Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai mudar este subsídio: estes beneficiários passam para a Prestação Social Única

Subsídio social de desemprego está entre os apoios abrangidos pelo novo modelo, que pretende concentrar várias prestações num único sistema da Segurança Social

18:00 26 Agosto, 2026 15:44 26 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Quem recebe subsídio social de desemprego poderá vir a sentir mudanças com a entrada em funcionamento da nova Prestação Social Única, um modelo criado para concentrar vários apoios sociais num sistema mais simplificado.

A CGTP voltou agora a alertar para os efeitos desta integração, sobretudo no que toca à forma como determinados apoios passam a ser enquadrados e acompanhados pela Segurança Social.

Entre as prestações abrangidas está precisamente o subsídio social de desemprego, destinado a pessoas desempregadas que não reúnem condições para receber o subsídio de desemprego normal ou que já esgotaram essa prestação.

Subsídio social de desemprego entra na nova prestação

A Prestação Social Única foi criada para integrar vários apoios sociais num único modelo, reduzindo procedimentos administrativos e concentrando informação numa plataforma comum.

O subsídio social de desemprego é um dos apoios previstos nesta reorganização.

Na prática, isto significa que quem recebe esta prestação passará a ficar enquadrado no novo sistema, à medida que a Prestação Social Única for sendo implementada.

O que preocupa a CGTP

De acordo com a SAPO, a central sindical tem vindo a manifestar reservas relativamente à forma como esta mudança poderá afetar os beneficiários.

Entre as preocupações estão as novas regras de acompanhamento, as condições associadas à atribuição dos apoios e o risco de existirem situações em que os beneficiários tenham mais dificuldades em manter o acesso às prestações.

A CGTP defende, por isso, que a simplificação administrativa não deve resultar numa redução de direitos sociais.

Quem recebe subsídio social de desemprego

Este apoio destina-se a pessoas desempregadas com baixos rendimentos que não tenham acesso ao subsídio de desemprego ou que já tenham terminado o período em que recebiam essa prestação.

O acesso depende de várias condições, incluindo rendimentos do agregado familiar e cumprimento das obrigações previstas pela Segurança Social.

Com a integração na Prestação Social Única, estas regras passam a ser enquadradas dentro do novo sistema.

Mudança não significa fim do apoio

A entrada do subsídio social de desemprego na Prestação Social Única não significa que este apoio desapareça automaticamente.

O objetivo anunciado é integrar diferentes prestações num modelo comum, facilitando a gestão dos apoios e reduzindo a necessidade de vários processos separados.

Ainda assim, os beneficiários deverão estar atentos às novas regras e às comunicações emitidas pela Segurança Social.

Segurança Social vai centralizar apoios

Com o novo modelo, a Segurança Social pretende concentrar informação relativa a várias prestações sociais numa única estrutura.

Isto poderá permitir uma análise mais automática da situação dos beneficiários e uma gestão integrada dos apoios a que cada pessoa tem direito.

A mudança deverá também reduzir a necessidade de entregar repetidamente a mesma informação em processos diferentes.

Beneficiários devem acompanhar as novas regras

Quem recebe subsídio social de desemprego deverá continuar a cumprir as obrigações atualmente associadas à prestação enquanto o novo modelo não estiver totalmente implementado.

À medida que a Prestação Social Única entrar em funcionamento, poderão surgir novas orientações sobre os procedimentos, deveres e formas de acompanhamento dos beneficiários.

Por isso, é importante consultar regularmente as comunicações da Segurança Social e confirmar eventuais alterações através dos canais oficiais.

Prestação Social Única vai juntar vários apoios

A criação deste novo modelo pretende simplificar o sistema de proteção social, reunindo diferentes prestações num único enquadramento.

O subsídio social de desemprego é apenas um dos apoios abrangidos pela mudança.

Para quem depende desta prestação, a principal alteração será precisamente a passagem para um sistema integrado, com novas regras de gestão e acompanhamento por parte da Segurança Social.

Leia também: Atenção se tem casa: estes proprietários têm até segunda-feira para fazer este pagamento dentro do prazo

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber

06:30 18 Setembro, 2026 07:17 18 Setembro, 2026 | João Luís

Nova descida do IRS pode deixar mais dinheiro na carteira em 2026. Veja quanto poupa quem recebe 1.000, 1.500, 2.000 ou 2.500 euros

Algarve Cultura

Vanessa Barragão partilha técnicas de crochet em sessão gratuita no AlgarveShopping

08:00 18 Setembro, 2026 17:04 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Vanessa Barragão orienta a 20 de setembro um workshop gratuito de iniciação ao crochet, dirigido a jovens e adultos sem experiência

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação

18:30 17 Setembro, 2026 17:01 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Um detalhe aparentemente inofensivo numa caixa Multibanco pode esconder riscos. Saiba quais os sinais que exigem atenção imediata

Empregada de limpeza
Economia Europa Vídeo

Cristina, empregada de limpeza, não gosta que lhe chamem criada: “Tenho um horário, não me peçam tarefas novas na hora de ir embora. Não sou ama, nem jardineira, nem cozinheira”

18:00 17 Setembro, 2026 02:42 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empregada de limpeza por escolha e não por obrigação, Cristina trabalha em Espanha e critica alguns comportamentos dos clientes

Em Alcantarilha, uma marca mais próxima das novas gerações. Crédito: Amendoeira Golf Resort
Algarve Economia

Amendoeira Golf Resort muda de imagem para atrair novas gerações

15:50 17 Setembro, 2026 18:47 17 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Logótipo inspirado na amêndoa e no golfe marca a nova imagem do resort de Alcantarilha, que procura chegar a públicos mais jovens sem perder as raízes

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Trabalhador da McDonald's
Mundo

Cody, o “Robin Hood dos nuggets”, trabalhou na McDonald’s entre 2007 e 2009 e afirmou: “Colocava 11 nuggets em quase todas as caixas de 10 que preparava e nunca fui apanhado”

22:50 17 Setembro, 2026 22:05 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Durante dois anos e meio, Cody trabalhou num estabelecimento da McDonald's do Canadá. Um tweet seu a dizer que colocava 11 nuggets em quase todas as caixas de 10 que preparava tornou-se viral

Mulher com infiltrações em casa. Crédito: Freepik AI
Nacional

Senhorio não faz obras na casa? Saiba se pode deixar de pagar a renda

19:00 16 Setembro, 2026 11:16 16 Setembro, 2026 | João Luís

Problemas graves numa casa arrendada podem dar direito a redução da renda, realização de reparações urgentes ou até resolução do contrato

Jovem a trabalhar num bar
Economia Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Algarve Vídeo

“Do Volta ao 3D”: Mateus tem 8 anos e quer chegar a uma impressora 3D com sete mil embalagens [vídeos]

17:30 16 Setembro, 2026 19:08 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipamento vai permitir a Mateus, residente em Faro, criar brinquedos, objetos sensoriais e peças destinadas a pessoas com deficiência

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve

“Há uma sensação de calma”: Lisa e os dois filhos trocaram Nova Iorque por esta cidade no Algarve há mais de um ano e destacam a “paz”

19:20 17 Setembro, 2026 11:58 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mãe nova-iorquina decidiu recomeçar a vida com os dois filhos em Portimão e diz que a família encontrou uma rotina com menos stress

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber

06:30 18 Setembro, 2026 07:17 18 Setembro, 2026 | João Luís

Nova descida do IRS pode deixar mais dinheiro na carteira em 2026. Veja quanto poupa quem recebe 1.000, 1.500, 2.000 ou 2.500 euros

Algarve, Cultura

Vanessa Barragão partilha técnicas de crochet em sessão gratuita no AlgarveShopping

08:00 18 Setembro, 2026 17:04 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Vanessa Barragão orienta a 20 de setembro um workshop gratuito de iniciação ao crochet, dirigido a jovens e adultos sem experiência

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia, Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação

18:30 17 Setembro, 2026 17:01 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Um detalhe aparentemente inofensivo numa caixa Multibanco pode esconder riscos. Saiba quais os sinais que exigem atenção imediata

Empregada de limpeza
Economia, Europa, Vídeo

Cristina, empregada de limpeza, não gosta que lhe chamem criada: “Tenho um horário, não me peçam tarefas novas na hora de ir embora. Não sou ama, nem jardineira, nem cozinheira”

18:00 17 Setembro, 2026 02:42 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empregada de limpeza por escolha e não por obrigação, Cristina trabalha em Espanha e critica alguns comportamentos dos clientes

Em Alcantarilha, uma marca mais próxima das novas gerações. Crédito: Amendoeira Golf Resort
Algarve, Economia

Amendoeira Golf Resort muda de imagem para atrair novas gerações

15:50 17 Setembro, 2026 18:47 17 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Logótipo inspirado na amêndoa e no golfe marca a nova imagem do resort de Alcantarilha, que procura chegar a públicos mais jovens sem perder as raízes

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Trabalhador da McDonald's
Mundo

Cody, o “Robin Hood dos nuggets”, trabalhou na McDonald’s entre 2007 e 2009 e afirmou: “Colocava 11 nuggets em quase todas as caixas de 10 que preparava e nunca fui apanhado”

22:50 17 Setembro, 2026 22:05 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Durante dois anos e meio, Cody trabalhou num estabelecimento da McDonald's do Canadá. Um tweet seu a dizer que colocava 11 nuggets em quase todas as caixas de 10 que preparava tornou-se viral

Mulher com infiltrações em casa. Crédito: Freepik AI
Nacional

Senhorio não faz obras na casa? Saiba se pode deixar de pagar a renda

19:00 16 Setembro, 2026 11:16 16 Setembro, 2026 | João Luís

Problemas graves numa casa arrendada podem dar direito a redução da renda, realização de reparações urgentes ou até resolução do contrato

Jovem a trabalhar num bar
Economia, Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Algarve, Vídeo

“Do Volta ao 3D”: Mateus tem 8 anos e quer chegar a uma impressora 3D com sete mil embalagens [vídeos]

17:30 16 Setembro, 2026 19:08 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipamento vai permitir a Mateus, residente em Faro, criar brinquedos, objetos sensoriais e peças destinadas a pessoas com deficiência

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve

“Há uma sensação de calma”: Lisa e os dois filhos trocaram Nova Iorque por esta cidade no Algarve há mais de um ano e destacam a “paz”

19:20 17 Setembro, 2026 11:58 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mãe nova-iorquina decidiu recomeçar a vida com os dois filhos em Portimão e diz que a família encontrou uma rotina com menos stress

Últimas Notícias

  • Vanessa Barragão partilha técnicas de crochet em sessão gratuita no AlgarveShopping
    Vanessa Barragão partilha técnicas de crochet em sessão gratuita no AlgarveShopping
  • Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber
    Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber
  • Cody, o “Robin Hood dos nuggets”, trabalhou na McDonald’s entre 2007 e 2009 e afirmou: “Colocava 11 nuggets em quase todas as caixas de 10 que preparava e nunca fui apanhado”
    Cody, o “Robin Hood dos nuggets”, trabalhou na McDonald’s entre 2007 e 2009 e afirmou: “Colocava 11 nuggets em quase todas as caixas de 10 que preparava e nunca fui apanhado”
  • Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”
    Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”
  • Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

Opinião

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
  • Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral
    Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  • Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
    Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento