Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Idosa filmada em lar de Loulé com corpo coberto de formigas e ferida aberta, estaria amarrada à cama
Nacional

Funcionário de lar em Boliqueime acusado no caso de utente atacada por formigas [vídeo]

Homem, de 49 anos, negligenciou os cuidados de higiene a uma mulher, de 96 anos, internada no lar daquela instituição, levando a que a idosa, que estava acamada, ficasse com o corpo coberto por formigas.

18:55 27 Fevereiro, 2023 18:57 27 Fevereiro, 2023
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Ministério Público (MP) de Faro deduziu acusação contra um funcionário da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, no concelho de Loulé, por ofensas à integridade física por negligência no caso de uma utente atacada por formigas.

Segundo a acusação, hoje divulgada em comunicado pela Procuradoria da Comarca de Faro, o homem, de 49 anos, negligenciou os cuidados de higiene a uma mulher, de 96 anos, internada no lar daquela instituição, levando a que a idosa, que estava acamada, ficasse com o corpo coberto por formigas.

O caso remonta a junho de 2022, altura em que o funcionário agora acusado tinha “a função de, entre outras, trocar as fraldas aos utentes e fazer várias rondas aos quartos daqueles, para verificar se necessitavam de apoio de terceiros”, lê-se na nota publicada no sítio de Internet daquele organismo.

A acusação alega que, em “junho de 2022, não obedecendo ao calendário das tarefas agendadas para o turno da noite, entre as 00:00 e as 08:00, o arguido não se deslocou ao quarto de uma mulher com 96 anos de idade”, que estava “dependente de terceiros para fazer a sua higiene e vestir-se”.

Sem os cuidados necessários, “centenas ou milhares de formigas entraram no quarto onde se encontrava a mulher e morderam-na na cabeça, membros e corpo, provocando-lhe irritações na pele e babas”, sustenta a acusação.

A mesma fonte salienta que a idosa “usava fralda” e se alimentava “através de uma sonda”, encontrando-se “desorientada no tempo e no espaço”.

O caso foi conhecido poucos meses depois, em setembro de 2022, quando foram divulgadas publicamente imagens de um vídeo que mostrava a idosa, acamada, coberta de formigas.

Em 21 de setembro, a Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime anunciou a abertura de um inquérito para apurar responsabilidades a um alegado caso de “negligência grave” no tratamento de uma idosa confiada aos cuidados daquela instituição do distrito de Faro.

A instituição particular de solidariedade social precisou que o “inquérito de natureza disciplinar” foi determinado depois de conhecido o vídeo partilhado nas redes sociais a denunciar o caso.

No dia 22 de setembro, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, defendeu que o caso de alegada negligência deveria ser “averiguado até às últimas circunstâncias” e deixou um apelo para que situações semelhantes fossem denunciadas, à margem da sua participação num Congresso de uma ordem profissional, em Lisboa.

Em 06 de outubro, o Instituto de Segurança Social fez uma inspeção ao lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime e informou, no final, que não tinha encontrado nenhuma situação semelhante.

Segundo a legislação portuguesa, o crime de ofensas à integridade física por negligência prevê uma pena de até um ano de prisão ou multa até 120 dias, no caso de ser uma ofensa simples, ou de prisão até dois anos ou multa até 240 dias, em caso de ofensa considerada grave.

O caso foi denunciado através de um vídeo publicado nas redes sociais, que terá sido gravado no início do verão
Idosa filmada em lar de Loulé com corpo coberto de formigas e ferida aberta, estaria amarrada à cama [vídeo]
Reação da Provedora à idosa com formigas no Algarve: Misericórdia de consciência tranquila admite falha humana [vídeo]

Idosos. Crédito: DR
Nacional

Aldomiro recebe pouco mais de 600 euros de reforma e paga 500 por um quarto: “Isto é alguma vida?”

11:00 25 Outubro, 2026 15:44 24 Outubro, 2026

Aos 74 anos, vive num quarto no centro de Lisboa. A renda absorve quase toda a reforma e a saúde já não lhe permite continuar a trabalhar

Algarve Cultura

Fernando Pessanha contesta ideia de uma Arenilha desabitada antes da vila pombalina

12:10 25 Outubro, 2026 12:08 25 Outubro, 2026

Obra sobre o primeiro governador de Vila Real de Santo António defende continuidade histórica de Arenilha. Lançamento esgotou o salão nobre da Capitania

Algarve Economia

Driveway Transfers do Algarve recebe prémio de segurança rodoviária

12:56 25 Outubro, 2026 12:57 25 Outubro, 2026

Empresa algarvia recebeu a distinção da Horizonte Seguro em Alcobaça. Formação de motoristas e gestão da frota sustentam a aposta na segurança

Telhado.
Algarve

Perto de Tavira há uma pequena localidade onde telhas e tijolos ainda são feitos à mão com barro retirado da própria terra

08:10 25 Outubro, 2026 17:16 22 Outubro, 2026

No interior do Algarve, uma tradição ligada à cerâmica continua a utilizar matérias-primas locais e técnicas artesanais antigas

Café de São Jorge.
Vida & Lazer

Nos Açores há uma pequena localidade onde se cultiva café e a explicação está no clima

11:40 25 Outubro, 2026 12:24 23 Outubro, 2026

Na ilha de São Jorge, as condições climáticas permitem produzir localmente um dos produtos agrícolas mais associados aos países tropicais

Opinião Saúde

Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro

07:30 25 Outubro, 2026 19:54 21 Outubro, 2026

"Quando detetado atempadamente, este cancro é tratável, apresentando uma taxa de sobrevivência de 90% aos cinco anos após o diagnóstico"

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Protestos pela habitação. Crédito: Lusa
Nacional

Protestos pela habitação voltam às ruas hoje: manifestações e assembleias marcadas em cinco cidades

10:20 24 Outubro, 2026 09:31 24 Outubro, 2026

Lisboa, Porto, Aveiro, Braga e Coimbra recebem novas mobilizações pelo direito à habitação: veja os locais, horários e reivindicações

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Avião da TAP.
Economia Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Economia Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas

07:05 24 Outubro, 2026 13:04 23 Outubro, 2026

Há possibilidade de chuva em Portugal continental ao fim do dia e aguaceiros nas ilhas. Conheça a previsão do IPMA.

Saúde Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Idosos. Crédito: DR
Nacional

Aldomiro recebe pouco mais de 600 euros de reforma e paga 500 por um quarto: “Isto é alguma vida?”

11:00 25 Outubro, 2026 15:44 24 Outubro, 2026

Aos 74 anos, vive num quarto no centro de Lisboa. A renda absorve quase toda a reforma e a saúde já não lhe permite continuar a trabalhar

Algarve, Cultura

Fernando Pessanha contesta ideia de uma Arenilha desabitada antes da vila pombalina

12:10 25 Outubro, 2026 12:08 25 Outubro, 2026

Obra sobre o primeiro governador de Vila Real de Santo António defende continuidade histórica de Arenilha. Lançamento esgotou o salão nobre da Capitania

Algarve, Economia

Driveway Transfers do Algarve recebe prémio de segurança rodoviária

12:56 25 Outubro, 2026 12:57 25 Outubro, 2026

Empresa algarvia recebeu a distinção da Horizonte Seguro em Alcobaça. Formação de motoristas e gestão da frota sustentam a aposta na segurança

Telhado.
Algarve

Perto de Tavira há uma pequena localidade onde telhas e tijolos ainda são feitos à mão com barro retirado da própria terra

08:10 25 Outubro, 2026 17:16 22 Outubro, 2026

No interior do Algarve, uma tradição ligada à cerâmica continua a utilizar matérias-primas locais e técnicas artesanais antigas

Café de São Jorge.
Vida & Lazer

Nos Açores há uma pequena localidade onde se cultiva café e a explicação está no clima

11:40 25 Outubro, 2026 12:24 23 Outubro, 2026

Na ilha de São Jorge, as condições climáticas permitem produzir localmente um dos produtos agrícolas mais associados aos países tropicais

Opinião, Saúde

Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro

07:30 25 Outubro, 2026 19:54 21 Outubro, 2026

"Quando detetado atempadamente, este cancro é tratável, apresentando uma taxa de sobrevivência de 90% aos cinco anos após o diagnóstico"

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Protestos pela habitação. Crédito: Lusa
Nacional

Protestos pela habitação voltam às ruas hoje: manifestações e assembleias marcadas em cinco cidades

10:20 24 Outubro, 2026 09:31 24 Outubro, 2026

Lisboa, Porto, Aveiro, Braga e Coimbra recebem novas mobilizações pelo direito à habitação: veja os locais, horários e reivindicações

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Avião da TAP.
Economia, Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Economia, Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas

07:05 24 Outubro, 2026 13:04 23 Outubro, 2026

Há possibilidade de chuva em Portugal continental ao fim do dia e aguaceiros nas ilhas. Conheça a previsão do IPMA.

Saúde, Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Driveway Transfers do Algarve recebe prémio de segurança rodoviária
    Driveway Transfers do Algarve recebe prémio de segurança rodoviária
  • Fernando Pessanha contesta ideia de uma Arenilha desabitada antes da vila pombalina
    Fernando Pessanha contesta ideia de uma Arenilha desabitada antes da vila pombalina
  • Nos Açores há uma pequena localidade onde se cultiva café e a explicação está no clima
    Nos Açores há uma pequena localidade onde se cultiva café e a explicação está no clima
  • Aldomiro recebe pouco mais de 600 euros de reforma e paga 500 por um quarto: “Isto é alguma vida?”
    Aldomiro recebe pouco mais de 600 euros de reforma e paga 500 por um quarto: “Isto é alguma vida?”
  • Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio
    Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

Opinião

  • Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
    Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal