Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
JOSÉ FIGUEIREDO SANTOS - Sociólogo e professor universitário jubilado. Foto DR
Ensino, Opinião

Que Ensino para que Escola? | Por José Figueiredo Santos

“A continuar por este caminho, é de temer que o futuro do país, ao chegar para apresentar a conta, já não aceite reclamações”

20:12 18 Julho, 2026 20:12 18 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Para lá dos países que educam, seja para a liberdade ou para o progresso, existe uma velha criatura marítima que, tendo descoberto oceanos, permanece incapaz de encontrar o caminho entre a sala dos professores e a carteira de um aluno.

Nele, a educação virou um falatório cerimonial, onde os governos anunciam reformas com o entusiasmo de quem descobre a pólvora seca.

 Os sindicatos defendem direitos, talvez porque uma escola que maltrata os seus professores dificilmente educará alguém. Os especialistas apresentam modelos importados e os comentadores são conhecedores de todas as soluções. Os partidos descobrem, na educação, um estranho talento nacional para transformar problemas permanentes em debates temporários.

No fim de cada legislatura mudam o ministro, a denominação das reformas e a sigla da moda. A escola permanece como um velho edifício onde se vai pintando a fachada para evitar que se olhe para as fundações.

Entretanto, os alunos, personagens principais de uma peça na qual não têm direito à palavra, ficam à espera. Fala-se deles. Decide-se por eles. Estatui-se em nome deles. Mas é raro alguém perguntar o que realmente aprendem quando a cortina desce e o espetáculo político termina. Talvez porque as crianças não votem e os adolescentes ainda não tenham aprendido a arte de pressionar governos. O futuro, esse ingrato, continua sem representação parlamentar.

A burocracia, essa nunca falta às aulas. Instalou-se nas escolas com a perseverança do bolor. Por sua conta, multiplicam-se plataformas, relatórios, grelhas, indicadores, planos de melhoria, monitorizações, evidências, autoavaliações e avaliações das autoavaliações. Descobriu-se uma nova teoria pedagógica: a de que quanto menos tempo existir para ensinar, mais tempo deverá existir para provar que se ensinou.

Se o conhecimento se expandisse em formulários, Portugal seria uma superpotência intelectual.

Na abcessão por números cabem sucessos, insucessos, inclusões, exclusões, retenções e abandonos. Só há uma variável que insiste em escapar às estatísticas: aquilo que os alunos realmente sabem.

As universidades conhecem bem esse fenómeno. Recebem, todos os anos, jovens com médias aceitáveis. Muitos chegam incapazes de construir um raciocínio sólido, interpretar um texto exigente ou distinguir uma opinião de um argumento e ainda por cima tratam a língua portuguesa como uma disciplina estrangeira.

Compreende-se que assim seja no contexto das greves constantes, conquistadas para proteger a dignidade de quem trabalha e não para serem postas em causa por oportunismos de ocasião. Mas um direito também se revê num espelho. Sempre que uma escola fecha portas durante períodos intermitentes e prolongados fins-de-semana, urge questionar quanto custa esse silêncio ao aluno que depende apenas da escola para aprender? Quem lhe devolve uma explicação perdida? Quem restitui uma oportunidade perdida?

Há silêncios que tumultuam mais do que qualquer manifestação.

Entretanto, governos e sindicatos discutem carreiras, horários, estatutos, orçamentos, modelos de avaliação e calendários. Tudo importante e necessário. Todavia, o problema começa quando a conversa termina exatamente onde deveria começar: no aluno.

É curioso este país. Nele, todos afirmam lutar pela educação. Poucos parecem lutar pela aprendizagem.

Ora, as escolas nunca existiram para servir ministérios. Nem sindicatos. Nem governos. Nem partidos. Nem plataformas. Nem rankings. Existem para aqueles jovens que levantam a mão porque ainda acreditam que perguntar é o princípio de aprendizagem.

É curioso este país. Nele, também descobrimos uma curiosa forma de igualdade: baixar a fasquia e chamar-lhe inclusão.

Confundimos facilidade com justiça. Aprovação com conhecimento. Diploma com inteligência. Certificação com educação.

A mediocridade tem a perigosa virtude de se instalar de mansinho. Um dia daremos por nós satisfeitos porque quase todos passam de ano. No dia seguinte descobriremos que quase ninguém sabe explicar porquê.

Nenhuma sociedade combate desigualdades oferecendo menos conhecimento aos mais frágeis. Isso não é inclusão; é desistência embrulhada em boas intenções. A verdadeira igualdade nunca consistiu em baixar a fasquia, mas sim em dar a todos as mesmas condições para a alcançar.

Educar nunca foi fabricar diplomas, nem distribuir sucesso administrativo como quem distribui senhas numa repartição pública.

Educar é um verbo perigoso. Destina-se a ajudar pessoas a pensar quando o conveniente seria obedecer. Ensina a duvidar quando todos repetem. Ensina a perguntar quando os discursos exigem silêncio. Ensina a imaginar quando o mundo prefere funcionários obedientes. Talvez seja por isso que educar incomoda tanto.

Porque uma população instruída questiona. E as perguntas têm o péssimo hábito de exigir respostas.

Talvez a maior reforma educativa nunca surja de um decreto, nem de um gabinete ministerial. Talvez comece no dia em que este país perceber que o aluno não é um destinatário das políticas educativas: é a única razão para elas existirem.

Até lá continuaremos a inaugurar reformas como quem inaugura rotundas, numa estrada esburacada.

Quando um país falha na educação, não perde apenas competitividade nem desce nos rankings internacionais. Perde memória, espírito crítico e liberdade. Vai hipotecando o futuro com a serenidade burocrática de um funcionário que carimba papéis sem nunca lhes ler o conteúdo.

Talvez um dia este país descubra uma verdade desconcertante de que há tragédias que começam precisamente assim: não com um estrondo, mas com o discreto som de mais um carimbo.

A continuar por este caminho, é de temer que o futuro do país, ao chegar para apresentar a conta, já não aceite reclamações.

Leia também: Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos

Operação Stop da GNR.
Nacional

GNR apreende 3.750 litros de combustível em Castro Verde

13:05 9 Agosto, 2026 13:05 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Transportados em 125 jerricãs, os 3.750 litros de combustível foram apreendidos; a GNR não confirmou que a carga seguisse para o Algarve

Algarve Economia Edição Papel Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Mulher a inserir números no Multibanco.
Economia Tech

Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar

14:40 9 Agosto, 2026 14:22 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Há combinações muito comuns que devem ser evitadas e alguns cuidados simples podem ajudar a criar um código Multibanco mais difícil de adivinhar

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma depressão: frente fria traz chuva, trovoadas e vento até 50 km/h a estas regiões

09:10 8 Agosto, 2026 16:48 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A aproximação de uma depressão vai trazer uma mudança do estado do tempo já neste fim de semana, com possibilidade de chuva, aguaceiros e trovoadas

Cardiologista. Crédito: DR
Saúde

Aviso de cardiologista: este ingrediente “destrói silenciosamente o coração” e está presente em muitos alimentos

08:20 9 Agosto, 2026 15:43 7 Agosto, 2026 | João Luís

Este ingrediente mau para o coração está presente em vários produtos consumidos diariamente, muitas vezes sem que se repare na quantidade

Algarve Economia Edição Papel

Algarve concentra quase 30% das receitas do turismo em junho

15:20 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Região liderou os proveitos do turismo e reuniu 29,1% das dormidas, num mês em que a procura externa caiu pela primeira vez em oito meses

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Inspeção automóvel mudou: milhares de carros podem reprovar mesmo sem avarias visíveis

11:00 7 Agosto, 2026 14:50 6 Agosto, 2026 | João Luís

Não verificar isto antes da inspeção automóvel pode apanhar condutores de surpresa: saiba como consultar a situação e evitar reprovação

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus bom tempo? Chuva volta a ‘atacar’ estas regiões de Portugal e rajadas podem chegar aos 55 km/h

09:50 9 Agosto, 2026 09:18 9 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva vai voltar a algumas ilhas dos Açores, com previsão de aguaceiros e rajadas de vento que poderão atingir os 55 km/h

Moeda de 2 euros. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€

22:40 8 Agosto, 2026 21:16 8 Agosto, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 2€ estão a ser vendidas por milhares. Descubra quais são as mais procuradas pelos colecionadores e quanto podem valer

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Usa o Multibanco? Especialistas alertam para este gesto que deve evitar depois de fazer uma operação

09:10 9 Agosto, 2026 16:11 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pequenos hábitos ao utilizar o Multibanco podem aumentar o risco de exposição de dados pessoais e bancários

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto Nacional

Nem pneus nem travões: este problema afetou mais de 1,7 milhões de automóveis nas inspeções e muitos condutores nem dão por ele

15:40 9 Agosto, 2026 15:16 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 1,7 milhões de veículos apresentaram, em 2025, uma anomalia que se destacou nas inspeções automóveis

Algarve Desporto

II Liga: Farense entra a ganhar na época perante Torreense ‘apagado’

14:12 9 Agosto, 2026 14:14 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

O Farense coloca-se provisoriamente no terceiro lugar, no grupo dos líderes, com três pontos

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Operação Stop da GNR.
Nacional

GNR apreende 3.750 litros de combustível em Castro Verde

13:05 9 Agosto, 2026 13:05 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Transportados em 125 jerricãs, os 3.750 litros de combustível foram apreendidos; a GNR não confirmou que a carga seguisse para o Algarve

Algarve, Economia, Edição Papel, Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Mulher a inserir números no Multibanco.
Economia, Tech

Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar

14:40 9 Agosto, 2026 14:22 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Há combinações muito comuns que devem ser evitadas e alguns cuidados simples podem ajudar a criar um código Multibanco mais difícil de adivinhar

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma depressão: frente fria traz chuva, trovoadas e vento até 50 km/h a estas regiões

09:10 8 Agosto, 2026 16:48 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A aproximação de uma depressão vai trazer uma mudança do estado do tempo já neste fim de semana, com possibilidade de chuva, aguaceiros e trovoadas

Cardiologista. Crédito: DR
Saúde

Aviso de cardiologista: este ingrediente “destrói silenciosamente o coração” e está presente em muitos alimentos

08:20 9 Agosto, 2026 15:43 7 Agosto, 2026 | João Luís

Este ingrediente mau para o coração está presente em vários produtos consumidos diariamente, muitas vezes sem que se repare na quantidade

Algarve, Economia, Edição Papel

Algarve concentra quase 30% das receitas do turismo em junho

15:20 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Região liderou os proveitos do turismo e reuniu 29,1% das dormidas, num mês em que a procura externa caiu pela primeira vez em oito meses

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Inspeção automóvel mudou: milhares de carros podem reprovar mesmo sem avarias visíveis

11:00 7 Agosto, 2026 14:50 6 Agosto, 2026 | João Luís

Não verificar isto antes da inspeção automóvel pode apanhar condutores de surpresa: saiba como consultar a situação e evitar reprovação

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus bom tempo? Chuva volta a ‘atacar’ estas regiões de Portugal e rajadas podem chegar aos 55 km/h

09:50 9 Agosto, 2026 09:18 9 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva vai voltar a algumas ilhas dos Açores, com previsão de aguaceiros e rajadas de vento que poderão atingir os 55 km/h

Moeda de 2 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€

22:40 8 Agosto, 2026 21:16 8 Agosto, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 2€ estão a ser vendidas por milhares. Descubra quais são as mais procuradas pelos colecionadores e quanto podem valer

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Usa o Multibanco? Especialistas alertam para este gesto que deve evitar depois de fazer uma operação

09:10 9 Agosto, 2026 16:11 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pequenos hábitos ao utilizar o Multibanco podem aumentar o risco de exposição de dados pessoais e bancários

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto, Nacional

Nem pneus nem travões: este problema afetou mais de 1,7 milhões de automóveis nas inspeções e muitos condutores nem dão por ele

15:40 9 Agosto, 2026 15:16 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 1,7 milhões de veículos apresentaram, em 2025, uma anomalia que se destacou nas inspeções automóveis

Algarve, Desporto

II Liga: Farense entra a ganhar na época perante Torreense ‘apagado’

14:12 9 Agosto, 2026 14:14 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

O Farense coloca-se provisoriamente no terceiro lugar, no grupo dos líderes, com três pontos

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Últimas Notícias

  • Nem pneus nem travões: este problema afetou mais de 1,7 milhões de automóveis nas inspeções e muitos condutores nem dão por ele
    Nem pneus nem travões: este problema afetou mais de 1,7 milhões de automóveis nas inspeções e muitos condutores nem dão por ele
  • Algarve concentra quase 30% das receitas do turismo em junho
    Algarve concentra quase 30% das receitas do turismo em junho
  • Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar
    Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar
  • II Liga: Farense entra a ganhar na época perante Torreense ‘apagado’
    II Liga: Farense entra a ganhar na época perante Torreense ‘apagado’
  • Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha
    Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

Opinião

  • A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
    A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
    Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
  • Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega
    Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar
    Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar
  • Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€
    Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento