Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Europa, Vida & Lazer

Governo deste país da UE ‘aperta’ controlo para combater o turismo de massas com regras rígidas e espanhóis ‘concordam’

O turismo de massas afeta diversos países a nível europeu. A pensar nisso, o governo deste país da UE introduziu regras rígidas para controlar a identidade dos turistas

19:10 4 Junho, 2025 17:32 4 Junho, 2025 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As casas de férias neste país europeu estão a atravessar mudanças importantes. Depois de anos a apostar em soluções práticas como as caixas de chaves com código, conhecidas como “key boxes”, o governo decidiu apertar o controlo. A medida, justificada por questões de segurança, obrigava os proprietários a receber os hóspedes em pessoa. No entanto, a polémica acabou nos tribunais e o regulamento foi agora anulado.

Foi em novembro de 2024 que o Governo italiano proibiu o uso de “key boxes” nos apartamentos de férias. Estes dispositivos, que permitem deixar uma chave num local seguro e acessível ao visitante, deixaram de ser permitidos por lei em todo o território nacional.

A partir dessa data, os anfitriões foram obrigados a fazer o check-in pessoalmente. Tinham de identificar os hóspedes no local, verificar os seus documentos e comunicar os dados às autoridades no prazo de 24 horas.

Segurança em primeiro lugar

De acordo com a Euronews, o Ministério do Interior de Itália justificou esta decisão com preocupações relacionadas com a segurança pública. O objetivo declarado era impedir que estas habitações fossem usadas por pessoas potencialmente perigosas ou ligadas a atividades criminosas. De acordo com o Governo de Itália, as fotografias dos bilhetes de identidade ou provas digitais deixaram de ser consideradas suficientes para confirmar a identidade dos hóspedes.

O tribunal travou a medida

Apesar das intenções, a proibição do Governo Italiano acabou por ser contestada em tribunal. O Tribunal Administrativo da região do Lácio veio agora anular este regulamento, colocando um travão à obrigatoriedade do check-in presencial. A decisão relançou o debate sobre o equilíbrio entre segurança, privacidade e flexibilidade na gestão de alojamentos turísticos.

Uma indústria em crescimento

Segundo dados do ISTAT, o instituto nacional de estatística italiano, citado pela mesma fonte, em 2023 foram registadas 133,6 milhões de chegadas em alojamentos turísticos. Entre eles incluem-se hotéis, casas de férias, hostels e, claro, alojamentos anunciados em plataformas como a Airbnb.

O número reflete a importância crescente do turismo para a economia italiana, ao mesmo tempo que levanta novos desafios para os centros urbanos e para os residentes permanentes.

A força da Airbnb no país

A plataforma AirTics indica que existem atualmente mais de 511 mil anúncios ativos da Airbnb em Itália. Destes, apenas cerca de 49% indicam possuir uma licença oficial para aluguer de curta duração. Tal como acontece noutros países, esta falta de regulação clara tem provocado preocupações junto das autoridades e das comunidades locais.

Recomendamos: Esta é (novamente) a melhor cidade do mundo para se viver e a Ryanair voa do Algarve diretamente para lá

Efeitos colaterais do turismo de massas

De Roma a Veneza, passando por Florença ou Nápoles, as queixas repetem-se. A chegada constante de turistas, especialmente através de plataformas digitais, está a ter um impacto direto no mercado da habitação, refere a fonte acima citada. O aumento da procura por estadias de curta duração faz com que muitos imóveis deixem de estar disponíveis para arrendamento de longa duração, o que contribui para a subida das rendas e a escassez de habitação acessível.

As “key boxes” na linha de fogo

As famosas “key boxes”, que durante anos foram vistas como símbolo de modernidade e autonomia, tornaram-se num dos alvos preferidos das críticas ao turismo em excesso.

Estes pequenos cofres facilitam o check-in flexível, sem necessidade da presença do senhorio, mas são agora acusados de alimentar o descontrolo da atividade turística em centros históricos e bairros residenciais.

Protestos em Espanha

O desconforto com estas práticas não é exclusivo de Itália, refere a mesma fonte. Em cidades como Sevilha, na vizinha Espanha, houve protestos simbólicos contra as caixas de chaves. Em alguns casos, foram mesmo manchadas com fezes como forma de revolta contra o excesso de turismo nos bairros tradicionais. Estas ações extremas mostram o nível de tensão social que o turismo de curta duração pode gerar em comunidades locais.

Outros países seguem o exemplo?

A decisão do tribunal italiano poderá travar, por agora, a imposição de regras mais rígidas, mas o tema está longe de estar resolvido. Países como Espanha, Grécia ou Portugal acompanham com atenção os desenvolvimentos, refere ainda a Euronews.

A questão central é a mesma: como garantir segurança e justiça social, sem travar por completo uma atividade económica de peso?

Para os proprietários, a possibilidade de usar “key boxes” representa conveniência e autonomia. Para os moradores das cidades, pode significar insegurança, incómodo e perda de qualidade de vida. Encontrar um equilíbrio entre estes dois mundos será o maior desafio das políticas urbanas nos próximos anos.

Leia também: Um carro para a vida? Mecânicos apontam as três marcas de carros que necessitam de pouca manutenção

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Homem morre atropelado por camião depois de encostar carro avariado

15:00 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima terá saído da viatura para ir buscar água à bagageira, antes de ser atropelada pelo camião

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Algarve

Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro

08:50 22 Junho, 2026 08:18 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima de 74 anos entregou 2.300 euros após alegado acidente e novos pedidos mensais durante dois anos

Miguel Esteves Cardoso
Algarve Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Burlão. Crédito: Freepik
Nacional Tech

Banco de Portugal alerta para burla que começa com uma chamada ou mensagem e pode acabar com a sua conta bancária ‘limpa’

11:00 22 Junho, 2026 10:00 22 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Autoridades alertam para burla que usa SMS, chamadas falsas e códigos bancários para tentar enganar vítimas em Portugal

Economia Opinião

Chef Rui Paula: Não é uma questão de nacionalidades. É uma questão de mentalidade | Por Tiago Manuel

12:10 22 Junho, 2026 12:19 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nem todos os empresários querem explorar trabalhadores. Nem todos os trabalhadores recusam esforço. E nem todos os problemas do mercado de trabalho se explicam pela falta de vontade de trabalhar"

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Tech

Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos

09:00 22 Junho, 2026 02:44 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialistas avisam para erro que muitas pessoas cometem sem saber e que pode levar a que receba mais chamadas spam

Laranjeira.
Algarve Economia

“Estimamos um prejuízo na ordem dos 20.000€”: toneladas de laranjas roubadas no Algarve para serem vendidas na EN125

08:20 22 Junho, 2026 15:41 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Furtos de laranjas estão a aumentar no Algarve e há produtores a denunciar perdas de várias toneladas e prejuízos elevados

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Mulher a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Combustíveis ficam mais baratos, mas há quem continue a pagar menos: conheça os postos onde a diferença ainda surpreende

13:30 22 Junho, 2026 12:15 22 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A descida dos combustíveis já chegou aos postos de abastecimento. Ainda assim, há locais onde é possível poupar ainda mais

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Nacional

Grupo agride funcionário de restaurante e ameaça-o com arma após recusa de uso da esplanada

15:20 21 Junho, 2026 15:05 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Seis pessoas agrediram um funcionário de um restaurante no Parque das Nações, em Lisboa, depois de lhe ter sido recusada a utilização da esplanada

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Homem morre atropelado por camião depois de encostar carro avariado

15:00 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima terá saído da viatura para ir buscar água à bagageira, antes de ser atropelada pelo camião

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Algarve

Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro

08:50 22 Junho, 2026 08:18 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima de 74 anos entregou 2.300 euros após alegado acidente e novos pedidos mensais durante dois anos

Miguel Esteves Cardoso
Algarve, Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Burlão. Crédito: Freepik
Nacional, Tech

Banco de Portugal alerta para burla que começa com uma chamada ou mensagem e pode acabar com a sua conta bancária ‘limpa’

11:00 22 Junho, 2026 10:00 22 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Autoridades alertam para burla que usa SMS, chamadas falsas e códigos bancários para tentar enganar vítimas em Portugal

Economia, Opinião

Chef Rui Paula: Não é uma questão de nacionalidades. É uma questão de mentalidade | Por Tiago Manuel

12:10 22 Junho, 2026 12:19 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nem todos os empresários querem explorar trabalhadores. Nem todos os trabalhadores recusam esforço. E nem todos os problemas do mercado de trabalho se explicam pela falta de vontade de trabalhar"

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Tech

Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos

09:00 22 Junho, 2026 02:44 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialistas avisam para erro que muitas pessoas cometem sem saber e que pode levar a que receba mais chamadas spam

Laranjeira.
Algarve, Economia

“Estimamos um prejuízo na ordem dos 20.000€”: toneladas de laranjas roubadas no Algarve para serem vendidas na EN125

08:20 22 Junho, 2026 15:41 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Furtos de laranjas estão a aumentar no Algarve e há produtores a denunciar perdas de várias toneladas e prejuízos elevados

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Mulher a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Combustíveis ficam mais baratos, mas há quem continue a pagar menos: conheça os postos onde a diferença ainda surpreende

13:30 22 Junho, 2026 12:15 22 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A descida dos combustíveis já chegou aos postos de abastecimento. Ainda assim, há locais onde é possível poupar ainda mais

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Nacional

Grupo agride funcionário de restaurante e ameaça-o com arma após recusa de uso da esplanada

15:20 21 Junho, 2026 15:05 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Seis pessoas agrediram um funcionário de um restaurante no Parque das Nações, em Lisboa, depois de lhe ter sido recusada a utilização da esplanada

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Últimas Notícias

  • Animais de companhia também têm lugar nas férias no Hilton Vilamoura
    Animais de companhia também têm lugar nas férias no Hilton Vilamoura
  • Homem morre atropelado por camião depois de encostar carro avariado
    Homem morre atropelado por camião depois de encostar carro avariado
  • Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio
    Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio
  • Moncarapacho junta comunidade em celebração de cinco séculos e meio de história
    Moncarapacho junta comunidade em celebração de cinco séculos e meio de história
  • Lembra-se da proposta para haver “vinho canalizado” em Portugal? ‘Aqui ao lado’ há uma fonte que serve vinho grátis 24 h por dia
    Lembra-se da proposta para haver “vinho canalizado” em Portugal? ‘Aqui ao lado’ há uma fonte que serve vinho grátis 24 h por dia

Opinião

  • Carta Aberta: A ponte para a Ilha de Cabanas é uma urgência inadiável! | Por José António  Pinto
    Carta Aberta: A ponte para a Ilha de Cabanas é uma urgência inadiável! | Por José António Pinto
  • Chef Rui Paula: Não é uma questão de nacionalidades. É uma questão de mentalidade | Por Tiago Manuel
    Chef Rui Paula: Não é uma questão de nacionalidades. É uma questão de mentalidade | Por Tiago Manuel
  • Reconhecer e identificar para mudar | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
    Reconhecer e identificar para mudar | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

Europe Direct Algarve

  • Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
    Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
  • Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
    Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal