Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Exército União Europeia. Crédito: Freepik
Exército União Europeia. Crédito: Freepik
Europa

Alerta na União Europeia? Cidadãos deste país recebem avisos para requisição de casas e veículos em caso de guerra

Milhares estão a receber notificações sobre uma eventual requisição de bens em caso de guerra

18:00 26 Janeiro, 2026 16:07 26 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Num contexto de crescente tensão geopolítica na Europa, marcado pelo prolongamento da guerra na Ucrânia e pelo reforço das medidas de prontidão em vários países, este país está a preparar o terreno para uma resposta mais rápida em caso de conflito. A Noruega começou a enviar notificações digitais a proprietários selecionados, avisando que casas, veículos, barcos, máquinas e outros bens poderão ser requisitados pelas Forças Armadas se o país entrar em guerra ou se houver decisão nesse sentido ao mais alto nível. 

Segundo o comunicado oficial do Forsvaret (Forças Armadas norueguesas), estão previstas cerca de 13.500 “requisições preparatórias” para 2026, um mecanismo administrativo que permite planear o acesso a recursos civis considerados essenciais para a defesa. 

As autoridades sublinham que as cartas “não têm qualquer impacto prático” em tempo de paz, servindo para informar os proprietários de que os seus bens estão sinalizados para eventual utilização em contexto de crise. O aviso é válido por um ano e cerca de dois terços das notificações de 2026 são renovações de anos anteriores. 

O que são as “requisições preparatórias”

Na prática, trata-se de uma notificação prévia: o proprietário fica a saber que aquele bem poderá ser “disposto”/utilizado pelo Exército se necessário, num cenário extremo, sem que isso implique qualquer confisco imediato. 

O Forsvaret explica que o objetivo é garantir que, “numa situação de guerra”, as forças armadas tenham acesso a recursos indispensáveis, reduzindo incerteza e acelerando respostas logísticas quando o tempo conta. 

O enquadramento legal é explícito: a requisição está prevista na lei norueguesa de requisições militares de 29 de junho de 1951 e só pode ser executada se “o reino estiver em guerra” ou se for “decidido pelo Rei em Conselho” (Kongen i Statsråd). 

A mensagem do Exército: “situação mais grave desde a II Guerra”

No mesmo comunicado, o chefe da organização logística das Forças Armadas, Anders Jernberg, justifica o reforço da preparação com a deterioração do contexto de segurança europeu: “A Noruega encontra-se na situação mais grave em termos de política de segurança desde a Segunda Guerra Mundial.” 

E acrescenta: “A nossa sociedade deve estar preparada para crises de política de segurança e, no pior dos casos, para a guerra.” 

A Euronews recorda ainda que a Noruega, membro fundador da NATO, tem reforçado a sua defesa nos últimos anos e partilha com a Rússia uma fronteira terrestre de 198 quilómetros, no extremo norte. 

O que muda para os proprietários

Para quem recebe a notificação, a principal mudança é informativa: passa a saber que o bem está identificado para eventual requisição, caso o Estado accione o mecanismo previsto na lei. Em tempo de paz, o Forsvaret insiste que não há efeitos práticos imediatos. 

O Exército indica que os proprietários podem procurar esclarecimentos e informação pelos canais oficiais, incluindo contacto direto com as Forças Armadas, caso tenham dúvidas sobre o aviso recebido. 

A nota oficial refere também que o sistema é trabalhado em articulação com outros atores do “totalforsvar” (defesa total) e que a identificação de recursos pode apoiar, em paralelo, necessidades de resposta a crises a nível regional e municipal. 

Porque é notícia agora

O tema ganhou dimensão pública por ocorrer num momento de maior tensão geopolítica na Europa, com a guerra na Ucrânia como pano de fundo e um discurso crescente de preparação civil e militar em vários países. Na Noruega, o Forsvaret enquadra a medida como parte de um reforço da prontidão, sublinhando que 2026 é também apontado como “Totalforsvarsåret” (ano da defesa total), dedicado a planeamento e treino conjunto.  

Leia também: Milhares de portugueses vão ser ‘barrados’: Segurança Social lança novo alerta para fraude e palavra-passe já não vai ser suficiente para entrar no portal

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

O presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Popular do Algarve, Lourenço Pinheiro de Melo. Crédito: CDS-PP
Algarve Política

Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

10:15 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Sete municípios do Algarve não têm conselhos de juventude e seis mantêm-nos inativos, segundo a JP, que admite ações judiciais para exigir o seu funcionamento

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber

06:30 18 Setembro, 2026 07:17 18 Setembro, 2026 | João Luís

Nova descida do IRS pode deixar mais dinheiro na carteira em 2026. Veja quanto poupa quem recebe 1.000, 1.500, 2.000 ou 2.500 euros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

10:10 18 Setembro, 2026 20:42 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Futura caução sobre algumas embalagens de bebidas em Espanha ainda não tem data para começar, mas deverá avançar em breve

Visita aos trabalhos arqueológicos: Edifício de Culto da villa romana de Milreu, Faro. Crédito: Património Cultural, I.P.
Algarve Cultura Nacional

Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro

10:00 18 Setembro, 2026 09:56 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

De Sagres a Tavira, há propostas para descobrir o património algarvio, com atividades gratuitas e pagas e inscrições obrigatórias em várias sessões

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive

11:50 18 Setembro, 2026 21:01 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A mesma propriedade onde Kay e Pete chegaram de caravana, no início dos anos 80, continua a marcar a vida da britânica, agora com 78 anos

Planta com sinais de pragas no vaso. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por AI
Vida & Lazer

Viu bolinhas brancas ou pequenas moscas nos vasos das plantas? Saiba o que podem significar e como ‘travar’ a praga

12:10 18 Setembro, 2026 11:44 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As plantas podem esconder sinais de pragas em locais pouco visíveis, sobretudo quando os vasos regressam ao interior no outono

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Algarve

Degustações, debate e formação marcam Algarve Wine Session em Vilamoura

12:20 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Terceira edição realiza-se a 12 de outubro e reúne produtores, profissionais e imprensa numa tarde de provas, debate e formação

Mulher com infiltrações em casa. Crédito: Freepik AI
Nacional

Senhorio não faz obras na casa? Saiba se pode deixar de pagar a renda

19:00 16 Setembro, 2026 11:16 16 Setembro, 2026 | João Luís

Problemas graves numa casa arrendada podem dar direito a redução da renda, realização de reparações urgentes ou até resolução do contrato

Jovem a trabalhar num bar
Economia Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto, Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

O presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Popular do Algarve, Lourenço Pinheiro de Melo. Crédito: CDS-PP
Algarve, Política

Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

10:15 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Sete municípios do Algarve não têm conselhos de juventude e seis mantêm-nos inativos, segundo a JP, que admite ações judiciais para exigir o seu funcionamento

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber

06:30 18 Setembro, 2026 07:17 18 Setembro, 2026 | João Luís

Nova descida do IRS pode deixar mais dinheiro na carteira em 2026. Veja quanto poupa quem recebe 1.000, 1.500, 2.000 ou 2.500 euros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

10:10 18 Setembro, 2026 20:42 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Futura caução sobre algumas embalagens de bebidas em Espanha ainda não tem data para começar, mas deverá avançar em breve

Visita aos trabalhos arqueológicos: Edifício de Culto da villa romana de Milreu, Faro. Crédito: Património Cultural, I.P.
Algarve, Cultura, Nacional

Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro

10:00 18 Setembro, 2026 09:56 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

De Sagres a Tavira, há propostas para descobrir o património algarvio, com atividades gratuitas e pagas e inscrições obrigatórias em várias sessões

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive

11:50 18 Setembro, 2026 21:01 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A mesma propriedade onde Kay e Pete chegaram de caravana, no início dos anos 80, continua a marcar a vida da britânica, agora com 78 anos

Planta com sinais de pragas no vaso. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por AI
Vida & Lazer

Viu bolinhas brancas ou pequenas moscas nos vasos das plantas? Saiba o que podem significar e como ‘travar’ a praga

12:10 18 Setembro, 2026 11:44 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As plantas podem esconder sinais de pragas em locais pouco visíveis, sobretudo quando os vasos regressam ao interior no outono

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia, Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Algarve

Degustações, debate e formação marcam Algarve Wine Session em Vilamoura

12:20 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Terceira edição realiza-se a 12 de outubro e reúne produtores, profissionais e imprensa numa tarde de provas, debate e formação

Mulher com infiltrações em casa. Crédito: Freepik AI
Nacional

Senhorio não faz obras na casa? Saiba se pode deixar de pagar a renda

19:00 16 Setembro, 2026 11:16 16 Setembro, 2026 | João Luís

Problemas graves numa casa arrendada podem dar direito a redução da renda, realização de reparações urgentes ou até resolução do contrato

Jovem a trabalhar num bar
Economia, Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Últimas Notícias

  • Degustações, debate e formação marcam Algarve Wine Session em Vilamoura
    Degustações, debate e formação marcam Algarve Wine Session em Vilamoura
  • Viu bolinhas brancas ou pequenas moscas nos vasos das plantas? Saiba o que podem significar e como ‘travar’ a praga
    Viu bolinhas brancas ou pequenas moscas nos vasos das plantas? Saiba o que podem significar e como ‘travar’ a praga
  • “Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive
    “Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive
  • Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve
    Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve
  • Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha
    Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

Opinião

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
  • Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral
    Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  • Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
    Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento