Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Edição Papel, Saúde

“Centro Hospitalar ‘Universitário’ do Algarve é hipocrisia, nada tem de ‘universitário’. Pelo contrário, é hostil à Faculdade”

Querendo abrir a discussão pública sobre “a segurança do doente”, o POSTAL entrevistou o primeiro diretor do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve. José Ponte reside atualmente em Londres, mas o Algarve é visita regular

13:00 22 Abril, 2023 19:17 22 Abril, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O médico e Professor Emérito da Universidade do Algarve aceitou igualmente assinar, nesta edição, uma crónica de opinião para a presente edição do POSTAL.
Nela confessa que, nas suas curtas temporadas no Algarve, vive com a constante preocupação, de involuntariamente, poder ir parar ao Hospital de Faro, como doente, se lhe acontecer uma emergência cirúrgica.

P – O caso da médica Diana Pereira, que apresentou queixa à PJ contra dois dos seus colegas de cirurgia por vários “erros/negligências no Hospital de Faro, é inédito em Portugal, mas há 12 anos, em 2011, quando era diretor do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve, disse ao Barlavento que a ‘cirurgia no Algarve estava num caos completo’.
R – Sim, disse, mas houve algumas melhoras temporárias e há uma diferença grande entre o Hospital do Barlavento e o Hospital de Faro. O caso da corajosa Drª Diana Pereira finalmente revelou ao público a realidade do que se passa naquele serviço. Espero que o seu exemplo dispare a coragem de mais colegas para revelar muitos outros casos de semelhante gravidade até agora desconhecidos do público. 

Foto D.R.

P – Relembre aos nossos leitores o que estava em causa na altura.
R – Em 2011 foi quando enfrentei o problema de colocar os primeiros estudantes em estágios hospitalares e foi quando procurei informar-me sobre a qualidade dos serviços nos hospitais do Algarve. Para estágios em cirurgia decidimos enviar os estudantes para o Hospital do Litoral Alentejano, onde funcionava um serviço de cirurgia excelente. 

P – E atualmente, qual é o ponto de situação? 
R – Nos últimos dois anos, desde a nomeação do presente Conselho de Administração do Hospital de Faro, a situação piorou drasticamente ao ponto de muitos dos estudantes terem que fazer alguns estágios fora do Algarve por falta de qualidade mínima. Neste momento, a designação de Centro Hospitalar “Universitário” do Algarve (CHUA) é uma hipocrisia, pois o hospital nada tem de “universitário”. Pelo contrário, é hostil à Faculdade. Quem sofre é a população do Algarve que não tem escolha para ir para o privado ou para Lisboa tratar-se. 

Juízes favorecem sempre o lado do médico. Ordem dos Médicos, quando atua, fá-lo sempre para defender o médico, nunca defende o doente vítima

P – Possui uma considerável experiência nacional e internacional na área da medicina. A fazer fé nas sentenças de tribunal e nas investigações da Ordem dos Médicos, os casos de “erro/negligência” médica são praticamente inexistentes em Portugal. Em Inglaterra, por exemplo, onde reside atualmente, também não há condenações por “erro/negligência” médica?
R – Há, e algumas ficaram famosas por terem levado a inquéritos muito detalhados e à emissão de novos regulamentos para melhorar os padrões de assistência. Isto é, aprende-se com os erros e procura-se melhorar o sistema. Quando há erros por negligência, os tribunais aplicam penas pesadas aos hospitais que funcionam como fator para o hospital melhorar a segurança do doente. O organismo regulador, o General Medical Council, suspende imediatamente qualquer médico logo que haja uma queixa ou uma suspeita de negligência ou desonestidade. Mesmo antes do problema ser avaliado. 

P – E em Portugal?
R – Isso não acontece em Portugal. Fazem-se os erros, geralmente escondem-se as circunstâncias em que aconteceram e nada muda. Não existe uma cultura de não culpar as pessoas, mas sim o sistema que propicia o erro. Os poucos inquéritos que ocorrem geralmente não levam a uma melhoria do sistema, mas apenas servem para as pessoas esconderem melhor os erros no futuro. A situação tem várias vertentes, incluindo o sistema legal. Quando queixas contra negligência de médicos chegam a tribunal, os juízes favorecem sempre o lado do médico. O organismo regulador em Portugal, a Ordem dos Médicos, quando atua, fá-lo sempre para defender o médico, nunca defende o doente vítima. 

P – Foi o primeiro diretor do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve (2008-2013), cujo modelo é reconhecido internacionalmente pela sua excelência. Como se explica que a Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve tenha suspendido a colocação dos seus estudantes em estágios no Hospital de Faro? 

O Algarve merece melhor | Por José Ponte 

R – Note que eu não tenho quaisquer poderes executivos na Direção da Faculdade de Medicina (FMCB), sou apenas um Professor Emérito que mantém grande interesse no futuro do projeto que comecei. Para manter a excelência do curso é muito importante que os estudantes façam os estágios clínicos em ambientes de qualidade. A FMCB quer que os estudantes nos seus estágios encontrem tutores que sejam exemplos, “role models”, de bom profissionalismo. Isso é essencial para produzir médicos com qualidade. Faz-se tudo para evitar expor os estudantes a práticas medíocres ou desonestas, a serviços caóticos ou abandalhados. Por isso vai-se a hospitais fora da região, como tem sido feito desde 2011, que oferecem essa qualidade. A FMCB não deve sentir-se “amarrada” a um hospital único, que geralmente tem grande diversidade de qualidade entre serviços. O objetivo é escolherem-se os melhores serviços, onde quer que eles estejam, em qualquer hospital até ao Tejo, para colocar os estudantes nos seus estágios. Note-se que o conceito de “hospital universitário” ou “hospital escolar” onde se concentra todo o ensino, é um conceito que eventualmente vai desaparecer quando os gestores dos cursos estiverem focados na qualidade da aprendizagem. 

Eis as questões que a administração do CHUA não respondeu aos leitores do POSTAL
Médica Diana nega paralelismo entre médico e super-herói e defende que os erros têm que ser assumidos
“Quanto mais os erros são notificados aos doentes, menos são os processos judiciais e queixas contra hospitais e médicos”
Segurança do doente: quais as medidas a tomar? | Por Jorge Fonseca 
Manifestação silenciosa de apoio à médica Diana realiza-se este sábado junto ao Hospital de Faro

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve Cultura

Biblioteca na Praia Verde incentiva à leitura nas férias

07:00 17 Agosto, 2026 07:08 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Crianças e adultos recorrem à biblioteca móvel instalada na Praia Verde, onde podem requisitar gratuitamente livros durante o mês de agosto

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 

06:00 17 Agosto, 2026 11:31 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força com trovoada e ventos fortes: depressão chega nesta data a Portugal e vai afetar estas regiões

14:30 16 Agosto, 2026 16:25 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai instalar-se em Portugal nos próximos dias, com períodos de chuva intensa, trovoadas e rajadas de vento fortes nestas regiões

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Novo passadiço entre Altura e a Praia Verde.
Algarve

Está a nascer um novo passadiço no Algarve para ligar estas duas praias muito procuradas no verão

11:50 16 Agosto, 2026 09:21 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ligação pedonal entre Altura e a Praia Verde está a avançar no Sotavento algarvio, mas a previsão inicial de conclusão não foi cumprida

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora

21:30 16 Agosto, 2026 19:43 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Bruxelas avança com novas exigências para os veículos em fim de vida, com regras que afetam fabricantes, reciclagem, peças usadas e até a exportação de automóveis

Trabalhador com expressão cansada. Crédito: Freepik
Economia Europa Europe Direct Algarve

“Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra

21:20 16 Agosto, 2026 22:12 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhador espanhol sustentou a família durante gerações e mostra-se preocupado com a falta de mão de obra jovem neste setor essencial que está em decadência

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Carro com matrícula do Corpo Diplomático.
Auto

Viu um carro com uma matrícula destas? Conheça o significado dos três primeiros números e saiba quem vai ao volante

12:20 14 Agosto, 2026 11:17 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Matrículas diplomáticas e de funcionários em missão internacional têm códigos que deixam identificar a função e o país representado

Exame de condução. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Vai renovar a carta de condução? Estes condutores têm de fazer testes psicológicos para poder continuar a conduzir

20:30 16 Agosto, 2026 19:20 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba quem pode ter de realizar testes psicológicos ao renovar a carta de condução e em que situações estes exames são exigidos para avaliar a aptidão para conduzir

Ilha da Armona.
Algarve

“Cada ano que passa fico mais apaixonada”: turista regressa há 7 verões a esta ilha no Algarve onde não há carros e hotéis

15:20 14 Agosto, 2026 10:44 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há sete anos que uma turista escolhe uma ilha no Algarve onde não há carros e hotéis para passar as suas férias de verão

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem isto no carro? A multa pode ser bem mais alta do que imagina (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:20 16 Agosto, 2026 10:10 16 Agosto, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Auto Europe Direct Algarve

Novas regras europeias para veículos em fim de vida entram em vigor

18:03 13 Agosto, 2026 16:56 14 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A União Europeia passa a exigir novas medidas de circularidade na indústria automóvel, desde a conceção dos veículos até à reciclagem

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve, Cultura

Biblioteca na Praia Verde incentiva à leitura nas férias

07:00 17 Agosto, 2026 07:08 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Crianças e adultos recorrem à biblioteca móvel instalada na Praia Verde, onde podem requisitar gratuitamente livros durante o mês de agosto

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 

06:00 17 Agosto, 2026 11:31 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força com trovoada e ventos fortes: depressão chega nesta data a Portugal e vai afetar estas regiões

14:30 16 Agosto, 2026 16:25 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai instalar-se em Portugal nos próximos dias, com períodos de chuva intensa, trovoadas e rajadas de vento fortes nestas regiões

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Novo passadiço entre Altura e a Praia Verde.
Algarve

Está a nascer um novo passadiço no Algarve para ligar estas duas praias muito procuradas no verão

11:50 16 Agosto, 2026 09:21 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ligação pedonal entre Altura e a Praia Verde está a avançar no Sotavento algarvio, mas a previsão inicial de conclusão não foi cumprida

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora

21:30 16 Agosto, 2026 19:43 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Bruxelas avança com novas exigências para os veículos em fim de vida, com regras que afetam fabricantes, reciclagem, peças usadas e até a exportação de automóveis

Trabalhador com expressão cansada. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Europe Direct Algarve

“Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra

21:20 16 Agosto, 2026 22:12 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhador espanhol sustentou a família durante gerações e mostra-se preocupado com a falta de mão de obra jovem neste setor essencial que está em decadência

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Carro com matrícula do Corpo Diplomático.
Auto

Viu um carro com uma matrícula destas? Conheça o significado dos três primeiros números e saiba quem vai ao volante

12:20 14 Agosto, 2026 11:17 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Matrículas diplomáticas e de funcionários em missão internacional têm códigos que deixam identificar a função e o país representado

Exame de condução. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Vai renovar a carta de condução? Estes condutores têm de fazer testes psicológicos para poder continuar a conduzir

20:30 16 Agosto, 2026 19:20 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba quem pode ter de realizar testes psicológicos ao renovar a carta de condução e em que situações estes exames são exigidos para avaliar a aptidão para conduzir

Ilha da Armona.
Algarve

“Cada ano que passa fico mais apaixonada”: turista regressa há 7 verões a esta ilha no Algarve onde não há carros e hotéis

15:20 14 Agosto, 2026 10:44 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há sete anos que uma turista escolhe uma ilha no Algarve onde não há carros e hotéis para passar as suas férias de verão

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem isto no carro? A multa pode ser bem mais alta do que imagina (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:20 16 Agosto, 2026 10:10 16 Agosto, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Auto, Europe Direct Algarve

Novas regras europeias para veículos em fim de vida entram em vigor

18:03 13 Agosto, 2026 16:56 14 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A União Europeia passa a exigir novas medidas de circularidade na indústria automóvel, desde a conceção dos veículos até à reciclagem

Últimas Notícias

  • Biblioteca na Praia Verde incentiva à leitura nas férias
    Biblioteca na Praia Verde incentiva à leitura nas férias
  • Vem aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 
    Vem aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
  • “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
    “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
  • Vai renovar a carta de condução? Estes condutores têm de fazer testes psicológicos para poder continuar a conduzir
    Vai renovar a carta de condução? Estes condutores têm de fazer testes psicológicos para poder continuar a conduzir

Opinião

  • Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho
    Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho
  • Dez formas para melhorar a qualidade do esperma naturalmente | Por Mariana Belchior e Bruno Barauna
    Dez formas para melhorar a qualidade do esperma naturalmente | Por Mariana Belchior e Bruno Barauna
  • O eclipse da consciência | Por José Figueiredo Santos
    O eclipse da consciência | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
  • “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
    “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento