Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Arade. Crédito: José António Bettencourt | CHAM FCSH
Cultura, Europe Direct Algarve

Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável

Projeto no Arade documenta vestígios de naufrágios e prepara intervenções para 2027, com futura exposição em Portimão e Lagoa

07:45 2 Outubro, 2026 07:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Trabalhos arqueológicos no estuário do Arade, entre Portimão e Lagoa, decorrem até sábado para identificar, referenciar e documentar as áreas que serão alvo de intervenções e escavações em 2027, no âmbito de um projeto dedicado ao património subaquático.

A campanha integra o projeto MUSA – Musealização dos Achados Arqueológicos do Fundo do Rio Arade, que pretende caracterizar e acompanhar o estado de conservação de vestígios de naufrágios e de outros testemunhos de diferentes períodos históricos existentes no rio que separa os dois concelhos algarvios.

Campanha cria referência para intervenções em 2027

Os trabalhos deste ano estão sobretudo centrados “na criação de uma situação de referência” sobre o estado de conservação dos sítios arqueológicos, explicou José Bettencourt, coordenador do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS).

A informação recolhida deverá permitir definir a estratégia para a próxima campanha, prevista para 2027.

“Temos uma zona portuária, uma zona de fundeadouro, onde as embarcações ancoravam” e onde se foram acumulando materiais resultantes das atividades desenvolvidas à superfície, formando “um arquivo da sua história”, afirmou José Bettencourt.

De acordo com o responsável, “há vestígios que documentam” cerca de dois mil anos de navegação no estuário, desde materiais associados à época romana até âncoras perdidas recentemente por embarcações de recreio.

A área onde têm sido encontrados vestígios prolonga-se por todo o estuário e abrange a zona portuária, incluindo vários locais de naufrágio. O mais antigo identificado data do século XVI, enquanto os mais recentes remontam ao século XIX.

José Bettencourt destacou que as estruturas de madeira dos navios afundados permitem estudar a construção naval, a navegação, a circulação e a relação das comunidades com o mar ao longo dos séculos.

Escavações serão mais intensas na próxima campanha

Em 2027, os trabalhos deverão decorrer entre maio e outubro e terão uma dimensão diferente. A campanha será “mais robusta em termos de logística e mais intrusiva”, prevendo a escavação controlada de sedimentos, a desmontagem de estruturas e a retirada de objetos, acompanhadas pela documentação dos respetivos contextos arqueológicos.

O objetivo “é aprofundar o conhecimento científico sobre o património subaquático e constituir uma coleção de materiais arqueológicos que será objeto de conservação e investigação”, estando prevista a futura exposição dos achados em dois polos museológicos, no Museu de Portimão e em Lagoa.

A decisão de retirar objetos do fundo do rio será tomada caso a caso. Alguns materiais poderão permanecer no local ou ser transferidos para depósitos subaquáticos, tendo em consideração, entre outros fatores, os elevados custos associados à conservação.

O projeto contempla uma reserva subaquática visitável destinada a peças de grandes dimensões em ferro, como âncoras e canhões, enquanto os objetos mais pequenos e com maior potencial científico e patrimonial deverão ser recuperados.

“A solução que será adotada será provavelmente a criação da tal reserva subaquática”, onde ficarão objetos de maior dimensão, enquanto os materiais mais pequenos e considerados relevantes do ponto de vista científico e patrimonial serão retirados, explicou o coordenador do CNANS.

A futura reserva deverá poder ser visitada por mergulhadores, desde que estejam garantidas condições adequadas de profundidade e segurança, permitindo o acesso público ao património preservado debaixo de água.

Achados poderão ser expostos em Portimão e Lagoa

Os materiais recuperados serão conservados no Museu de Portimão e no CNANS, em articulação com a Câmara de Lagoa, antes de serem integrados nos dois espaços museológicos previstos pelo projeto.

Com um investimento de 3,4 milhões de euros, financiado pelo Programa Regional ALGARVE 2030, o MUSA inclui igualmente a criação de um museu virtual, com visitas em 360 graus, modelos desenvolvidos durante a investigação, fotografias e vídeos.

Leia também: Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

Luís Montenegro a discursar.
Economia Nacional

Nova lei da contratação pública entrou em vigor: ajustes diretos podem chegar aos 150 mil euros

07:10 2 Outubro, 2026 08:39 1 Outubro, 2026 | João Luís

Alterações ao Código dos Contratos Públicos aumentam os limites dos ajustes diretos e das consultas prévias

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Europe Direct Algarve

Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve

06:56 2 Outubro, 2026 06:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Onze candidaturas de sete municípios algarvios preveem construir, reabilitar ou reconverter edifícios destinados a habitação social

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Cultura Europe Direct Algarve

Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável

07:45 2 Outubro, 2026 07:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto no Arade documenta vestígios de naufrágios e prepara intervenções para 2027, com futura exposição em Portimão e Lagoa

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Estilhaços, de Bret Easton Ellis | Por Paulo Serra

07:30 2 Outubro, 2026 21:02 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos

19:50 1 Outubro, 2026 16:23 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Depósitos, ações e certificados de aforro contam para um limite definido que, em 2026, é de 32.227,80 euros

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Praia do Barril.
Algarve

Conheça a praia algarvia onde há uma planta que liberta um cheiro semelhante ao do caril

14:20 1 Outubro, 2026 12:15 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Na Praia do Barril, na Ilha de Tavira, uma pequena planta das dunas distingue-se pelo aroma peculiar que liberta

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Menires Vila do Bispo.
Algarve Cultura

Nem Stonehenge nem o Alentejo: esta vila algarvia tem 250 menires numa área de 42 km² e trata-se de um marco histórico mundial

19:40 29 Setembro, 2026 12:18 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Vila do Bispo guarda cerca de 250 menires numa área de apenas 42 km², uma concentração pré-histórica pouco comum à escala mundial

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Ciência Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Algarve

Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento

19:31 1 Outubro, 2026 19:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Carta aberta ao Governo exige a requalificação da EN125 e alerta para a circulação de pesados numa faixa partilhada com peões e ciclomotores

Luís Montenegro a discursar.
Economia, Nacional

Nova lei da contratação pública entrou em vigor: ajustes diretos podem chegar aos 150 mil euros

07:10 2 Outubro, 2026 08:39 1 Outubro, 2026 | João Luís

Alterações ao Código dos Contratos Públicos aumentam os limites dos ajustes diretos e das consultas prévias

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Europe Direct Algarve

Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve

06:56 2 Outubro, 2026 06:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Onze candidaturas de sete municípios algarvios preveem construir, reabilitar ou reconverter edifícios destinados a habitação social

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Cultura, Europe Direct Algarve

Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável

07:45 2 Outubro, 2026 07:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto no Arade documenta vestígios de naufrágios e prepara intervenções para 2027, com futura exposição em Portimão e Lagoa

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Estilhaços, de Bret Easton Ellis | Por Paulo Serra

07:30 2 Outubro, 2026 21:02 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos

19:50 1 Outubro, 2026 16:23 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Depósitos, ações e certificados de aforro contam para um limite definido que, em 2026, é de 32.227,80 euros

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Praia do Barril.
Algarve

Conheça a praia algarvia onde há uma planta que liberta um cheiro semelhante ao do caril

14:20 1 Outubro, 2026 12:15 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Na Praia do Barril, na Ilha de Tavira, uma pequena planta das dunas distingue-se pelo aroma peculiar que liberta

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Menires Vila do Bispo.
Algarve, Cultura

Nem Stonehenge nem o Alentejo: esta vila algarvia tem 250 menires numa área de 42 km² e trata-se de um marco histórico mundial

19:40 29 Setembro, 2026 12:18 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Vila do Bispo guarda cerca de 250 menires numa área de apenas 42 km², uma concentração pré-histórica pouco comum à escala mundial

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Ciência, Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Algarve

Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento

19:31 1 Outubro, 2026 19:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Carta aberta ao Governo exige a requalificação da EN125 e alerta para a circulação de pesados numa faixa partilhada com peões e ciclomotores

Últimas Notícias

  • Tavira e Loulé levam Taças de Portugal de petanca para o Algarve
    Tavira e Loulé levam Taças de Portugal de petanca para o Algarve
  • Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
    Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
  • Nova lei da contratação pública entrou em vigor: ajustes diretos podem chegar aos 150 mil euros
    Nova lei da contratação pública entrou em vigor: ajustes diretos podem chegar aos 150 mil euros
  • Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve
    Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve
  • Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva
    Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

Opinião

  • Estilhaços, de Bret Easton Ellis | Por Paulo Serra
    Estilhaços, de Bret Easton Ellis | Por Paulo Serra
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
  • O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
    O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

Europe Direct Algarve

  • Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
    Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
  • Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve
    Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento