Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Ilha do Corvo. Crédito: Foto DR
Ilha do Corvo. Crédito: Foto DR
Nacional

Esta ilha portuguesa que fica no ‘coração’ do Atlântico é a mais isolada da Europa, tem mais vacas que habitantes e ali ‘ninguém’ tranca a porta

Com 400 habitantes e cerca de 800 vacas, esta ilha portuguesa sem semáforos é considerada isolada por ter uma comunidade muito autónoma

17:30 22 Agosto, 2026 16:34 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

É a ilha mais pequena dos Açores e uma das localidades mais isoladas de Portugal. No Corvo, quase toda a população vive na mesma vila, o trânsito é reduzido e a ligação ao exterior continua dependente das condições meteorológicas. Ainda assim, este pequeno território no meio do Atlântico preserva uma identidade própria e uma paisagem difícil de encontrar noutro ponto do país.

Localizada no Grupo Ocidental dos Açores, a norte da ilha das Flores, a Ilha do Corvo tinha 434 residentes em 2025, segundo os dados mais recentes do Serviço Regional de Estatística dos Açores. É também o município menos populoso de Portugal e o único que não se encontra dividido em freguesias.

Ilha mais pequena dos Açores

O Corvo ocupa apenas 17,1 quilómetros quadrados, distribuídos por cerca de 6,5 quilómetros de comprimento e 4 quilómetros de largura. A única povoação, Vila do Corvo, encontra-se numa fajã lávica no extremo sul da ilha.

De origem vulcânica, todo o território foi formado por um único vulcão. A proximidade das Flores, situada a pouco mais de 20 quilómetros, continua a ser essencial para as ligações marítimas e aéreas. Existem voos regulares entre as duas ilhas, enquanto as viagens de barco ficam sujeitas ao estado do mar.

Povoamento dificultado pelo isolamento

A descoberta portuguesa das ilhas do Grupo Ocidental é atribuída ao navegador Diogo de Teive, por volta de 1452. No entanto, o povoamento permanente do Corvo demorou várias décadas a consolidar-se devido à ausência de um porto naturalmente protegido e às dificuldades de abastecimento.

A posição entre a Europa e o continente americano colocou a ilha nas rotas utilizadas por piratas e corsários. O Ecomuseu do Corvo conserva diferentes histórias desse período, durante o qual a população fornecia água, alimentos e apoio à reparação de embarcações, por vezes em troca de dinheiro ou proteção.

Foi elevada a vila por D. Pedro IV

Em 20 de junho de 1832, a povoação foi elevada à categoria de vila e sede de concelho por D. Pedro IV. A decisão reconheceu o apoio prestado pelos habitantes do Corvo à causa liberal durante o conflito que opôs Liberais e Absolutistas.

No século XIX, a passagem de navios baleeiros norte-americanos abriu uma nova oportunidade para muitos jovens corvinos. A emigração para os Estados Unidos prolongou-se durante várias gerações e as remessas enviadas pelas famílias passaram a ter um peso importante na economia local.

Sinais de fumo eram usados para pedir ajuda

Durante séculos, o isolamento obrigou a população a encontrar formas próprias de comunicação. Existem registos da utilização de sinais de fumo entre o Corvo e as Flores para pedir a presença de um médico ou de um padre, bem como alimentos e outros bens necessários.

O aeródromo só foi inaugurado em setembro de 1983, com uma pista de cerca de 800 metros. A infraestrutura reduziu o isolamento e facilitou a circulação entre ilhas, embora os voos continuem condicionados pelo vento, pelo nevoeiro e por outras alterações meteorológicas.

Quase não existe trânsito no Corvo

Vila do Corvo concentra as habitações, a escola, os serviços públicos e os pequenos estabelecimentos comerciais. As distâncias são curtas, grande parte dos percursos podem ser feitos a pé e o movimento automóvel está muito longe daquele que se encontra nas restantes vilas portuguesas.

Nas ruas antigas ainda se observam casas de pedra negra, canadas estreitas e fechaduras de madeira produzidas por artesãos locais. Segundo o Visit Portugal, estas fechaduras tornaram-se um símbolo da confiança existente numa pequena comunidade onde praticamente todos se conhecem.

Há mais vacas do que habitantes

A agricultura e a pecuária continuam a ocupar uma parte importante da paisagem e da economia. É neste contexto que surge a curiosidade frequentemente associada ao Corvo: estima-se que existam cerca de 800 bovinos, quase o dobro da população residente na ilha.

As pastagens dominam sobretudo as zonas mais baixas e o queijo artesanal é um dos produtos mais conhecidos. De pasta semidura, cor amarelada e sabor ligeiramente picante, o queijo do Corvo mantém uma ligação direta à atividade pecuária desenvolvida ao longo de várias gerações.

Caldeirão domina a paisagem vulcânica

O principal ponto natural da ilha é o Caldeirão, uma grande cratera formada pelo colapso do topo do antigo vulcão. O seu interior é ocupado por uma lagoa pouco profunda, pequenos cones vulcânicos e várias parcelas de terreno separadas por muros.

O ponto mais alto encontra-se no Morro dos Homens, a 718 metros de altitude. Em redor da ilha erguem-se falésias altas e abruptas, enquanto a posição geográfica transforma o Corvo num local de passagem para aves migratórias provenientes da América do Norte.

Desde 2007, a totalidade da ilha está classificada pela UNESCO como Reserva da Biosfera. Com apenas uma povoação, poucas estradas e uma comunidade de 434 habitantes, o Corvo continua a ser um dos territórios mais singulares e remotos de Portugal.

Leia também: “Adoro viver aqui”: casal norte-americano muda-se para esta cidade no Algarve e destaca a simpatia de quem ali mora

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Recebeu uma multa de trânsito? Saiba como pode contestar para não pagar (e há prazos que não pode falhar)

13:20 22 Agosto, 2026 11:13 22 Agosto, 2026 | João Luís

Uma multa por excesso de velocidade, estacionamento ou outra infração não significa que tenha obrigatoriamente de aceitar a acusação

Ilha de Tavira. Crédito: Freepik
Algarve

“Adoro viver aqui”: casal norte-americano muda-se para esta cidade no Algarve e destaca a simpatia de quem ali mora

10:30 22 Agosto, 2026 17:52 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Casal escolheu uma cidade no Algarve para começar uma nova etapa da vida e encontrou na proximidade dos moradores razões para ficar

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

O ‘pior’ ainda está para chegar: chuvas fortes e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas

06:00 22 Agosto, 2026 01:30 22 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Depois do calor intenso, aproxima-se uma mudança significativa. Há um dia apontado como o mais crítico e regiões sob maior vigilância

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas vão ser as regiões afetadas e há interrupções que duram 6 horas

07:00 21 Agosto, 2026 13:56 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de luz programados para este domingo vão deixar várias zonas do país sem eletricidade durante horas. Lisboa, Alentejo e Algarve estão entre as regiões afetadas

Arroz. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem agulha nem carolino: este arroz destacou-se por ter menos arsénio e nenhum pesticida detetado

12:07 22 Agosto, 2026 11:57 22 Agosto, 2026 | João Luís

Testes laboratoriais encontraram diferenças entre tipos de arroz e ajudam a perceber que variedade apresenta níveis inferiores de arsénio

Algarve Edição Papel Saúde

Ambulância de Vila Real de Santo António que socorreu Marcelo pode deixar de transportar doentes

11:00 22 Agosto, 2026 10:25 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato afirma que a viatura que transportou Marcelo Rebelo de Sousa poderá perder capacidade de transporte no plano do INEM

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva a potes, trovoada e ventos de 70 km/h a caminho: depressão chega nesta data e vai afetar estas regiões

16:00 22 Agosto, 2026 14:20 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica vai mudar o tempo em Portugal a partir de domingo, com chuva forte, trovoada e rajadas que podem chegar aos 70 km/h

Algarve Economia Edição Papel Opinião

Portugal não está preparado para a crise turística que se aproxima | Editorial de Henrique Dias Freire

07:30 22 Agosto, 2026 17:09 20 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

"Um destino não é sustentável porque recebe turistas durante todo o ano. É sustentável quando quem lá vive consegue continuar a viver lá"

Ilha do Corvo. Crédito: Foto DR
Nacional

Esta ilha portuguesa que fica no ‘coração’ do Atlântico é a mais isolada da Europa, tem mais vacas que habitantes e ali ‘ninguém’ tranca a porta

17:30 22 Agosto, 2026 16:34 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 400 habitantes e cerca de 800 vacas, esta ilha portuguesa sem semáforos é considerada isolada por ter uma comunidade muito autónoma

Cláudia e David, proprietários da Churrasqueira Imperial, em Faro.
Algarve Edição Papel Gastronomia

Na Churrasqueira Imperial em Faro Cláudia e David servem grelhados a menos de 15€ e em poucos minutos

17:50 22 Agosto, 2026 10:09 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Aberta há cerca de um ano e meio, a Churrasqueira Imperial, em Faro, é liderada por Cláudia e David e os grelhados são os 'reis' da carta

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Nacional

Ferreira do Alentejo junta música e humor para apoiar a Expandcourage

15:34 22 Agosto, 2026 15:36 22 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

A receita do evento de 29 de agosto reverte integralmente para a Expandcourage, que assinala seis anos de trabalho em defesa dos animais

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Gastronomia

Adeus latas? Atum em conserva vai ter uma ‘nova cara’

21:00 21 Agosto, 2026 18:03 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Atum em conserva começa a chegar numa nova embalagem que promete substituir a tradicional lata e reduzir o impacto ambiental deste produto

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Recebeu uma multa de trânsito? Saiba como pode contestar para não pagar (e há prazos que não pode falhar)

13:20 22 Agosto, 2026 11:13 22 Agosto, 2026 | João Luís

Uma multa por excesso de velocidade, estacionamento ou outra infração não significa que tenha obrigatoriamente de aceitar a acusação

Ilha de Tavira. Crédito: Freepik
Algarve

“Adoro viver aqui”: casal norte-americano muda-se para esta cidade no Algarve e destaca a simpatia de quem ali mora

10:30 22 Agosto, 2026 17:52 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Casal escolheu uma cidade no Algarve para começar uma nova etapa da vida e encontrou na proximidade dos moradores razões para ficar

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

O ‘pior’ ainda está para chegar: chuvas fortes e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas

06:00 22 Agosto, 2026 01:30 22 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Depois do calor intenso, aproxima-se uma mudança significativa. Há um dia apontado como o mais crítico e regiões sob maior vigilância

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas vão ser as regiões afetadas e há interrupções que duram 6 horas

07:00 21 Agosto, 2026 13:56 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de luz programados para este domingo vão deixar várias zonas do país sem eletricidade durante horas. Lisboa, Alentejo e Algarve estão entre as regiões afetadas

Arroz. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem agulha nem carolino: este arroz destacou-se por ter menos arsénio e nenhum pesticida detetado

12:07 22 Agosto, 2026 11:57 22 Agosto, 2026 | João Luís

Testes laboratoriais encontraram diferenças entre tipos de arroz e ajudam a perceber que variedade apresenta níveis inferiores de arsénio

Algarve, Edição Papel, Saúde

Ambulância de Vila Real de Santo António que socorreu Marcelo pode deixar de transportar doentes

11:00 22 Agosto, 2026 10:25 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato afirma que a viatura que transportou Marcelo Rebelo de Sousa poderá perder capacidade de transporte no plano do INEM

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva a potes, trovoada e ventos de 70 km/h a caminho: depressão chega nesta data e vai afetar estas regiões

16:00 22 Agosto, 2026 14:20 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica vai mudar o tempo em Portugal a partir de domingo, com chuva forte, trovoada e rajadas que podem chegar aos 70 km/h

Algarve, Economia, Edição Papel, Opinião

Portugal não está preparado para a crise turística que se aproxima | Editorial de Henrique Dias Freire

07:30 22 Agosto, 2026 17:09 20 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

"Um destino não é sustentável porque recebe turistas durante todo o ano. É sustentável quando quem lá vive consegue continuar a viver lá"

Ilha do Corvo. Crédito: Foto DR
Nacional

Esta ilha portuguesa que fica no ‘coração’ do Atlântico é a mais isolada da Europa, tem mais vacas que habitantes e ali ‘ninguém’ tranca a porta

17:30 22 Agosto, 2026 16:34 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 400 habitantes e cerca de 800 vacas, esta ilha portuguesa sem semáforos é considerada isolada por ter uma comunidade muito autónoma

Cláudia e David, proprietários da Churrasqueira Imperial, em Faro.
Algarve, Edição Papel, Gastronomia

Na Churrasqueira Imperial em Faro Cláudia e David servem grelhados a menos de 15€ e em poucos minutos

17:50 22 Agosto, 2026 10:09 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Aberta há cerca de um ano e meio, a Churrasqueira Imperial, em Faro, é liderada por Cláudia e David e os grelhados são os 'reis' da carta

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Nacional

Ferreira do Alentejo junta música e humor para apoiar a Expandcourage

15:34 22 Agosto, 2026 15:36 22 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

A receita do evento de 29 de agosto reverte integralmente para a Expandcourage, que assinala seis anos de trabalho em defesa dos animais

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Gastronomia

Adeus latas? Atum em conserva vai ter uma ‘nova cara’

21:00 21 Agosto, 2026 18:03 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Atum em conserva começa a chegar numa nova embalagem que promete substituir a tradicional lata e reduzir o impacto ambiental deste produto

Últimas Notícias

  • Quer que um gato goste de si mais depressa? Ciência revela o gesto simples que pode fazer a diferença
    Quer que um gato goste de si mais depressa? Ciência revela o gesto simples que pode fazer a diferença
  • Na Churrasqueira Imperial em Faro Cláudia e David servem grelhados a menos de 15€ e em poucos minutos
    Na Churrasqueira Imperial em Faro Cláudia e David servem grelhados a menos de 15€ e em poucos minutos
  • Esta ilha portuguesa que fica no ‘coração’ do Atlântico é a mais isolada da Europa, tem mais vacas que habitantes e ali ‘ninguém’ tranca a porta
    Esta ilha portuguesa que fica no ‘coração’ do Atlântico é a mais isolada da Europa, tem mais vacas que habitantes e ali ‘ninguém’ tranca a porta
  • “Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa
    “Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa
  • Chuva a potes, trovoada e ventos de 70 km/h a caminho: depressão chega nesta data e vai afetar estas regiões
    Chuva a potes, trovoada e ventos de 70 km/h a caminho: depressão chega nesta data e vai afetar estas regiões

Opinião

  • Portugal não está preparado para a crise turística que se aproxima | Editorial de Henrique Dias Freire
    Portugal não está preparado para a crise turística que se aproxima | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
  • Prometeu foi de férias | Por Ana Alexandra Resende
    Prometeu foi de férias | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento