Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Vai levar o carro à inspeção? Verifique estes pontos antes de sair de casa para evitar um chumbo

Saiba o que deve verificar nos pneus, luzes, cintos e ficha anterior antes de levar o carro à inspeção periódica

19:00 14 Setembro, 2026 08:23 14 Setembro, 2026
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Levar o automóvel à Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) não significa que tenha de descobrir apenas no centro se existe algum problema. Há várias verificações simples que o próprio condutor pode fazer antecipadamente e que podem evitar uma reinspeção.

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) identifica entre os elementos verificados nas inspeções os pneus, iluminação e sinalização, espelhos retrovisores, cintos de segurança e limpa-para-brisas.

Comece pelos pneus e pelas luzes

Um dos pontos mais fáceis de verificar em casa são os pneus. Segundo o IMT, o relevo do piso deve ter pelo menos 1,6 milímetros. Além da profundidade, deve observar se existem cortes, deformações ou outros danos visíveis.

Vale igualmente a pena confirmar todas as luzes antes de sair de casa. Isto inclui médios, máximos, luzes de presença, indicadores de mudança de direção, travagem, marcha atrás, nevoeiro e iluminação da matrícula.

Os espelhos devem estar devidamente fixados e permitir boa visibilidade, enquanto os cintos de segurança devem encaixar, bloquear e recolher corretamente. O funcionamento dos limpa-para-brisas também faz parte das verificações previstas pelo IMT.

Olhe para a ficha da última inspeção

Há um detalhe que pode ser particularmente importante para quem teve pequenas anomalias registadas no ano anterior.

A legislação classifica as deficiências em três níveis. Uma deficiência de tipo 1 não afeta gravemente o funcionamento ou diretamente a segurança do veículo e, isoladamente, não obriga a nova apresentação à inspeção. Já uma deficiência de tipo 2 afeta gravemente o funcionamento, segurança, desempenho ambiental ou identificação do veículo, enquanto o tipo 3 corresponde a uma situação muito grave.

No entanto, isto não significa que uma deficiência de tipo 1 possa ser ignorada. O Decreto-Lei n.º 144/2012 determina que um veículo é reprovado quando não tiver sido corrigida uma deficiência anteriormente anotada. Também reprova se apresentar mais de cinco deficiências de tipo 1 ou pelo menos uma deficiência de tipo 2 ou 3.

Por isso, antes da nova inspeção, é aconselhável consultar a ficha anterior e confirmar que os problemas assinalados foram resolvidos.

Há uma nova verificação em 2026 que pode chumbar o carro

Desde 1 de março de 2026, existe outro ponto que merece atenção antes de entrar num centro de inspeção: os recalls pendentes.

O IMT esclarece que, sempre que um veículo se apresenta à IPO com uma ação de chamada ativa e ainda não corrigida, essa informação passa a constar da ficha e o veículo reprova na inspeção.

A verificação pode ser feita gratuitamente através da plataforma RECALL, desenvolvida pela Associação Automóvel de Portugal em colaboração com o IMT e com apoio da Direção-Geral do Consumidor, bastando introduzir a matrícula ou o número de identificação do veículo (VIN).

Se existir uma ação pendente, o proprietário deve contactar um representante oficial da marca. A reparação associada ao recall é feita sem custos para o proprietário.

Verifique também travões, para-brisas e eventuais fugas

Nem todas as verificações podem ser reproduzidas em casa. O sistema de travagem, por exemplo, é sujeito a testes próprios no centro de inspeção.

Ainda assim, existem sinais que justificam uma ida à oficina antes da IPO, como vibrações anormais ao travar, ruídos, comportamento estranho do pedal ou tendência do automóvel para se desviar durante a travagem. Também deve observar o para-brisas e procurar fissuras ou danos que interfiram com a visibilidade do condutor.

Outra verificação simples passa por olhar para o chão onde o veículo esteve estacionado e perceber se existem fugas de óleo, líquido de refrigeração ou outros fluidos. Mesmo quando uma anomalia não conduz necessariamente à reprovação, identificá-la antecipadamente pode evitar que um problema de segurança ou funcionamento se agrave.

Que documentos deve levar?

Segundo o portal oficial gov.pt, qualquer pessoa pode apresentar um veículo à inspeção desde que tenha os documentos necessários. É necessário apresentar o Documento Único Automóvel (DUA) (ou livrete e título de registo de propriedade, nos veículos que ainda disponham desses documentos) e a ficha da última inspeção, exceto quando se trata da primeira.

A inspeção pode ser realizada durante os três meses anteriores à data limite, que é determinada em função da primeira matrícula do veículo. Nos automóveis ligeiros de passageiros, a primeira inspeção ocorre quatro anos após a primeira matrícula. Seguem-se inspeções de dois em dois anos até o veículo completar oito anos e, depois dessa idade, a inspeção passa a ser anual.

Assim, alguns minutos de verificação antes de levar o carro ao centro podem evitar problemas relativamente simples. E, em 2026, há um passo adicional particularmente importante: confirmar se existe algum recall pendente antes da inspeção.

Leia também: Se o seu carro passou na inspeção, atenção: não significa que esteja tudo legal e este é o detalhe que muitos confundem

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Crédito: DR
Desporto Nacional

Porque é que a despedida de Cristiano Ronaldo emocionou tantos portugueses? Psicóloga explica o que está por detrás desta reação

14:40 7 Novembro, 2026 14:24 7 Novembro, 2026

Cristiano Ronaldo despediu-se da Seleção Nacional e despertou emoções entre os adeptos

Algarve Edição Papel Política

José Manuel Guerreiro: “Nem todas as propostas têm de ser aprovadas por unanimidade”

18:00 7 Novembro, 2026 11:50 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: "Cidadãos intervêm mais cedo e as últimas sessões tiveram mais de 200 pessoas online em simultâneo", refere José Manuel Guerreiro no balanço do mandato

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve Economia Nacional

Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

16:30 7 Novembro, 2026 16:12 7 Novembro, 2026

Continente vai abrir 14 lojas em três meses e criar mais de 500 postos de trabalho, com prioridade ao recrutamento local. Faro está entre os distritos abrangidos

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Chefe Nuno Martins.
Algarve Edição Papel Gastronomia

“Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin

18:20 7 Novembro, 2026 15:39 4 Novembro, 2026

O chef Nuno Martins e a mulher, Manuela João, arriscaram tudo para abrir o NUMA, em Portimão, e já foram reconhecidos pelo Guia Michelin

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Nacional

Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado

11:00 7 Novembro, 2026 10:54 7 Novembro, 2026

Tribunal passou a considerar o crime como homicídio simples. Homem tinha sido condenado a 25 anos em Faro e a pena já fora reduzida para 22 anos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve Política Saúde

PS Algarve pede plano para Hospital de Portimão após duas mortes nas urgências

17:40 7 Novembro, 2026 17:37 7 Novembro, 2026

Reforço de equipas e reavaliação dos doentes em espera integram proposta para Portimão. Hugo Pereira pede respostas adaptadas às necessidades do Algarve

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Crédito: DR
Desporto, Nacional

Porque é que a despedida de Cristiano Ronaldo emocionou tantos portugueses? Psicóloga explica o que está por detrás desta reação

14:40 7 Novembro, 2026 14:24 7 Novembro, 2026

Cristiano Ronaldo despediu-se da Seleção Nacional e despertou emoções entre os adeptos

Algarve, Edição Papel, Política

José Manuel Guerreiro: “Nem todas as propostas têm de ser aprovadas por unanimidade”

18:00 7 Novembro, 2026 11:50 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: "Cidadãos intervêm mais cedo e as últimas sessões tiveram mais de 200 pessoas online em simultâneo", refere José Manuel Guerreiro no balanço do mandato

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia, Nacional

Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

16:30 7 Novembro, 2026 16:12 7 Novembro, 2026

Continente vai abrir 14 lojas em três meses e criar mais de 500 postos de trabalho, com prioridade ao recrutamento local. Faro está entre os distritos abrangidos

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Chefe Nuno Martins.
Algarve, Edição Papel, Gastronomia

“Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin

18:20 7 Novembro, 2026 15:39 4 Novembro, 2026

O chef Nuno Martins e a mulher, Manuela João, arriscaram tudo para abrir o NUMA, em Portimão, e já foram reconhecidos pelo Guia Michelin

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Nacional

Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado

11:00 7 Novembro, 2026 10:54 7 Novembro, 2026

Tribunal passou a considerar o crime como homicídio simples. Homem tinha sido condenado a 25 anos em Faro e a pena já fora reduzida para 22 anos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve, Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa, Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve, Política, Saúde

PS Algarve pede plano para Hospital de Portimão após duas mortes nas urgências

17:40 7 Novembro, 2026 17:37 7 Novembro, 2026

Reforço de equipas e reavaliação dos doentes em espera integram proposta para Portimão. Hugo Pereira pede respostas adaptadas às necessidades do Algarve

Últimas Notícias

  • “Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin
    “Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin
  • José Manuel Guerreiro: “Nem todas as propostas têm de ser aprovadas por unanimidade”
    José Manuel Guerreiro: “Nem todas as propostas têm de ser aprovadas por unanimidade”
  • PS Algarve pede plano para Hospital de Portimão após duas mortes nas urgências
    PS Algarve pede plano para Hospital de Portimão após duas mortes nas urgências
  • Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira
    Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira
  • Graça Mira: Monchique admite ponderar transmissões da Assembleia nas redes sociais
    Graça Mira: Monchique admite ponderar transmissões da Assembleia nas redes sociais

Opinião

  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
  • Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
    Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal