Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Camionista em serviço.
Camionista em serviço. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI.
Europa

Sheila é camionista há 23 anos e fala das dificuldades do seu trabalho: “São muitas horas e isso sente-se na família, faço 150.000 km por ano”

Com 47 anos e 2 filhos, a camionista espanhola relatou em entrevista as dificuldades do seu trabalho, pelo qual tem grande estima

13:00 13 Setembro, 2026 00:29 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Passar grande parte do dia na estrada com a profissão de camionista exige uma organização familiar que nem sempre é fácil de assegurar. As viagens, os horários variáveis e as ausências prolongadas obrigam muitos profissionais a depender da ajuda de familiares para acompanhar o crescimento dos filhos.

Sheila Guitián, camionista natural das Astúrias, em Espanha, conhece essa realidade há mais de duas décadas.

Numa entrevista ao jornal La Nueva España, citada pelo jornal digital espanhol Noticias Trabajo, descreveu um percurso de 23 anos na profissão, com cerca de 150 mil quilómetros anuais e jornadas de trabalho que podem variar entre 12 e 15 horas.

Apesar de gostar do que faz, admite que o maior desafio tem sido conciliar a atividade com a vida familiar. Mãe de dois filhos, encontrou na ajuda dos seus familiares uma forma de responder às exigências do trabalho.

Tirou a carta para acompanhar o marido

Antes de entrar no transporte de mercadorias, Sheila estudava para ser professora do ensino primário. Aos 24 anos, decidiu tirar a carta de condução de pesados para poder acompanhar o marido nas viagens mais longas.

“No início, ia com ele para o ajudar nas viagens”, recorda. Na altura, a decisão surgiu como uma solução para apoiar o companheiro, sem que estivesse necessariamente em causa uma mudança definitiva de profissão.

Uma doença mudou o rumo profissional

O passo seguinte aconteceu quando o marido adoeceu. Sheila teve de assumir sozinha a condução do camião, transformando aquela ajuda inicial numa atividade profissional.

Depois da recuperação do companheiro, o casal comprou um segundo veículo e avançou com um negócio por conta própria. Desde então, a estrada passou a ocupar uma parte significativa da sua vida, de acordo com a mesma fonte.

Família ajudou-a a cuidar dos filhos

A criação dos dois filhos exigiu uma rede de apoio. “Tinha de contar com a minha família. O meu irmão ficava muitas vezes com eles porque eu não podia”, explicou a camionista.

As rotas e os horários, ajustados às necessidades dos clientes, nem sempre permitiam estar presente em casa. Para Sheila, essa dificuldade de conciliação foi o lado mais exigente de uma profissão que continua a exercer com gosto.

“São muitas horas e isso nota-se muito na família”, afirmou. A quem pondera seguir o mesmo caminho, deixa um aviso baseado na sua experiência: “Se tens família, vais sentir muito isso”.

Independência é o que mais valoriza

Em contrapartida, Sheila aprecia a autonomia que encontra na cabina. A possibilidade de trabalhar sem contacto permanente com o público é uma das características que mais valoriza no transporte de mercadorias.

“O que mais gosto é de ir à minha maneira, na cabina, sem estar a atender o público”, contou. Essa independência ajuda a compensar parte das exigências e das longas ausências associadas à atividade.

Condições das paragens também pesam

A liberdade que sente ao volante não elimina outras dificuldades do quotidiano. Sheila considera que as áreas de serviço nem sempre estão preparadas para responder às necessidades de quem passa tantas horas na estrada.

As paragens fazem parte da rotina destes profissionais, mas, na sua avaliação, as condições disponíveis ficam aquém do necessário, refere a mesma fonte. É outra das limitações que identifica numa atividade exercida frequentemente longe de casa.

Ainda há quem se surpreenda ao vê-la ao volante

Quanto ao tratamento no trabalho, Sheila diz não ter sentido diferenças por ser mulher. “Trabalhei em empresas como a Asturmovil ou a Panero e sempre me trataram de igual para igual. Ajudaram-me quando precisei e eu também ajudei”, afirmou.

Ao longo dos anos, tem observado uma presença feminina crescente no setor. “Cada vez há mais mulheres. Antes éramos muito menos, mas agora nota-se a mudança”, referiu, citada pelo Noticias Trabajo.

Ainda assim, recorda um episódio que a deixou surpreendida: “Uma vez, uma rapariga aplaudiu-me quando saí do camião”.

Para a camionista, a reação foi inesperada por uma razão simples: conduzir aquele veículo é o seu trabalho de todos os dias.

Leia também: Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

Nacional Saúde

Recebe CSI e não paga medicamentos? Esta regra muda já a 17 de outubro

14:30 3 Outubro, 2026 13:36 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Beneficiários do Complemento Solidário para Idosos continuam a ter comparticipação nos medicamentos, mas uma alteração entra em vigor a 17 de outubro

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Nacional Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

GNR apreende cocaína suficiente para 1,5 milhões de doses. Crédito: GNR
Algarve

Apreendida cocaína suficiente para 1,5 milhões de doses em Loulé

09:10 3 Outubro, 2026 12:31 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Investigação levou a uma casa onde estavam cocaína e máquinas de embalagem. A GNR prossegue diligências para identificar e localizar os responsáveis

Algarve Auto Desporto

Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança

19:36 3 Outubro, 2026 19:42 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Vitória por 2,2 segundos no Rali Casinos do Algarve aproxima Pedro Almeida do líder Rúben Rodrigues, que abandonou. Faltam duas provas para o fim

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Algarve Edição Papel Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Carlos Grade. Crédito: CML
Algarve Política

Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

19:19 3 Outubro, 2026 19:20 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Autarca presidiu à Junta da Tôr entre 1997 e 2013. Município de Loulé recorda a sua dedicação ao serviço público e a proximidade com os fregueses

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Paz e axialidade religiosa: um tesouro de Faro geopolítico (II) | Por Virgílio Machado

14:10 2 Outubro, 2026 20:08 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Nacional, Saúde

Recebe CSI e não paga medicamentos? Esta regra muda já a 17 de outubro

14:30 3 Outubro, 2026 13:36 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Beneficiários do Complemento Solidário para Idosos continuam a ter comparticipação nos medicamentos, mas uma alteração entra em vigor a 17 de outubro

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Nacional, Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

GNR apreende cocaína suficiente para 1,5 milhões de doses. Crédito: GNR
Algarve

Apreendida cocaína suficiente para 1,5 milhões de doses em Loulé

09:10 3 Outubro, 2026 12:31 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Investigação levou a uma casa onde estavam cocaína e máquinas de embalagem. A GNR prossegue diligências para identificar e localizar os responsáveis

Algarve, Auto, Desporto

Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança

19:36 3 Outubro, 2026 19:42 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Vitória por 2,2 segundos no Rali Casinos do Algarve aproxima Pedro Almeida do líder Rúben Rodrigues, que abandonou. Faltam duas provas para o fim

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Algarve, Edição Papel, Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Carlos Grade. Crédito: CML
Algarve, Política

Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

19:19 3 Outubro, 2026 19:20 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Autarca presidiu à Junta da Tôr entre 1997 e 2013. Município de Loulé recorda a sua dedicação ao serviço público e a proximidade com os fregueses

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Paz e axialidade religiosa: um tesouro de Faro geopolítico (II) | Por Virgílio Machado

14:10 2 Outubro, 2026 20:08 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Últimas Notícias

  • Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança
    Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança
  • Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr
    Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr
  • Atenção, condutores: este erro numa portagem pode fazê-lo pagar o dobro do valor máximo
    Atenção, condutores: este erro numa portagem pode fazê-lo pagar o dobro do valor máximo
  • O Gilão, a ilha e uma varanda ‘disseram-me’ que, mais do que um destino de praia, Tavira aproxima pessoas
    O Gilão, a ilha e uma varanda ‘disseram-me’ que, mais do que um destino de praia, Tavira aproxima pessoas
  • Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa
    Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

Opinião

  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal