Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Alunos assistem a aula.
Alunos assistem a aula. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Atenção pais: neste município há alunos que podem receber até 120€ de apoio na compra de material escolar se cumprirem estes requisitos

Entrada no 10.º ano pode dar acesso a apoio para equipamentos e materiais específicos, mas a verba não é automática

21:40 7 Setembro, 2026 17:42 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os alunos que frequentem pela primeira vez o 10.º ano num agrupamento de escolas ou numa escola não agrupada da rede pública de Lisboa podem beneficiar, no ano letivo de 2026/2027, de um apoio máximo de 120 euros por aluno para adquirir equipamentos e materiais específicos do respetivo curso.

A medida da Câmara Municipal de Lisboa abrange estudantes cujos agregados familiares estejam enquadrados nos escalões A, B ou C da Ação Social Escolar (ASE), assim como alunos com necessidades de saúde especiais (NSE).

De acordo com a autarquia, o montante corresponde a um máximo de 120 euros por aluno e por ano e destina-se a equipamentos e materiais indispensáveis ao sucesso das aprendizagens. Não se trata, por isso, de uma atribuição automática de 120 euros a todos os estudantes. O apoio depende do cumprimento dos critérios definidos e apenas abrange as despesas consideradas elegíveis pela escola.

Escola decide quais os materiais abrangidos

Cabe a cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada definir quais são os equipamentos e materiais específicos de cada curso abrangidos pelo apoio. A medida está, assim, associada às necessidades concretas das disciplinas e do percurso frequentado pelo aluno, podendo abranger cursos científico-humanísticos, profissionais ou artísticos. Quando o aumento do apoio de 100 para 120 euros foi aprovado pelo executivo municipal, a medida foi apresentada como uma comparticipação para a aquisição de calculadoras.

As famílias devem contactar o estabelecimento de ensino antes de efetuarem a compra, para confirmar quais os artigos abrangidos e conhecer o procedimento definido pela escola. A aquisição pode ser assegurada pelo próprio estabelecimento de ensino ou pelas famílias, consoante as indicações transmitidas.

Como se processa a atribuição

Para requerer os apoios, as famílias devem dirigir-se ao agrupamento de escolas ou à escola não agrupada frequentada pelo aluno e formalizar a candidatura junto do estabelecimento de ensino. A gestão das verbas cabe aos agrupamentos e às escolas não agrupadas. Depois da atribuição dos apoios, a Câmara Municipal de Lisboa transfere os montantes para essas entidades, que definem os procedimentos destinados a disponibilizá-los aos beneficiários.

Este apoio para os alunos que frequentam pela primeira vez o 10.º ano integra as medidas municipais de Ação Social Escolar e de desenvolvimento educativo. No mesmo conjunto, a autarquia assegura a gratuitidade dos cadernos de atividades associados aos manuais escolares dos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico da rede pública, através da aquisição pelas escolas ou do reembolso integral do respetivo valor, de acordo com o procedimento adotado por cada estabelecimento.

No 1.º ciclo os valores são diferentes

Para o material escolar dos alunos do 1.º ciclo, o apoio anual é de 25 euros para estudantes dos escalões A e B da ASE e para alunos com necessidades de saúde especiais. Os alunos enquadrados no escalão C podem beneficiar de 12,50 euros por ano para a mesma finalidade.

As visitas de estudo contam com uma verba separada de igual montante: 25 euros anuais por aluno dos escalões A e B ou com NSE e 12,50 euros para os estudantes do escalão C. São, portanto, dois apoios distintos, um destinado à aquisição de material escolar e outro à participação em visitas de estudo.

Na educação pré-escolar, o apoio destinado à aquisição de material de desgaste é de 31,25 euros por criança e por ano para os escalões A e B da ASE e para crianças com necessidades de saúde especiais. Para as crianças enquadradas no escalão C, o valor anual é de 15,63 euros. As medidas municipais contemplam ainda 30 euros anuais por aluno para tecnologias de apoio destinadas a estudantes com necessidades de saúde especiais do 1.º ciclo.

Nos centros de apoio à aprendizagem, está igualmente previsto um apoio de 300 euros por ano por cada criança ou aluno com medidas adicionais, destinado à aquisição de materiais específicos de uso individual quando outros recursos não sejam pedagogicamente adequados. Estas medidas adicionais estão enquadradas no regime jurídico da educação inclusiva estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho.

Leia também: Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

Casal num stand de automóveis.
Auto Nacional

Portugueses ‘evitam’ este carro? Modelo passou de 1.231 vendas em junho para apenas uma em agosto

14:20 7 Setembro, 2026 14:04 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Está entre os carros mais vendidos em Portugal, mas somou apenas uma matrícula em agosto, depois de dois meses acima das 1.000 unidades

Algarve Cultura Economia

Artesanato, música e literatura juntam-se nos Rituais do Sul em Olhão

15:51 7 Setembro, 2026 15:56 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado reúne artesãos, produtores, autores, músicos e artistas nos dias 12 e 13 de setembro, na Marina Ria Center

Tempo

Chuva regressa a Portugal neste dia e estas vão ser as regiões afetadas

11:30 7 Setembro, 2026 19:12 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva deverá regressar a algumas regiões de Portugal continental entre terça e quarta-feira, antes de uma nova subida das temperaturas

Auto Economia Nacional

Fisco pode devolver até 4 anos de IUC: saiba quem pode recuperar este dinheiro

11:00 5 Setembro, 2026 23:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária permite rever liquidações de IUC e recuperar imposto já pago em determinadas situações relacionadas com a reavaliação do grau de incapacidade

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí dias ‘mais frios’ e chuva ‘a potes’: mau tempo está mesmo a chegar e estes vão ser os distritos mais afetados

15:30 7 Setembro, 2026 19:57 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma frente fria deverá trazer chuva a várias regiões de Portugal nos próximos dias. A previsão é da Meteored, que antecipa uma mudança significativa do tempo

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Mulher com as chaves de casa na mão.
Economia

O senhorio quer vender a casa? Saiba o que muda para si e quais são os seus direitos

21:00 7 Setembro, 2026 17:37 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os inquilinos podem beneficiar de um direito pouco conhecido quando o senhorio decide vender o imóvel. Conheça as regras

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Algarve Desporto Gastronomia

Batata-doce volta a dar sabor à Marcha-Corrida de Quarteira

17:31 7 Setembro, 2026 17:31 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Desporto, convívio e batata-doce assada voltam a marcar a Marcha-Corrida que parte da Praça do Mar, em Quarteira, a 4 de outubro

Algarve Cultura Desporto

Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo

09:40 7 Setembro, 2026 12:56 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarteira assinala uma década de um programa dedicado à valorização pessoal e social da população com mais de 50 anos

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 19:38 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Vida & Lazer

Não compre ameixas no supermercado se estiverem assim: Continente explica o sinal a que deve estar atento

20:10 7 Setembro, 2026 19:32 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Continente explica quais os sinais a observar nas ameixas antes de as colocar no carrinho e revela os cuidados a ter para conservar o fruto durante mais tempo

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Conceição chegou a ter 4 empregos em simultâneo e aos 76 anos tem uma pensão de 392€ que mal chega para um quarto: “Prefiro passar fome a roubar”

20:00 7 Setembro, 2026 12:24 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Depois de uma vida com vários empregos em vários países, Conceição chegou aos 76 anos com uma pensão que não lhe permite comprar os medicamentos

Casal num stand de automóveis.
Auto, Nacional

Portugueses ‘evitam’ este carro? Modelo passou de 1.231 vendas em junho para apenas uma em agosto

14:20 7 Setembro, 2026 14:04 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Está entre os carros mais vendidos em Portugal, mas somou apenas uma matrícula em agosto, depois de dois meses acima das 1.000 unidades

Algarve, Cultura, Economia

Artesanato, música e literatura juntam-se nos Rituais do Sul em Olhão

15:51 7 Setembro, 2026 15:56 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado reúne artesãos, produtores, autores, músicos e artistas nos dias 12 e 13 de setembro, na Marina Ria Center

Tempo

Chuva regressa a Portugal neste dia e estas vão ser as regiões afetadas

11:30 7 Setembro, 2026 19:12 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva deverá regressar a algumas regiões de Portugal continental entre terça e quarta-feira, antes de uma nova subida das temperaturas

Auto, Economia, Nacional

Fisco pode devolver até 4 anos de IUC: saiba quem pode recuperar este dinheiro

11:00 5 Setembro, 2026 23:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária permite rever liquidações de IUC e recuperar imposto já pago em determinadas situações relacionadas com a reavaliação do grau de incapacidade

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí dias ‘mais frios’ e chuva ‘a potes’: mau tempo está mesmo a chegar e estes vão ser os distritos mais afetados

15:30 7 Setembro, 2026 19:57 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma frente fria deverá trazer chuva a várias regiões de Portugal nos próximos dias. A previsão é da Meteored, que antecipa uma mudança significativa do tempo

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Mulher com as chaves de casa na mão.
Economia

O senhorio quer vender a casa? Saiba o que muda para si e quais são os seus direitos

21:00 7 Setembro, 2026 17:37 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os inquilinos podem beneficiar de um direito pouco conhecido quando o senhorio decide vender o imóvel. Conheça as regras

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Algarve, Desporto, Gastronomia

Batata-doce volta a dar sabor à Marcha-Corrida de Quarteira

17:31 7 Setembro, 2026 17:31 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Desporto, convívio e batata-doce assada voltam a marcar a Marcha-Corrida que parte da Praça do Mar, em Quarteira, a 4 de outubro

Algarve, Cultura, Desporto

Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo

09:40 7 Setembro, 2026 12:56 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarteira assinala uma década de um programa dedicado à valorização pessoal e social da população com mais de 50 anos

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 19:38 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Vida & Lazer

Não compre ameixas no supermercado se estiverem assim: Continente explica o sinal a que deve estar atento

20:10 7 Setembro, 2026 19:32 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Continente explica quais os sinais a observar nas ameixas antes de as colocar no carrinho e revela os cuidados a ter para conservar o fruto durante mais tempo

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Conceição chegou a ter 4 empregos em simultâneo e aos 76 anos tem uma pensão de 392€ que mal chega para um quarto: “Prefiro passar fome a roubar”

20:00 7 Setembro, 2026 12:24 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Depois de uma vida com vários empregos em vários países, Conceição chegou aos 76 anos com uma pensão que não lhe permite comprar os medicamentos

Últimas Notícias

  • Atenção pais: neste município há alunos que podem receber até 120€ de apoio na compra de material escolar se cumprirem estes requisitos
    Atenção pais: neste município há alunos que podem receber até 120€ de apoio na compra de material escolar se cumprirem estes requisitos
  • O senhorio quer vender a casa? Saiba o que muda para si e quais são os seus direitos
    O senhorio quer vender a casa? Saiba o que muda para si e quais são os seus direitos
  • Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer
    Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer
  • Não compre ameixas no supermercado se estiverem assim: Continente explica o sinal a que deve estar atento
    Não compre ameixas no supermercado se estiverem assim: Continente explica o sinal a que deve estar atento
  • Conceição chegou a ter 4 empregos em simultâneo e aos 76 anos tem uma pensão de 392€ que mal chega para um quarto: “Prefiro passar fome a roubar”
    Conceição chegou a ter 4 empregos em simultâneo e aos 76 anos tem uma pensão de 392€ que mal chega para um quarto: “Prefiro passar fome a roubar”

Opinião

  • Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão
    Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão
  • Cidades que expulsaram a sombra | Por José Figueiredo Santos
    Cidades que expulsaram a sombra | Por José Figueiredo Santos
  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas

Europe Direct Algarve

  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento