Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Ter casa por pouco mais de 5€/mês ou com opção de compra? Saiba em que zonas se pode candidatar e se é elegível

Há novas oportunidades para quem procura casa fora do mercado privado, entre rendas mais baixas, habitação pública e contratos com opção de compra. Em alguns casos de arrendamento apoiado, a renda mínima pode ser de 5,37€/mês

19:40 29 Maio, 2026 19:32 29 Maio, 2026 | Afonso Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Encontrar casa tornou-se uma das maiores dificuldades para muitas famílias em Portugal, mas há concursos públicos e municipais que podem ser uma alternativa ao mercado privado. Em várias zonas do país existem candidaturas abertas para habitação pública, renda acessível ou renda reduzida, embora as regras mudem consoante o programa e a entidade responsável.

Atenção: isto não significa, em regra, receber uma casa gratuitamente. Na maioria dos casos, trata-se de contratos de arrendamento, com rendas calculadas em função dos rendimentos do agregado familiar ou definidas abaixo dos valores praticados no mercado. Ainda assim, há exceções: no regime de arrendamento apoiado, a renda mínima fixada por lei é de apenas 5,37 euros por mês, embora esse valor só se aplique a agregados com rendimentos muito baixos e não esteja presente em todos os concursos.

Segundo o portal gov.pt, qualquer cidadão pode candidatar-se a uma habitação do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), através de um serviço destinado à candidatura a habitação social propriedade do IHRU em regime de arrendamento apoiado, sem prejuízo dos requisitos legais e dos avisos de cada concurso.

A renda pode ser quase simbólica

No regime de arrendamento apoiado, a renda não é igual para todos. O valor é calculado tendo em conta o rendimento mensal corrigido do agregado familiar, o que permite que famílias com rendimentos mais baixos possam pagar valores muito reduzidos.

A Lei n.º 81/2014 determina, nos artigos 21.º e 22.º, que a renda neste regime é calculada de acordo com os rendimentos do agregado e estabelece também uma renda mínima: não pode ser inferior a 1% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS).

Como o IAS está fixado em 537,13 euros em 2026, segundo a Portaria n.º 480-A/2025/1, esse valor mínimo corresponde a 5,37 euros por mês. Ou seja, em situações de arrendamento apoiado, a renda pode mesmo ser quase simbólica, embora dependa sempre da situação concreta do agregado e do tipo de concurso. Este valor mínimo aplica-se ao regime de arrendamento apoiado. Não significa que todos os concursos de renda acessível, renda reduzida ou arrendamento com opção de compra tenham rendas desse valor.

Onde há candidaturas abertas

Neste momento, há concursos abertos em diferentes zonas do país, mas nem todos pertencem ao mesmo regime. Uns dizem respeito a renda acessível, outros a renda reduzida e outros a arrendamento com opção de compra.

Por isso, antes de avançar, é essencial confirmar o aviso de cada concurso, os prazos, a renda aplicável e os requisitos exigidos.

Lisboa tem casas a concurso

Em Lisboa, está aberto o 38.º concurso do Programa Renda Acessível, com 32 habitações e candidaturas até às 17h00 do dia 12 de junho de 2026. Segundo a plataforma Habitar Lisboa, o sorteio das habitações está marcado para 19 de junho.

A lista de casas disponíveis inclui habitações em freguesias como Ajuda, Beato, Benfica, Carnide e Estrela, entre outras zonas da cidade. Neste caso, trata-se de renda acessível, uma solução pensada para agregados que têm rendimentos, mas que não conseguem acompanhar os valores pedidos no mercado privado da capital.

Amadora tem 48 habitações municipais

Na Amadora, também há candidaturas abertas. A Câmara Municipal tem a decorrer um concurso para 48 habitações municipais no Cerrado da Mira, em regime de renda reduzida. O prazo está a decorrer desde 25 de maio e termina a 19 de junho de 2026. Estão disponíveis 46 habitações T1 e duas T2, segundo a autarquia.

Este programa destina-se a pessoas que residam ou trabalhem no município da Amadora há pelo menos três anos. Entre os requisitos indicados pela câmara está ainda a existência de um rendimento médio mensal não superior a quatro vezes o IAS, ou seja, 2.148,52 euros.

Neste concurso, a renda não corresponde ao valor mínimo do arrendamento apoiado. De acordo com a Câmara Municipal da Amadora e com o Regulamento n.º 589/2026, a renda reduzida resulta da aplicação de uma taxa de esforço de 35% ao rendimento médio mensal do agregado, com limites entre 384 e 480 euros para T1 e entre 496 e 620 euros para T2.

Também há oportunidades nos Açores

Nos Açores, a Direção Regional da Habitação tem concursos abertos na ilha de São Miguel, em regime de arrendamento com opção de compra. Um dos concursos diz respeito a 22 moradias no loteamento da 2.ª Rua de Santa Clara, em Ponta Delgada, com candidaturas abertas de 22 de maio a 12 de junho, segundo o Governo dos Açores e o Despacho n.º 1082/2026, publicado no Jornal Oficial dos Açores.

Há ainda outro concurso para 15 moradias no loteamento da Achadinha, no concelho do Nordeste, também em São Miguel. Neste caso, as candidaturas decorrem desde 26 de maio e terminam a 16 de junho, de acordo com o Governo dos Açores e o Despacho n.º 1081/2026.

Como se pode candidatar

No caso das habitações do IHRU, o Portal da Habitação explica que os interessados devem apresentar um Pedido de Apoio Habitacional na Plataforma Eletrónica do Arrendamento Apoiado. Depois de submetido esse pedido, o candidato fica automaticamente inscrito nos concursos abertos ou que venham a abrir, desde que existam habitações compatíveis com a dimensão do agregado familiar e com a localização pretendida.

Já nos concursos municipais ou regionais, o processo deve ser feito nas plataformas indicadas por cada entidade. Em Lisboa, a candidatura decorre através da plataforma Habitar Lisboa. Na Amadora, os formulários e avisos estão disponíveis no site da Câmara Municipal. Nos Açores, os concursos podem ser consultados no portal da Direção Regional da Habitação.

Quem pode ser excluído

As regras variam de concurso para concurso, mas há impedimentos frequentes. Em muitos programas, por exemplo, pode ficar excluído quem seja proprietário de outra habitação, quem já beneficie de determinados apoios públicos para fins habitacionais ou quem tenha dívidas a entidades públicas, quando isso esteja previsto no regulamento.

No arrendamento apoiado, a Lei n.º 81/2014 prevê impedimentos como ser proprietário, usufrutuário, arrendatário ou detentor de habitação adequada, ou estar a usufruir de apoios financeiros públicos para fins habitacionais. Nos concursos municipais e regionais, os regulamentos próprios podem acrescentar outros requisitos ou impedimentos.

Também podem existir exigências relacionadas com residência, local de trabalho, rendimentos, composição do agregado familiar ou situação de vulnerabilidade.

Por isso, mesmo quando há casas disponíveis, a candidatura não garante automaticamente a atribuição de uma habitação.

Leia também: Reforma antecipada vai ‘custar’ mais aos portugueses: cortes nas pensões aumentam para quem se reformar nestas condições

Turistas à espera do comboio. Crédito: Magnific
Nacional

“Foi horrível”: casal de turistas indignado garante nunca mais voltar a esta cidade portuguesa

18:30 18 Agosto, 2026 18:20 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Este casal de turistas estrangeiros ficou desiludido com a visita a esta cidade portuguesa e garante que não pretende voltar

Nadadora-salvadora.
Algarve

“Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água

18:20 18 Agosto, 2026 14:55 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banhista chegou com a família a uma conhecida praia no Algarve e recebeu uma advertência da nadadora-salvadora ainda antes de entrar na água

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoadas em Portugal nestes dias: mau tempo chega com uma grande descida das temperaturas nestas regiões

09:00 18 Agosto, 2026 12:51 17 Agosto, 2026 | João Luís

Previsão aponta para alterações nos próximos dias, com chuva e trovoadas em algumas regiões e uma descida acentuada das temperaturas

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Algarve Desporto Europa Vídeo

Algarvio Tiago Ramos representa Portugal nos Europeus e alcança novo máximo pessoal

08:20 18 Agosto, 2026 08:33 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Na primeira época como sénior, o marchador algarvio terminou os Europeus no 22.º lugar e confirmou uma evolução superior a dois minutos

Praia da Arrifana. Crédito: Freepik
Algarve

“Preciso disto em algum momento”: jovem visita esta povoação no Algarve e fica com vontade de viver junto ao mar

20:30 18 Agosto, 2026 17:14 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Visita a uma povoação perto da praia no Algarve foi suficiente para uma jovem imaginar uma mudança de vida junto ao oceano

Carro a passar por uma lomba.
Nacional

Mecânico alerta: faça isto antes e depois de passar por uma lomba para não estragar a suspensão do veículo

21:10 18 Agosto, 2026 19:15 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há uma forma simples de passar por uma lomba sem sujeitar a suspensão e outros componentes do carro a esforços desnecessários

Reserva de ouro. Crédito: Freepik
Economia

“Pensei que eram moedas de um euro”: trabalhadores derrubam parede e encontram tesouro de 9 milhões de euros em ouro

19:50 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Os dois trabalhadores faziam obras num edifício na Bélgica quando encontraram dezenas de lingotes e moedas de ouro escondidos

Submarino de guerra. Crédito: Foto AI
Mundo

Alerta mundial? Submarino nuclear russo que transporta a “Arma do Apocalipse” com 10.000 km de alcance está no mar pela primeira vez

18:00 18 Agosto, 2026 17:11 18 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fontes estrangeiras dão conta que submarinos russos que transportam a "Arma do Apocalipse" estão em testes no Mar Branco

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Mulher com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional

Antonieta viveu 9 anos com o companheiro e vê Segurança Social recusar-lhe direito a pensão de viuvez de 2.694€: tribunal teve decisão final

20:20 17 Agosto, 2026 20:49 17 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por nunca ter formalizado a união de facto com o seu companheiro, a Segurança Social recusou a atribuição da pensão de viuvez a esta espanhola

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Fazer contas ao imposto de IMI. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Tem IMI acima deste valor? Há uma prestação para pagar até 31 de agosto

21:00 18 Agosto, 2026 17:39 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Proprietários com IMI superior a 500 euros têm uma obrigação fiscal para cumprir este mês. Saiba quem tem de pagar e o que acontece se deixar passar o prazo

Novo passadiço entre Altura e a Praia Verde.
Algarve

Está a nascer um novo passadiço no Algarve para ligar estas duas praias muito procuradas no verão

11:50 16 Agosto, 2026 09:21 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ligação pedonal entre Altura e a Praia Verde está a avançar no Sotavento algarvio, mas a previsão inicial de conclusão não foi cumprida

GNR. Crédito: lusa
Auto Nacional

Vai viajar de carro este verão? Estes erros ao volante podem custar 2.500€ e retirar pontos à carta de condução

20:20 18 Agosto, 2026 12:13 18 Agosto, 2026 | João Luís

Share this... Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest As viagens de férias aumentam o tempo passado ao volante e há comportamentos que podem transformar uma deslocação num problema sério. Excesso de velocidade, álcool e utilização do telemóvel podem resultar em coimas de centenas ou milhares de euros, perda de pontos na carta...

Turistas à espera do comboio. Crédito: Magnific
Nacional

“Foi horrível”: casal de turistas indignado garante nunca mais voltar a esta cidade portuguesa

18:30 18 Agosto, 2026 18:20 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Este casal de turistas estrangeiros ficou desiludido com a visita a esta cidade portuguesa e garante que não pretende voltar

Nadadora-salvadora.
Algarve

“Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água

18:20 18 Agosto, 2026 14:55 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banhista chegou com a família a uma conhecida praia no Algarve e recebeu uma advertência da nadadora-salvadora ainda antes de entrar na água

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoadas em Portugal nestes dias: mau tempo chega com uma grande descida das temperaturas nestas regiões

09:00 18 Agosto, 2026 12:51 17 Agosto, 2026 | João Luís

Previsão aponta para alterações nos próximos dias, com chuva e trovoadas em algumas regiões e uma descida acentuada das temperaturas

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Algarve, Desporto, Europa, Vídeo

Algarvio Tiago Ramos representa Portugal nos Europeus e alcança novo máximo pessoal

08:20 18 Agosto, 2026 08:33 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Na primeira época como sénior, o marchador algarvio terminou os Europeus no 22.º lugar e confirmou uma evolução superior a dois minutos

Praia da Arrifana. Crédito: Freepik
Algarve

“Preciso disto em algum momento”: jovem visita esta povoação no Algarve e fica com vontade de viver junto ao mar

20:30 18 Agosto, 2026 17:14 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Visita a uma povoação perto da praia no Algarve foi suficiente para uma jovem imaginar uma mudança de vida junto ao oceano

Carro a passar por uma lomba.
Nacional

Mecânico alerta: faça isto antes e depois de passar por uma lomba para não estragar a suspensão do veículo

21:10 18 Agosto, 2026 19:15 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há uma forma simples de passar por uma lomba sem sujeitar a suspensão e outros componentes do carro a esforços desnecessários

Reserva de ouro. Crédito: Freepik
Economia

“Pensei que eram moedas de um euro”: trabalhadores derrubam parede e encontram tesouro de 9 milhões de euros em ouro

19:50 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Os dois trabalhadores faziam obras num edifício na Bélgica quando encontraram dezenas de lingotes e moedas de ouro escondidos

Submarino de guerra. Crédito: Foto AI
Mundo

Alerta mundial? Submarino nuclear russo que transporta a “Arma do Apocalipse” com 10.000 km de alcance está no mar pela primeira vez

18:00 18 Agosto, 2026 17:11 18 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fontes estrangeiras dão conta que submarinos russos que transportam a "Arma do Apocalipse" estão em testes no Mar Branco

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Mulher com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional

Antonieta viveu 9 anos com o companheiro e vê Segurança Social recusar-lhe direito a pensão de viuvez de 2.694€: tribunal teve decisão final

20:20 17 Agosto, 2026 20:49 17 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por nunca ter formalizado a união de facto com o seu companheiro, a Segurança Social recusou a atribuição da pensão de viuvez a esta espanhola

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Fazer contas ao imposto de IMI. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Tem IMI acima deste valor? Há uma prestação para pagar até 31 de agosto

21:00 18 Agosto, 2026 17:39 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Proprietários com IMI superior a 500 euros têm uma obrigação fiscal para cumprir este mês. Saiba quem tem de pagar e o que acontece se deixar passar o prazo

Novo passadiço entre Altura e a Praia Verde.
Algarve

Está a nascer um novo passadiço no Algarve para ligar estas duas praias muito procuradas no verão

11:50 16 Agosto, 2026 09:21 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ligação pedonal entre Altura e a Praia Verde está a avançar no Sotavento algarvio, mas a previsão inicial de conclusão não foi cumprida

GNR. Crédito: lusa
Auto, Nacional

Vai viajar de carro este verão? Estes erros ao volante podem custar 2.500€ e retirar pontos à carta de condução

20:20 18 Agosto, 2026 12:13 18 Agosto, 2026 | João Luís

Share this... Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest As viagens de férias aumentam o tempo passado ao volante e há comportamentos que podem transformar uma deslocação num problema sério. Excesso de velocidade, álcool e utilização do telemóvel podem resultar em coimas de centenas ou milhares de euros, perda de pontos na carta...

Últimas Notícias

  • Mecânico alerta: faça isto antes e depois de passar por uma lomba para não estragar a suspensão do veículo
    Mecânico alerta: faça isto antes e depois de passar por uma lomba para não estragar a suspensão do veículo
  • Tem IMI acima deste valor? Há uma prestação para pagar até 31 de agosto
    Tem IMI acima deste valor? Há uma prestação para pagar até 31 de agosto
  • “Preciso disto em algum momento”: jovem visita esta povoação no Algarve e fica com vontade de viver junto ao mar
    “Preciso disto em algum momento”: jovem visita esta povoação no Algarve e fica com vontade de viver junto ao mar
  • Vai viajar de carro este verão? Estes erros ao volante podem custar 2.500€ e retirar pontos à carta de condução
    Vai viajar de carro este verão? Estes erros ao volante podem custar 2.500€ e retirar pontos à carta de condução
  • “Pensei que eram moedas de um euro”: trabalhadores derrubam parede e encontram tesouro de 9 milhões de euros em ouro
    “Pensei que eram moedas de um euro”: trabalhadores derrubam parede e encontram tesouro de 9 milhões de euros em ouro

Opinião

  • Viver num paraíso estagnado: O manifesto de um jovem algarvio | Por Martim Lopes
    Viver num paraíso estagnado: O manifesto de um jovem algarvio | Por Martim Lopes
  • Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel
    Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel
  • Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte
    Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • Execução dos fundos europeus no Algarve chega aos 12,6% no final de julho
    Execução dos fundos europeus no Algarve chega aos 12,6% no final de julho
  • Algarve 2030 reforça investimento na ciência e transferência de conhecimento
    Algarve 2030 reforça investimento na ciência e transferência de conhecimento
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento