Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

10:10 2 Outubro, 2026 21:35 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Zezé Camarinha, o tipo de uma família de pescadores pobres do Algarve do Estado Novo, cujo escape foi viver de esquemas dependentes do turismo, orgulhando-se dessa sobrevivência a que foi votado como uma vitória do seu empreendedorismo chico-espertismo, espelhando o quick buck e a sexualização patriarcal da região, encarna na perfeição a versão latina do sonho americano, na variante do sul.

Zezé resume com a precisão de um bisturi as escolhas disponíveis quando o turismo devasta tudo: a subserviência, a imaginação na procura dos interstícios que é em si um trabalho a tempo inteiro ou a emigração. Nada disto o iliba de toda a performance chauvinista sobre a qual construiu a sua imagem, mas mesmo isso é tanto um reflexo do regime que o oprime, como sua criação.

O processo que tornou o lazer produção marcou também o princípio do fim do Algarve enquanto zona natural, urbanizando-o, não como resposta ao desenvolvimento demográfico, mas para atender à crescente pressão turística, assim colonizando todo o seu espaço litoral. A partir daí, deu-se uma espécie de êxodo rural, votando o Barrocal ao abandono, paralelamente à habitual expulsão dos habitantes para zonas cada vez mais periféricas.

COBRAMOR
Autor, tradutor e editor

Mas, no caso singular do Algarve, as suas zonas periféricas encontram-se divididas em zonas subperiféricas com realidades divergentes e pouquíssimos pontos de contacto. No Barrocal, a par da desertificação, há bolhas hippiechic, ao passo que nos bairros tradicionais do litoral, há pressão, não resumida ao imobiliário e ampliada pela total falta de estímulo, incentivo e oportunidades, pelo que, mais do que repensar a distribuição, é preciso encontrar uma forma de mostrar aos seus reclusos que ambas as realidades são duas faces da mesma moeda.

Nas últimas décadas, o Algarve submeteu-se voluntariamente à lógica turística do mundo fantástico e intermitente, cuja continuidade está assente em serviços como hotéis, restaurantes, discotecas e campos de golfe, constituindo o grosso da actividade económica.

Este aglutinar de todos os sectores pelo turismo, obriga a cada decisão ser pensada segundo essa arquitectura, tanto no plano quotidiano quando se escolhe que estrada se toma para o trabalho, como no plano macro, onde restam poucas alternativas aos residentes, além de serem kamikazes na indústria da sua própria auto-destruição, vivendo numa síndrome de Estocolmo algarvio.

Mesmo quando a esmagadora maioria da população está refém de uma produção imaterial e consumível, a que frequentemente não tem condições de aceder, não surge qualquer ímpeto ludista, numa confirmação de que a guerra à imaginação identificada por Diane di Prima foi perdida e convivemos melhor com o fim do mundo em geral do que com o do velho mundo, em concreto, que ainda nos persegue, como avisado nas paredes de Paris em Maio de 68.

Tudo isto tomou uma nova escala quando deixou de acontecer numa espécie de principado europeu que é o Algarve e passou a acontecer nas grandes capitais europeias, atirando para cima da mesa a urgência em perceber como passar de uma indústria tão extractiva como o turismo para actividades mais sustentadas na matriz castradora do mercado global.

O facto de não existir, dentro da própria região, qualquer tipo de uniformidade, nem sequer no mesmo concelho, contribui para a desagregação. Loulé, espécie de Dubai tuga, apresenta a bolha da Quinta do Lago, projecto construído sobre terrenos baldios, lado a lado com o Bairro da Checul, nascido de uma cooperativa em 1975, fruto do programa SAAL. Já em Albufeira, resorts deluxe convivem com o turismo massificado modelo hooligan em modo fusão Benidorm, enquanto em Cacela Velha, Robert De Niro se prepara para construir um hotel de luxo.

Esse é o motor da especulação da região, onde há um esvaziamento sazonal com várias casas habitadas três meses por ano, criando um problema duplo. Por um lado, tanto provoca um aumento artificial do custo da habitação que leva à sua escassez, por outro, obriga muitas pessoas, cuja única forma de complementar parcas reformas ou salários a alugar quartos ou casas, a contribuir para o problema. Tudo isto gera um discurso antiturismo que mistura conglomerados económicos com reformados septuagenários a tentar complementar reformas baixas, levando a desconsiderar a óbvia questão classista em jogo perante a demagogia política.

Além do problema da habitação, há um problema de ordenamento territorial, onde, já nem só a cultura, mas serviços essenciais como a saúde e a educação vêem fundos desviados para o entretenimento veraneante, fazendo com que os residentes se tornem os verdadeiros estrangeiros numa região com existência descontínua.

É o próprio consumir da cidade a determinar o seu planeamento, tudo mercantilizando, desde os residentes até aos seus derradeiros refúgios, no sentido oposto ao proposto por Lefebvre, da cidade como um espaço construído pelos habitantes.

No Algarve, como na Comporta e na Arrábida, a privatização das praias é uma consequência lógica da aquisição das cidades por conglomerados financeiros, de habitação ou de consumo, funcionando como o cumulativo de tudo o resto, onde se insere a saúde, a educação, a habitação e a atenção.

A fundação desse movimento canibalizante das comunidades, começou logo na orientação de espaços públicos urbanos para o consumo, chamando-lhes concessão ou apoio de praia, quando mais não é do que uma subvenção do espaço público a privados que exclui, mais uma vez, quem não pode ou não quer pagar.

O resultado é uma desterritorialização geradora de uma revolta sem qualquer direcção, como a de Brando em The Wild one, tomando pares por inimigos, dado que todos os inimigos se tornaram intangíveis, quando não invisíveis, e também por estarmos tão enredados no lodo retórico do individualismo, cuja expressão revoltosa tem sido, por excelência, a extrema direita.

Tal acontece ao mesmo tempo que a sofreguidão por acolher estrangeiros enquanto turistas ou expatriados convive com a rejeição veemente de estrangeiros como mão de obra, remetendo-os para uma categoria sujeita a uma instrumentalização 306º, sem reconhecer que, essa é precisamente a condição do Algarve para o resto do país, e do país para a Europa.

O autor escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também: Um shot para o Chega: Tratar os atropelamentos em Albufeira como um acto isolado permite manter a bebedeira | Por Cobramor

Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto Nacional

Cristiano Ronaldo pode ser suspenso até seis meses? O que prevê o regulamento após a saída do estágio

10:00 2 Outubro, 2026 10:21 2 Outubro, 2026 | João Luís

O Regulamento Disciplinar da FPF prevê suspensão entre um e seis meses por abandono injustificado, como foi o caso de Cristiano Ronaldo

Algarve Cultura

Tradição académica de Faro chega ao “Estrelas ao Sábado” pela mão da Versus Tuna

10:20 2 Outubro, 2026 10:03 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Fundada em 1992, a Versus Tuna representa este sábado o Algarve no "Estrelas ao Sábado", programa apresentado por Isabel Silva

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor

10:10 2 Outubro, 2026 21:35 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

GNR detido após agredir agente da PSP no hospital do Barreiro

09:50 2 Outubro, 2026 09:42 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Um teste positivo de alcoolemia levou um militar da GNR ao hospital do Barreiro, onde acabou detido após agredir um agente da PSP

Economia Europa Opinião

Dos combustíveis à economia: o alerta que a Europa não pode ignorar | Por João Pirbhay

09:13 2 Outubro, 2026 09:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Não basta esperar que os mercados normalizem ou que o próximo pico seja menos grave. A Europa precisa de proteger a sua economia hoje enquanto constrói alternativas para amanhã"

Algarve Desporto

Legado de Artur Lara Ramos distinguido pela APEF Algarve em Albufeira

08:40 2 Outubro, 2026 08:33 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Homenagem a Artur Lara Ramos reuniu-se às comemorações dos 40 anos da APEF Algarve, numa cerimónia com 80 participantes de todo o país

Cultura.Sul Edição Papel Opinião Política

A República também se fez a Sul | Por Ana Alexandra Resende

08:30 2 Outubro, 2026 10:25 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Algarve Edição Papel Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

A matéria do instante | Por Maria João Neves

09:20 2 Outubro, 2026 21:39 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Ciência Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma depressão: frente fria muda o tempo em Portugal com chuva em força, trovoada e rajadas de vento que podem chegar aos 100 km/h

13:00 29 Setembro, 2026 12:38 29 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma frente fria associada a uma poderosa depressão no Atlântico Norte vai atravessar Portugal entre esta terça e quarta-feira, avança a Luso Meteo

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Gota fria a caminho de Portugal: mau tempo regressa neste dia com chuva forte e trovoada

21:30 30 Setembro, 2026 16:30 30 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva e trovoada regressam a Portugal e o tempo pode piorar neste período. Modelos preveem a primeira ‘gota fria’ relevante do outono

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto, Nacional

Cristiano Ronaldo pode ser suspenso até seis meses? O que prevê o regulamento após a saída do estágio

10:00 2 Outubro, 2026 10:21 2 Outubro, 2026 | João Luís

O Regulamento Disciplinar da FPF prevê suspensão entre um e seis meses por abandono injustificado, como foi o caso de Cristiano Ronaldo

Algarve, Cultura

Tradição académica de Faro chega ao “Estrelas ao Sábado” pela mão da Versus Tuna

10:20 2 Outubro, 2026 10:03 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Fundada em 1992, a Versus Tuna representa este sábado o Algarve no "Estrelas ao Sábado", programa apresentado por Isabel Silva

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor

10:10 2 Outubro, 2026 21:35 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

GNR detido após agredir agente da PSP no hospital do Barreiro

09:50 2 Outubro, 2026 09:42 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Um teste positivo de alcoolemia levou um militar da GNR ao hospital do Barreiro, onde acabou detido após agredir um agente da PSP

Economia, Europa, Opinião

Dos combustíveis à economia: o alerta que a Europa não pode ignorar | Por João Pirbhay

09:13 2 Outubro, 2026 09:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Não basta esperar que os mercados normalizem ou que o próximo pico seja menos grave. A Europa precisa de proteger a sua economia hoje enquanto constrói alternativas para amanhã"

Algarve, Desporto

Legado de Artur Lara Ramos distinguido pela APEF Algarve em Albufeira

08:40 2 Outubro, 2026 08:33 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Homenagem a Artur Lara Ramos reuniu-se às comemorações dos 40 anos da APEF Algarve, numa cerimónia com 80 participantes de todo o país

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião, Política

A República também se fez a Sul | Por Ana Alexandra Resende

08:30 2 Outubro, 2026 10:25 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Algarve, Edição Papel, Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

A matéria do instante | Por Maria João Neves

09:20 2 Outubro, 2026 21:39 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Ciência, Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma depressão: frente fria muda o tempo em Portugal com chuva em força, trovoada e rajadas de vento que podem chegar aos 100 km/h

13:00 29 Setembro, 2026 12:38 29 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma frente fria associada a uma poderosa depressão no Atlântico Norte vai atravessar Portugal entre esta terça e quarta-feira, avança a Luso Meteo

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Gota fria a caminho de Portugal: mau tempo regressa neste dia com chuva forte e trovoada

21:30 30 Setembro, 2026 16:30 30 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva e trovoada regressam a Portugal e o tempo pode piorar neste período. Modelos preveem a primeira ‘gota fria’ relevante do outono

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Últimas Notícias

  • Muralhas de Faro recebem encerramento do Festival Subsolo este sábado
    Muralhas de Faro recebem encerramento do Festival Subsolo este sábado
  • Nesta praia no Algarve há um vestígio de um vulcão considerado extinto há pelo menos 10.000 anos
    Nesta praia no Algarve há um vestígio de um vulcão considerado extinto há pelo menos 10.000 anos
  • Tradição académica de Faro chega ao “Estrelas ao Sábado” pela mão da Versus Tuna
    Tradição académica de Faro chega ao “Estrelas ao Sábado” pela mão da Versus Tuna
  • Cristiano Ronaldo pode ser suspenso até seis meses? O que prevê o regulamento após a saída do estágio
    Cristiano Ronaldo pode ser suspenso até seis meses? O que prevê o regulamento após a saída do estágio
  • GNR detido após agredir agente da PSP no hospital do Barreiro
    GNR detido após agredir agente da PSP no hospital do Barreiro

Opinião

  • Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor
    Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor
  • A matéria do instante | Por Maria João Neves
    A matéria do instante | Por Maria João Neves
  • Dos combustíveis à economia: o alerta que a Europa não pode ignorar | Por João Pirbhay
    Dos combustíveis à economia: o alerta que a Europa não pode ignorar | Por João Pirbhay

Europe Direct Algarve

  • Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
    Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
  • Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve
    Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento