Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Edição Papel, Saúde

“Quanto mais os erros são notificados aos doentes, menos são os processos judiciais e queixas contra hospitais e médicos”

O POSTAL entrevistou Jorge Fonseca, médico algarvio residente em Londres. Mestre em Segurança do Doente pela Escola Nacional de Saude Pública em Lisboa, tem uma paixão pela segurança do doente e educação médica

16:00 22 Abril, 2023 19:12 22 Abril, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Jorge Fonseca licenciou-se em Medicina na Universidade de Cape Town e tirou a especialidade primeiro em Anestesia e posteriormente em Cuidados Intensivos em Londres. Mestre em Segurança do Doente pela Escola Nacional de Saude Pública em Lisboa, tem uma paixão pela segurança do doente e educação médica. Chefiou o centro de simulação no hospital onde trabalha desde 2017 deixando esse cargo para chefiar a Governança Clínica da Unidade de Cuidados Intensivos. 

P – O problema da segurança do doente é um campo recente, com apenas duas a três décadas, da gestão em saúde, investigação e prática clínicas, mas é cada vez mais uma preocupação formal dos diversos Sistemas de Saúde e seus responsáveis, com liderança dos países anglo-saxónicos… 

R – …O problema da segurança do doente não é um campo recente, pois o estudo do Institute of Medicine ‘To Err is Human’ em 2000 identificou que entre 44 mil e 98 mil americanos morriam por ano em consequência de erros nos cuidados de Saúde. Em 2011, um estudo piloto realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) pelo Professor Paulo Sousa e colegas, utilizando a mesma metodologia, apontava para uma taxa de 11,1% de erros médicos em Portugal, dos quais mais de metade (53,2%) eram evitáveis. Cada evento adverso resultou em estadia hospitalar prolongada por 10,7 dias com um custo direto de 470.380 euros. Estes dados não são só números, mas pessoas. Em menos de 0,8% dos casos, os doentes ou familiares foram informados da ocorrência do evento adverso [ou seja, apenas 1 em cada 125 foram informados]. 

P – O que se sabe sobre a atual situação da segurança do doente em Portugal, em particular no Algarve, e o que tem sido feito em Portugal nas últimas décadas?

R – Não me considero uma autoridade suficiente para dar parecer pormenorizado sobre a atual situação em Portugal, mas posso apontar para iniciativas do meu conhecimento que merecem louvor: 

  • O Plano Nacional de Saúde 2021-2026 [infográfico em anexo] que cito ‘constitui-se como uma ferramenta de apoio a gestores de topo, lideranças intermédias, CQS gestores de risco e profissionais de saúde (…) de modo a aumentar a segurança da prestação de cuidados de saúde, tendo presente o foco no doente e seus cuidadores.’ 
  • Foi designado na ENSP um centro colaborador da OMS para a Educação, Investigação e Avaliação da Segurança e Qualidade em Saúde para promover a Educação e Investigação na área da segurança do Doente, coordenado pelo autor principal do estudo supracitado. 
  • O inovador “Curso de Medicina”, da Universidade da Universidade, foi um dos primeiros em 2009 a integrar um currículo de segurança dos doentes transversalmente no programa do curso e na avaliação dos alunos, selecionando alunos não só com excelência académica, mas também com atitudes e aptidões compatíveis com boa comunicação, trabalho em equipa, empatia e dedicação à melhoria continua. O programa de simulação clínica para o treino de competências não técnicas, iniciado em 2009, continua com a abertura de um novo centro de simulação para disseminar não só o treino de competências técnicas clínicas, mas também estratégias de comunicação e trabalho em equipa, incluindo a notificação do erro às entidades relevantes e também a participação do erro aos doentes para melhorar a segurança. 

P – Que recursos são precisos disponibilizar para a sua melhor resolução? 

R – Só os custos diretos do erro clínico, mais os custos dos processos jurídicos a ele associados, excedem 470.380 euros anuais. 
Investimento na segurança do doente faz mais sentido, não só economicamente, mas também em termos dos custos indiretos sociais e económicos. O plano nacional estabelece claramente os princípios a aplicar para reformar as práticas. Deveriam receber prioridade máxima: 

  • a liderança dos serviços com o envolvimento dos órgãos de topo da gestão; 
  • a notificação e gestão de todos os eventos adversos; 
  • a formação dos profissionais nas três áreas. 

P – Em caso de suspeita de erro clínico ou medicamentoso com consequências graves para um doente, que procedimentos são ou podem ser ativados? 

R – Em Portugal atualmente existe um sistema da DGS para notificação de eventos adversos de forma anónima e confidencial, podendo o sistema ser utilizado pelos profissionais de saúde e pelos doentes ou familiares. Podem notificar qualquer preocupação com a prestação de cuidados de saúde. O sistema pode ser acedido por telemóvel ou computador pessoal em qualquer lugar através de https://notifica.dgs.min-saude.pt/.
Mesmo apenas a suspeita do erro sem consequências adversas graves – os ‘near misses’ – deveriam ser notificados porque apontam para uma área dos cuidados de saúde com alguma fragilidade que poderia ser melhorada, prevenindo a repetição do mesmo erro. É fundamental fazer a transição de ‘quem é que fez asneira’ para ‘como é que isto aconteceu’ – uma atitude que não culpabiliza individualmente o profissional e que permite uma maior transparência absolutamente necessária para tornar os cuidados mais seguros. Todos os estudos apontam para uma taxa de erro de 10%: todos os profissionais, mais tarde ou mais cedo, vão errar alguma vez. Eliminar o erro não é possível, mas montar sistemas para evitar que os erros causem danos aos doentes é obrigatório. 

P – A fazer fé nas sentenças de tribunal e nas investigações da Ordem dos Médicos, os casos de “erro/negligência” médica são praticamente inexistentes em Portugal. Em Inglaterra, por exemplo, onde reside atualmente, também não há condenações por “erro/negligência” médica? 

R – Em Inglaterra, as condenações individuais são raras e em geral são conduzidas pelos tribunais porque se trata de indivíduos com intenção de fazer mal. 
Os erros e os casos de negligência médica são geralmente notificados e investigados localmente, mas por investigadores com formação sobre a segurança do doente e conhecedores dos fatores humanos conducentes ao erro ou à negligência. Fazem-no com uma abordagem sistemática (‘como é que aconteceu’, não ‘quem fez a asneira’). Há uma obrigação legal do clínico de participar ao doente ou seu familiar qualquer erro significativo que tenha ocorrido. Há também a obrigação legal de levar o caso a um tribunal especial (Coroner’s Court) que determina a causa de morte. O juiz [‘coroner’] pode emitir um alerta para as entidades de saúde envolvidas no caso, ou até para todo o país, sobre qualquer situação que requeira uma melhoria nos procedimentos, mesmo sem atribuir culpabilidade. Todas as mortes, inesperadas ou não, que ocorrem em ambiente hospitalar, são obrigatoriamente avaliadas por um médico independente especialmente nomeado, o ‘Medical Examiner’, que faz parte da equipa do ‘Coroner’ e não do hospital envolvido, e que tem poderes para pedir aos investigadores hospitalares quaisquer dados relacionados com o doente falecido, incluindo pormenores de todas as manobras terapêuticas ou de diagnóstico que o doente recebeu. Os familiares têm acesso direto ao ‘Medical Examiner’ e podem questionar qualquer aspeto que considerem insatisfatório nos cuidados que o seu familiar recebeu. 

P – Qual a grande vantagem de notificar erros médicos aos doentes? 

R – Ao contrário do que poderia ser expectável, quanto mais os erros são notificados aos doentes, menos são os processos judiciais e queixas contra hospitais e médicos, esta é a experiência prática que acontece nos EUA e no Reino Unido. Por exemplo, os médicos britânicos são pagos seis em cada quarenta horas para atividades de ‘governança’, isto é, para reuniões de mortalidade e morbilidade, auditoria de indicadores de qualidade e casos difíceis. 

Segurança do doente: quais as medidas a tomar? | Por Jorge Fonseca 
“Centro Hospitalar ‘Universitário’ do Algarve é hipocrisia, nada tem de ‘universitário’. Pelo contrário, é hostil à Faculdade”
Segurança do doente: quais as medidas a tomar? | Por Jorge Fonseca 
Médica Diana nega paralelismo entre médico e super-herói e defende que os erros têm que ser assumidos
Eis as questões que a administração do CHUA não respondeu aos leitores do POSTAL
Manifestação silenciosa de apoio à médica Diana realiza-se este sábado junto ao Hospital de Faro

Manuel Luís Goucha. Crédito: DR
Economia Nacional

Goucha perde disputa de mais de um milhão de euros com a Autoridade Tributária: este foi o ‘esquema’ identificado

12:30 24 Abril, 2026 12:01 24 Abril, 2026 | João Luís

Manuel Luís Goucha perdeu uma disputa de mais de um milhão com o Fisco e há um detalhe no caso que está a dar que falar

Algarve Saúde

Alcoutim promove rastreios gratuitos e reforça prevenção do cancro da pele

10:00 24 Abril, 2026 15:53 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Rastreios gratuitos ao cancro da pele chegam a cinco localidades do concelho de Alcoutim, com participação aberta à população local

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva em força vai ‘encharcar’ Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 24 Abril, 2026 14:29 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Um bloqueio anticiclónico no Reino Unido vai trazer chuva intensa a todo o território nacional a partir desta data, de acordo com as previsões

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vai ‘cair o Carmo e a Trindade’: chuva e trovoada chegam neste dia e estas serão as regiões mais prejudicadas

15:50 23 Abril, 2026 10:33 24 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Chuva, trovoada e alterações na temperatura marcam o tempo desta sexta-feira, 24 de abril, em Portugal continental

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia

Atenção pensionistas: se não fizer isto até maio, pode perder a sua pensão

09:10 24 Abril, 2026 09:02 24 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há reformas garantidas, mas só para quem cumprir um passo discreto que começa já em maio

Multibanco e Euronet. Crédito: Foto AI
Economia Europa Tech

Adeus PIN? ‘Novos cartões’ já são testados em França e podem reduzir o uso de códigos nos pagamentos

10:50 24 Abril, 2026 12:05 24 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma nova geração de cartões está a ser testada em França e pode, a prazo, alterar de forma discreta a maneira como os portugueses usam o Multibanco

Chef Rui Paula.
Economia Gastronomia Nacional

Comer fora vai ficar mais barato? Chef Rui Paula faz pedido e esta foi a resposta do Banco de Portugal

10:30 24 Abril, 2026 12:15 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Chef Rui Paula levanta uma questão que está a inquietar o setor da restauração e o Banco de Portugal responde

Peritos num desastre aéreo. Crédito: Foto AI
Tech

Saiba para que serve a caixa-preta dos aviões e qual a sua verdadeira cor: não é preta

12:40 24 Abril, 2026 11:39 24 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com uma função essencial na aviação moderna, a caixa-preta, ao contrário do que muitos podem pensar, não é preta, mas de outra cor mais facilmente identificável

Algarve Cultura Política

Lagos assinala liberdade e democracia com programa cultural até ao final do ano

09:00 24 Abril, 2026 12:03 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Celebrações da liberdade em Lagos prolongam-se até ao final do ano com um programa cultural e cívico que envolve toda a comunidade local

Algarve Desporto

Escalada junta mulheres em iniciativa pela igualdade no Algarve

08:00 24 Abril, 2026 17:00 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

VertiGirls assinala a liberdade com sessão de escalada feminina, promovendo igualdade, confiança e empoderamento entre mulheres

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Segurança Social admite: nova prestação social será aprovada em breve e vem ‘substituir’ todos os apoios menos este

07:00 23 Abril, 2026 02:16 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a secretária de Estado da Segurança Social, será aprovada em breve uma Prestação Social Única (PSU), mas este apoio ficará excluído

Idosos a analisar papéis. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensão de velhice: saiba como aumentar o seu valor e garantir uma reforma mais ‘tranquila’

11:50 24 Abril, 2026 11:43 24 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Com reformas mais tardias e vidas mais longas, cresce a necessidade de planear a pensão de velhice para garantir estabilidade financeira no futuro

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro

07:30 24 Abril, 2026 15:23 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Itália e Grécia lideram projeto europeu que transforma património imaterial em motor de desenvolvimento económico

Vulcão em erupção. Crédito: Freepik
Europa

Risco de erupção: vulcão na Europa foi dado como inativo mas afinal continua em atividade

20:20 23 Abril, 2026 20:10 23 Abril, 2026 | Luís Santos

Este vulcão na Europa parecia extinto, mas um novo estudo revela sinais de atividade no subsolo que estão a preocupar os cientistas

Algarve Economia

Amanhecer abre nova loja em Olhão e reforça presença no Algarve

17:20 22 Abril, 2026 17:21 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão ganha novo espaço comercial da rede Amanhecer, que reforça presença no Algarve e passa a contar com 67 lojas na região

Manuel Luís Goucha. Crédito: DR
Economia, Nacional

Goucha perde disputa de mais de um milhão de euros com a Autoridade Tributária: este foi o ‘esquema’ identificado

12:30 24 Abril, 2026 12:01 24 Abril, 2026 | João Luís

Manuel Luís Goucha perdeu uma disputa de mais de um milhão com o Fisco e há um detalhe no caso que está a dar que falar

Algarve, Saúde

Alcoutim promove rastreios gratuitos e reforça prevenção do cancro da pele

10:00 24 Abril, 2026 15:53 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Rastreios gratuitos ao cancro da pele chegam a cinco localidades do concelho de Alcoutim, com participação aberta à população local

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva em força vai ‘encharcar’ Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 24 Abril, 2026 14:29 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Um bloqueio anticiclónico no Reino Unido vai trazer chuva intensa a todo o território nacional a partir desta data, de acordo com as previsões

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vai ‘cair o Carmo e a Trindade’: chuva e trovoada chegam neste dia e estas serão as regiões mais prejudicadas

15:50 23 Abril, 2026 10:33 24 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Chuva, trovoada e alterações na temperatura marcam o tempo desta sexta-feira, 24 de abril, em Portugal continental

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia

Atenção pensionistas: se não fizer isto até maio, pode perder a sua pensão

09:10 24 Abril, 2026 09:02 24 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há reformas garantidas, mas só para quem cumprir um passo discreto que começa já em maio

Multibanco e Euronet. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Tech

Adeus PIN? ‘Novos cartões’ já são testados em França e podem reduzir o uso de códigos nos pagamentos

10:50 24 Abril, 2026 12:05 24 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma nova geração de cartões está a ser testada em França e pode, a prazo, alterar de forma discreta a maneira como os portugueses usam o Multibanco

Chef Rui Paula.
Economia, Gastronomia, Nacional

Comer fora vai ficar mais barato? Chef Rui Paula faz pedido e esta foi a resposta do Banco de Portugal

10:30 24 Abril, 2026 12:15 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Chef Rui Paula levanta uma questão que está a inquietar o setor da restauração e o Banco de Portugal responde

Peritos num desastre aéreo. Crédito: Foto AI
Tech

Saiba para que serve a caixa-preta dos aviões e qual a sua verdadeira cor: não é preta

12:40 24 Abril, 2026 11:39 24 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com uma função essencial na aviação moderna, a caixa-preta, ao contrário do que muitos podem pensar, não é preta, mas de outra cor mais facilmente identificável

Algarve, Cultura, Política

Lagos assinala liberdade e democracia com programa cultural até ao final do ano

09:00 24 Abril, 2026 12:03 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Celebrações da liberdade em Lagos prolongam-se até ao final do ano com um programa cultural e cívico que envolve toda a comunidade local

Algarve, Desporto

Escalada junta mulheres em iniciativa pela igualdade no Algarve

08:00 24 Abril, 2026 17:00 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

VertiGirls assinala a liberdade com sessão de escalada feminina, promovendo igualdade, confiança e empoderamento entre mulheres

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Segurança Social admite: nova prestação social será aprovada em breve e vem ‘substituir’ todos os apoios menos este

07:00 23 Abril, 2026 02:16 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a secretária de Estado da Segurança Social, será aprovada em breve uma Prestação Social Única (PSU), mas este apoio ficará excluído

Idosos a analisar papéis. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensão de velhice: saiba como aumentar o seu valor e garantir uma reforma mais ‘tranquila’

11:50 24 Abril, 2026 11:43 24 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Com reformas mais tardias e vidas mais longas, cresce a necessidade de planear a pensão de velhice para garantir estabilidade financeira no futuro

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro

07:30 24 Abril, 2026 15:23 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Itália e Grécia lideram projeto europeu que transforma património imaterial em motor de desenvolvimento económico

Vulcão em erupção. Crédito: Freepik
Europa

Risco de erupção: vulcão na Europa foi dado como inativo mas afinal continua em atividade

20:20 23 Abril, 2026 20:10 23 Abril, 2026 | Luís Santos

Este vulcão na Europa parecia extinto, mas um novo estudo revela sinais de atividade no subsolo que estão a preocupar os cientistas

Algarve, Economia

Amanhecer abre nova loja em Olhão e reforça presença no Algarve

17:20 22 Abril, 2026 17:21 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão ganha novo espaço comercial da rede Amanhecer, que reforça presença no Algarve e passa a contar com 67 lojas na região

Últimas Notícias

  • Saiba para que serve a caixa-preta dos aviões e qual a sua verdadeira cor: não é preta
    Saiba para que serve a caixa-preta dos aviões e qual a sua verdadeira cor: não é preta
  • Goucha perde disputa de mais de um milhão de euros com a Autoridade Tributária: este foi o ‘esquema’ identificado
    Goucha perde disputa de mais de um milhão de euros com a Autoridade Tributária: este foi o ‘esquema’ identificado
  • Abril, águas mil: vem aí chuva ‘a potes’ nesta data e este será o dia mais chuvoso
    Abril, águas mil: vem aí chuva ‘a potes’ nesta data e este será o dia mais chuvoso
  • Pensão de velhice: saiba como aumentar o seu valor e garantir uma reforma mais ‘tranquila’
    Pensão de velhice: saiba como aumentar o seu valor e garantir uma reforma mais ‘tranquila’
  • Adeus PIN? ‘Novos cartões’ já são testados em França e podem reduzir o uso de códigos nos pagamentos
    Adeus PIN? ‘Novos cartões’ já são testados em França e podem reduzir o uso de códigos nos pagamentos
  • Comer fora vai ficar mais barato? Chef Rui Paula faz pedido e esta foi a resposta do Banco de Portugal
    Comer fora vai ficar mais barato? Chef Rui Paula faz pedido e esta foi a resposta do Banco de Portugal

Opinião

  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
  • Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
    Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
  • Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
    Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
  • CGTP, Unidade Sindical? O vazio deixado pela esquerda e o risco de captura populista dos sindicatos | Por Tiago Manuel
    CGTP, Unidade Sindical? O vazio deixado pela esquerda e o risco de captura populista dos sindicatos | Por Tiago Manuel
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
  • Financiamento histórico coloca Algarve na linha da frente da inovação arqueológica
    Financiamento histórico coloca Algarve na linha da frente da inovação arqueológica
  • União Europeia, o regulamento da IA e a bússola da cultura (I) | Por António Covas
    União Europeia, o regulamento da IA e a bússola da cultura (I) | Por António Covas
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal