadas por vegetação dunar.

O passadiço de madeira junto à praia é outro dos elementos distintivos da vila. A estrutura estende-se por cerca de três quilómetros ao longo da costa e facilita o acesso entre restaurantes, zonas balneares e áreas de circulação pedonal, incluindo acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Hotel que inclui spa na estadia

Entre as várias opções de alojamento disponíveis na vila encontra-se o Hotel Alba, situado a cerca de 300 metros da praia. De acordo com o site oficial do Hotel Alba, o espaço foi construído em 1996 e passou recentemente por obras de renovação.

O site acrescenta que o hotel dispõe de spa, piscina interior aquecida, ginásio, zona exterior renovada e estacionamento. Para a noite de 23 para 24 de maio, um quarto duplo surge anunciado por 84 euros, o equivalente a 42 euros por pessoa.

Foto: Hotel Alba | DR

Férias perto da praia e sem sair da vila

A unidade aposta num ambiente orientado para férias tranquilas, mantendo serviços de bem-estar acessíveis a quem procura estadias curtas no Algarve. O spa inaugurado em 2015 passou a integrar uma das principais áreas comuns do espaço.

Já fora do hotel, Monte Gordo mantém uma forte ligação ao mar e à atividade piscatória. Refere o Algarve Portugal Tourism que ainda é possível observar embarcações tradicionais e pescadores a chegar ao areal durante a manhã com peixe capturado ao largo da costa algarvia.

Vila que continua a atrair famílias

Apesar do crescimento turístico registado nas últimas décadas, Monte Gordo continua a ser procurada sobretudo por famílias e visitantes que preferem uma experiência balnear mais tranquila. A existência de restaurantes junto ao mar e preços mais acessíveis face a outras zonas do Algarve ajudam a manter essa procura.

A praia conta igualmente com vigilância durante a época balnear e possibilidade de aluguer de equipamentos náuticos, espreguiçadeiras e chapéus de sol. Segundo a mesma fonte, o mar pouco profundo continua a ser uma das características mais valorizadas pelos visitantes.

Leia também: Adeus Canárias? Alemães rendem-se a esta ilha portuguesa que é o ‘Havai da Europa’

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Letreiro colocado na Avenida de Roma, Lisboa. Crédito: Facebook
Economia Nacional

“Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta

13:00 22 Julho, 2026 12:17 22 Julho, 2026 | João Luís

Devolução de embalagens com depósito está a mudar hábitos nas ruas, mas também trouxe situações inesperadas junto a papeleiras e contentores

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Igreja.
Nacional

Padre conhecido pelo talento para o futebol vai mudar de paróquia e a população assina petição para que mude de ideias

12:40 22 Julho, 2026 19:14 19 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Conhecido pelas publicações que juntam futebol e fé, o padre Afonso Sampaio Soares vai deixar a Lourinhã para assumir funções em Peniche

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 12:48 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Algarve Cultura

Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party

12:30 22 Julho, 2026 12:47 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Deelight, Rushkaya, DJ Mikas e JUNIORK compõem o cartaz da nova edição da festa eletrónica na Praia de Carvoeiro

Casa onde nasceu Adolf Hitler, numa localidade da Áustria.
Cultura Europa

Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

12:20 22 Julho, 2026 11:12 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Edifício onde Adolf Hitler nasceu passou a funcionar como esquadra da polícia e centro de formação das forças de segurança na Áustria

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Cultura Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Letreiro colocado na Avenida de Roma, Lisboa. Crédito: Facebook
Economia, Nacional

“Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta

13:00 22 Julho, 2026 12:17 22 Julho, 2026 | João Luís

Devolução de embalagens com depósito está a mudar hábitos nas ruas, mas também trouxe situações inesperadas junto a papeleiras e contentores

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Igreja.
Nacional

Padre conhecido pelo talento para o futebol vai mudar de paróquia e a população assina petição para que mude de ideias

12:40 22 Julho, 2026 19:14 19 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Conhecido pelas publicações que juntam futebol e fé, o padre Afonso Sampaio Soares vai deixar a Lourinhã para assumir funções em Peniche

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 12:48 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Algarve, Cultura

Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party

12:30 22 Julho, 2026 12:47 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Deelight, Rushkaya, DJ Mikas e JUNIORK compõem o cartaz da nova edição da festa eletrónica na Praia de Carvoeiro

Casa onde nasceu Adolf Hitler, numa localidade da Áustria.
Cultura, Europa

Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

12:20 22 Julho, 2026 11:12 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Edifício onde Adolf Hitler nasceu passou a funcionar como esquadra da polícia e centro de formação das forças de segurança na Áustria

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Cultura, Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Últimas Notícias

  • Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal
    Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal
  • “Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta
    “Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta
  • Padre conhecido pelo talento para o futebol vai mudar de paróquia e a população assina petição para que mude de ideias
    Padre conhecido pelo talento para o futebol vai mudar de paróquia e a população assina petição para que mude de ideias
  • Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party
    Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party
  • Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia
    Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

Opinião

  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
  • Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
    Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento