Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto Ana Pinto | DR POSTAL
Nacional, Saúde

Dezenas de pessoas em manifestação de apoio a médica que denunciou erros no Hospital de Faro

“O protesto é de cidadãos para cidadãos e não é contra os profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, mas sim pela coragem demonstrada por Diana Pereira e contra o mau serviço hospitalar”

20:46 22 Abril, 2023 21:00 22 Abril, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Cerca de 50 pessoas participaram hoje à tarde, em Faro, numa manifestação de apoio à médica interna que denunciou alegados casos de erros e de negligência no serviço de Cirurgia do Hospital de Faro.

Na concentração convocada por um movimento de apoio à médica Diana Pereira, que ganhou dimensão nas redes sociais, os participantes exibiram faixas e cartazes onde se lia: “Quanto barulho cabe no silêncio” e “Defender para proteger”.

A concentração iniciou-se pelas 17:00, junto à igreja de São Luís, nas imediações do Hospital de Faro, tendo os manifestantes seguido depois num cordão humano, em silêncio, que circundou a unidade hospitalar.

Cerca de uma hora depois, as cerca de 50 pessoas pararam junto à entrada principal do Serviço de Urgência do hospital onde cumpriram um minuto de silêncio “por todos os doentes ali hospitalizados”.

Nídia Silva, uma das organizadoras do evento, disse à agência Lusa que a manifestação “teve como objetivo, mostrar a gratidão para com a médica, que teve a coragem de denunciar 11 casos ocorridos na unidade hospitalar”.

“A manifestação que surgiu da vontade espontânea de um grupo de cidadãos, pretende agradecer a coragem da doutora Diana, ao denunciar aquilo que outros não têm coragem de fazer”, apontou.

Foto Ana Pinto | DR POSTAL

Nídia Silva fez questão de destacar “que o protesto é de cidadãos para cidadãos e não é contra os profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, mas sim pela coragem demonstrada por Diana Pereira e contra o mau serviço hospitalar”.

“Os médicos são humanos e erram, mas há que admitir os erros e cabe à administração corrigir as situações que não estão bem”, notou.

Aquela organizadora adiantou que esperava a participação de mais pessoas, “já que a página na rede social Facebook criada para apoiar a médica, tem mais de 800 seguidores”.

“Pelo apoio que foi demonstrado para a convocação da manifestação esperávamos muito mais pessoas. Infelizmente, isso não aconteceu, mas foram poucos e bons”, concluiu.

No início deste mês, a médica denunciou 11 alegados casos de erros e de negligência no serviço de Cirurgia do Hospital de Faro, ocorridos entre janeiro e março, tendo apresentado queixa na Polícia Judiciária contra o seu ex-orientador de formação e o diretor do serviço de Cirurgia do Hospital de Faro.

De acordo com Diana Pereira, dos 11 casos reportados, três dos doentes morreram, dois encontravam-se internados à data da denúncia internados nos cuidados intermédios e os restantes tiveram lesão corporal associada a erro médico. Um dos doentes esteve uma semana com compressas no abdómen, adiantou.

Entretanto, a médica – que foi ouvida na quarta-feira passada no Hospital de Portimão no âmbito do inquérito interno instaurado pelo Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) -, pediu a suspensão do internato médico de formação específica de Cirurgia Geral, medida que está prevista na lei, enquanto decorrem os processos de averiguações aos casos reportados.

O Ministério Público também instaurou um processo para averiguar as denúncias feitas por Diana Pereira e a Ordem dos Médicos anunciou a criação de uma comissão técnico-científica de peritos, médicos independentes, para avaliar os casos reportados.

“Centro Hospitalar ‘Universitário’ do Algarve é hipocrisia, nada tem de ‘universitário’. Pelo contrário, é hostil à Faculdade”
O Algarve merece melhor | Por José Ponte 
Eis as questões que a administração do CHUA não respondeu aos leitores do POSTAL
Médica Diana nega paralelismo entre médico e super-herói e defende que os erros têm que ser assumidos
“Quanto mais os erros são notificados aos doentes, menos são os processos judiciais e queixas contra hospitais e médicos”
Segurança do doente: quais as medidas a tomar? | Por Jorge Fonseca 

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe salário todos os meses? Isso não significa que esteja excluído destes apoios da Segurança Social

08:30 9 Setembro, 2026 14:31 7 Setembro, 2026 | João Luís

Salário não exclui automaticamente o abono de família, o RSI, o subsídio de desemprego parcial ou a PSI. Cada prestação tem regras próprias

Algarve Cultura

Faro procura nova casa para Associação de Músicos instalada na Fábrica da Cerveja

16:50 9 Setembro, 2026 16:20 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A futura sede poderá permitir à ARCM avançar para a certificação como entidade formadora e candidatar-se a apoios da DGArtes

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria atravessa Portugal e traz chuva esta manhã: saiba onde vai chover e quando ‘regressa’ o verão

06:05 9 Setembro, 2026 19:06 8 Setembro, 2026 | João Luís

Uma frente fria traz chuva ao Norte e Centro esta manhã, mas melhoria será rápida. Saiba quando regressam o sol e as temperaturas mais altas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Mais de 2 milhões de pensionistas vão receber dinheiro extra em dezembro: saiba se está na lista

13:50 9 Setembro, 2026 13:46 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo confirmou um novo suplemento extraordinário para pensionistas, que será pago em dezembro e deverá chegar a mais de dois milhões de beneficiários

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

As folhas da Espada de São Jorge começaram a enrolar? Este sinal pode indicar um problema que muitos ignoram

09:40 9 Setembro, 2026 09:22 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem sempre é falta de atenção. Um sinal discreto nas folhas pode indicar um problema que convém corrigir quanto antes

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

GNR. Crédito: lusa
Auto

Faz isto ao volante? GNR apanhou centenas de condutores e as multas chegam aos 1.250€ e três pontos na carta

16:30 9 Setembro, 2026 15:44 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de condutores foram apanhados pela GNR a cometer esta infração numa só semana, um comportamento que pode custar até 1.250 euros e três pontos na carta

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Algarve Cultura

Nanook O Vagabundo leva noite de blues à República 14 em Olhão

13:00 9 Setembro, 2026 12:32 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A República 14 retoma a programação musical com uma noite dedicada ao blues e à apresentação do novo EP de Nanook

Algarve Cultura Gastronomia

Feira de Salir regressa com três dias de música, gastronomia e tradição

16:40 9 Setembro, 2026 15:55 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Noninho Navarro, Os Alentons e Jorge Guerreiro estão entre os destaques musicais dos três dias de festa em Salir

Europa Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e vem com força: frente fria ‘invade’ Portugal com descida das temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

10:10 8 Setembro, 2026 16:31 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão da Meteored aponta para a aproximação rápida de uma frente fria que vai trazer chuva a estas regiões portuguesas

Idoso com carteira vazia. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social paga este apoio a milhares de beneficiários: mais de metade recebe mais de 200 euros

16:30 8 Setembro, 2026 15:35 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 245 mil pessoas recebem atualmente esta prestação da Segurança Social e uma em cada cinco já recebe um valor mensal superior a 300 euros

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe salário todos os meses? Isso não significa que esteja excluído destes apoios da Segurança Social

08:30 9 Setembro, 2026 14:31 7 Setembro, 2026 | João Luís

Salário não exclui automaticamente o abono de família, o RSI, o subsídio de desemprego parcial ou a PSI. Cada prestação tem regras próprias

Algarve, Cultura

Faro procura nova casa para Associação de Músicos instalada na Fábrica da Cerveja

16:50 9 Setembro, 2026 16:20 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A futura sede poderá permitir à ARCM avançar para a certificação como entidade formadora e candidatar-se a apoios da DGArtes

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria atravessa Portugal e traz chuva esta manhã: saiba onde vai chover e quando ‘regressa’ o verão

06:05 9 Setembro, 2026 19:06 8 Setembro, 2026 | João Luís

Uma frente fria traz chuva ao Norte e Centro esta manhã, mas melhoria será rápida. Saiba quando regressam o sol e as temperaturas mais altas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Mais de 2 milhões de pensionistas vão receber dinheiro extra em dezembro: saiba se está na lista

13:50 9 Setembro, 2026 13:46 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo confirmou um novo suplemento extraordinário para pensionistas, que será pago em dezembro e deverá chegar a mais de dois milhões de beneficiários

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

As folhas da Espada de São Jorge começaram a enrolar? Este sinal pode indicar um problema que muitos ignoram

09:40 9 Setembro, 2026 09:22 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem sempre é falta de atenção. Um sinal discreto nas folhas pode indicar um problema que convém corrigir quanto antes

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

GNR. Crédito: lusa
Auto

Faz isto ao volante? GNR apanhou centenas de condutores e as multas chegam aos 1.250€ e três pontos na carta

16:30 9 Setembro, 2026 15:44 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de condutores foram apanhados pela GNR a cometer esta infração numa só semana, um comportamento que pode custar até 1.250 euros e três pontos na carta

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Algarve, Cultura

Nanook O Vagabundo leva noite de blues à República 14 em Olhão

13:00 9 Setembro, 2026 12:32 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A República 14 retoma a programação musical com uma noite dedicada ao blues e à apresentação do novo EP de Nanook

Algarve, Cultura, Gastronomia

Feira de Salir regressa com três dias de música, gastronomia e tradição

16:40 9 Setembro, 2026 15:55 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Noninho Navarro, Os Alentons e Jorge Guerreiro estão entre os destaques musicais dos três dias de festa em Salir

Europa, Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e vem com força: frente fria ‘invade’ Portugal com descida das temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

10:10 8 Setembro, 2026 16:31 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão da Meteored aponta para a aproximação rápida de uma frente fria que vai trazer chuva a estas regiões portuguesas

Idoso com carteira vazia. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social paga este apoio a milhares de beneficiários: mais de metade recebe mais de 200 euros

16:30 8 Setembro, 2026 15:35 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 245 mil pessoas recebem atualmente esta prestação da Segurança Social e uma em cada cinco já recebe um valor mensal superior a 300 euros

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Últimas Notícias

  • Vai trocar a fechadura da porta? Saiba quando é que o condomínio tem uma palavra a dizer
    Vai trocar a fechadura da porta? Saiba quando é que o condomínio tem uma palavra a dizer
  • Vai receber o novo suplemento das pensões? Saiba se terá de pedir o dinheiro ou se o pagamento é automático
    Vai receber o novo suplemento das pensões? Saiba se terá de pedir o dinheiro ou se o pagamento é automático
  • Faro procura nova casa para Associação de Músicos instalada na Fábrica da Cerveja
    Faro procura nova casa para Associação de Músicos instalada na Fábrica da Cerveja
  • Feira de Salir regressa com três dias de música, gastronomia e tradição
    Feira de Salir regressa com três dias de música, gastronomia e tradição
  • Faz isto ao volante? GNR apanhou centenas de condutores e as multas chegam aos 1.250€ e três pontos na carta
    Faz isto ao volante? GNR apanhou centenas de condutores e as multas chegam aos 1.250€ e três pontos na carta

Opinião

  • Lapsus linguae ministeriais | Por José Figueiredo Santos
    Lapsus linguae ministeriais | Por José Figueiredo Santos
  • Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
    Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
  • Colangite Biliar Primária: a importância do diagnóstico precoce e do tratamento atempado | Por João Madaleno
    Colangite Biliar Primária: a importância do diagnóstico precoce e do tratamento atempado | Por João Madaleno

Europe Direct Algarve

  • Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
    Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
  • Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
    Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento