Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Prestação Social Única deverá avançar nos próximos dias, com a aprovação do decreto-lei que vai regulamentar as condições de acesso e o regime jurídico do novo apoio. O anúncio foi feito pelo Governo, em comunicado, depois da publicação em Diário da República da autorização legislativa que permite criar a nova prestação.

Segundo o Executivo, a Prestação Social Única, também conhecida pela sigla PSU, vai agregar 13 prestações sociais, incluindo vários apoios destinados a pessoas e famílias com menos recursos. A medida pretende simplificar o acesso à proteção social, evitar sobreposições entre regimes e reduzir situações em que beneficiários vulneráveis não pedem apoios por desconhecimento.

Governo diz que não haverá redução global de direitos

“O Governo aprovará nos próximos dias o decreto-lei autorizado de criação da PSU que regulamenta as condições de acesso e o regime jurídico desta prestação”, lê-se na nota divulgada pelo Executivo.

No mesmo comunicado, o Governo recorda que a PSU “agrega 13 prestações sociais, incluindo um conjunto significativo de apoios sociais destinados a quem tem menos recursos”. O Executivo acrescenta que, com esta nova prestação, “evitam-se sobreposições entre os regimes existentes, sem redução global nos direitos dos beneficiários”.

A intenção é que famílias com insuficiência de rendimentos passem a beneficiar de uma única prestação, calculada em função do número de elementos do agregado familiar e dos rendimentos da família. Em vez de vários apoios separados, haverá um regime unificado, o que, segundo o Governo, deverá facilitar o acesso e tornar as regras mais claras.

“Famílias com insuficiência de rendimentos passam a poder beneficiar de uma única prestação, variável em função do número de membros do agregado familiar e dos rendimentos da família, em vez de uma multiplicidade de prestações. Isto reduz o risco de pessoas em situação de vulnerabilidade não acederem a apoios a que têm direito por mero desconhecimento”, refere a nota.

Medida prevê mais de 30 milhões de euros por ano

Além da simplificação administrativa, o Executivo associa a Prestação Social Única à harmonização das regras de acesso e ao reforço do combate à fraude. O Governo afirma ainda que a medida representa um investimento anual adicional de mais de 30 milhões de euros em proteção social, com uma componente de incentivo ao trabalho.

A criação da PSU foi autorizada pela Lei n.º 36/2026, de 27 de julho, publicada em Diário da República. O diploma não cria ainda a prestação, mas permite ao Governo aprovar, no prazo de 120 dias, o decreto-lei que estabelecerá o respetivo regime jurídico.

O Governo recorda que esta autorização legislativa foi promulgada pelo Presidente da República, António José Seguro, no dia 17 de julho, “sem qualquer reserva ou reparo”.

Despedimento por justa causa não impede acesso

Entre as regras já previstas na autorização legislativa está a indicação de que um despedimento por justa causa não impede, por si só, o acesso à futura Prestação Social Única. A lei determina que a ocorrência prévia de despedimento disciplinar “não determina um impedimento de acesso à PSU”.

Ainda assim, o diploma deixa margem para que possam ser definidas condições específicas para as diferentes componentes da prestação. Ou seja, o regime final poderá prever regras próprias consoante o tipo de apoio integrado na PSU.

Outra novidade passa pela fixação de limites patrimoniais. O futuro regime deverá estabelecer um teto de 60 Indexantes dos Apoios Sociais para o património mobiliário do beneficiário e do respetivo agregado familiar. O mesmo limite deverá aplicar-se aos bens móveis sujeitos a registo.

Complemento Solidário para Idosos também será revisto

A legislação publicada em Diário da República obriga ainda à revisão do Complemento Solidário para Idosos, no âmbito da reorganização dos apoios sociais. A Prestação Social Única deverá, assim, funcionar como uma peça central na reformulação de parte do regime não contributivo.

Apesar de a autorização legislativa já estar publicada, os detalhes finais só serão conhecidos com o decreto-lei que o Governo promete aprovar nos próximos dias. Será esse diploma a definir as condições concretas de acesso, os critérios de cálculo, os limites aplicáveis e a forma como as 13 prestações serão integradas no novo apoio.

Até lá, as prestações atualmente existentes mantêm-se nos moldes em vigor. A entrada em funcionamento da PSU dependerá do regime jurídico que será agora aprovado pelo Executivo.

Leia também: IUC vai ter novas datas de pagamento: saiba o que muda em 2027 e 2028

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva em Portugal: mau tempo regressa a esta região a partir deste dia

09:00 14 Setembro, 2026 09:58 14 Setembro, 2026 | João Luís

A chuva regressa a este arquipélago neste dia: saiba onde o IPMA prevê precipitação e onde o tempo permanecerá seco

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Nacional

Recebe este apoio da Segurança Social? Pode receber a dobrar este mês

11:10 14 Setembro, 2026 11:06 14 Setembro, 2026 | João Luís

Se recebe este apoio da Segurança Social pode receber o valor a dobrar em setembro. Saiba quem tem direito e quanto pode recebe

Algarve

Loulé convida população a deixar o carro em casa e ocupar o espaço público

12:20 14 Setembro, 2026 12:15 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Lugares normalmente ocupados por automóveis serão convertidos temporariamente em áreas de convívio, lazer e participação

Algarve

Duas mulheres morrem em colisão na EN122 entre Castro Marim e Monte Francisco

18:20 14 Setembro, 2026 18:24 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente envolvendo duas viaturas ligeiras provocou duas mortes e condicionou por completo a circulação na EN122

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Economia Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Economia Europa

Maria é mãe de 5 filhas: “Gastamos mais de 8.000 euros por ano só em comida e dois litros de leite por dia”

17:00 14 Setembro, 2026 16:15 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma mãe espanhola com 5 filhas fez as contas ao orçamento familiar e revelou que só a alimentação representa mais de 8.000 euros por ano

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Camionista em serviço.
Europa

Sheila é camionista há 23 anos e fala das dificuldades do seu trabalho: “São muitas horas e isso sente-se na família, faço 150.000 km por ano”

13:00 13 Setembro, 2026 00:29 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 47 anos e 2 filhos, a camionista espanhola relatou em entrevista as dificuldades do seu trabalho, pelo qual tem grande estima

Padeiro em serviço.
Economia Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Algarve Nacional

Abóbora de 905 quilos dá novo recorde nacional a agricultor de Albufeira

07:05 14 Setembro, 2026 11:14 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois da vitória nacional, o casal de Paderne prepara duas melancias que poderão aproximar-se dos 100 quilos para competir em Espanha

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: carteira reformada após 41 anos recebe 1.240€ de pensão mas parece-lhe “pouco”

18:40 14 Setembro, 2026 15:20 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 41 anos a distribuir correspondência, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, uma antiga carteira francesa revelou quanto recebe mensalmente de pensão

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva em Portugal: mau tempo regressa a esta região a partir deste dia

09:00 14 Setembro, 2026 09:58 14 Setembro, 2026 | João Luís

A chuva regressa a este arquipélago neste dia: saiba onde o IPMA prevê precipitação e onde o tempo permanecerá seco

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Nacional

Recebe este apoio da Segurança Social? Pode receber a dobrar este mês

11:10 14 Setembro, 2026 11:06 14 Setembro, 2026 | João Luís

Se recebe este apoio da Segurança Social pode receber o valor a dobrar em setembro. Saiba quem tem direito e quanto pode recebe

Algarve

Loulé convida população a deixar o carro em casa e ocupar o espaço público

12:20 14 Setembro, 2026 12:15 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Lugares normalmente ocupados por automóveis serão convertidos temporariamente em áreas de convívio, lazer e participação

Algarve

Duas mulheres morrem em colisão na EN122 entre Castro Marim e Monte Francisco

18:20 14 Setembro, 2026 18:24 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente envolvendo duas viaturas ligeiras provocou duas mortes e condicionou por completo a circulação na EN122

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Economia, Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Economia, Europa

Maria é mãe de 5 filhas: “Gastamos mais de 8.000 euros por ano só em comida e dois litros de leite por dia”

17:00 14 Setembro, 2026 16:15 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma mãe espanhola com 5 filhas fez as contas ao orçamento familiar e revelou que só a alimentação representa mais de 8.000 euros por ano

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Camionista em serviço.
Europa

Sheila é camionista há 23 anos e fala das dificuldades do seu trabalho: “São muitas horas e isso sente-se na família, faço 150.000 km por ano”

13:00 13 Setembro, 2026 00:29 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 47 anos e 2 filhos, a camionista espanhola relatou em entrevista as dificuldades do seu trabalho, pelo qual tem grande estima

Padeiro em serviço.
Economia, Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Algarve, Nacional

Abóbora de 905 quilos dá novo recorde nacional a agricultor de Albufeira

07:05 14 Setembro, 2026 11:14 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois da vitória nacional, o casal de Paderne prepara duas melancias que poderão aproximar-se dos 100 quilos para competir em Espanha

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: carteira reformada após 41 anos recebe 1.240€ de pensão mas parece-lhe “pouco”

18:40 14 Setembro, 2026 15:20 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 41 anos a distribuir correspondência, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, uma antiga carteira francesa revelou quanto recebe mensalmente de pensão

Últimas Notícias

  • Vem aí o outono: eis os cuidados que deve ter com a espada-de-são-jorge
    Vem aí o outono: eis os cuidados que deve ter com a espada-de-são-jorge
  • Aldi recomenda: bananas maduras vão durar muito mais tempo se forem armazenadas neste local
    Aldi recomenda: bananas maduras vão durar muito mais tempo se forem armazenadas neste local
  • Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”
    Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”
  • Mecânico espanhol alerta para problema difícil de detetar no carro: “Pode provocar um incêndio”
    Mecânico espanhol alerta para problema difícil de detetar no carro: “Pode provocar um incêndio”
  • Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados
    Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

Opinião

  • Trabalha todos os dias. Mas conhece os riscos que corre? | Por Susana Joaquim
    Trabalha todos os dias. Mas conhece os riscos que corre? | Por Susana Joaquim
  • Como viver até aos 110 anos: O segredo imunitário dos supercentenários | Por Isabel Duarte
    Como viver até aos 110 anos: O segredo imunitário dos supercentenários | Por Isabel Duarte
  • Como comunicamos? | Por Andrea Moura
    Como comunicamos? | Por Andrea Moura

Europe Direct Algarve

  • Ursula von der Leyen apresenta Estado da União com transmissão acompanhada em Faro
    Ursula von der Leyen apresenta Estado da União com transmissão acompanhada em Faro
  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento