Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Saúde

Petições de médica e enfermeira apelam para que seja cedido fármaco contra cancro da mama

“Não é aceitável, nem ética nem moralmente, que uma medicação que se mostra como uma nova terapêutica eficaz e segura, e que melhora globalmente o prognóstico desta doença, seja recusada às muitas mulheres que neste momento travam a luta da sua vida”

19:10 7 Junho, 2023 19:10 7 Junho, 2023 | Afonso Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O apelo à disponibilização pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) de um medicamento inovador para o cancro da mama já deu origem a duas petições e levou o Grupo Parlamentar do Partido Socialista a questionar o Governo.

O medicamento em causa é o pembrolizumab, pretendendo as petições que seja revista uma decisão de não o integrar no Programa de Acesso Precoce (PAP) no caso dos doentes com cancro da mama triplo negativo.

2 petições dirigidas ao Infarmed

Ambas dirigidas à Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), a petição organizada por profissionais de saúde, já encerrada, conseguiu perto de 30 mil assinaturas (29.875), enquanto a lançada por uma doente, Sandra Gomes, já obteve 19.286, podendo ainda ser assinada.

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista, por seu turno, questionou o Governo sobre “qual a perspetiva temporal” para que o medicamento “com eficácia comprovada” possa ser “disponibilizado e comparticipado para as utentes com cancro da mama triplo negativo”, bem como sobre as medidas que deverão ser tomadas, “de imediato, para que todas as utentes nesta situação possam ter acesso à comparticipação desta terapêutica”.

A carta dos deputados ao presidente da Assembleia da República, da passada sexta-feira, tem como destinatário o Ministério da Saúde.

O caso de Vera

O grupo de profissionais de saúde manifesta na petição o seu apoio a “Vera Lúcia Domingos de Almeida, médica Pediatra no Hospital Espírito Santo de Évora, diagnosticada em setembro de 2022 com cancro da mama triplo negativo localmente avançado”, considerando que “no subtipo de cancro de mama com o pior prognóstico em termos de recidivas e expectativa de sobrevivência, novas opções terapêuticas, que demonstrem eficácia e garantam segurança para estes doentes, são uma necessidade emergente”.

“Contestamos por isso a decisão de 21/7/2022 relativamente ao programa de acesso precoce ao Pembrolizumab”, adianta.

“Não é aceitável, nem ética nem moralmente, que uma medicação que se mostra como uma nova terapêutica eficaz e segura, e que melhora globalmente o prognóstico desta doença, seja recusada às muitas mulheres que neste momento travam a luta da sua vida e injustamente a desconhecem por completo. Igualmente inaceitável a justificação que fundamenta a recusa do PAP. Não há alternativa terapêutica equivalente a este medicamento em termos prognósticos”.

A luta de Sandra

Sandra Gomes, 40 anos, foi diagnosticada em 2016 com cancro da mama triplo negativo metastático localmente avançado, que tratou, e em novembro de 2022, foi diagnosticada com uma recidiva ganglionar.

A paciente refere na petição que o pedido de prescrição de pembrolizumab efetuado pela médica assistente a 5 de janeiro, e autorizado pelo Diretor do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte no mesmo dia, foi remetido à Comissão de Farmácia e Terapêutica, que submeteu um pedido ao Infarmed a 9 de janeiro, o qual foi recusado no passado dia 17 de abril.

Questionado pela agência Lusa, o Infarmed explicou que o acesso daquele medicamente ao PAP teve parecer negativo da sua Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde – que integra peritos clínicos com conhecimento e experiência reconhecida no tratamento de doentes nos hospitais do SNS -, por considerar existirem alternativas terapêuticas para estes doentes.

Adianta, no entanto, que face a “novos dados”, a Autoridade Nacional do Medicamento “deu início à revisão da elegibilidade para PAP nesta indicação terapêutica”.

A obtenção de autorização de introdução no mercado para os medicamentos inovadores é atribuída em regra pela Comissão Europeia, após parecer da Agência Europeia de Medicamentos.

Depois desta fase, e para que possam ser utilizados e financiados pelo SNS, os medicamentos devem demonstrar vantagem terapêutica e vantagem económica face à prática clínica nacional, de forma a garantir o acesso de todos os cidadãos quer às terapêuticas inovadoras, quer aos demais cuidados que necessitem.

Testemunho de enfermeira com cancro pela segunda vez e que tem medicamento negado
Faro: ‘SNS vai deixar-me morrer’. Mulher com cancro precisa de medicamento para a salvar que está indisponível

Idosa a passear. Crédito: Freepik
Nacional Vida & Lazer

Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados

13:10 25 Abril, 2026 13:03 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Para muitos reformados, esta cidade portuguesa pode ser mais difícil de visitar do que parece, segundo alertas de britânicos

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

17:00 25 Abril, 2026 15:00 25 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Veja se está na lista de visados da Segurança Social e quais os requisitos que não pode falhar

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva intensa com trovoadas nestas regiões e este será o dia mais ‘agreste’

11:00 25 Abril, 2026 12:23 24 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade em Portugal vai aumentar e há regiões onde a chuva pode cair com mais força e com trovoadas. Veja quando o tempo pode piorar

Prato de salmão. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem atum nem espadarte: estes peixes são a alternativa saudável ao salmão por menos de metade do preço

09:30 25 Abril, 2026 14:12 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Superam o salmão em valor nutricional, são mais económicos e promovem melhor saúde cardiovascular

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: esta cidade do Algarve ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

10:20 25 Abril, 2026 00:18 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Algarve Nacional Política

Rui Cristina exige estudo ambiental “sério e sem falhas” sobre dessalinizadora

10:11 25 Abril, 2026 10:11 25 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

Presidente de Albufeira, Rui Cristina, reclama que a dessalinizadora do Algarve não deve ser a principal solução para problemas estruturais

Reformados a brindar. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Adeus reforma ‘a horas’: trabalhadores a partir desta idade podem reformar-se antes dos 66 anos e 9 meses se tiverem estes anos de descontos

13:00 21 Abril, 2026 11:59 21 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhadores a partir dos 60 anos podem considerar a reforma antecipada se tiverem contabilizado um certo número de anos de descontos

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Comprar carro. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Governo prepara novo apoio para comprar carro: saiba quando poderá candidatar-se

20:30 25 Abril, 2026 20:13 25 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Novo apoio para comprar carro está a ser preparado pelo Governo e há uma janela prevista para a abertura das candidaturas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia

Atenção pensionistas: se não fizer isto até setembro, pode perder a sua pensão

09:10 24 Abril, 2026 09:55 25 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há reformas garantidas, mas só para quem cumprir um passo discreto que começa já em maio

Algarve

Águas do Algarve avança com primeira dessalinizadora no continente após aprovação ambiental

14:15 23 Abril, 2026 13:35 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve prepara-se para produzir água a partir do mar com nova dessalinizadora que reforça abastecimento e combate escassez hídrica

Idosa a passear. Crédito: Freepik
Nacional, Vida & Lazer

Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados

13:10 25 Abril, 2026 13:03 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Para muitos reformados, esta cidade portuguesa pode ser mais difícil de visitar do que parece, segundo alertas de britânicos

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

17:00 25 Abril, 2026 15:00 25 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Veja se está na lista de visados da Segurança Social e quais os requisitos que não pode falhar

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva intensa com trovoadas nestas regiões e este será o dia mais ‘agreste’

11:00 25 Abril, 2026 12:23 24 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade em Portugal vai aumentar e há regiões onde a chuva pode cair com mais força e com trovoadas. Veja quando o tempo pode piorar

Prato de salmão. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem atum nem espadarte: estes peixes são a alternativa saudável ao salmão por menos de metade do preço

09:30 25 Abril, 2026 14:12 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Superam o salmão em valor nutricional, são mais económicos e promovem melhor saúde cardiovascular

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: esta cidade do Algarve ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

10:20 25 Abril, 2026 00:18 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Algarve, Nacional, Política

Rui Cristina exige estudo ambiental “sério e sem falhas” sobre dessalinizadora

10:11 25 Abril, 2026 10:11 25 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

Presidente de Albufeira, Rui Cristina, reclama que a dessalinizadora do Algarve não deve ser a principal solução para problemas estruturais

Reformados a brindar. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Adeus reforma ‘a horas’: trabalhadores a partir desta idade podem reformar-se antes dos 66 anos e 9 meses se tiverem estes anos de descontos

13:00 21 Abril, 2026 11:59 21 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhadores a partir dos 60 anos podem considerar a reforma antecipada se tiverem contabilizado um certo número de anos de descontos

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Comprar carro. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Governo prepara novo apoio para comprar carro: saiba quando poderá candidatar-se

20:30 25 Abril, 2026 20:13 25 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Novo apoio para comprar carro está a ser preparado pelo Governo e há uma janela prevista para a abertura das candidaturas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia

Atenção pensionistas: se não fizer isto até setembro, pode perder a sua pensão

09:10 24 Abril, 2026 09:55 25 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há reformas garantidas, mas só para quem cumprir um passo discreto que começa já em maio

Algarve

Águas do Algarve avança com primeira dessalinizadora no continente após aprovação ambiental

14:15 23 Abril, 2026 13:35 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve prepara-se para produzir água a partir do mar com nova dessalinizadora que reforça abastecimento e combate escassez hídrica

Últimas Notícias

  • Governo prepara novo apoio para comprar carro: saiba quando poderá candidatar-se
    Governo prepara novo apoio para comprar carro: saiba quando poderá candidatar-se
  • Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal
    Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal
  • Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e nem é o seguro nem a carta de condução)
    Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e nem é o seguro nem a carta de condução)
  • Muitos portugueses vão ter de trocar o Bilhete de Identidade vitalício pelo Cartão de Cidadão: veja se está na lista
    Muitos portugueses vão ter de trocar o Bilhete de Identidade vitalício pelo Cartão de Cidadão: veja se está na lista
  • Adeus Rússia? País da UE descobriu uma das maiores reservas de petróleo da história e ‘ameaça’ hegemonia russa
    Adeus Rússia? País da UE descobriu uma das maiores reservas de petróleo da história e ‘ameaça’ hegemonia russa
  • Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data
    Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

Opinião

  • Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
    Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
  • Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
    Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
  • Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
    Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
    Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal