Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Nacional

Nova tempestade a caminho de Portugal com chuva ‘em força’ a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

O tempo mais frio e com ausência de chuva tem os ‘dias contados’ em Portugal continental, com a chegada de uma nova frente atlântica nos próximos dias

19:10 19 Novembro, 2025 18:54 19 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A mudança do estado do tempo em território português volta a marcar a atualidade meteorológica, depois de vários dias dominados por frio, céu limpo e ambiente estável. As próximas horas anunciam uma viragem evidente, com o regresso da instabilidade típica do Atlântico e um aumento progressivo de nebulosidade, chuva e vento em Portugal.

Depois de um período seco e soalheiro, acompanhado por temperaturas muito baixas durante a madrugada, esta fase de calma tem agora os dias contados. As previsões meteorológicas apontam para a chegada de várias frentes atlânticas que deverão alterar de forma significativa o tempo em grande parte do país já a partir deste fim de semana.

Mudança anunciada pelas primeiras frentes atlânticas

A massa de ar polar que tem marcado as últimas madrugadas, com valores negativos em cidades como Bragança, Guarda ou Mogadouro, começará a perder influência. A entrada de ventos de Oeste e Sudoeste, mais húmidos e amenos, assinala o início de uma mudança gradual, trazendo mais nuvens e precipitação.

Os modelos meteorológicos divulgados pelo site especializado em meteorologia Meteored indicam que ainda durante o sábado se verificará uma alteração na circulação atmosférica. A passagem das primeiras frentes deverá provocar períodos de chuva fraca, inicialmente no Norte, estendendo-se depois a outras regiões do país.

Nuvens e chuva espalham-se no domingo

Durante o domingo, a precipitação deverá não só intensificar-se como abranger áreas mais amplas. As regiões do litoral Norte e Centro serão as primeiras a sentir o efeito da frente associada a uma depressão localizada junto às Ilhas Britânicas. A chuva poderá ser mais persistente no Minho, Douro Litoral e Alto Tâmega.

Nas últimas horas do dia, a aproximação de uma segunda frente reforçará a instabilidade, espalhando precipitação adicional por mais zonas do Norte e Centro. O vento deverá manter-se fraco a moderado, mas já com tendência a rodar para Sudoeste, sinal de agravamento nas horas seguintes, de acordo com a mesma fonte.

Segunda-feira pode ser o dia mais crítico

A proximidade de uma depressão muito cavada a norte e o transporte de ar quente e húmido vindo das latitudes subtropicais poderão criar condições para chuva mais intensa e vento forte na segunda-feira em algumas regiões de Portugal. A colisão entre massas de ar de características distintas deverá favorecer precipitação contínua, por vezes abundante, sobretudo nas regiões mais expostas do Norte e Centro.

Segundo os mapas divulgados pela Meteored, o vento poderá atingir rajadas na ordem dos 75 km/h nas zonas montanhosas. A incerteza mantém-se sobre o momento do dia em que os fenómenos serão mais intensos, mas tudo indica que a segunda-feira será marcada por condições meteorológicas adversas.

Chuva acumulada significativa no Norte e Centro

Até ao final de segunda-feira, várias áreas destas regiões poderão ultrapassar os 50 mm de precipitação acumulada. A chuva tenderá a ser mais abundante a oeste da Barreira de Condensação, devido ao efeito orográfico, e poderá ainda surgir acompanhada de trovoada nalguns locais.

À medida que a frente progride para sul, perderá intensidade ao atravessar o sistema montanhoso Montejunto-Estrela, chegando mais fraca às regiões a sul do Tejo.

Todo o país deverá sentir os efeitos da mudança

Embora o Norte e o Centro sejam os mais expostos, Portugal inteiro deverá registar chuva e vento ao longo de segunda-feira. Zonas do litoral Centro e do interior Norte, bem como áreas próximas da Serra da Estrela, poderão também acumular precipitação considerável, ainda que de forma menos intensa.

Leia também: ‘Invasão polar’ chega a Portugal: este vai ser o dia mais frio e os -7ºC não serão o único problema para estas regiões

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Radar de velocidade.
Auto Nacional

Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

13:20 3 Julho, 2026 12:45 3 Julho, 2026 | João Luís

Radar de velocidade registou 7.526 infrações numa estrada portuguesa muito movimentada. Saiba qual é a localização

Algarve Cultura

Mulheres de São Brás e arredores convidadas a juntar-se ao Coro “Bel Canto”

17:40 3 Julho, 2026 17:45 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sob direção do maestro António de Jesus, o grupo procura novas integrantes para reforçar o seu projeto musical

Algarve

Portimão reforça prontidão perante risco de incêndio rural

19:01 3 Julho, 2026 18:54 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sala de Operações e Comunicações do Centro Municipal de Emergência assegura monitorização permanente da situação

Nacional

Calor extremo leva CP a cancelar Intercidades entre Faro e Lisboa

13:10 3 Julho, 2026 12:57 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cancelamentos da CP atingem ligações nacionais, incluindo dois comboios Intercidades entre Faro e Lisboa

Mateus Fernandes. Crédito: Tottenham
Algarve Desporto Europa

Olhanense Mateus Fernandes reforça o Tottenham por 98 milhões e é transferência recorde do clube inglês: é o terceiro português mais caro de sempre

18:30 3 Julho, 2026 12:46 3 Julho, 2026 | João Luís

Médio natural de Olhão assinou pelo Tottenham numa transferência recorde e passa a ser o terceiro português mais caro de sempre

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Europe Direct Algarve Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Algarve Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Ensino Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Opinião

A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

11:54 1 Julho, 2026 11:54 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tal como existem inúmeros seres humanos (...) poderão existir inúmeras estruturas superiores, cada uma acolhendo universos inteiros com formas de vida semelhantes ou completamente diferentes da nossa"

Opinião Política

António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

16:37 29 Junho, 2026 16:34 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Falemos do presente voltando ao passado. O ponto de vista de um ativista venezuelano a viver em Portugal"

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Radar de velocidade.
Auto, Nacional

Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

13:20 3 Julho, 2026 12:45 3 Julho, 2026 | João Luís

Radar de velocidade registou 7.526 infrações numa estrada portuguesa muito movimentada. Saiba qual é a localização

Algarve, Cultura

Mulheres de São Brás e arredores convidadas a juntar-se ao Coro “Bel Canto”

17:40 3 Julho, 2026 17:45 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sob direção do maestro António de Jesus, o grupo procura novas integrantes para reforçar o seu projeto musical

Algarve

Portimão reforça prontidão perante risco de incêndio rural

19:01 3 Julho, 2026 18:54 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sala de Operações e Comunicações do Centro Municipal de Emergência assegura monitorização permanente da situação

Nacional

Calor extremo leva CP a cancelar Intercidades entre Faro e Lisboa

13:10 3 Julho, 2026 12:57 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cancelamentos da CP atingem ligações nacionais, incluindo dois comboios Intercidades entre Faro e Lisboa

Mateus Fernandes. Crédito: Tottenham
Algarve, Desporto, Europa

Olhanense Mateus Fernandes reforça o Tottenham por 98 milhões e é transferência recorde do clube inglês: é o terceiro português mais caro de sempre

18:30 3 Julho, 2026 12:46 3 Julho, 2026 | João Luís

Médio natural de Olhão assinou pelo Tottenham numa transferência recorde e passa a ser o terceiro português mais caro de sempre

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Europe Direct Algarve, Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Algarve, Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Ensino, Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Opinião

A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

11:54 1 Julho, 2026 11:54 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tal como existem inúmeros seres humanos (...) poderão existir inúmeras estruturas superiores, cada uma acolhendo universos inteiros com formas de vida semelhantes ou completamente diferentes da nossa"

Opinião, Política

António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

16:37 29 Junho, 2026 16:34 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Falemos do presente voltando ao passado. O ponto de vista de um ativista venezuelano a viver em Portugal"

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Últimas Notícias

  • Portimão reforça prontidão perante risco de incêndio rural
    Portimão reforça prontidão perante risco de incêndio rural
  • Está oficialmente inaugurada a nova rota da TAP entre Portugal e a Cidade da Praia
    Está oficialmente inaugurada a nova rota da TAP entre Portugal e a Cidade da Praia
  • Posto da GNR de Vilamoura ganha nova viatura para reforçar segurança
    Posto da GNR de Vilamoura ganha nova viatura para reforçar segurança
  • Olhanense Mateus Fernandes reforça o Tottenham por 98 milhões e é transferência recorde do clube inglês: é o terceiro português mais caro de sempre
    Olhanense Mateus Fernandes reforça o Tottenham por 98 milhões e é transferência recorde do clube inglês: é o terceiro português mais caro de sempre
  • Inscrições abertas para o Ensino Articulado de Música no Conservatório de Albufeira
    Inscrições abertas para o Ensino Articulado de Música no Conservatório de Albufeira

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
  • União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda
    União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal