Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Cultura, Opinião

Leitura da Semana: O Tamanho do Mundo, de António Lobo Antunes | Por Paulo Serra

Esta semana, Paulo Serra convida a ler o mais recente romance de António Lobo Antunes, o 32º. Ainda que continue a publicar a um ritmo regular de um livro por ano, há uma constante ameaça, por parte do próprio autor, de que o próximo será o último…

08:42 24 Maio, 2023 10:18 31 Maio, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
PAULO SERRA
Doutorado em Literatura na UAlg
e Investigador do Centro de Investigação
em Artes e Comunicação (CIAC)

O Tamanho do Mundo é o mais recente romance de António Lobo Antunes, publicado pela Dom Quixote a 18 de Outubro, pouco depois de o autor tem completado 80 anos no dia 1 de Setembro. Este é o seu 32.º romance e, muito possivelmente, o mais breve e depurado de todos. Como aponta Isabel Lucas, na sua recensão para o Ípsilon (do dia 11 de Novembro de 2022), o autor foi buscar o título deste novo romance ao seu quarto livro de crónicas. Ainda que continue a publicar a um ritmo regular de um livro por ano, há uma constante ameaça, por parte do próprio autor, de que o próximo será o último… pelo que é inevitável ficar a pairar no ar a permanente interrogação que se coloca em torno dos romances de Lobo Antunes: será de facto este o seu último romance?  

Escrever sobre Lobo Antunes é tão desafiante como lê-lo, embora esta narrativa seja menos labiríntica, mais escorreita, sem frases entrecortadas e intercaladas que se perdem noutras tantas, como um fluxo de consciência que se ramifica em vários cursos. A polifonia resume-se aqui a uma alternância entre quatro personagens que tomam à vez a palavra, capítulo a capítulo, para que o leitor melhor as compreenda.  

O protagonista é um homem de 77 anos (quase a idade do autor), um empresário doente. A memória começa a falhar-lhe, num outro tema que é caro ao autor, e que dá nome ao seu romance de estreia (Memória de Elefante): “que coisa estranha a memória, ela de há tempos para cá ia jurar que a faltar-me, tantos espaços, de repente brancos, nada de modo que o passado se desequilibra” (p. 16). Contudo, por outro lado, é ao passado que este velho se agarra: “olha a porção de episódios antigos que duram em mim” (p. 20). Vive assim os dias preso ao passado ou ao remorso, de quando visitava uma mulher e a filha numa cave nos subúrbios. A filha é agora uma mulher e assumiu a gestão da empresa do pai. Menos relevantes são outras duas personagens, que surgem como concorrência, uma jovem, da idade da filha do velho, que lhe presta alguma companhia sexual e o advogado, e amante dessa mesma rapariga, que tenta controlar os trâmites da fortuna do velho.  

Um dos narradores interroga-nos, logo nas últimas linhas do primeiro capítulo, qual é afinal o tamanho do mundo. Afinal não se mede pelo poder ou pelo sucesso, da mesma forma que este homem, que se tornou presidente de uma grande empresa, mede o seu tempo e a sua vida por pequenas coisas e por pessoas que antes menosprezava. As primeiras linhas ditam justamente como a solidão se mede “pelos estalos dos móveis à noite” na casa “quando os objetos a aumentam à nossa volta, atentos, opacos, graves, ameaçando-nos de não sei quê” (p. 17), no centro dos naperons, “inclinados para mim a escutarem” (p. 23).  

O livro compõe-se assim como uma ópera quase minimalista (entre o som dos pingos da torneira e os estalos dos móveis), cheia de repetições, e evocam-se motivos que funcionam como instantâneos de um quotidiano nacional portuguesinho, seja os pombos, seja uma vila que se afundou numa barragem (p. 215). Mas neste romance confluem ainda variadíssimos outros temas, como se o autor tocasse no conjunto da sua obra, cruzando a solidão, a memória, “esse caixote de sobejos pálidos” cheio “de acontecimentos supérfluos”, (p. 211), a angústia dos pobres que tentam singrar na vida, ou mesmo a guerra colonial (p. 82). 

Letras & Leituras: Como Organizar Uma Biblioteca, de Roberto Calasso | Por Paulo Serra
Letras & Leituras: O Livro da Vida – 365 Meditações Diárias, de J. Krishnamurti | Por Paulo Serra
Leitura da Semana: Memória de Rapariga, de Annie Ernaux | Por Paulo Serra
Leitura da Semana: A Volta Ao Mundo Em Papel, de Martina Manyà | Por Paulo Serra
Leitura da Semana: A Fera na Selva, de Henry James | Por Paulo Serra
Leitura da Semana: A História de Roma, de Joana Bértholo | Por Paulo Serra

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 07:57 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Animais Nacional

GNR reforça fiscalização à caça em todo o país

08:06 17 Agosto, 2026 08:06 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A nova operação da GNR acompanha a época venatória e pretende prevenir infrações que coloquem em risco pessoas, bens e recursos cinegéticos

Algarve Cultura

Biblioteca na Praia Verde incentiva à leitura nas férias

07:00 17 Agosto, 2026 07:08 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Crianças e adultos recorrem à biblioteca móvel instalada na Praia Verde, onde podem requisitar gratuitamente livros durante o mês de agosto

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Opinião

Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura

07:20 17 Agosto, 2026 07:35 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A vida é o que é, e cabe a nós fazê-la à nossa maneira, sendo verdadeiros e fiéis a nós mesmos, à nossa realidade interior e ao nosso modo de ser"

Mundo Opinião

A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão

08:26 17 Agosto, 2026 08:26 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Nós, espetadores, ficamos finalmente a saber aquilo que ele teria querido dizer - se, por hipótese, soubesse exatamente o que estava a dizer"

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força com trovoada e ventos fortes: depressão chega nesta data a Portugal e vai afetar estas regiões

14:30 16 Agosto, 2026 16:25 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai instalar-se em Portugal nos próximos dias, com períodos de chuva intensa, trovoadas e rajadas de vento fortes nestas regiões

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: o condomínio tem de pagar?

13:30 16 Agosto, 2026 15:02 14 Agosto, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação.

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Novo passadiço entre Altura e a Praia Verde.
Algarve

Está a nascer um novo passadiço no Algarve para ligar estas duas praias muito procuradas no verão

11:50 16 Agosto, 2026 09:21 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ligação pedonal entre Altura e a Praia Verde está a avançar no Sotavento algarvio, mas a previsão inicial de conclusão não foi cumprida

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora

21:30 16 Agosto, 2026 19:43 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Bruxelas avança com novas exigências para os veículos em fim de vida, com regras que afetam fabricantes, reciclagem, peças usadas e até a exportação de automóveis

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 07:57 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Animais, Nacional

GNR reforça fiscalização à caça em todo o país

08:06 17 Agosto, 2026 08:06 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A nova operação da GNR acompanha a época venatória e pretende prevenir infrações que coloquem em risco pessoas, bens e recursos cinegéticos

Algarve, Cultura

Biblioteca na Praia Verde incentiva à leitura nas férias

07:00 17 Agosto, 2026 07:08 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Crianças e adultos recorrem à biblioteca móvel instalada na Praia Verde, onde podem requisitar gratuitamente livros durante o mês de agosto

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Opinião

Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura

07:20 17 Agosto, 2026 07:35 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A vida é o que é, e cabe a nós fazê-la à nossa maneira, sendo verdadeiros e fiéis a nós mesmos, à nossa realidade interior e ao nosso modo de ser"

Mundo, Opinião

A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão

08:26 17 Agosto, 2026 08:26 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Nós, espetadores, ficamos finalmente a saber aquilo que ele teria querido dizer - se, por hipótese, soubesse exatamente o que estava a dizer"

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força com trovoada e ventos fortes: depressão chega nesta data a Portugal e vai afetar estas regiões

14:30 16 Agosto, 2026 16:25 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai instalar-se em Portugal nos próximos dias, com períodos de chuva intensa, trovoadas e rajadas de vento fortes nestas regiões

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: o condomínio tem de pagar?

13:30 16 Agosto, 2026 15:02 14 Agosto, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação.

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Novo passadiço entre Altura e a Praia Verde.
Algarve

Está a nascer um novo passadiço no Algarve para ligar estas duas praias muito procuradas no verão

11:50 16 Agosto, 2026 09:21 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ligação pedonal entre Altura e a Praia Verde está a avançar no Sotavento algarvio, mas a previsão inicial de conclusão não foi cumprida

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora

21:30 16 Agosto, 2026 19:43 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Bruxelas avança com novas exigências para os veículos em fim de vida, com regras que afetam fabricantes, reciclagem, peças usadas e até a exportação de automóveis

Últimas Notícias

  • Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro
    Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro
  • GNR reforça fiscalização à caça em todo o país
    GNR reforça fiscalização à caça em todo o país
  • Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa
    Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa
  • Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença
    Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença
  • Biblioteca na Praia Verde incentiva à leitura nas férias
    Biblioteca na Praia Verde incentiva à leitura nas férias

Opinião

  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
  • Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura
  • Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho
    Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho

Europe Direct Algarve

  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
  • “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
    “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento