Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional

Américo recebia 1.000 euros de pensão mas ‘cortaram’ 190 euros todos os meses: reclamou à Segurança Social e às Finanças mas não deu em nada

Reformado conseguiu receber a pensão portuguesa sem aquele corte, até que uma alteração lhe reduziu de forma inesperada o valor mensal

19:30 17 Agosto, 2026 12:21 17 Agosto, 2026
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em 2019, Américo Tavares, reformado português residente no Luxemburgo, percebeu que a pensão paga por Portugal tinha diminuído de um mês para o outro. De um valor próximo dos 1.000 euros, passaram a ser retidos cerca de 190 euros mensais a título de IRS, levando-o a procurar explicações junto das autoridades portuguesas.

O caso foi publicado pelo jornal Contacto em 20 de março de 2019. Não foram divulgados o recibo da pensão, a demonstração do cálculo fiscal ou uma decisão da Autoridade Tributária sobre a reclamação. Os valores e as diligências efetuadas correspondem, por isso, ao relato de Américo naquela altura.

“De cerca de mil euros, passaram a tirar 190 euros”

Segundo contou ao Contacto, durante os dois anos anteriores tinha apresentado o Modelo 21-RFI e recebido a pensão sem aquela retenção. A situação mudou quando foi informado de que deixaria de beneficiar da dispensa e de que o rendimento passaria a ser tributado em Portugal.

O pensionista apresentou uma reclamação por escrito e deslocou-se aos serviços da Segurança Social, onde afirmou não ter conseguido obter uma explicação para a alteração. Disse ter sido encaminhado para a Autoridade Tributária, mas também aí não recebeu uma justificação que considerasse esclarecedora para o valor retido.

Américo entregou ainda o processo à Associação Raras e ao então secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, durante uma sessão de Diálogo com as Comunidades realizada em fevereiro de 2019. Foi-lhe transmitido que o caso seria analisado, mas, quando a notícia foi publicada, continuava à espera de uma resposta.

O corte era, na realidade, uma retenção de IRS

Tecnicamente, não estava em causa uma redução do valor bruto da pensão atribuída pela Segurança Social, mas uma retenção de IRS efetuada antes do pagamento. A distinção é importante, uma vez que a entidade pagadora processa a retenção, mas o enquadramento e a taxa resultam das regras fiscais aplicadas pela Autoridade Tributária.

Américo referia uma taxa próxima dos 18%, mas esse valor representaria o impacto efetivo sobre a pensão que recebia e não necessariamente a taxa legal usada no cálculo. Sem conhecer o valor bruto exato, a matéria sujeita a imposto, a dedução considerada e o recibo correspondente, não é possível confirmar se os cerca de 190 euros foram corretamente calculados.

Uma reportagem publicada pelo Dinheiro Vivo na mesma altura confirmou que, a partir de 1 de janeiro de 2019, começaram a ser feitas retenções nas pensões portuguesas de residentes no Luxemburgo. Até então, segundo os representantes da comunidade ouvidos pelo jornal, quem apresentava o Modelo 21-RFI não estava a sofrer essa retenção. A alteração tinha sido comunicada pela administração fiscal portuguesa através de uma carta datada de agosto de 2018.

Afinal, porque podia Portugal cobrar imposto?

A resposta encontra-se na Convenção entre Portugal e o Luxemburgo para evitar a dupla tributação. O artigo 18.º estabelece como regra geral que as pensões resultantes de um emprego anterior são tributadas apenas no país de residência do pensionista. Contudo, o n.º 2 cria uma exceção: as pensões pagas ao abrigo da legislação de Segurança Social de um dos países também podem ser tributadas nesse Estado.

Assim, partindo da informação de que Américo recebia uma pensão do regime da Segurança Social portuguesa, Portugal mantinha o direito de a tributar, apesar de o pensionista residir fiscalmente no Luxemburgo. Uma decisão arbitral do CAAD, proferida em 2023 num processo relativo a pensões pagas pelo Instituto da Segurança Social a um residente no Luxemburgo, chegou à mesma conclusão.

A regra não deve, porém, ser generalizada a todas as pensões portuguesas recebidas no estrangeiro. As pensões privadas resultantes de um emprego anterior estão abrangidas, em princípio, pela regra geral do artigo 18.º, enquanto determinadas pensões por serviços prestados ao Estado são reguladas pelo artigo 19.º. A natureza e a entidade pagadora da prestação são, por isso, decisivas.

E o Modelo 21-RFI não evita a retenção?

Não automaticamente. O Modelo 21-RFI destina-se a comprovar os pressupostos necessários para pedir a dispensa total ou parcial da retenção na fonte ao abrigo de uma convenção internacional. O formulário não cria uma isenção que não esteja prevista no tratado aplicável.

Atualmente, o formulário deve ser acompanhado por um certificado emitido pelas autoridades do país de residência, comprovando a residência fiscal e a sujeição a imposto nesse Estado. Os modelos hoje em vigor foram aprovados em 2020 e substituíram a versão que era utilizada quando o caso de Américo foi noticiado.

Se a convenção determinar que Portugal não pode tributar determinado rendimento, ou que apenas pode aplicar uma taxa limitada, o Modelo 21-RFI permite acionar esse benefício. Mas, tratando-se de uma pensão da Segurança Social portuguesa paga a um residente no Luxemburgo, o artigo 18.º, n.º 2, autoriza Portugal a cobrar imposto. A entrega do formulário não garante, nesse caso, uma dispensa total.

O facto de Américo ter recebido a pensão sem retenção durante dois anos também não demonstra, por si só, que existisse um direito definitivo à isenção. A informação publicada em 2019 aponta para uma alteração da prática seguida pela administração portuguesa, e não para uma modificação da convenção fiscal.

Luxemburgo deve evitar uma dupla tributação efetiva

A possibilidade de Portugal tributar a pensão não significa que o mesmo rendimento deva suportar integralmente imposto nos dois países. O artigo 24.º da convenção determina que, quando um residente no Luxemburgo obtém rendimentos que podem ser tributados em Portugal, o Luxemburgo os deve, em regra, isentar.

As autoridades luxemburguesas podem, contudo, considerar essa pensão para determinar a taxa aplicável aos restantes rendimentos do contribuinte. Trata-se do chamado método de isenção com progressividade: o rendimento português não volta a ser diretamente tributado, mas pode influenciar a taxa aplicada a outros rendimentos declarados no Luxemburgo.

Como são tributadas estas pensões em 2026?

Em 2026, o artigo 71.º do Código do IRS determina que as pensões obtidas em Portugal por pessoas não residentes estão sujeitas, em regra, a uma retenção definitiva de 25%, sem prejuízo do que resulte de uma convenção internacional. A taxa não incide necessariamente sobre todo o valor bruto, uma vez que as pensões beneficiam da dedução específica prevista no artigo 53.º.

Não é, portanto, correto afirmar que qualquer pensionista não residente perde automaticamente um quarto de toda a pensão portuguesa. O valor efetivamente retido depende do rendimento sujeito a imposto depois da dedução aplicável e das restantes regras relevantes para o caso concreto.

Há ainda uma correção importante: o mecanismo de devolução previsto nos n.os 11 a 13 do artigo 71.º para determinados residentes na União Europeia ou no Espaço Económico Europeu não inclui as pensões. A norma enumera várias categorias de rendimentos, mas não a alínea l) do artigo 18.º do Código do IRS, que é precisamente aquela onde se encontram as pensões portuguesas.

Existe, porém, outro regime que pode ser relevante. Um residente noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu cujos rendimentos obtidos em Portugal representem pelo menos 90% da totalidade dos rendimentos anuais pode optar, através da declaração de IRS, pelas regras aplicáveis aos residentes portugueses. A opção prevista no artigo 17.º-A não é automática e obriga a considerar também os rendimentos obtidos fora de Portugal para determinar a taxa aplicável.

O que deve fazer se a pensão chegar subitamente mais baixa?

O primeiro passo é confirmar a natureza da prestação. Uma pensão da Segurança Social, uma pensão por serviços prestados ao Estado e uma pensão privada podem estar sujeitas a artigos diferentes da mesma convenção fiscal.

Também deve ser consultado o recibo, verificando o valor bruto, a dedução considerada, a matéria tributável, a taxa e o montante efetivamente retido. Quando não for possível compreender o cálculo, deve ser pedida uma explicação escrita à entidade pagadora e à Autoridade Tributária.

O Modelo 21-RFI só deve ser utilizado depois de confirmado que a convenção atribui uma isenção ou uma redução da retenção portuguesa. O formulário deve ser acompanhado pelo certificado de residência fiscal exigido e entregue à entidade responsável pelo pagamento antes de ser efetuada a retenção.

No caso de Américo, as reclamações apresentadas à Segurança Social, às Finanças e junto do Governo ainda não tinham produzido, à data da notícia de março de 2019, a explicação ou a alteração que procurava. O enquadramento legal permite, contudo, compreender o ponto essencial: tratando-se de uma pensão paga ao abrigo da legislação portuguesa de Segurança Social, a convenção com o Luxemburgo permite que Portugal cobre IRS, apesar de o beneficiário residir naquele país.

Leia também: Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Crédito: DR
Desporto Nacional

Porque é que a despedida de Cristiano Ronaldo emocionou tantos portugueses? Psicóloga explica o que está por detrás desta reação

14:40 7 Novembro, 2026 14:24 7 Novembro, 2026

Cristiano Ronaldo despediu-se da Seleção Nacional e despertou emoções entre os adeptos

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve Economia Nacional

Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

16:30 7 Novembro, 2026 16:12 7 Novembro, 2026

Continente vai abrir 14 lojas em três meses e criar mais de 500 postos de trabalho, com prioridade ao recrutamento local. Faro está entre os distritos abrangidos

Algarve Política Saúde

PS Algarve pede plano para Hospital de Portimão após duas mortes nas urgências

17:40 7 Novembro, 2026 17:37 7 Novembro, 2026

Reforço de equipas e reavaliação dos doentes em espera integram proposta para Portimão. Hugo Pereira pede respostas adaptadas às necessidades do Algarve

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Algarve Edição Papel Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Mede a tensão sentado de pernas cruzadas? DGS alerta para erro que pode fazer os valores subir e induzir em diagnósticos errados

08:50 7 Novembro, 2026 15:14 2 Novembro, 2026

Posição incorreta durante a medição da tensão arterial pode alterar os resultados: DGS explica como evitar este erro

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia Nacional

Tem um filho com doença crónica ou oncológica? Segurança Social passou a pagar até 100% da remuneração de referência em alguns casos

19:40 6 Novembro, 2026 14:08 6 Novembro, 2026

Pais que têm de deixar de trabalhar para acompanhar filhos com doença crónica ou oncológica podem receber um subsídio da Segurança Social

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Crédito: DR
Desporto, Nacional

Porque é que a despedida de Cristiano Ronaldo emocionou tantos portugueses? Psicóloga explica o que está por detrás desta reação

14:40 7 Novembro, 2026 14:24 7 Novembro, 2026

Cristiano Ronaldo despediu-se da Seleção Nacional e despertou emoções entre os adeptos

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia, Nacional

Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

16:30 7 Novembro, 2026 16:12 7 Novembro, 2026

Continente vai abrir 14 lojas em três meses e criar mais de 500 postos de trabalho, com prioridade ao recrutamento local. Faro está entre os distritos abrangidos

Algarve, Política, Saúde

PS Algarve pede plano para Hospital de Portimão após duas mortes nas urgências

17:40 7 Novembro, 2026 17:37 7 Novembro, 2026

Reforço de equipas e reavaliação dos doentes em espera integram proposta para Portimão. Hugo Pereira pede respostas adaptadas às necessidades do Algarve

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Algarve, Edição Papel, Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Mede a tensão sentado de pernas cruzadas? DGS alerta para erro que pode fazer os valores subir e induzir em diagnósticos errados

08:50 7 Novembro, 2026 15:14 2 Novembro, 2026

Posição incorreta durante a medição da tensão arterial pode alterar os resultados: DGS explica como evitar este erro

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa, Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve, Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Tem um filho com doença crónica ou oncológica? Segurança Social passou a pagar até 100% da remuneração de referência em alguns casos

19:40 6 Novembro, 2026 14:08 6 Novembro, 2026

Pais que têm de deixar de trabalhar para acompanhar filhos com doença crónica ou oncológica podem receber um subsídio da Segurança Social

Últimas Notícias

  • PS Algarve pede plano para Hospital de Portimão após duas mortes nas urgências
    PS Algarve pede plano para Hospital de Portimão após duas mortes nas urgências
  • Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira
    Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira
  • Graça Mira: Monchique admite ponderar transmissões da Assembleia nas redes sociais
    Graça Mira: Monchique admite ponderar transmissões da Assembleia nas redes sociais
  • Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses
    Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses
  • PS exige explicações a Montenegro sobre duas mortes no hospital de Portimão
    PS exige explicações a Montenegro sobre duas mortes no hospital de Portimão

Opinião

  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
  • Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
    Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal