Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Ter casa por pouco mais de 5€/mês ou com opção de compra? Saiba em que zonas se pode candidatar e se é elegível

Há novas oportunidades para quem procura casa fora do mercado privado, entre rendas mais baixas, habitação pública e contratos com opção de compra. Em alguns casos de arrendamento apoiado, a renda mínima pode ser de 5,37€/mês

19:40 29 Maio, 2026 19:32 29 Maio, 2026 | Afonso Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Encontrar casa tornou-se uma das maiores dificuldades para muitas famílias em Portugal, mas há concursos públicos e municipais que podem ser uma alternativa ao mercado privado. Em várias zonas do país existem candidaturas abertas para habitação pública, renda acessível ou renda reduzida, embora as regras mudem consoante o programa e a entidade responsável.

Atenção: isto não significa, em regra, receber uma casa gratuitamente. Na maioria dos casos, trata-se de contratos de arrendamento, com rendas calculadas em função dos rendimentos do agregado familiar ou definidas abaixo dos valores praticados no mercado. Ainda assim, há exceções: no regime de arrendamento apoiado, a renda mínima fixada por lei é de apenas 5,37 euros por mês, embora esse valor só se aplique a agregados com rendimentos muito baixos e não esteja presente em todos os concursos.

Segundo o portal gov.pt, qualquer cidadão pode candidatar-se a uma habitação do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), através de um serviço destinado à candidatura a habitação social propriedade do IHRU em regime de arrendamento apoiado, sem prejuízo dos requisitos legais e dos avisos de cada concurso.

A renda pode ser quase simbólica

No regime de arrendamento apoiado, a renda não é igual para todos. O valor é calculado tendo em conta o rendimento mensal corrigido do agregado familiar, o que permite que famílias com rendimentos mais baixos possam pagar valores muito reduzidos.

A Lei n.º 81/2014 determina, nos artigos 21.º e 22.º, que a renda neste regime é calculada de acordo com os rendimentos do agregado e estabelece também uma renda mínima: não pode ser inferior a 1% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS).

Como o IAS está fixado em 537,13 euros em 2026, segundo a Portaria n.º 480-A/2025/1, esse valor mínimo corresponde a 5,37 euros por mês. Ou seja, em situações de arrendamento apoiado, a renda pode mesmo ser quase simbólica, embora dependa sempre da situação concreta do agregado e do tipo de concurso. Este valor mínimo aplica-se ao regime de arrendamento apoiado. Não significa que todos os concursos de renda acessível, renda reduzida ou arrendamento com opção de compra tenham rendas desse valor.

Onde há candidaturas abertas

Neste momento, há concursos abertos em diferentes zonas do país, mas nem todos pertencem ao mesmo regime. Uns dizem respeito a renda acessível, outros a renda reduzida e outros a arrendamento com opção de compra.

Por isso, antes de avançar, é essencial confirmar o aviso de cada concurso, os prazos, a renda aplicável e os requisitos exigidos.

Lisboa tem casas a concurso

Em Lisboa, está aberto o 38.º concurso do Programa Renda Acessível, com 32 habitações e candidaturas até às 17h00 do dia 12 de junho de 2026. Segundo a plataforma Habitar Lisboa, o sorteio das habitações está marcado para 19 de junho.

A lista de casas disponíveis inclui habitações em freguesias como Ajuda, Beato, Benfica, Carnide e Estrela, entre outras zonas da cidade. Neste caso, trata-se de renda acessível, uma solução pensada para agregados que têm rendimentos, mas que não conseguem acompanhar os valores pedidos no mercado privado da capital.

Amadora tem 48 habitações municipais

Na Amadora, também há candidaturas abertas. A Câmara Municipal tem a decorrer um concurso para 48 habitações municipais no Cerrado da Mira, em regime de renda reduzida. O prazo está a decorrer desde 25 de maio e termina a 19 de junho de 2026. Estão disponíveis 46 habitações T1 e duas T2, segundo a autarquia.

Este programa destina-se a pessoas que residam ou trabalhem no município da Amadora há pelo menos três anos. Entre os requisitos indicados pela câmara está ainda a existência de um rendimento médio mensal não superior a quatro vezes o IAS, ou seja, 2.148,52 euros.

Neste concurso, a renda não corresponde ao valor mínimo do arrendamento apoiado. De acordo com a Câmara Municipal da Amadora e com o Regulamento n.º 589/2026, a renda reduzida resulta da aplicação de uma taxa de esforço de 35% ao rendimento médio mensal do agregado, com limites entre 384 e 480 euros para T1 e entre 496 e 620 euros para T2.

Também há oportunidades nos Açores

Nos Açores, a Direção Regional da Habitação tem concursos abertos na ilha de São Miguel, em regime de arrendamento com opção de compra. Um dos concursos diz respeito a 22 moradias no loteamento da 2.ª Rua de Santa Clara, em Ponta Delgada, com candidaturas abertas de 22 de maio a 12 de junho, segundo o Governo dos Açores e o Despacho n.º 1082/2026, publicado no Jornal Oficial dos Açores.

Há ainda outro concurso para 15 moradias no loteamento da Achadinha, no concelho do Nordeste, também em São Miguel. Neste caso, as candidaturas decorrem desde 26 de maio e terminam a 16 de junho, de acordo com o Governo dos Açores e o Despacho n.º 1081/2026.

Como se pode candidatar

No caso das habitações do IHRU, o Portal da Habitação explica que os interessados devem apresentar um Pedido de Apoio Habitacional na Plataforma Eletrónica do Arrendamento Apoiado. Depois de submetido esse pedido, o candidato fica automaticamente inscrito nos concursos abertos ou que venham a abrir, desde que existam habitações compatíveis com a dimensão do agregado familiar e com a localização pretendida.

Já nos concursos municipais ou regionais, o processo deve ser feito nas plataformas indicadas por cada entidade. Em Lisboa, a candidatura decorre através da plataforma Habitar Lisboa. Na Amadora, os formulários e avisos estão disponíveis no site da Câmara Municipal. Nos Açores, os concursos podem ser consultados no portal da Direção Regional da Habitação.

Quem pode ser excluído

As regras variam de concurso para concurso, mas há impedimentos frequentes. Em muitos programas, por exemplo, pode ficar excluído quem seja proprietário de outra habitação, quem já beneficie de determinados apoios públicos para fins habitacionais ou quem tenha dívidas a entidades públicas, quando isso esteja previsto no regulamento.

No arrendamento apoiado, a Lei n.º 81/2014 prevê impedimentos como ser proprietário, usufrutuário, arrendatário ou detentor de habitação adequada, ou estar a usufruir de apoios financeiros públicos para fins habitacionais. Nos concursos municipais e regionais, os regulamentos próprios podem acrescentar outros requisitos ou impedimentos.

Também podem existir exigências relacionadas com residência, local de trabalho, rendimentos, composição do agregado familiar ou situação de vulnerabilidade.

Por isso, mesmo quando há casas disponíveis, a candidatura não garante automaticamente a atribuição de uma habitação.

Leia também: Reforma antecipada vai ‘custar’ mais aos portugueses: cortes nas pensões aumentam para quem se reformar nestas condições

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Avião a descolar. Crédito: Freepik
Nacional

Mãe viajou e amamentou bebé de oito meses e autoridades encontraram cocaína escondida no corpo

12:36 19 Junho, 2026 12:36 19 Junho, 2026 | João Luís

Mulher de 23 anos foi detida no Aeroporto de Lisboa após chegar num voo proveniente do Brasil acompanhada do companheiro e do filho bebé

Henrique André. Crédito: DR
Algarve

Faleceu Henrique André, antigo combatente e presidente da Liga dos Combatentes em Faro

12:48 19 Junho, 2026 12:49 19 Junho, 2026 | João Luís

Henrique José Agostinho Martins André, antigo combatente em Angola e presidente do Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes, morreu esta quinta-feira

Algarve Cultura Nacional

Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades

10:00 19 Junho, 2026 15:13 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura contemporânea, escrita criativa e jornalismo de investigação marcam a Feira do Livro de Portimão

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve Saúde

Hospital Central do Algarve avança no papel com nova delegação de competências

12:17 19 Junho, 2026 12:19 19 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

O novo Hospital Central do Algarve terá 742 camas, 18 salas de bloco operatório e 10 salas de partos

Luís Montenegro. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia

11:13 19 Junho, 2026 13:03 19 Junho, 2026 | João Luís

Executivo prepara uma reforma na área fiscal e promete avançar em breve com mudanças na justiça tributária, num pacote que também mira a burocracia do Estado

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Ensino Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

07:30 19 Junho, 2026 09:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo a debater o papel da IA na educação"

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Avião a descolar. Crédito: Freepik
Nacional

Mãe viajou e amamentou bebé de oito meses e autoridades encontraram cocaína escondida no corpo

12:36 19 Junho, 2026 12:36 19 Junho, 2026 | João Luís

Mulher de 23 anos foi detida no Aeroporto de Lisboa após chegar num voo proveniente do Brasil acompanhada do companheiro e do filho bebé

Henrique André. Crédito: DR
Algarve

Faleceu Henrique André, antigo combatente e presidente da Liga dos Combatentes em Faro

12:48 19 Junho, 2026 12:49 19 Junho, 2026 | João Luís

Henrique José Agostinho Martins André, antigo combatente em Angola e presidente do Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes, morreu esta quinta-feira

Algarve, Cultura, Nacional

Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades

10:00 19 Junho, 2026 15:13 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura contemporânea, escrita criativa e jornalismo de investigação marcam a Feira do Livro de Portimão

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve, Saúde

Hospital Central do Algarve avança no papel com nova delegação de competências

12:17 19 Junho, 2026 12:19 19 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

O novo Hospital Central do Algarve terá 742 camas, 18 salas de bloco operatório e 10 salas de partos

Luís Montenegro. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia

11:13 19 Junho, 2026 13:03 19 Junho, 2026 | João Luís

Executivo prepara uma reforma na área fiscal e promete avançar em breve com mudanças na justiça tributária, num pacote que também mira a burocracia do Estado

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Ensino, Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

07:30 19 Junho, 2026 09:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo a debater o papel da IA na educação"

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Últimas Notícias

  • Faleceu Henrique André, antigo combatente e presidente da Liga dos Combatentes em Faro
    Faleceu Henrique André, antigo combatente e presidente da Liga dos Combatentes em Faro
  • Mãe viajou e amamentou bebé de oito meses e autoridades encontraram cocaína escondida no corpo
    Mãe viajou e amamentou bebé de oito meses e autoridades encontraram cocaína escondida no corpo
  • Hospital Central do Algarve avança no papel com nova delegação de competências
    Hospital Central do Algarve avança no papel com nova delegação de competências
  • Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia
    Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia
  • Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme
    Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

Opinião

  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal