Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Tribunal de Faro. Crédito: PCP | Arquivo
Algarve

Caso de Olhão: GNR afastou atropelamento no caso dos polícias acusados de matar imigrante

Dois agentes da PSP de Olhão estão acusados de sequestro agravado e homicídio qualificado pela morte de Aissa Ait Aissa

19:50 8 Setembro, 2026 19:33 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A GNR afastou desde o primeiro momento a hipótese de atropelamento no caso dos dois agentes da PSP acusados de sequestrar e matar um imigrante marroquino, em Olhão, em 2024, tendo comunicado a ocorrência à Polícia Judiciária (PJ), que considerou não existirem indícios suficientes para iniciar uma investigação naquele momento.

Os dois agentes da PSP de Olhão começaram esta terça-feira a ser julgados no Tribunal de Faro, onde negaram qualquer responsabilidade pela morte de Aissa Ait Aissa, ocorrida na sequência dos factos registados em março de 2024.

Jorge Sousa e Pedro Barbosa são acusados pelo Ministério Público de agressões que terão provocado a morte do cidadão marroquino, depois de este ter permanecido cerca de 20 dias internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Faro.

Os arguidos respondem por dois crimes de sequestro agravado e um crime de homicídio qualificado, relacionados com acontecimentos que remontam a março de 2024.

Segundo a acusação do MP, os agentes levaram dois homens num carro-patrulha para fora da cidade de Olhão e agrediram com violência uma das vítimas, que veio a falecer cerca de 20 dias depois.

GNR afastou atropelamento e alertou Polícia Judiciária

Durante a tarde, foram ouvidos peritos do Núcleo de Investigação de Crimes em Acidentes de Viação (NICAV) da GNR, chamados ao local na noite em que os factos ocorreram, após uma testemunha ter aventado a hipótese de acidente com possível atropelamento aos militares da Guarda.

Os militares explicaram que junto ao local onde foi encontrado o marroquino em estado grave havia duas manchas de sangue, separadas por cerca de sete metros, que “não eram compatíveis” com a “dinâmica” de um atropelamento, mas demonstravam a possibilidade de uma ocorrência anterior com origem “dolosa”.

A situação foi comunicada ao piquete da Polícia Judiciária, que entendeu “não haver indícios suficientes para se deslocarem” ao local, declarou em tribunal o sargento ajudante Hélder Fatana, do NICAV.

Um inspetor da Polícia Judiciária disse que as diligências de investigação só começaram “dois meses depois dos factos” e que as perícias feitas ao carro patrulha e aos bastões extensíveis dos arguidos não revelaram a existência de vestígios biológicos.

Ainda durante a tarde, o coletivo de juízes informou que Hassan Ait Rahou, a outra vítima de sequestro agravado, não foi localizado pelo tribunal e que não irá depor durante o julgamento.

Agentes dizem que homens estavam “pacíficos” e “tranquilos”

Na parte da manhã, os dois arguidos recordaram terem sido chamados duas vezes durante o mesmo dia para distúrbios alegadamente provocados por Ait Aissa e Hassan Ait Rahou em supermercados da cidade de Olhão.

Após a segunda ocorrência, como a funcionária do estabelecimento comercial não quis apresentar queixa, os dois agentes decidiram, “com a concordância” dos dois homens, levá-los a casa para os afastar da zona onde estavam a criar conflitos, procedimento que consideraram normal.

Os dois homens seguiram algemados na parte de trás do veículo, medida que os arguidos explicaram ser de autoproteção e regra geral no transporte de pessoas nos veículos da PSP, e terão indicado um caminho até Pechão, já fora do perímetro urbano de Olhão.

Os polícias explicaram em tribunal que os imigrantes marroquinos aparentavam estar alcoolizados ou sob efeito de droga, mas que foram “pacíficos” e “tranquilos”, e que estavam “conscientes” quando foram deixados num sítio conhecido como “caminho da sucata”, em Pechão.

Na parte da manhã, foi ainda ouvido o perito Aníbal Coutinho, médico na Unidade Local de Saúde do Algarve, que disse estar “fora de questão” a hipótese de atropelamento, pela ausência de lesões compatíveis com esse tipo de incidente.

Explicando que a causa da morte seria uma agressão de forma “dolosa”, que provocou “um afundamento” na zona esquerda do crânio, o perito médico salientou, após questão do MP, que um bastão extensível podia ser um dos instrumentos causadores desse tipo de lesão.

Ministério Público acusa polícias de agressões concertadas

Na acusação, o Ministério Público considerou que os agentes “agiram livre e conscientemente, bem sabendo que as suas condutas eram proibidas pela lei penal” e “abusaram gravemente” da sua autoridade, sabendo que seria possível, com o seu comportamento, poder causar a morte à vítima.

“Quando se encontrava fora da viatura, devido a motivos não apurados, os arguidos, atuando concertadamente, desferiram várias pancadas na cabeça e face de Aissa Ait Aissa”, tendo, pelo menos uma das pancadas sido desferida com um objeto, lê-se na acusação.

As lesões provocaram a morte de Aissa Ait Aissa por “contusão encefálica, com hemorragia subaracnoideia e edema cerebral refratário e fatal”, no dia 28 de março, no hospital de Faro, onde estava internado desde dia 9 do mesmo mês.

A sessão prossegue na sexta-feira, a partir das 09:10, no Tribunal de Faro.

Leia também: PSP de Olhão: dois agentes em julgamento por sequestro e morte de imigrante

Homem a inserir o código numa caixa Multibanco.
Economia Nacional Tech

Deixou a carteira em casa e ficou sem bateria? Saiba como fazer pagamentos na rede Multibanco sem telemóvel nem cartão

11:00 8 Setembro, 2026 13:54 7 Setembro, 2026 | João Luís

É possível fazer pagamentos sem cartão bancário nem telemóvel. Saiba como funciona, onde pode usar e quais são os limites

Algarve Cultura Ensino

Receção ao Caloiro estreia novo recinto nas Piscinas Municipais de Faro

08:31 8 Setembro, 2026 08:32 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A AAUAlg quer transformar a Receção ao Caloiro num ponto de encontro entre estudantes de diferentes cursos e anos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e vem com força: frente fria ‘invade’ Portugal com descida das temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

10:10 8 Setembro, 2026 16:31 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão da Meteored aponta para a aproximação rápida de uma frente fria que vai trazer chuva a estas regiões portuguesas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva e descida das temperaturas vão atingir estas regiões neste dia

16:10 8 Setembro, 2026 16:31 8 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

O IPMA prevê uma mudança no estado do tempo, com chuva e temperaturas ligeiramente mais baixas em várias regiões

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Europa Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Milho leva cultura e sabores do Brasil à zona ribeirinha de Portimão

10:20 8 Setembro, 2026 10:04 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão volta a celebrar a cultura brasileira com uma Festa do Milho marcada por gastronomia, samba, pagode e convívio

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Mulher a lavar as escadas do prédio.
Economia Nacional

Tem um vizinho que limpa as escadas do prédio? Saiba quando pode contestar a cobrança do serviço

17:00 8 Setembro, 2026 15:52 8 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Limpeza feita por um morador do prédio decidida por iniciativa própria não cria logo uma obrigação de pagamento

Algarve

Pedreira de Tavira encerrada após tribunal considerar violados direitos dos moradores

19:14 8 Setembro, 2026 19:14 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

José Macário Correia diz que 25 famílias viveram meses de “pânico diário de ruído e poeiras” junto à pedreira

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Homem a inserir o código numa caixa Multibanco.
Economia, Nacional, Tech

Deixou a carteira em casa e ficou sem bateria? Saiba como fazer pagamentos na rede Multibanco sem telemóvel nem cartão

11:00 8 Setembro, 2026 13:54 7 Setembro, 2026 | João Luís

É possível fazer pagamentos sem cartão bancário nem telemóvel. Saiba como funciona, onde pode usar e quais são os limites

Algarve, Cultura, Ensino

Receção ao Caloiro estreia novo recinto nas Piscinas Municipais de Faro

08:31 8 Setembro, 2026 08:32 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A AAUAlg quer transformar a Receção ao Caloiro num ponto de encontro entre estudantes de diferentes cursos e anos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e vem com força: frente fria ‘invade’ Portugal com descida das temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

10:10 8 Setembro, 2026 16:31 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão da Meteored aponta para a aproximação rápida de uma frente fria que vai trazer chuva a estas regiões portuguesas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva e descida das temperaturas vão atingir estas regiões neste dia

16:10 8 Setembro, 2026 16:31 8 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

O IPMA prevê uma mudança no estado do tempo, com chuva e temperaturas ligeiramente mais baixas em várias regiões

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Europa, Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Milho leva cultura e sabores do Brasil à zona ribeirinha de Portimão

10:20 8 Setembro, 2026 10:04 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão volta a celebrar a cultura brasileira com uma Festa do Milho marcada por gastronomia, samba, pagode e convívio

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Mulher a lavar as escadas do prédio.
Economia, Nacional

Tem um vizinho que limpa as escadas do prédio? Saiba quando pode contestar a cobrança do serviço

17:00 8 Setembro, 2026 15:52 8 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Limpeza feita por um morador do prédio decidida por iniciativa própria não cria logo uma obrigação de pagamento

Algarve

Pedreira de Tavira encerrada após tribunal considerar violados direitos dos moradores

19:14 8 Setembro, 2026 19:14 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

José Macário Correia diz que 25 famílias viveram meses de “pânico diário de ruído e poeiras” junto à pedreira

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Últimas Notícias

  • Conheça o erro que ‘todos’ cometem nos semáforos e que pode acabar numa avaria cara no carro
    Conheça o erro que ‘todos’ cometem nos semáforos e que pode acabar numa avaria cara no carro
  • Caso de Olhão: GNR afastou atropelamento no caso dos polícias acusados de matar imigrante
    Caso de Olhão: GNR afastou atropelamento no caso dos polícias acusados de matar imigrante
  • “Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois
    “Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois
  • Trabalhadora esgota período máximo de baixa médica, vê incapacidade permanente recusada e é despedida por não regressar ao trabalho: tribunal dá razão à empresa
    Trabalhadora esgota período máximo de baixa médica, vê incapacidade permanente recusada e é despedida por não regressar ao trabalho: tribunal dá razão à empresa
  • Pedreira de Tavira encerrada após tribunal considerar violados direitos dos moradores
    Pedreira de Tavira encerrada após tribunal considerar violados direitos dos moradores

Opinião

  • O Chega e a autocrítica que falta | Por Luís Ganhão
    O Chega e a autocrítica que falta | Por Luís Ganhão
  • Nascida na Albânia de Estaline e espetadora de um regime em ruínas: Um relato épico sobre o custo da liberdade | Por Mário Beja Santos
    Nascida na Albânia de Estaline e espetadora de um regime em ruínas: Um relato épico sobre o custo da liberdade | Por Mário Beja Santos
  • Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão
    Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira
    Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira
  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento