Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Mundo, Nacional

Boa notícia para quem anda de carro? Preço dos combustíveis pode descer e este é o motivo

Queda do preço do petróleo pode aliviar o preço dos combustíveis em Portugal, embora a descida não seja garantida

15:30 17 Junho, 2026 14:36 17 Junho, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O preço dos combustíveis pode vir a dar algum alívio aos condutores portugueses nas próximas semanas, depois de uma queda relevante do petróleo nos mercados internacionais. O Brent, referência para o mercado europeu, recuou para o valor mais baixo desde o início de março.

De acordo com o site Pplware, especializado em tecnologia e atualidade, os mercados estão a antecipar uma normalização gradual do abastecimento energético, num contexto de expectativa em torno de um entendimento diplomático relacionado com o conflito envolvendo Estados Unidos, Israel e Irão. Ainda assim, a descida no preço do petróleo não significa automaticamente uma redução imediata na bomba.

Brent cai para mínimos dos últimos meses

Os futuros do Brent com entrega em agosto recuaram quase 1% esta quarta-feira, depois de já terem registado quedas próximas dos 5% em cada um dos dois dias anteriores. Por volta das 9:00 em Lisboa, o barril estava cotado nos 78,24 dólares, o valor mais baixo desde 3 de março. A descida surge depois de uma forte escalada durante o período de maior tensão no Médio Oriente. Segundo o Pplware, o preço do crude chegou a subir mais de 50% durante a guerra, mas encontra-se agora apenas cerca de 7% acima do valor registado antes dos ataques de 28 de fevereiro.

Mercados antecipam regresso à normalidade

A queda recente reflete a expectativa de que o pior cenário para o abastecimento energético possa estar ultrapassado. Tamas Varga, analista da PVM Oil Associates, em Londres, considera que a descida acumulada do Brent nas últimas sessões traduz um voto de confiança dos mercados. Na leitura do analista, os investidores estão a incorporar a possibilidade de normalização do fornecimento e de menor risco de interrupções graves nas rotas internacionais de petróleo.

Ainda assim, o mercado continua sensível a qualquer sinal de instabilidade. Tensões geopolíticas, decisões de países produtores, bloqueios logísticos ou perturbações no transporte marítimo podem voltar a pressionar os preços.

Estreito de Ormuz é peça central

O Estreito de Ormuz continua a ser uma das passagens mais importantes para o comércio mundial de petróleo. Segundo o site Pplware, a expectativa é que o Irão ponha fim ao encerramento quase total desta rota no âmbito de um memorando que deverá ser assinado em breve. Em troca, os Estados Unidos deverão levantar, entre outras medidas, o bloqueio aos portos iranianos.

A reabertura do estreito seria um passo importante para restaurar a confiança nas cadeias de abastecimento energético, depois de meses de instabilidade. O tráfego marítimo naquela zona terá sido fortemente condicionado por ameaças de mísseis, drones e minas, retirando ao mercado global uma estimativa de 14 milhões de barris de petróleo por dia.

Analistas pedem prudência

Apesar do alívio nos preços, há quem peça cautela. Vandana Hari, fundadora da Vanda Insights, em Singapura, considera que os investidores estão a antecipar o melhor cenário possível para a normalização dos fluxos no Estreito de Ormuz. A analista sublinha, porém, que ainda falta transformar compromissos políticos em resultados concretos. A assinatura de um entendimento pode aliviar os mercados, mas a execução prática pode enfrentar atrasos, dificuldades logísticas ou novas tensões. Por isso, a queda do petróleo é uma boa notícia, mas ainda depende de confirmação nas próximas semanas.

Como isto pode chegar a Portugal

Portugal importa praticamente todo o petróleo que consome, pelo que as variações internacionais acabam por influenciar o preço final dos combustíveis. Se a descida do Brent se mantiver, poderá haver margem para uma redução no preço da gasolina e do gasóleo nas bombas portuguesas.

Esse efeito, contudo, costuma chegar com algum desfasamento. O preço pago pelos consumidores não acompanha de forma automática, imediata ou proporcional a cotação do barril. Ainda assim, uma descida sustentada do petróleo tende a aliviar a pressão sobre os combustíveis, sobretudo quando se mantém durante várias semanas.

Preço na bomba depende de mais fatores

O valor final que os condutores pagam não depende apenas do crude. Entram também nas contas os custos de refinação, transporte, distribuição, margens comerciais, impostos, taxa de carbono, ISP e IVA.Além disso, em Portugal, o preço dos combustíveis acompanha sobretudo a evolução dos produtos refinados nos mercados internacionais, e não apenas a cotação direta do barril de petróleo. Isto significa que uma descida do Brent ajuda, mas não garante que a gasolina e o gasóleo baixem logo na mesma proporção.

Leiaa também: Ponte portuguesa acaba de fechar ao trânsito e só reabre daqui a três meses

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Subsídio de Lar ajuda nas despesas da casa: saiba quem pode receber

17:20 7 Julho, 2026 14:58 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Subsídio de Lar é uma prestação paga em dinheiro para ajudar nas despesas com a manutenção da casa

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Mulher com dificuldade em adormecer devido ao calor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor

22:00 7 Julho, 2026 20:58 7 Julho, 2026 | João Luís

Colocar isto no congelador pode criar uma sensação de frescura temporária antes de dormir nas noites quentes

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Algarve Cultura Gastronomia

Castro Marim celebra caracóis, cultura mediterrânica e animação no Revelim

11:10 7 Julho, 2026 11:10 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, cultura mediterrânica e animação juntam-se em Castro Marim para mais uma edição do Festival do Caracol

Estádio Algarve.
Algarve Desporto

Jogador do Flamengo alvo de racismo no Algarve e o clube já se pronunciou

15:20 7 Julho, 2026 14:52 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Jogo de preparação no Estádio Algarve terminou com um alegado caso de racismo que motivou uma reação pública do Flamengo

Declaração de IRS. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Tem IRS para pagar? Fisco explica como pedir prestações no Portal das Finanças

18:50 7 Julho, 2026 18:28 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem recebeu uma nota de cobrança de IRS pode pedir o pagamento em prestações no Portal das Finanças

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

12:54 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Nos próximos dias, a crista anticiclónica deverá deslocar-se para norte e permitir mais nebulosidade e alguma chuva em Portugal

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Esta é a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

18:30 7 Julho, 2026 15:14 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A fruta congelada pode ser uma opção prática para ter sempre em casa, mas há uma escolha que se destaca no supermercado

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Comboios parados junto a uma plataforma.
Algarve

Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

11:47 6 Julho, 2026 11:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Linha ferroviária do Algarve passa a funcionar com comboios elétricos a partir de 19 de julho, eliminando o transbordo em Faro

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Nacional

Mulher danificou Teslas e publicou vídeo nas redes antes de ser detida por agredir funcionários nos CTT

18:00 7 Julho, 2026 17:47 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A PSP deteve uma mulher de 27 anos em Leiria por suspeitas de danos qualificados e agressões numa loja dos CTT

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Opinião

Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa

16:50 7 Julho, 2026 17:29 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

“Quem exerce o poder tem de ter 'advogados do diabo'. Previstos na Constituição e com estatuto próprio. A Oposição e a Comunicação Social”

Avião estacionado no aeroporto.
Europa

“Era uma temperatura desumana”: voo em Espanha que deveria demorar 1 h só levantou 6 h depois do previsto

16:10 7 Julho, 2026 15:34 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Voo entre Vigo e Madrid transformou-se num longo impasse depois de uma avaria obrigar os passageiros a permanecerem horas à espera

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Subsídio de Lar ajuda nas despesas da casa: saiba quem pode receber

17:20 7 Julho, 2026 14:58 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Subsídio de Lar é uma prestação paga em dinheiro para ajudar nas despesas com a manutenção da casa

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Mulher com dificuldade em adormecer devido ao calor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor

22:00 7 Julho, 2026 20:58 7 Julho, 2026 | João Luís

Colocar isto no congelador pode criar uma sensação de frescura temporária antes de dormir nas noites quentes

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Algarve, Cultura, Gastronomia

Castro Marim celebra caracóis, cultura mediterrânica e animação no Revelim

11:10 7 Julho, 2026 11:10 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, cultura mediterrânica e animação juntam-se em Castro Marim para mais uma edição do Festival do Caracol

Estádio Algarve.
Algarve, Desporto

Jogador do Flamengo alvo de racismo no Algarve e o clube já se pronunciou

15:20 7 Julho, 2026 14:52 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Jogo de preparação no Estádio Algarve terminou com um alegado caso de racismo que motivou uma reação pública do Flamengo

Declaração de IRS. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Tem IRS para pagar? Fisco explica como pedir prestações no Portal das Finanças

18:50 7 Julho, 2026 18:28 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem recebeu uma nota de cobrança de IRS pode pedir o pagamento em prestações no Portal das Finanças

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

12:54 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Nos próximos dias, a crista anticiclónica deverá deslocar-se para norte e permitir mais nebulosidade e alguma chuva em Portugal

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Esta é a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

18:30 7 Julho, 2026 15:14 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A fruta congelada pode ser uma opção prática para ter sempre em casa, mas há uma escolha que se destaca no supermercado

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Comboios parados junto a uma plataforma.
Algarve

Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

11:47 6 Julho, 2026 11:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Linha ferroviária do Algarve passa a funcionar com comboios elétricos a partir de 19 de julho, eliminando o transbordo em Faro

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Nacional

Mulher danificou Teslas e publicou vídeo nas redes antes de ser detida por agredir funcionários nos CTT

18:00 7 Julho, 2026 17:47 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A PSP deteve uma mulher de 27 anos em Leiria por suspeitas de danos qualificados e agressões numa loja dos CTT

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Opinião

Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa

16:50 7 Julho, 2026 17:29 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

“Quem exerce o poder tem de ter 'advogados do diabo'. Previstos na Constituição e com estatuto próprio. A Oposição e a Comunicação Social”

Avião estacionado no aeroporto.
Europa

“Era uma temperatura desumana”: voo em Espanha que deveria demorar 1 h só levantou 6 h depois do previsto

16:10 7 Julho, 2026 15:34 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Voo entre Vigo e Madrid transformou-se num longo impasse depois de uma avaria obrigar os passageiros a permanecerem horas à espera

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)
    A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)
  • A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)
    A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)
  • A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)
    A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)
  • Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor
    Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor
  • Shakira pediu ajuda e Luís Montenegro avançou com uma doação de 87.000€ para a Venezuela
    Shakira pediu ajuda e Luís Montenegro avançou com uma doação de 87.000€ para a Venezuela

Opinião

  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

Europe Direct Algarve

  • Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
    Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal