Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
ANA ALEXANDRA RESENDE - Arqueóloga e escritora. Foto DR
Cultura, Opinião

A pequena magia das coisas | Por Ana Alexandra Resende

“Não precisamos de voltar ao passado. Nem sequer devemos. Talvez baste recuperar o direito ao desnecessariamente bonito”

07:30 24 Agosto, 2026 15:22 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Há dias, o meu marido enviou-me um vídeo que me deixou a pensar numa coisa aparentemente insignificante: quando foi que deixámos de pedir beleza às coisas comuns?

Não estou a falar de arte. Nem de grandes palácios, igrejas, monumentos ou edifícios feitos precisamente para nos impressionar.

Estou a falar de uma cama. De um prato. De uma faca. De um berço. De uma mesa posta.De um quarto de criança. Até de um carrinho de mão.

Coisas absolutamente banais, feitas para cumprir uma função e que, durante muito tempo, alguém achou que podiam cumprir essa função e, ainda assim, ter um pouco de beleza.

Uma cama servia para dormir, evidentemente. Mas podia ter uma cabeceira trabalhada, uma curva na madeira, um pequeno ornamento.

Uma faca precisava de cortar. Mas alguém podia trabalhar-lhe o cabo.

Imagem gerada através de Inteligência Artificial

Um prato precisava apenas de receber a comida. E, no entanto, pintavam-se nele flores, folhas, pássaros, pequenas linhas, cores.

Um berço precisava de ser seguro e confortável. Mas podia ser pensado como uma peça bonita para receber alguém que acabara de chegar ao mundo.

Até um simples objeto de trabalho podia ter um detalhe que não melhorava em absolutamente nada a sua função.

Era apenas bonito. E é precisamente isso que me fascina.

Houve um tempo em que até muitas das coisas que não precisavam de ser bonitas eram feitas com a intenção de o ser.

Não quero com isto cair naquela tentação tão humana de dizer que antigamente é que era bom.

Não era.

O passado está cheio de dificuldades que felizmente deixámos para trás. Sempre existiram objetos pobres, simples, exclusivamente utilitários. E hoje existem objetos contemporâneos e edifícios extraordinariamente belos.

Não é uma competição entre passado e presente.

É apenas uma sensação.

A sensação de que, algures pelo caminho, fomos perdendo a pequena magia das coisas.

Olho para muitos objetos que nos rodeiam atualmente e encontro linhas direitas, superfícies lisas, branco, cinzento, bege. Tudo funcional. Tudo simples. Tudo facilmente combinável com tudo.

E não há nada de errado nisso.

A simplicidade pode ser lindíssima.

Mas às vezes apetece-me perguntar: onde foi parar a flor? Onde ficou aquela pequena curva completamente desnecessária? O desenho no prato? O puxador estranho? Aquela coisa que não tinha função nenhuma além de alguém, um dia, ter achado que ficava bonita ali?

Isto não acontece apenas aos objetos. Acontece também aos edifícios.

Durante séculos, construímos muitas vezes com uma preocupação que ia além da necessidade de levantar quatro paredes e colocar-lhes um teto. Uma janela podia ter uma moldura. Uma varanda podia ter um ferro trabalhado. Uma fachada podia receber um friso, um azulejo, uma pedra recortada ou um pequeno elemento decorativo que não sustentava absolutamente nada.

Estava lá porque alguém achou que um edifício, mesmo cumprindo uma função perfeitamente banal, podia também contribuir para a beleza do lugar onde se encontrava.

E não, não se trata de declarar guerra ao modernismo ou ao minimalismo.

Há uma enorme beleza na simplicidade. Le Corbusier e tantos outros demonstraram que a depuração das formas também pode constituir uma linguagem artística. Uma linha limpa pode ser tão bela como uma fachada ornamentada.

O simples não é necessariamente o simplório.

Talvez o problema surja quando deixamos de simplificar por escolha estética e começamos simplesmente a retirar porque é mais rápido, mais barato e mais fácil de reproduzir.

Uma parede lisa pode resultar de uma extraordinária decisão arquitetónica. Ou pode ser apenas uma parede lisa porque uma parede mais trabalhada custava mais. E não são exatamente a mesma coisa.

Há um filme de que sempre gostei, Kate & Leopold, em que um homem do século XIX é inesperadamente transportado para a Nova Iorque contemporânea. E há qualquer coisa naquele confronto entre tempos que me ocorre quando penso nisto.

Não é apenas aquilo que o homem do passado descobre que o futuro inventou.

É também aquilo de que o futuro prescindiu.

Até um elevador podia ser um lugar bonito. Madeira, metal trabalhado, espelhos, pormenores completamente dispensáveis à sua função.

Hoje basta-nos, na maior parte das vezes, que carreguemos num botão e ele nos deixe rapidamente no andar certo. E é evidente que isso é progresso.

Mas talvez seja legítimo perguntar se todo o progresso precisa de significar prescindir do encantamento.

Provavelmente reparo particularmente nestas coisas porque sou arqueóloga.

Grande parte daquilo que sabemos sobre as pessoas que viveram antes de nós não vem apenas das grandes obras que deixaram. Vem das pequenas coisas.

Um fragmento de cerâmica. Um pente. Uma fíbula. Uma lucerna. Uma conta. Um pedaço de vidro. E tantas vezes encontramos beleza neles.

Um desenho. Uma decoração. Um cuidado.

Uma coisa completamente desnecessária à função do objeto e, por isso mesmo, profundamente humana.

E aqui se encontra outra característica do nosso tempo: o consumo imediato.

Temos provavelmente mais objetos do que qualquer geração que viveu antes de nós. Compramos mais. Substituímos mais. Mudamos mais.

E, paradoxalmente, talvez tenhamos menos coisas de que sentiríamos verdadeiramente falta.

Uma mesa podia acompanhar uma família durante décadas. Uma louça aparecia nos almoços de domingo, nos Natais, nos aniversários. Um móvel passava de uma casa para outra. Um prato podia lembrar uma avó. Uma chávena podia sobreviver a três cozinhas e continuar a ser aquela em que alguém preferia beber o café.

Certos objetos envelheciam connosco e, a determinada altura, já não eram apenas coisas. Tinham histórias.

Hoje, tantas vezes, trocamos.

Porque mudou a decoração. Porque surgiu outra tendência. Porque aquele já não combina. Porque apareceu outro mais moderno, mais simples, mais prático.

Talvez não tenhamos deixado apenas de ornamentar as coisas.

Talvez tenhamos deixado de imaginar que elas ficariam connosco tempo suficiente para merecerem ser ornamentadas. E talvez seja essa uma das grandes contradições do nosso tempo: nunca tivemos tantas coisas e talvez tenhamos cada vez menos coisas que desejamos guardar para sempre.

Não quero voltar atrás. Gosto do presente. Gosto do conforto, da tecnologia e da funcionalidade. Não quero viver rodeada de móveis pesadíssimos, rendilhados em todas as superfícies e quinze peças de louça diferentes para conseguir tomar o pequeno-almoço.

Mas tenho alguma pena de que, para chegarmos ao simples, tenhamos às vezes prescindido do encantamento.

Porque a beleza também é uma função.

Tornar o espaço onde vivemos um pouco mais bonito, pousar à mesa um prato que nos dá prazer olhar ou abrir uma porta através de um puxador que alguém se preocupou em desenhar não será certamente uma tarefa assim tão inútil. Uma coisa pode ser prática e bonita. Simples e especial. Contemporânea e capaz de permanecer.

Não precisamos de voltar ao passado. Nem sequer devemos. Talvez baste recuperar o direito ao desnecessariamente bonito. Uma flor num prato. Uma curva numa cabeceira. Um cabo trabalhado numa faca. Um detalhe numa fachada. Um quarto de criança cheio de cor, imaginação e mundos impossíveis.

Aquela pequena magia que não melhora a função de um objeto, não aumenta a produtividade, não torna nada mais rápido e provavelmente nem sequer é necessária.

Está ali apenas porque alguém quis acrescentar um pouco de beleza ao mundo.

E talvez isso seja suficiente.

Porque uma flor pintada num prato não serve para nada.

E provavelmente por isso que serve para alguma coisa.

Leia também: Prometeu foi de férias | Por Ana Alexandra Resende

Cortes de luz em casa. Crédito: Freepik
Nacional

Portugueses vão ficar sem eletricidade neste dia: saiba onde e a que horas vai haver ‘cortes’ de luz em Portugal

06:00 19 Setembro, 2026 11:04 18 Setembro, 2026 | João Luís

Há cortes de eletricidade programados para 20 de setembro em várias zonas de Portugal. Veja onde vai faltar luz e os horários previstos

Algarve Nacional Saúde

Doentes urgentes esperavam quase cinco horas no Hospital de Portimão

10:40 19 Setembro, 2026 10:32 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do SNS apontavam esperas de quase cinco horas para doentes urgentes em Portimão e de quase seis no Amadora-Sintra, na manhã deste sábado

Mulher no banco.
Economia Nacional

Segurança Social pode devolver até 1.611,39€ a estes portugueses num pagamento único: saiba se tem direito

13:20 19 Setembro, 2026 11:53 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio destinado a compensar despesas com funerais pode chegar a três vezes o IAS este ano, mas o pedido tem de ser feito dentro de um prazo

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Mulher a observar bolor em casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem humidade na parede? Arquiteto explica teste com papel de alumínio que ajuda a perceber de onde vem

08:10 19 Setembro, 2026 18:01 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Um simples pedaço de papel de alumínio pode ajudar a perceber se a humidade vem do interior da casa ou da própria parede

Mulher liga o exaustor enquanto cozinha. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Vida & Lazer

Liga o exaustor apenas quando começa a cozinhar? Especialista explica porque deve ligá-lo antes

12:20 19 Setembro, 2026 12:15 19 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Há um momento mais eficaz para ligar o exaustor antes de cozinhar e a diferença pode notar-se nos cheiros que ficam pela casa

Algarve Cultura

Música erudita, jazz e flamenco cruzam-se na 11.ª edição do Algarve Music Series

08:00 19 Setembro, 2026 08:14 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O Algarve Music Series decorre entre 27 de setembro e 6 de dezembro, com concertos em Loulé, Faro, Tavira e Lagos

Opinião Saúde

Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra

07:30 19 Setembro, 2026 07:42 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Tratar a enxaqueca apenas como uma dor de cabeça é reduzi-la a um incómodo passageiro, quando os números mostram outra coisa bem diferente"

Os Jogos do Mediterrâneo de Praia Portimão-Lagoa 2027 decorrem entre 18 e 25 de setembro. Crédito: JMP
Algarve Cultura Desporto

Portimão e Lagoa recebem Jogos do Mediterrâneo de Praia em setembro de 2027

10:30 19 Setembro, 2026 02:45 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Três praias do Algarve acolhem os Jogos de 18 a 25 de setembro de 2027. Organização quer aproveitar as condições locais para fazer a melhor edição de sempre

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

Praça Marquês de Pombal em Vila Real de Santo António.
Algarve

Nem Lagos nem Tavira: esta cidade no Algarve foi desenhada a ‘régua e esquadro’ e nasceu de raiz em pouco mais de dois anos

18:50 18 Setembro, 2026 15:51 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A praça, o obelisco e as ruas geométricas contam como nasceu Vila Real de Santo António, a cidade pombalina do Algarve

Europa

Clara, agricultora: “Prefiro deitar fora a minha colheita a pagarem-me metade do que vale”

19:00 18 Setembro, 2026 16:06 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A agricultora espanhola gere praticamente sozinha uma exploração familiar de 1,5 hectares e chega a trabalhar 16 horas por dia

Mulher à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Depois do calor vem aí chuva: Portugal vai ficar ‘molhado’ a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

10:00 16 Setembro, 2026 20:52 15 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteored, a chuva deverá afetar os Açores e a Madeira nos próximos dias, com maior instabilidade em algumas zonas

Pagar com euros. Crédito: Magnific
Economia Nacional

Descida do IRS traz poupanças anuais de 12€ a 344€, simulações são da PwC

12:30 19 Setembro, 2026 13:27 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Simulações apontam uma poupança anual de IRS de 12 euros para um solteiro sem filhos com salário de mil euros. Agregados já isentos não têm redução

Empresário
Economia Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Cortes de luz em casa. Crédito: Freepik
Nacional

Portugueses vão ficar sem eletricidade neste dia: saiba onde e a que horas vai haver ‘cortes’ de luz em Portugal

06:00 19 Setembro, 2026 11:04 18 Setembro, 2026 | João Luís

Há cortes de eletricidade programados para 20 de setembro em várias zonas de Portugal. Veja onde vai faltar luz e os horários previstos

Algarve, Nacional, Saúde

Doentes urgentes esperavam quase cinco horas no Hospital de Portimão

10:40 19 Setembro, 2026 10:32 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do SNS apontavam esperas de quase cinco horas para doentes urgentes em Portimão e de quase seis no Amadora-Sintra, na manhã deste sábado

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Segurança Social pode devolver até 1.611,39€ a estes portugueses num pagamento único: saiba se tem direito

13:20 19 Setembro, 2026 11:53 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio destinado a compensar despesas com funerais pode chegar a três vezes o IAS este ano, mas o pedido tem de ser feito dentro de um prazo

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Mulher a observar bolor em casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem humidade na parede? Arquiteto explica teste com papel de alumínio que ajuda a perceber de onde vem

08:10 19 Setembro, 2026 18:01 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Um simples pedaço de papel de alumínio pode ajudar a perceber se a humidade vem do interior da casa ou da própria parede

Mulher liga o exaustor enquanto cozinha. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Vida & Lazer

Liga o exaustor apenas quando começa a cozinhar? Especialista explica porque deve ligá-lo antes

12:20 19 Setembro, 2026 12:15 19 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Há um momento mais eficaz para ligar o exaustor antes de cozinhar e a diferença pode notar-se nos cheiros que ficam pela casa

Algarve, Cultura

Música erudita, jazz e flamenco cruzam-se na 11.ª edição do Algarve Music Series

08:00 19 Setembro, 2026 08:14 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O Algarve Music Series decorre entre 27 de setembro e 6 de dezembro, com concertos em Loulé, Faro, Tavira e Lagos

Opinião, Saúde

Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra

07:30 19 Setembro, 2026 07:42 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Tratar a enxaqueca apenas como uma dor de cabeça é reduzi-la a um incómodo passageiro, quando os números mostram outra coisa bem diferente"

Os Jogos do Mediterrâneo de Praia Portimão-Lagoa 2027 decorrem entre 18 e 25 de setembro. Crédito: JMP
Algarve, Cultura, Desporto

Portimão e Lagoa recebem Jogos do Mediterrâneo de Praia em setembro de 2027

10:30 19 Setembro, 2026 02:45 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Três praias do Algarve acolhem os Jogos de 18 a 25 de setembro de 2027. Organização quer aproveitar as condições locais para fazer a melhor edição de sempre

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto, Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

Praça Marquês de Pombal em Vila Real de Santo António.
Algarve

Nem Lagos nem Tavira: esta cidade no Algarve foi desenhada a ‘régua e esquadro’ e nasceu de raiz em pouco mais de dois anos

18:50 18 Setembro, 2026 15:51 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A praça, o obelisco e as ruas geométricas contam como nasceu Vila Real de Santo António, a cidade pombalina do Algarve

Europa

Clara, agricultora: “Prefiro deitar fora a minha colheita a pagarem-me metade do que vale”

19:00 18 Setembro, 2026 16:06 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A agricultora espanhola gere praticamente sozinha uma exploração familiar de 1,5 hectares e chega a trabalhar 16 horas por dia

Mulher à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Depois do calor vem aí chuva: Portugal vai ficar ‘molhado’ a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

10:00 16 Setembro, 2026 20:52 15 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteored, a chuva deverá afetar os Açores e a Madeira nos próximos dias, com maior instabilidade em algumas zonas

Pagar com euros. Crédito: Magnific
Economia, Nacional

Descida do IRS traz poupanças anuais de 12€ a 344€, simulações são da PwC

12:30 19 Setembro, 2026 13:27 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Simulações apontam uma poupança anual de IRS de 12 euros para um solteiro sem filhos com salário de mil euros. Agregados já isentos não têm redução

Empresário
Economia, Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Últimas Notícias

  • Segurança Social pode devolver até 1.611,39€ a estes portugueses num pagamento único: saiba se tem direito
    Segurança Social pode devolver até 1.611,39€ a estes portugueses num pagamento único: saiba se tem direito
  • Descida do IRS traz poupanças anuais de 12€ a 344€, simulações são da PwC
    Descida do IRS traz poupanças anuais de 12€ a 344€, simulações são da PwC
  • Liga o exaustor apenas quando começa a cozinhar? Especialista explica porque deve ligá-lo antes
    Liga o exaustor apenas quando começa a cozinhar? Especialista explica porque deve ligá-lo antes
  • COP remete posição sobre títulos a estrangeiros para revisão da lei das federações
    COP remete posição sobre títulos a estrangeiros para revisão da lei das federações
  • Vêm aí novas regras na carta de condução: novo Código da Estrada está a ser ultimado e isto é o que pode mudar
    Vêm aí novas regras na carta de condução: novo Código da Estrada está a ser ultimado e isto é o que pode mudar

Opinião

  • Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
    Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Em Portugal os homens vivem mais 19,3 anos depois da idade da reforma calculada na União Europeia e mulheres mais 22,6 anos
    Em Portugal os homens vivem mais 19,3 anos depois da idade da reforma calculada na União Europeia e mulheres mais 22,6 anos
  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento