Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
JOSÉ FIGUEIREDO SANTOS - Sociólogo e professor universitário jubilado. Foto DR
Cultura, Mundo, Opinião, Política

Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos

“Contratar uma banda punk, e depois escandalizar-se porque ela se comportou como tal, é quase como contratar um incendiário para animar uma festa e, no fim, mostrar-se surpreendido por encontrar a sala em labaredas”

20:00 22 Agosto, 2026 17:48 22 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A olhos vistos, o país está cada vez menos democrático. É já claro o risco de autocratização, a breve trecho. Mas a vida pública, quando começa a ficar demasiado séria, tem às vezes o bom gosto de nos oferecer formas bem pitorescas de perceber o que está em causa.

Há, na política portuguesa, momentos de uma tão elevada e sublime espiritualidade que quase nos reconciliam com a democracia. Um deles ocorreu com a descoberta de que a banda punk Lambrini Girls tinha recebido apoio público para subir ao palco de Vilar de Mouros e projetar duas mensagens capazes de provocar uma respeitável convulsão no orgulho pátrio: “Fuck Chega” e “Free Palestine”.

A descoberta provocou, numa certa parte respeitável da Nação, aquele sobressalto moral reservado aos pais que encontram um cigarro clandestino no quarto dos filhos. Houve indignação, perplexidade, sobressalto; e, por momentos, pareceu que as frases projetadas no ecrã de um festival de música punk tinham feito mais pela defesa da ordem estabelecida do que muitos discursos parlamentares.

Uma parte respeitável da Nação indignou-se e com razão — se entendermos por razão aquela peculiar faculdade portuguesa de descobrir, sempre com renovado assombro, que os impostos dos cidadãos podem financiar atividades que não suscitam a aprovação de todos.

Descobriu-se, então, que o Estado financia a cultura e que esta tem a imperdoável descortesia de pensar por conta própria. E uma revelação de tal alcance quase justificava a convocação dos poderes do Estado, talvez com direito a um minuto de silêncio e um despacho em Diário da República.

O argumento principal foi de uma simplicidade comovente:

“Eu também pago impostos!”

Frase magnífica, porque contém uma conceção inteira da democracia. O contribuinte, uma vez entregue o IRS, parece imaginar que recebe, juntamente com o recibo, uma pequena ação da República, com direito de voto sobre o repertório dos músicos, as exposições dos museus e, quem sabe, sobre os livros que entram na biblioteca municipal da sua paróquia.

É uma conceção particularmente enternecedora da propriedade pública: o Estado arrecada o dinheiro de todos e, depois, cada cidadão sente que ficou dono de uma pequena parcela dele — precisamente aquela que lhe permite indignar-se quando a parcela é utilizada para uma coisa de que não gosta.

Poderíamos, aliás, modernizar os festivais. Já não seria sem tempo.

À entrada de Vilar de Mouros instalar-se-ia uma pequena repartição de triagem ideológica, onde o cidadão apresentaria o cartão de identificação e, com a mesma resignação de quem trata de um assunto nas Finanças, aguardaria o despacho que determinasse se estava autorizado a ouvir, em alta voz, “Fuck Chega” e “Free Palestine”.

Constituiria uma grande inovação da democracia participativa: o direito fiscal à suscetibilidade.

Poder-se-ia mesmo criar um novo formulário administrativo, tipo Modelo 27-B — Declaração de concordância do contribuinte com o conteúdo artístico subsidiado.

O cidadão assinalaria, através de uma cruzinha, as manifestações culturais que considera aceitáveis. Teatro: sim. Literatura: depende. Pintura: com moderação. Música punk: só depois de consulta pública. “Free Palestine”: requer parecer jurídico. “Fuck Chega”: aguarda decisão da comissão de bons costumes.

O procedimento teria a vantagem de dotar, finalmente, a cultura material ou imaterial de uma previsibilidade perfeita, que é uma das mais antigas aspirações de toda a burocracia.

O problema maior é que entre os contribuintes há de tudo: quem vote à direita, ao centro ou à esquerda; quem não vote em ninguém; e quem escolha sempre o vencedor depois de conhecer o resultado.

Todos pagam. Os impostos ainda não são uma espécie de assinatura partidária.

Mas o autêntico e mágico encanto desta história emerge quando se tenta aplicar a mesma lógica com alguma coerência.

Lembremo-nos dos célebres outdoors alusivos ao Bangladesh. A mensagem foi amplamente criticada pelos óbvios motivos; especialistas em Direito Penal admitiram que poderia configurar incitamento à discriminação por nacionalidade ou origem, e o Ministério Público abriu posteriormente o seu inquérito.

Nesta tão engenhosa e admirável aritmética democrática está presente o trabalhador do Bangladesh que vive, trabalha e paga impostos em Portugal, contribuindo, como qualquer outro, para o orçamento do Estado. E esse mesmo Estado financia, através dos mecanismos legais, os partidos políticos.

Pode assim acontecer que aquele trabalhador contribua, com os seus impostos, para o financiamento de uma democracia na qual um partido utiliza a sua própria nacionalidade como argumento de propaganda contra ele.

É uma espécie de imposto ideológico. Paga-se para sustentar a democracia e recebe-se, como troco, um cartaz explicativo de que a terra onde se nasceu é tudo aquilo que Portugal não pode nem deve ser.

Trata-se de uma forma bem peculiar de hospitalidade: primeiro cobra-se o imposto; depois explica-se ao contribuinte que talvez o seu país de origem seja o busílis da questão. Uma espécie de boas-vindas à portuguesa: entre, pague e, se não for pedir muito, dispa-se dessa nacionalidade.

E, perante isto, a indignação por palavras projetadas num palco pode começar a adquirir uma certa qualidade de opereta.

“Fuck Chega!”

Que escândalo.

“Free Palestine!”

Que horror.

Como diria o Diácono Remédios: “Não havia necessidade.”

É verdade que sim. Não havia. Concordância absoluta. Aliás, numa democracia adulta, poderíamos talvez começar a distinguir entre aquilo de que não gostamos e aquilo que não queremos que exista. É uma distinção antiga, embora ultimamente pareça necessitar de ser reaprendida com acompanhamento pedagógico.

Também é verdade que estamos a falar de um evento punk e não de uma visita diplomática, um congresso de medicina, uma sessão solene da Assembleia da República ou de um jantar da Academia das Ciências.

Era punk. E o punk nasceu para incomodar a respeitabilidade, desassossegar o poder e escarnecer da respeitosa solenidade com que as instituições costumam olhar para si próprias — as autarquias inclusive.

Como se o “fuck” tivesse desembarcado num território cultural desconhecido, o pessoal encolheu-se. A organização do festival preferiu declarar-se “focada na música”. A autarquia de Caminha também repudiou a mensagem.

Contratar uma banda punk, e depois escandalizar-se porque ela se comportou como tal, é quase como contratar um incendiário para animar uma festa e, no fim, mostrar-se surpreendido por encontrar a sala em labaredas.

É uma dessas situações em que a inteligência administrativa chega demasiado tarde ao local do crime.

Tudo legítimo.

Os partidos e as autarquias podem repudiar. Os espectadores podem vaiar. Os artistas podem provocar. Os cidadãos podem aplaudir ou abandonar o recinto.

Cada qual pode fazer o que lhe aprouver, no uso da serventia da liberdade.

O que seria extraordinário era transformar o financiamento público da cultura numa espécie de termo de confidencialidade: o Estado pagava e o artista, em troca, comprometia-se a não dizer nada que pudesse incomodar o partido A, B ou C — esteja ele ou não instalado, naquele momento, no aparelho de Estado.

Nesse caso, acabaríamos felizes e idilicamente contemplados com um teatro sem conflito, uma literatura sem heresia, uma pintura sem escândalo, um cinema sem política e, por fim, uma música sem músicos.

Uma República perfeitamente subsidiada e absolutamente muda, entregue à quietude dos deuses, evocando o silêncio profundo, a paz interior e o recolhimento espiritual onde a alma se desliga do barulho do mundo para ir ao encontro do divino.

Olha que bem.

Seria, talvez, a primeira grande mudança cultural radical em que ninguém seria autorizado a revolucionar coisa nenhuma.

Depois dos tortuosos cinquenta anos de democracia, talvez valha a pena recordar o elementar: os impostos compram escolas, hospitais, estradas, serviços públicos e também cultura.

Não compram o direito de escolher aquilo que os artistas podem dizer.

E, no caso do punk, muito menos. Porque, se para um punk há coisa mais ofensiva do que dizer “Fuck Chega” ou “Free Palestine”, é subir ao palco, olhar para a multidão com olhos de carneiro mal morto, consultar o protocolo municipal e perguntar:

— E o que é que podemos dizer esta noite?

Isso, sim, seria uma verdadeira obscenidade.

Digo eu, que sou inculto.

Leia também: Contra o aborto | Por José Figueiredo Santos

Ilha do Corvo. Crédito: Foto DR
Nacional

Esta ilha portuguesa que fica no ‘coração’ do Atlântico é a mais isolada da Europa, tem mais vacas que habitantes e ali ‘ninguém’ tranca a porta

17:30 22 Agosto, 2026 16:34 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 400 habitantes e cerca de 800 vacas, esta ilha portuguesa sem semáforos é considerada isolada por ter uma comunidade muito autónoma

Ilha de Tavira. Crédito: Freepik
Algarve

“Adoro viver aqui”: casal norte-americano muda-se para esta cidade no Algarve e destaca a simpatia de quem ali mora

10:30 22 Agosto, 2026 17:52 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Casal escolheu uma cidade no Algarve para começar uma nova etapa da vida e encontrou na proximidade dos moradores razões para ficar

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

O ‘pior’ ainda está para chegar: chuvas fortes e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas

06:00 22 Agosto, 2026 01:30 22 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Depois do calor intenso, aproxima-se uma mudança significativa. Há um dia apontado como o mais crítico e regiões sob maior vigilância

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas vão ser as regiões afetadas e há interrupções que duram 6 horas

07:00 21 Agosto, 2026 13:56 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de luz programados para este domingo vão deixar várias zonas do país sem eletricidade durante horas. Lisboa, Alentejo e Algarve estão entre as regiões afetadas

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Cláudia e David, proprietários da Churrasqueira Imperial, em Faro.
Algarve Edição Papel Gastronomia

Na Churrasqueira Imperial em Faro Cláudia e David servem grelhados a menos de 15€ e em poucos minutos

17:50 22 Agosto, 2026 10:09 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Aberta há cerca de um ano e meio, a Churrasqueira Imperial, em Faro, é liderada por Cláudia e David e os grelhados são os 'reis' da carta

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva a potes, trovoada e ventos de 70 km/h a caminho: depressão chega nesta data e vai afetar estas regiões

16:00 22 Agosto, 2026 14:20 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica vai mudar o tempo em Portugal a partir de domingo, com chuva forte, trovoada e rajadas que podem chegar aos 70 km/h

Casal de reformados. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Atenção pensionistas: estas são as mudanças que podem afetar a reforma de milhões de portugueses

20:40 22 Agosto, 2026 18:44 22 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há mudanças a ser estudadas que podem mexer no valor da reforma, na idade de saída e até na forma de poupar para o futuro

Algarve

Loulé despede-se de Luís Guedes, trabalhador e ativista ligado à história de Quarteira

18:20 22 Agosto, 2026 18:18 22 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Distinguido em 2025 com a Medalha de Mérito Municipal, Luís Guedes deixa um percurso ligado ao trabalho, ao sindicalismo e à vida cívica

Arroz. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem agulha nem carolino: este arroz destacou-se por ter menos arsénio e nenhum pesticida detetado

12:07 22 Agosto, 2026 11:57 22 Agosto, 2026 | João Luís

Testes laboratoriais encontraram diferenças entre tipos de arroz e ajudam a perceber que variedade apresenta níveis inferiores de arsénio

Cultura Mundo Opinião Política

Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos

20:00 22 Agosto, 2026 17:48 22 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

"Contratar uma banda punk, e depois escandalizar-se porque ela se comportou como tal, é quase como contratar um incendiário para animar uma festa e, no fim, mostrar-se surpreendido por encontrar a sala em labaredas"

Idosa com a carteira vazia.
Algarve Economia Nacional

Conceição tem 95 anos e não recebe pensão há 9 meses: Segurança Social assumiu o erro

19:30 22 Agosto, 2026 18:42 22 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Falha informática deixou uma idosa de 95 anos durante nove meses sem receber prestações da Segurança Social. Família diz que há mais de 6.000 euros por pagar

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Nacional

Reforma antecipada com novas regras? Especialistas querem acabar com ‘duplo corte’ aplicado a estes pensionistas

19:00 22 Agosto, 2026 18:18 22 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Peritos defendem mudanças na reforma antecipada para evitar a acumulação de penalizações que pode agravar significativamente o corte aplicado à pensão

Ilha do Corvo. Crédito: Foto DR
Nacional

Esta ilha portuguesa que fica no ‘coração’ do Atlântico é a mais isolada da Europa, tem mais vacas que habitantes e ali ‘ninguém’ tranca a porta

17:30 22 Agosto, 2026 16:34 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 400 habitantes e cerca de 800 vacas, esta ilha portuguesa sem semáforos é considerada isolada por ter uma comunidade muito autónoma

Ilha de Tavira. Crédito: Freepik
Algarve

“Adoro viver aqui”: casal norte-americano muda-se para esta cidade no Algarve e destaca a simpatia de quem ali mora

10:30 22 Agosto, 2026 17:52 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Casal escolheu uma cidade no Algarve para começar uma nova etapa da vida e encontrou na proximidade dos moradores razões para ficar

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

O ‘pior’ ainda está para chegar: chuvas fortes e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas

06:00 22 Agosto, 2026 01:30 22 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Depois do calor intenso, aproxima-se uma mudança significativa. Há um dia apontado como o mais crítico e regiões sob maior vigilância

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas vão ser as regiões afetadas e há interrupções que duram 6 horas

07:00 21 Agosto, 2026 13:56 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de luz programados para este domingo vão deixar várias zonas do país sem eletricidade durante horas. Lisboa, Alentejo e Algarve estão entre as regiões afetadas

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Cláudia e David, proprietários da Churrasqueira Imperial, em Faro.
Algarve, Edição Papel, Gastronomia

Na Churrasqueira Imperial em Faro Cláudia e David servem grelhados a menos de 15€ e em poucos minutos

17:50 22 Agosto, 2026 10:09 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Aberta há cerca de um ano e meio, a Churrasqueira Imperial, em Faro, é liderada por Cláudia e David e os grelhados são os 'reis' da carta

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva a potes, trovoada e ventos de 70 km/h a caminho: depressão chega nesta data e vai afetar estas regiões

16:00 22 Agosto, 2026 14:20 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica vai mudar o tempo em Portugal a partir de domingo, com chuva forte, trovoada e rajadas que podem chegar aos 70 km/h

Casal de reformados. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Atenção pensionistas: estas são as mudanças que podem afetar a reforma de milhões de portugueses

20:40 22 Agosto, 2026 18:44 22 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há mudanças a ser estudadas que podem mexer no valor da reforma, na idade de saída e até na forma de poupar para o futuro

Algarve

Loulé despede-se de Luís Guedes, trabalhador e ativista ligado à história de Quarteira

18:20 22 Agosto, 2026 18:18 22 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Distinguido em 2025 com a Medalha de Mérito Municipal, Luís Guedes deixa um percurso ligado ao trabalho, ao sindicalismo e à vida cívica

Arroz. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem agulha nem carolino: este arroz destacou-se por ter menos arsénio e nenhum pesticida detetado

12:07 22 Agosto, 2026 11:57 22 Agosto, 2026 | João Luís

Testes laboratoriais encontraram diferenças entre tipos de arroz e ajudam a perceber que variedade apresenta níveis inferiores de arsénio

Cultura, Mundo, Opinião, Política

Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos

20:00 22 Agosto, 2026 17:48 22 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

"Contratar uma banda punk, e depois escandalizar-se porque ela se comportou como tal, é quase como contratar um incendiário para animar uma festa e, no fim, mostrar-se surpreendido por encontrar a sala em labaredas"

Idosa com a carteira vazia.
Algarve, Economia, Nacional

Conceição tem 95 anos e não recebe pensão há 9 meses: Segurança Social assumiu o erro

19:30 22 Agosto, 2026 18:42 22 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Falha informática deixou uma idosa de 95 anos durante nove meses sem receber prestações da Segurança Social. Família diz que há mais de 6.000 euros por pagar

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Nacional

Reforma antecipada com novas regras? Especialistas querem acabar com ‘duplo corte’ aplicado a estes pensionistas

19:00 22 Agosto, 2026 18:18 22 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Peritos defendem mudanças na reforma antecipada para evitar a acumulação de penalizações que pode agravar significativamente o corte aplicado à pensão

Últimas Notícias

  • Atenção pensionistas: estas são as mudanças que podem afetar a reforma de milhões de portugueses
    Atenção pensionistas: estas são as mudanças que podem afetar a reforma de milhões de portugueses
  • Conceição tem 95 anos e não recebe pensão há 9 meses: Segurança Social assumiu o erro
    Conceição tem 95 anos e não recebe pensão há 9 meses: Segurança Social assumiu o erro
  • Reforma antecipada com novas regras? Especialistas querem acabar com ‘duplo corte’ aplicado a estes pensionistas
    Reforma antecipada com novas regras? Especialistas querem acabar com ‘duplo corte’ aplicado a estes pensionistas
  • Adeus carta de condução? Se deixou passar este prazo pode ter de voltar a fazer exame
    Adeus carta de condução? Se deixou passar este prazo pode ter de voltar a fazer exame
  • Loulé despede-se de Luís Guedes, trabalhador e ativista ligado à história de Quarteira
    Loulé despede-se de Luís Guedes, trabalhador e ativista ligado à história de Quarteira

Opinião

  • Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos
    Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos
  • Portugal não está preparado para a crise turística que se aproxima | Editorial de Henrique Dias Freire
    Portugal não está preparado para a crise turística que se aproxima | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão

Europe Direct Algarve

  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento